Header
Respondido

Bloqueio de mac adress a determinadas horas. É possível?


Gostaria de saber se é possível na configuração do router, restringir a utilização wifi a determinadas horas, por mac adress
icon

Melhor resposta por Armindo Mateus 29 March 2018, 08:44

Ver pergunta inicial

5 Comentários

No caso do Zon Hub 3.0 nao dá para colocar horários, só tem 3 hipoteses: Desactivar, permitir ou recusar.
Talvez o novo Zon Hub que está em testes, permita isso, mas duvido muito.

Bom dia. Existe alguma função para desativar o router Wi-fi,durante um período pré determinado? Que se configura tipo despertador de um telemovel?
O motivo seria poupança energética e o principal é determinar as horas a que se pode aceder à Internet.
Reputação 7
Crachá +1
Bom Dia
O 4.0 (o novo ) que estao a disponibilizar permite fazer isso "Gestão de Acessos" o 3.0 nao.
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vindo à comunidade, @SDPORTO.

O @Armindo Mateus deu uma ótima ajuda. 🙂 Aproveitámos para mover a sua publicação para este tópico onde o tema já foi abordado. Assim garantimos a organização do Fórum NOS.
Em conversa com um amigo, apercebi-me que o mesmo teria ficado confuso e até sido induzido em erro por algo que lera neste fórum e que creio ter sido originado pelos comentários neste tópico.
Apesar de existirem no fórum outros tópicos relacionados com o assunto, achei conveniente acrescentar neste, algo mais que possa ajudar a esclarecer e evitar interpretações menos assertivas.

A pergunta inicial e também título do tópico, mistura nela dois temas que devem ser explicados em separado:
  • Filtragem MAC - controla o acesso via Wireless ao router; se ativado (Permitir/Recusar) podem ser acrescentados os MAC Address dos devices a que queremos Permitir o acesso (Lista Positiva) ou a que queremos Recusar o acesso (Lista Negativa). Este controlo aplica-se ao acesso ao router (à rede privada, formada pelos devices ligados à mesma rede e obviamente também à internet) e nao tem associado nenhum controlo temporal (horário/dias semana). No router 3, esta opção está disponível em Rede Local > Wireless > Filtragem MAC
  • Controlo de acesso em função de Agenda (horário/dias da semana) - controla o acesso à internet (total ou por protocolo) dos devices ligados ao router (aos quais não foi recusado o acesso ao router p.ex. pela filtragem MAC). Os devices a incluir nesta opção e a quem se aplicarão as restrições no acesso APENAS à internet, segundo os horários definidos na Agenda associada, são escolhidos de entre os que têm permissão para aceder ao router. Pode portanto ser concedido a um determinado device (filtrado por MAC) acesso à rede privada mas não lhe ser permitido o acesso à internet (total ou parcial). Nesta opção, disponível no router 3 em Serviços > Firewall > Controlo de Acessos, podem ser incluídos devices selecionando os respetivos MAC, IP, Nome de Anfitrião, etc.
Adicionalmente, o novo router 4.0, disponibiliza ainda a possibilidade de agendar os períodos em que o router tem o Wi-Fi ativo. Se o Wi-Fi estiver ativo, a Filtragem MAC seleciona os devices que podem aceder ao router e a estes será permitido o acesso a internet de acordo com o Controlo de acessos da Firewall.
Não dispondo do novo router 4.0, nao estarei em condições de afirmar que as opções acima descritas são igualmente disponibilizadas no novo router. Solicito assim que utilizadores melhor informados indiquem como a elas chegar.

Comentário