Header
Respondido

4K é sinónimo de 1080I na NOS?


Reputação 3
Crachá
Boa noite, acabei de ter a instalação da NOS fibra 200mbps hoje, tenho a box 4K.

A box nem configurações tem, sinto falta já do management das boxes da meo em que tinha os canais todos à minha ordem...

Porque razão meto um canal 4K na box 4K e a saída para a TV é 1080 50 FPS Interlaçado?

Se assim for mais vale pegarem na box metam ela no lixo porque 1080I é exactamente o que fica na Smart TV ligado por cabo de antena e na própria TV posso eu configurar tudo à minha maneira pela ordem que quiser com a mesma qualidade que uma box que aquece bastante, deve gastar um bom pedaço de energia e nem configurações tem.

Como raio é que tenho saída 4K real ou neste caso resolução UHD que é o mais usado pelas TV's (3,840x2,160P)?

Em caso de não haver essa opção deviam saber que 1080I é mais de uma década atrasada e é ainda pior que HD ready 720P (Progressivo).

Espero que respondam rápido porque tenho 15 dias para cancelar este contrato, tudo o que vejo na vossa espantosa box 4K é a mesma saída de resolução que as box de uma década a traz que usava da MEO com saída 720p ou 1080I e usava 720P e com metade das opções já que nada tem na box para além de ser mais uma caixa grande a ocupar espaço a aquecer e a gastar electricidade e pagar mais por ela...

PS: E pelo que vejo a caixa nada faz já que o sinal de TV dela é o cabo de antena como os usado nos anos 90, expliquem-me como iriam enviar um sinal 4K pelo cabo do tipo de antena. Se fosse a Samsung a lançar uma TV 4K e que na verdade fosse apenas 720P seria processada em milhões, no entanto em Portugal até podem dizer que têm canais 999K e usar 480P e safem-se. FALSOS!!!!!!!!!!!!!
icon

Melhor resposta por ricardojcm 10 May 2019, 16:06

Ver pergunta inicial

8 Comentários

Reputação 5
Crachá +1
@guily A box 4k não assume automaticamente. Pode ir a configurações da box e alterar.
PS: o cabo de antena passa o sinal 4K, ou seja, com box e sem box. Na tv sem box desde que a tv tenha norma DVB C

COM BOX 4K



SEM BOX

Reputação 7
Crachá +2
@guily,

para conseguires aceder à resolução 4K é necessário teres uma televisão compatível com 4K e que o conteúdo que vês seja gravado em 4K. A tua tv é 4k? Se sim, vê as configurações da mesma. Podes ver através da box UMA ela só apresenta a resolução 4K em tv's com essa tecnologia.
Reputação 3
Crachá
Finalmente já deu, MODS PODEM APAGAR A THREAD...

Inicialmente a box nem tinha a opção de configurações sequer, dei-lhe um reset (botão reset) e ao iniciar a box actualizou e então ficou com o símbolo de opções e já pude escolher 4K 50hz...

De qualquer maneira, preferia a qualidade da box ADSL 720P da meo ADSL. Ao escolher 4K 50hz os canais HD têm muito menos sharpness. A minha Samsung 4K faz um trabalho muito melhor em upscaling do que a própria box 4K, os canais HD ficam muito "soft" e já tenho a definição do LCD bastante alta, mais do que o recomendado acabei mudando para 1080P e deixando a TV fazer o upscale para 4K que tem muito mais detalhe que a própria box 4K...

Deviam fazer uma box 4K nova mais pequena e eficiente com menos produção de calor e melhorar o upscaler. Os leds à frente da box são mesmo irritantes, desligada está sempre a piscar azul ou roxo fixo e vão alternando, ligada também fica spr a piscar, vou ter que pôr fita preta por cima do botão de power irritante.

O comando da NOS infelizmente também não gosto nada do design e é fat, já tenho saudades do velhinho MEO e o que mais me faz falta é ordenar os canais à minha maneira e gravar o setup na box, não sei o que a NOS está à espera de adicionar essa opção, os favoritos é uma porcaria 😞...

Agora estou é a tentar a coisa mais simples de sempre configurar o router e ainda nada, já gastei €€ e liguei 2x para a Nos, já adicionei os equipamentos na área de cliente e agora ainda tenho que esperar que detectem o Power Router, nem sei que engenheiros falham na coisa mais simples de sempre, ter acesso às configurações do router no primeiro segundo que ele é instalado e não ter que esperar dias e ainda ter que fazer registos manualmente e criar contas e blahblahblah (e se acham mais seguro assim, qualquer um que consiga hackear a conta ou entrar na vossa base de dados e ficar com as passes na mesma podem entrar no router em qualquer lado, o método antigo de configuração por rede se bem feito até é mais seguro por exemplo tendo acesso a todos os users escondidos no router e mudando a pass de acesso em todos, embora nada é 100% seguro e conseguem atacar por telnet e etc...) :(

É pena é que a MEO fibra está cá à mais de meio ano e uma casa privada a 30 metros da minha tem desde o inicio (foi o primeiro e talvez o unico a ter fibra meo particular apesar de que eles são donos de um hotel de cá da zona), a minha casa está literalmente "colada" à central Altice\PT e ainda continua só para empresas passado mais de meio ano (quando acho que já nem há mais empresas cá na zona que não tenham a fibra MEO). Em ADSL por exemplo acho que éramos os únicos em toda a zona com os 24mbps todinhos de sinal e 3 boxes, já uma prima na casa mesmo ao lado os gajos puseram-lhe 20mbps (também mudaram para a NOS Fibra antes de nós).

Talvez daqui a 2 anos voltamos para a MEO com fibra MEO e os 100mbps de upload deles dava-me muito jeito para servidor e para o meu irmão que faz parapente e vai precisar de fazer upload de montes de videos em 4K para youtube\face\... brevemente. Infelizmente a rede NOS mobile cá tb não é nada boa, o meu pai e irmão vão continuar com a TMN, como não me chateia muito mudei o meu e o da minha mãe para a NOS 🙂.

ps: Bem ao menos tirei a virgindade ao poste da Fibra NOS 🙂
Agora estou é a tentar a coisa mais simples de sempre configurar o router e ainda nada, já gastei €€ e liguei 2x para a Nos, já adicionei os equipamentos na área de cliente e agora ainda tenho que esperar que detectem o Power Router, nem sei que engenheiros falham na coisa mais simples de sempre, ter acesso às configurações do router no primeiro segundo que ele é instalado e não ter que esperar dias e ainda ter que fazer registos manualmente e criar contas e blahblahblah

Talvez daqui a 2 anos voltamos para a MEO com fibra MEO e os 100mbps de upload deles dava-me muito jeito para servidor e para o meu irmão que faz parapente e vai precisar de fazer upload de montes de videos em 4K para youtube\face\... brevemente. Infelizmente a rede NOS mobile cá tb não é nada boa, o meu pai e irmão vão continuar com a TMN, como não me chateia muito mudei o meu e o da minha mãe para a NOS 🙂.


Também acho a ideia do Power Router com acesso online, em vez das configurações locais um bocado sem sentido. A ideia é parecer inovador, mas o sistema tem falhas, e é mais limitado em configurações que os antigos routers. Por exemplo o controlo de acessos na rede esteve em beta dois anos depois do lançamento do router. É ridiculo...

Relativamente ao upload, se tens FTTH então tens 100mbps de upload. Os cliente HFC é que têm upload assimétrico e por isso é que os pacotes aparecem com velocidade de upload inferior. A NOS nunca quis admitir a separação HFC / FTTH nos pacotes, obviamente estratégia de marketing.
Reputação 7
Crachá +2
De qualquer maneira, preferia a qualidade da box ADSL 720P da meo ADSL. Ao escolher 4K 50hz os canais HD têm muito menos sharpness. A minha Samsung 4K faz um trabalho muito melhor em upscaling do que a própria box 4K, os canais HD ficam muito "soft" e já tenho a definição do LCD bastante alta, mais do que o recomendado acabei mudando para 1080P e deixando a TV fazer o upscale para 4K que tem muito mais detalhe que a própria box 4K...

Este texto já diz tudo sobre as BOXes da NOS e da concorrência!

E porque mudou para a NOS?
Reputação 7
Crachá +2
Relativamente ao upload, se tens FTTH então tens 100mbps de upload. Os cliente HFC é que têm upload assimétrico e por isso é que os pacotes aparecem com velocidade de upload inferior. A NOS nunca quis admitir a separação HFC / FTTH nos pacotes, obviamente estratégia de marketing.

Upload INFERIOR?? 😃 😃 😃 que delicada!

O upload da NOS em HFC é 10 para 1! (100/10, 200/20) :D

Sejamos claros: DEZ VEZES inferior à concorrência e à própria rede FIBRA da NOS (25% da rede??? e com todos os clientes actualizados para 100Mbits de upload? sei de alguns... mas serão todos? A oferta comercial nunca confirmou, como tal, nem sequer é uma garantia de nada, a qualquer momento a NOS pode descer a velocidade de upload na rede FTTH).

Boas, tenho uma box UMA 4K que não dá 4K. Ou melhor, já não dá 4K.

Antes conseguia selecionar a resolução que pretendia nas configurações (até 4K 30Hz) e, desde que a NOS introduziu a app Netflix na box, só me deixa selecionar até 1080P 50Hz. A entrada HDMI é a mesma de sempre, os cabos também e a TV igual. Gostaria de saber se isto é um problema que pode ser resolvido via atualização de software.

Já fiz reset à box (repor parâmetros originais) e a situação mantém-se.

Modelo: E077MP

Versão de hardware: 1.2

Versão de software: UX 3.20.4 | MW 5.56.9.m.prod

 

 

Reputação 6
Crachá

Olá, já experimentou fazer uma reposição de parâmetros originais? 

Comentário