Header
Respondido

Modernização: Voz HD, VoLTE, RCS


Boa tarde.
Foi recentemente lançada a versão 2.0 do Universal Profile pela GSMA. Aproveito a ocasião para questionar sobre o estado de implementação de tecnologias que um cliente espera de uma rede móvel moderna: Voz HD, VoLTE e RCS (Comunicações Ricas).

Especialmente em relação à Voz HD, é uma tecnologia tão antiga e testada, implementada por todas as outras operadoras portuguesas, que não compreendo como não existe na NOS. Mas também a voz por LTE, e as "mensagens enriquecidas", que já são uma realidade num dos operadores portugueses e em muitos outros europeus.

São tecnologias que pessoalmente valorizo, e que o público em geral pode não conhecer, mas repara quando passam a ser oferecidas (por diferenças de qualidade, fiabilidade).

É com muita pena que reparo que a NOS não está listada como parceiro deste "Universal Profile", mas conto que o venha a implementar independentemente desse facto.

Espero uma resposta com o estado da situação da implementação destas tecnologias, e deixo a minha forte sugestão para que seja feita prioridade.

Cumprimentos
icon

Melhor resposta por Carolina V. 19 July 2017, 19:42

Ver pergunta inicial

19 Comentários

Reputação 7
Crachá +5
Olá, joaof,

Agradecemos as ótimas sugestões. De momento não temos novidades sobre este tema, caso surjam comunicaremos nos locais habituais. 🙂
Reputação 2
Nos últimos tempos têm surgido novos protocolos de comunicação nos telemóveis com o objetivo de unificar e simultaneamente trazer melhorias para os serviços que quotidianamente utilizamos. O VoLTE tem como premissa melhorar a qualidade de áudio das chamadas de voz, e o rcs promete trazer para o serviço de mensagens universal aquilo que tem ficado relegado para third-party apps como whatsapp, messenger do Facebook implementarem, como recibo de leitura, comunicações seamless por dados de rede ou Wi-Fi, troca de ficheiros áudio, vídeo e imagem fora do limite dos 300kb, etc.
Gostaria de perceber se no que toca à NOS, existe alguma expectativa de implementar estes sistemas de comunicação, que a meu ver trariam não só vantagens para os consumidores, como permitiria aos operadores evitar a fuga dos paradigmas actuais chamada de voz/SMS/MMS para aplicações totalmente baseadas da Internet e aplicações de terceiros, com tudo o que isso implica de plataformas fechadas, fidelização de utilizadores a marcas externas, etc.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Pedro Varela. :)

Movemos a sua publicação para este tópico, onde o tema já está a ser debatido. Se surgirem novidades, partilhamos aqui no Fórum, assim como nos restantes canais. 🙂
Olá,
Gostaria de renovar o tópico e acrescentar o meu interesse às questões levantadas pelo @joaof e @Pedro Varela.
Aguardando novidades ou alguma informação relevante aos planos da NOS para incorporar estas tecnologias.
Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo à comunidade, @Daniel Monteiro.

Neste momento não temos novidades sobre este tema. Caso existam, divulgamos no Fórum NOS e canais habituais. 🙂
Reputação 4
Crachá +1
Olá,
Gostaria de renovar o tópico e acrescentar o meu interesse às questões levantadas pelo @joaof e @Pedro Varela.
Aguardando novidades ou alguma informação relevante aos planos da NOS para incorporar estas tecnologias.
Cumprimentos


Talvez no final do ano haja novidades, já há testes com estas tecnologias, é uma questão de se aguardar.
Reputação 7
Crachá

Olá, 

Reavivo este tópico para questionar a moderação, se há novidades em relação à implementação do VoLTE e do RCS.

 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Pedro Rios,

A rede de voz da NOS está desenhada de forma a que, independentemente da tecnologia de acesso ou terminal que esteja a ser usada pelo cliente, a chamada é realizada garantindo a alocação de recursos de forma a que o tempo de estabelecimento da chamada seja o mínimo possível e que a qualidade seja garantida.

Neste momento não temos novidades. Caso existam, partilhamos através do Fórum NOS e dos canais habituais. 

Reputação 2

RCS chegou hoje ao meu telemóvel.

Reputação 5
Crachá +1

Como está a questão do VoLTE? 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Celso Costa,

Assim que existam novidades partilhamos através do Fórum NOS. :grinning:

RCS chegou hoje ao meu telemóvel.

Ao meu Xiaomi Mi8 ainda não chegou nada, apenas diz “As funcionalidades do chat estão indisponiveis para este dispositivo”  O seu operador não suporta esta funcionalidade.

 

Parece que para este lado ainda não foi ativado, vou continuar á espera a ver se chega

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos,

O RCS já está disponível na NOS. Saibam mais aqui.

Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?

Reputação 7
Crachá +1

Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?

Para já está disponível em alguns tarifários Corporate e clientes residenciais com tarifários antigos Z-Total. Confirmado pela NOS. 

Reputação 5
Crachá +1

Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?

É verdade no outro dia estava em vídeo conferência e foi abaixo devido há ligação ter mudado de 4g para 3g...É muito frustrante 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Diogo S., @Celso Costa e @NunoSousa80:grinning:

Antes de mais, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @NunoSousa80

O @Diogo S. deu uma boa ajuda. :sunglasses: Actualmente estas tecnologias estão disponíveis somente para alguns tarifários. 

@Celso Costa e @NunoSousa80, contamos disponibilizar, em breve, estas tecnologias em todos os tarifários. 

Muito obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Olá @Diogo S.@Celso Costa e @NunoSousa80:grinning:

Antes de mais, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @NunoSousa80

@Diogo S. deu uma boa ajuda. :sunglasses: Actualmente estas tecnologias estão disponíveis somente para alguns tarifários. 

@Celso Costa e @NunoSousa80, contamos disponibilizar, em breve, estas tecnologias em todos os tarifários. 

Muito obrigado

Existe previsão? 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Celso Costa

Em relação a este tema, assim que surgirem novidades, partilharemos com todos aqui, no Fórum NOS, e através dos canais habituais. :blush:

Obrigada 

Comentário