Header
Respondido

SMS em roaming para o 0035193121314


Sempre que me desloco ao estrangeiro são cobradas sms para o nº 0035193121314, para além do numero ser estranho, pois aparentemente tem o indicativo de Portugal, mas depois falta um digito, também não deixa de ser estranho ter um numero sequencial 12 13 14. Mais estranho são as quantidades de sms cobradas, algumas delas com diferença apenas de segundos. Em Março/2016 foram 25 sms, em Outubro/2016 foram 10 sms e em Março/2017 12 sms. Mais estranho é que num outro telemóvel cuja rede é a MEO, nada disto acontece. Agradeço esclarecimento conclusivo e valido sobre esta situação e reposição dos valores envolvidos. Atenciosamente.
icon

Melhor resposta por ninja_91 5 May 2017, 11:19

Ver pergunta inicial

13 Comentários

Reputação 4
Crachá
olá rosario. Esse numero é o centro de mensg da NOS. Na verdade ele nao esta a enviar mensgs para esse numero. O que acontece é que quando a rede do pais estrangeiro nao envia a informação correta para a NOS, na fatura vem detalhado o numero "generico" do centro de mensg.

Ajudou?
Boa noite

usei o roaming na Ásia em maio e quando recebi a fatura reparei que me tinham sido debitadas 3 sms neste número. alguém sabe o que é? Não consigo contactar a NOS por email, pois dá sempre erro...
Leia estes artigos do site da NOS, para ficar esclarecido.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/servicos/Paginas/roaming.aspx

Mas pelo que eu li, da Ásia e Oceânia, cada SMS é taxado a €0,641, e cada MMS a €0,246

Para mais esclarecimentos pode contactar o apoio ao cliente, 16990, opção telemóvel.
SMS

"Serviço de envio e receção de mensagens de texto para telemóvel. Os telemóveis adquiridos nas lojas ou agentes autorizados NOS encontram-se corretamente configurados, não sendo necessário fazer qualquer tipo de configuração para poder utilizar o serviço de SMS.

Se, por algum motivo, a configuração do seu telemóvel tiver sido alterada, ou se não o tiver comprado numa loja ou agente autorizado NOS, descubra aqui como configurar o seu telemóvel.

Configurações manuais
Se preferir, poderá fazê-lo manualmente acedendo ao menu “definições de mensagens” do seu telemóvel e introduzindo os seguintes dados:
Centro de Mensagens: +35193121314
Tipo de Mensagem: Texto
Validade da Mensagem: Máximo
...
"
SMS

"Serviço de envio e receção de mensagens de texto para telemóvel. Os telemóveis adquiridos nas lojas ou agentes autorizados NOS encontram-se corretamente configurados, não sendo necessário fazer qualquer tipo de configuração para poder utilizar o serviço de SMS.

Se, por algum motivo, a configuração do seu telemóvel tiver sido alterada, ou se não o tiver comprado numa loja ou agente autorizado NOS, descubra aqui como configurar o seu telemóvel.

Configurações manuais
Se preferir, poderá fazê-lo manualmente acedendo ao menu “definições de mensagens” do seu telemóvel e introduzindo os seguintes dados:
Centro de Mensagens: +35193121314
Tipo de Mensagem: Texto
Validade da Mensagem: Máximo
...
"

Desculpe, mas essa agora nao percebi, o problema nao é a configuraçao do telemóvel, mas sim o pagamento de mensagens em roaming a partir da Ásia.
Boa noite

usei o roaming na Ásia em maio e quando recebi a fatura reparei que me tinham sido debitadas 3 sms neste número. alguém sabe o que é? Não consigo contactar a NOS por email, pois dá sempre erro...
Realmente é um bocado estranho, eu li á pressa e nem reparei nesse pormenor, mas talvez a Neusa se tivesse enganado e em vez de colocar o numero dela colocou o numero do centro de mensagens?!

Em qualquer dos casos, o fundamental mantém-se, a Ásia e a Oceânia sao os unicos continentes em que o SMS em roaming, é pago.

Quanto ao resto, talvez a Neusa possa esclarecer a estranha situação do numero do centro de mensagens.
Desculpe, mas essa agora nao percebi...
... a Ásia e a Oceânia sao os unicos continentes em que o SMS em roaming, é pago.
...
Peço novamente desculpa, hoje nao estou nos meus dias.

Antes de responder fui verificar os tarifarios em roaming, mas por causa das porcarias das cores muito claras e esquisitas no site da NOS, nao se ve muito bem no meu monitor, e pensei que a divisao dos traços na vertical, na parte da Ásia e Oceania, continuavam para baixo, o que depois de um bocado de esforço reparei que o SMS e MMS, é pago em todos os continentes.

Num questionário de satisfação da NOS, acerca do site, já reclamei destas cores brilhantes e fluorescentes, que impedem por vezes de ler o texto e notar as divisões dos quadros, mas até hoje continuam na mesma.

Aqui fica a retificação de que o SMS e o MMS, é pago em todos os continentes.

E continuara'! Porque pelos vistos tem o efeito pretendido (por eles) que e' o de deixar os clientes com a ideia errada.
Como outro utilizador do forum escreveu ha minutos atras num topico tambem relacionado com roaming (novas regras na UE) caso o operador pretendesse realmente informar de forma clara e objectiva nao publicava um texto dizendo "...o dobro do tráfego ... dividindo ... não sei quê ... retalho..."
Oh meuzzz amigozzzz... para se ser claro basta quere-lo 😉
Nesse aspecto é verdade, eu ainda sou do tempo da TV Cabo e antigamente o site estava muito mais explicito de fácil leitura e compreensao.

Este novo site está horrivel, tanto em cores como na procura de esclarecimentos, por vezes tenho de telefonar para o apoio ao cliente porque nao consigo encontrar o que quero nesta confusao.

Mas isto também é geral, mudaram o site das finanças e também está uma grande confusao.

Talvez seja culpa das novas tendencias dos informaticos que desenham os sites, ou talvez seja mesmo de proposito.
Procurando esclarecer um pouco melhor, especialmente os menos entendidos...

O SMSC (SMS Center - Centro de Mensagens) é um sistema responsável pelo tratamento das operações de SMS de uma rede movel.
Quando uma mensagem SMS é enviada a partir de um telefone celular ou de um modem, ela é dirigida primeiro para um centro SMS.
O centro de SMS encaminha a mensagem SMS para o destino.
O principal papel de um SMSC é rotear mensagens SMS e regular o processo.
Se o destinatário não estiver disponível (por exemplo, quando o telefone móvel estiver desligado), o SMSC armazenará a mensagem. Ele encaminhará a mensagem quando o destinatário estiver disponível.
Os operadores geralmente tem o seu próprio SMSC localizado dentro da sua rede movel. No entanto, é possível que um operador use um SMSC de terceiros localizado fora da sua rede.

Quando se esta em roaming, esta-se a usar uma rede que nao é a nossa mas com a qual o nosso operador tem acordos.
Ao enviar uma SMS, ela é dirigida ao centro de mensagens do nosso operador, através do respectivo numero que deve estar pré-configurado no nosso equipamento.

Ora o que pode acontecer... e é apenas uma possibilidade teorica...
é o operador da rede através do qual estamos em roaming, nao reconhecer o numero de destino como sendo o do nosso centro de mensagens, razao porque a mensagem sera faturada para o numero do centro de mensagens e nao para o real destino da mesma.

A ser realmente algo parecido com isto, estou em crer que em nada afectou a taxaçao, simplesmente nao ficou com o registo dos reais destinatarios das SMS's, o que diga-se, por vezes pode ser uma mais valia, no caso de se necessitar de fazer prova do envio, por exemplo.
obrigada pelos vossos comentários.
está tudo correto. no entanto, por vezes o roaming parece não ter conhecido o número de destino, ficando registado na fatura apenas esse número que parece ser do centro de mensagens, em vez do número correto. no entanto, tudo certo! :)

obrigada!

Comentário