Header
Respondido

SMS estranha


Reputação 2
Crachá

   Recebi esta tarde uma mensagem que não faço ideia de onde surgiu que continha este texto:

Remetente:

+316544701764

091xxxxxxx, foi marcado http://baba.uno/y0DSXn

 

Não usei sequer o telemóvel durante a tarde e gostava de saber de onde surgiu e se haverá consequências, visto que o número que enviou a mensagem é também ele estranho.

icon

Melhor resposta por Oscar7 24 October 2019, 12:32

Ver pergunta inicial

25 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

   Recebi esta tarde uma mensagem que não faço ideia de onde surgiu que continha este texto:

Remetente:

+316544701764

091xxxxxxx, foi marcado http://baba.uno/y0DSXn

 

Não usei sequer o telemóvel durante a tarde e gostava de saber de onde surgiu e se haverá consequências, visto que o número que enviou a mensagem é também ele estranho.


Relativamente a essa questão tem informação bastante neste Tópico https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/como-prevenir-se-contra-subscricoes-fraudulentas-de-sva-por-sms-mms-3618

Reputação 7
Crachá +2

Vê se não te descontaram saldo. Pelo sim pelo não, bloqueia os serviços de valor acrescentado na área de cliente. 

Depois de uns 5 minutos de ter posto o cartão no telemóvel recebi uma mensagem de 1205 a pedir um número do cartão de cidadão. É seguro responder ou é alguém a tentar roubar as minhas informações? 

A mensagem é esta:

 Bem-vindo ao WTF! Responde a este SMS com os primeiros 9 digitos do teu cartao cidadao ate 11/dez para manteres o tarifario. Se nao responderes deixas de ser WTF.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Leandro Jorge Santos Fernandes.

Sim, a mensagem é segura. Deve responder a essa mensagem com os dados pedidos para manter o tarifário WTF: 

Reputação 2
Crachá

Ola boa tarde a todos recebi uma sms de uma Raquel sem numero deixo em.anexo o print  podem me ajudar?

 

Reputação 7
Crachá +2

Não tens esse número guardado? 

Reputação 2
Crachá

Não tens esse número guardado? 

Nao tem numero , so tenho função de eliminar sms mais nada. 

Já andei procurar na net mas não  encontro nada,  nem aventuro em carregar no link.

So queria perceber quem é,  pk so este mês recebi 7 sms deles .  

Reputação 7
Crachá

Não tens esse número guardado? 

Nao tem numero , so tenho função de eliminar sms mais nada. 

Já andei procurar na net mas não  encontro nada,  nem aventuro em carregar no link.

So queria perceber quem é,  pk so este mês recebi 7 sms deles .  

No último mês tenho recebido tanto eu como a minha esposa, inúmeros SMS do género com links para carregar. Já recebi a dizer Worten, a dizer Montepio e hoje recebi 2 a dizer BPInet, sendo que nenhuma das empresas tem os meus contactos, nem tão pouco tenho serviço algum nos bancos em questão. 

Penso que os métodos de spam ou pishing estão a inovar bastante.

O que eu faço é eliminar as SMS, não dá para fazer mais nada. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Cláudiocarvalho, @Oscar7 e @Pedro Rios

@Cláudiocarvalho, não tem qualquer dado associado a esse nome, nem consegue identificar nenhum contacto? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá

Olá @Cláudiocarvalho@Oscar7 e @Pedro Rios

@Cláudiocarvalho, não tem qualquer dado associado a esse nome, nem consegue identificar nenhum contacto? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Olá @Ana P. 

O problema é o mesmo que me acontece, não necessita de estar gravado, na verdade nem aparece numero, bem como a possibilidade de responder ás SMSs.

Digamos questão do tipo das que a NOS (e outras empresas grandes) usa, aparece já com o nome.

Eu aproveitei este tópico por ter o mesmo assunto, mas também ia reportar tal situação, só hoje recebi 2 SMSs com o remetente BPInet a dizer que o meu cartão matriz estava desactivado e para clicar num link para pedir a reactivação. Acontece que eu não sou, nem nunca fui cliente desse banco, e o mesmo já me aconteceu com o Montepio, recebida SMS com o nome “MONTEPIO” a informar que o cartão matriz estaria desactivado e também para proceder á activação através de link.

Não sei se é possivel a NOS fazer alguma coisa para tentar colmatar esta situação.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

@Cláudiocarvalho e @Pedro Rios

Dadas as circunstâncias das situações que nos indicam, sugerimos que reportem a situação das autoridades ou instâncias próprias para o efeito. A NOS é alheia a este tipo de SMS. 

Muito Obrigada 

Conseguem perceber que tipo de mensagens sao?

Flash SMS ou Notificações Push?

Flash SMS, também conhecidas na rede NOS por Mostra SMS Serviços de mensagens - Mostra SMS são um tipo de SMS (classe 0) que surgem diretamente no ecran dos equipamentos e não na caixa de entrada como as normais SMS e desaparecem depois de fecnadas. Podem ser enviadas por qualquer utilizador da rede sem a necessidade de se identificar. Aquilo que aparenta ser o ID do originador é apenas o inicio do texto enviado.

Notificações Push, confundem-se normalmente com as Flash SMS (a intenção é mesmo essa) mas de SMS nao têm nada, pois são geradas por aplicações instaladas nos smartphones

Reputação 7
Crachá

Conseguem perceber que tipo de mensagens sao?

Flash SMS ou Notificações Push?

Flash SMS, também conhecidas na rede NOS por Mostra SMS Serviços de mensagens - Mostra SMS são um tipo de SMS (classe 0) que surgem diretamente no ecran dos equipamentos e não na caixa de entrada como as normais SMS e desaparecem depois de fecnadas. Podem ser enviadas por qualquer utilizador da rede sem a necessidade de se identificar. Aquilo que aparenta ser o ID do originador é apenas o inicio do texto enviado.

Notificações Push, confundem-se normalmente com as Flash SMS (a intenção é mesmo essa) mas de SMS nao têm nada, pois são geradas por aplicações instaladas nos smartphones

Eu não sei, eu recebi uma SMS perfeitamente normal, o nome era como a NOS envia mensagens próprias a dizer "NOS". 

Hoje recebi 2 desse BPinet, na qual vinha também um link. Recebi a primeira e passado uns 2 minutos recebi outra exactamente igual e eliminei da mesma forma. O que me deixou de pé atrás foi a minha esposa à umas 2 semanas ter recebido uma do remetente "WORTEN" na qual indicava que tinha vencido o prémio ao concurso que se inscreveu e para ver num link, ela achou estranho e guardou para me mostrar, eu eliminei.

Isto tem acontecido já várias vezes nos últimos meses, é muito desagradável e leva o utilizador a desconfiar dos remetentes que pelo menos para mim, remetentes com nome no lugar do número eram fidedignos. 

Reputação 3
Crachá

SMS’s a dizer que ganharam algo principalmente quando nem sequer participaram é sempre de desconfiar, isto é tentativa de phishing de dados ou de ativação de serviços de valor acrescentado.

Agora até conseguem mascarar o remetente fazendo-se passar de empresas fidedignas mas conseguem identificar muitas vezes que se trata de um esquem, por norma ou aparecem com um texto/Português “esquisito” ou os endereços dos links não pertencem aos dominios das empresas visadas.

Não carreguem nos links, as empresas (NOS, Worten ou outras) são alheias a estas práticas e nem costumam fazer esse tipo de ações, a solução é apagar de imediato as mensagens e alertar as autoridades. 

Para melhor despistar a receção destas mensagens convirá também perceber que tipo de mensagens autorizaram o operador (NOS) a enviar (ver autorizações na Área de Cliente > Os meus serviços > Gerir Serviço > Informação da conta > Gerir autorizações ...)

 

"Gerir autorizações

Atualize os seus consentimentos para que possa continuar a receber todas as novidades sobre os produtos e serviços da NOS e outras informações importantes, iremos tratar os seus dados pessoais (identificação, serviços contratados, interesses) para envio de comunicações enquanto for nosso cliente e após a cessação do contrato."

Reputação 7
Crachá

Para melhor despistar a receção destas mensagens convirá também perceber que tipo de mensagens autorizaram o operador (NOS) a enviar (ver autorizações na Área de Cliente > Os meus serviços > Gerir Serviço > Informação da conta > Gerir autorizações ...)

 

"Gerir autorizações

Atualize os seus consentimentos para que possa continuar a receber todas as novidades sobre os produtos e serviços da NOS e outras informações importantes, iremos tratar os seus dados pessoais (identificação, serviços contratados, interesses) para envio de comunicações enquanto for nosso cliente e após a cessação do contrato."

Fiz isso assim que saiu a lei e a NOS disponibilizou essa opção. 

Tenho tudo negativo, excepto grupo NOS em particular e campanhas da NOS, etc.... 

Existem na internet várias soluções para envio de "Campanhas SMS" em que o ID do remetente pode ser personalizado (p.ex. Mailify). Estas soluções,  úteis para empresas , podem ser aproveitadas também por pessoas com intençoes maléficas

"Assim, um destinatário que receberá seu SMS verá, por exemplo, "Empresa" (o nome da sua marca) e não um número curto impessoal (por exemplo, 36111), não é muito identificável e não muito reconfortante. Você pode personalizar um nome de remetente diferente em cada campanha do SMS. Você pode colocar o que quiser."

Boa tarde.

Hoje recebi este sms. Não faço ideia de onde surgiu.

 

Reputação 6
Crachá

Olá, não subscreveu nada? talvez um serviço de valor acrescentado não?

Boa tarde,

 

Hoje recebi uma msg de um dos meus contactos que não fazia qualquer sentido. A pessoa em questão disse-me que não tinha enviado aquela msg e que inclusive não tinha registo daquela msg no histórico de msg dela. Poderá ser um virus? O que posso fazer?

 

Obrigada.

Reputação 7
Crachá +5

@Ana Fernandes Romanenko  Boa tarde, apague a mensagem.

Mas será algum virus?

Reputação 7
Crachá +5

@Ana Fernandes Romanenko Não parece que seja, mas, por precaução se não tem, instale um antivirus. 

Reputação 7
Crachá +5

@Ana Fernandes Romanenko  https://pt.malwarebytes.com/android/

Obrigada

Comentário