Header
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens


Reputação 7
Crachá +6

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:


89 Comentários

Reputação 5
Crachá +1

O meu p20 não tem dado para utilizar esta funcionalidade nos últimos dias, existe algum problema? 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Celso Costa:grinning:

Caso a aplicação pré-definida do dispositivo não suporte RCS é necessário instalar a app Ggoogle Messages. O seu equipamento é compatível? 

Muito obrigado

Reputação 5
Crachá +1

A app é a da Google e não passa do configurar... 

Reputação 7
Crachá +2

Já tentaste falar com a google?

Reputação 5
Crachá +1

Pelo que percebi é de vários equipamentos. 

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é o telemóvel?

Reputação 5
Crachá +1

Olá, qual é o telemóvel?

O P20 mas já está resolvido eheheh

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Celso Costa@oTonyStark e @Oscar7,

@Celso Costa, Agradecemos o seu feedback. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Boa Tarde, 
Era cliente da Vodafone, mas fiz a portabilidade e passei a ser da Nos.
E tinha as definições de chat, através da internet verifiquei que a nos também já usufrui desse serviço, mas no meu telemóvel desde que fiz a portabilidade que não tenho as definições de chat nas mensagens.
O meu número é: 912457992
Contatei a Samsung para ver se me podiam ajudar com as definições de chat. Aqui está a resposta: 
Primeiramente agradecemos o seu contacto e preferência pela marca.
 No seguimento do seu email, informamos que não podemos forçar o serviço RCS sendo que o mesmo depende somente da ativação do serviço para a aplicação Mensagens da Samsung por parte da sua operadora.
Quando a aplicação Mensagens da Samsung é autorizada pela sua operadora.

Passado uns dias contatei novamente a Samsung:
Para saber se já tinham alguma novidade sobre as definições de chat para as mensagens android.
Porque no meu telemóvel só aparece as definições de chat com a aplicação de mensagens da google e eu quero ter as definições de chat nas mensagens android.
Por favor ativem as definições de chat no meu telemóvel. 
Tenho um S10 Plus. 

E está tudo atualizado (aplicações, software e as mensagens Samsung onde deveria ter as definições de chat a dar mas só consigo através da aplicação da google.

É estranho. 
Aguardo resposta. 
Obrigada. 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS @PatriciaPinto1997:grinning:

Para podermos ajudar, sugerimos que aceda às definições do seu equipamento e, por favor, verifique se a funcionalidade de chat está activa, por favor.  

Caso esteja, deverá escolher a aplicação Samsung mensagens como preferencial, por favor. 
Ficamos a aguardar o seu feedback, 

Muito obrigado

Já acedi às definições das mensagens da Samsung e não tenho as definições de chat ativas.

Tenho a aplicação da google messages e só através dessa aplicação consigo ativar as definições de chat.

Reputação 7
Crachá +6

@PatriciaPinto1997, não é possível ter ambas aplicações com a funcionalidade do chat activa.:disappointed_relieved: Deste modo, sugerimos que active a funcionalidade na aplicação das mensagens da Samsung e, por favor, desactive a mesma da aplicação Google. 

Experimente e dê-nos o seu feedback. 
Muito obrigado 

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Reputação 7
Crachá

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Patricia1997@Pedro Rios  e @Hélder Jose B Santos:grinning:

Primeiramente, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @Hélder Jose B Santos.

@Patricia1997, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :disappointed_relieved: Diga-nos, por favor, se a situação ainda se mantém. 

@Hélder Jose B Santos o @Pedro Rios deu uma boa ajuda. :grinning:

Muito obrigado

Boa Tarde.

Sim ainda está tudo igual, infelizmente.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @PatriciaPinto1997

Envie-nos, por favor, uma mensagem com o seu número de cliente ou número de contribuinte e o número em questão para o perfil @Fórum, por favor. 
Muito obrigado

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 

Embora o equipamento seja dual sim só estou a usar um cartão. Tenho dois Samsung Galaxy Note 10, um com cartão Vodafone e outro NOS. Só funciona no da Vodafone

Reputação 7
Crachá

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 

Embora o equipamento seja dual sim só estou a usar um cartão. Tenho dois Samsung Galaxy Note 10, um com cartão Vodafone e outro NOS. Só funciona no da Vodafone

A funcionalidade RCS está activa na rede, pelo que acho que necessita de configurar o seu equipamento. Lembro que precisa estar a usar a Internet do cartão que quer usar o RCS. 

 

Reputação 4
Crachá +1

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 

Embora o equipamento seja dual sim só estou a usar um cartão. Tenho dois Samsung Galaxy Note 10, um com cartão Vodafone e outro NOS. Só funciona no da Vodafone

 

A NOS não disponibiliza RCS, exemplo disso é um Lumia 640 com um cartão da Vodafone e com um cartão da MEO e da NOS.

 

Com a Vodafone nas definições de mensagens do Lumia 640 aparece as opções de RCS (chat, etc), com a MEO e com a NOS não.

 

O que a NOS disponibiliza não é mais o que a Google começou a fazer a nível mundial com a sua aplicação de mensagens que foi disponibilizar RCS sem ser necessário o operador móvel. Para isso é necessário ter instalada a aplicação de mensagens da Google.

 

 

Deixo o exemplo de como aparece o RCS com a Vodafone num Lumia 640.

 

 

Boa Tarde eu uso Google SMS pois claro é o default de SMS do meu telefone! E tenho uma dúvida o envio de SMS é demorado por vezes demora a enviar uma simples SMS 2m e está situação não se verificava antes quando usava outra app de SMS do Miui (sistema da Xiaomi) . Agora a minha dúvida é a seguinte será preciso activar algo para esta situação se resolver? Ou qual será a fonte do problema é que já contactei a desenvolvedora da aplicação e dizem que é problemas do fornecedor de serviços de rede móvel! Já liguei para linha cá na madeira mas não me conseguiram ajudar! 

Reputação 4
Crachá +1

Boa Tarde eu uso Google SMS pois claro é o default de SMS do meu telefone! E tenho uma dúvida o envio de SMS é demorado por vezes demora a enviar uma simples SMS 2m e está situação não se verificava antes quando usava outra app de SMS do Miui (sistema da Xiaomi) . Agora a minha dúvida é a seguinte será preciso activar algo para esta situação se resolver? Ou qual será a fonte do problema é que já contactei a desenvolvedora da aplicação e dizem que é problemas do fornecedor de serviços de rede móvel! Já liguei para linha cá na madeira mas não me conseguiram ajudar! 

Experimente criar um novo APN e definir esse APN como defeito sempre activo nas definições dos dados móveis, usando o APN "ims" e verifique se o problema persiste.

Olá.

 

 

O serviço RCS está também disponível para clientes WTF?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @fabioviegas

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

Obrigada 

Comentário