Header
Respondido

Troca de Equipamento


Boa tarde.
Adquiri um telemovel há 3 dias, é possivel fazer a troca do telemovel por insatisfação?
icon

Melhor resposta por Anonymous 10 June 2017, 20:47

Ver pergunta inicial

17 Comentários

Em conformidade com a legislação europeia, um comerciante tem a obrigação de reparar, substituir, reduzir o preço ou reembolsar o consumidor se os bens adquiridos se revelarem defeituosos ou não tiverem a aparência ou não funcionarem como anunciado.

Se tiver comprado um produto ou um serviço em linha ou fora de um estabelecimento comercial (por telefone, por correspondência ou a um vendedor porta a porta), tem também direito a cancelar a compra e devolver os bens adquiridos no prazo de 14 dias, por qualquer motivo e sem tem de dar qualquer justificação.

Condições específicas para anular uma compra:

14 dias para cancelar e devolver as compras efetuadas fora dos estabelecimentos comerciais (em linha, por telefone ou por correspondência)

Na UE tem o direito de devolver essas compras no prazo de 14 dias e de obter um reembolso total. Pode decidir fazê-lo por qualquer motivo, não sendo obrigado a dar uma justificação.

O prazo de reflexão de 14 dias não se aplica, entre outros, a:

bilhetes de avião e de comboio, bilhetes para concertos, reservas de hotel e de aluguer de automóveis, bem como serviços de restauração encomendados para datas específicas
alimentos e bebidas entregues regularmente (por exemplo, entrega de leite a domicílio)
produtos fabricados por encomenda ou claramente personalizados (por exemplo, vestuário por medida)
artigos áudio, vídeo ou software, como os DVD, cujo selo tenha sido quebrado após a receção
conteúdos digitais em linha, se já tiver começado a descarregar ou a visualizar em fluxo contínuo («streaming»)
produtos comprados a um particular e não a uma empresa
trabalhos de reparação ou de manutenção urgentes - se recorrer a um canalizador para reparar uma fuga no duche, não pode anular o trabalho depois de ter chegado a acordo sobre o preço do serviço

Se comprar um produto numa loja, não tem nenhum direito legal a devolvê-lo (seja para trocá-lo ou para ser reembolsado) a não ser que o artigo seja defeituoso. No entanto, muitas lojas dão aos clientes a possibilidade de devolver ou trocar os bens durante um determinado período de tempo. Informe-se sobre a política de devoluções do estabelecimento no qual efetuou a sua compra.

Para mais informações telefone para o apoio ao cliente 16990, ou dirija-se a uma loja.
É possível ir à loja trocar um telemóvel que nos foi oferecido por outro + barato?
(tendo na posse a fatura da compra claro)
Reputação 7
Crachá +1
@PFMP pelo que sei só trocam equipamentos se tiverem algum defeito. vê mais aqui: https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/troca-de-equipamento-2756/index1.html#post12136
Bom dia, hoje liguei para a nós para ver se seria possível a troca do meu amplificador de internet, que desde o primeiro dia que tenho o serviço não me tem sido útil e o mesmo ainda se encontra na caixa tal como veio, pergunto se é possível trocar por um digitalizador de TV visto ser me mais útil. Espero ficar esclarecido aqui por este meio uma vez que pelo telefonema após cinco vezes que transferiram a minha chamada para vários departamentos acabei por desistir. Obrigado desde já pela atenção prestada.
Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +2
Eles só trocam equipamentos por iguais e é se tiverem defeitos, não por "não dar jeito".
Obrigado, Oscar! Cumprimentos

Agradeço esclarecimento para o seguinte:

  • Desloquei-me a um balcão da Nos para saber das condições para trocar um descodificador por uma box Íris. Esta será a segunda Íris, já que possuo uma fornecida com o pacote contratual. A resposta do funcionário foi que seria melhor fazer o pedido através do 16990 visto que este tipo de pedido ao balcão oneraria o serviço, com intervenção obrigatória do técnico, em 40€. Agradeci o conselho e avancei para o pedido através do operador telefónico.
  • Após ligação ao operador, instalou-se a confusão, para  a qual pretendo esclarecimento, já que a resposta da colaboradora da Nos ao telefone foi que a situação é precisamente ao contrário, ou seja, ao balcão não se paga nada e se o pedido for feito por telefone aí sim, paga-se os mal-fadados 40€! Mais, tratando-se de substituir um equipamento por outro, nem sequer é necessário técnico!! Porreiro, pois para tirar uma HDMI do descodificador e colocar numa Iris não me parede ser necessário tirar um doutoramento!!! 
  • Perante o acima exposto e para o que pretendo, afinal qual é a verdade?

Muito obrigado desde já a quem me poder esclarecer.

Reputação 7
Crachá +2

Acho que é obvio: 40€ se for na linha porque aqui têm que marcar técnico. Numa loja podem lhe entregar em mão, não há necessidade de técnico, logo não há 40€.

Reputação 7
Crachá +5

@Helder Francisco Viegas Geada  Essa troca não parece ser possível, uma outra box Iris terá que ser agregada ao seu pacote, registada e terá um custo mensal (aluguer).

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Helder Francisco Viegas Geada

A troca que refere tem um valor de 40€ uma vez que implica uma deslocação técnica. 

@Helder Francisco Viegas Geada , de facto não será necessário um doutoramento para substituir o “descodificador” pela box. Mas é necessário que alguém nos serviços do Operador ative a box ou seja que autorize o MAC Address da box e o respetivo cartão associado a receber e descodificar os sinais.

Ora para tal, é necessário que alguém contate os técnicos na central do Operador e diga “OK,a box está ligada e pronta a ser ativada”. Esse alguém podia muito bem ser o cliente, porém as empresas que prestam serviços técnicos ao Operador não devem aceitar ficar arredados de parte desses 40€...

Muito obrigado por todos os comentários. 

Efectivamente o mais acertado foi o do C24XXXX201. Não resolve o meu problema, que seria evitar os 40€, mas vai de encontro ao cerne da questão: ao técnico é-lhe entregue a box pelo prestador de serviços, sendo que este, quando procede à ligação, no domicilio do cliente, solicita/confirma com os serviços da operadora a activação do aparelho… e por tudo isto, arrecadam 40 evitáveis euros…

Não parece, de facto, haver solução. Paciência. 

Muito obrigado pelas respostas.

Caro @Helder Francisco Viegas Geada , porque não tentar?

Não quero incentiva-lo a nada que não queira, mas vou deixar-lhe uma experiência que vivi quando fui cliente.

Após um contato para me convencerem a efetuar um upgrade aos serviços e ter questionado sobre a necessidade de troca de algum dos equipamentos, deixei bem claro que só o aceitaria caso o novo equipamento me fosse enviado por um estafeta. Esta minha exigência estava relacionada com a enorme falta de qualidade da maioria dos técnicos que até então me tinham entrado em casa.

Apesar do acordado por telefone, o equipamento apareceu-me à porta de casa nas mãos de um técnico que vinha com a embalagem toda para me entrar pela porta a dentro. Expliquei-lhe o que havia acordado ao telefone e perante a sua intransigência em me entregar o novo equipamento disse.lhe que o poderia levar de volta e ficava tudo sem efeito. Acabou por me entregar o equipamento tendo eu assinado na folha de intervenção em como me responsabilizava pela sua instalação e ativação. Foi instalado, ativado e funcionou por muitos anos!

Ainda devo ter cópia da folha de intervenção, mas sinceramente não a consegui localizar. Encontrei uma outra em que não permiti o acesso à minha rede privada, no âmbito de uma intervenção em que tal acesso não se revelava em nada necessário e os técnicos estavam mortinhos por vasculhar sabe-se lá o quê…

Existindo alternativas, essa malta faz apenas o que eu permitir. Não gostam… ANDOR, a porta da rua é a serventia da casa…

 

Já sou cliente da NOS há vários anos e nunca me fizeram a troca do router, sendo este muito antigo. Tenho tido imensos problemas com a internet.

@gtferreira , pode em qualquer altura renegociar o contrato.

Qualquer alteraçao do pacote de serviços implica um novo contrato e novo periodo de fidelizaçao associado as vantagens oferecidas caso as aceite.

A troca do router nao resolve eventuais problemas nas redes particular e do operador.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @gtferreira.

Quais são as dificuldades que sente com o serviço de internet?

Comentário