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Malware e Phishing – O que fazer para se proteger?


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Tal como os computadores, os telemóveis também podem sofrer ataques de Malware, como vírus, cavalos de tróia ou Worms.

O objetivo destas intrusões é normalmente obter informações sensíveis, interromper o serviço, monitorizar serviços, modificar configurações ou até mesmo realizar chamadas para números internacionais ou de valor acrescentado, sem que o utilizador tenha conhecimento.

 

Para que tenha o seu telemóvel sempre protegido de Malware, damos-lhe alguns conselhos que podem ajudar:

  • Atualize o sistema operativo do seu telemóvel, aplicações e firmware, sempre que lhe é sugerido. Estas atualizações muitas vezes têm melhorias nas questões de proteção e segurança.
  • Utilize uma loja de aplicações segura para descarregar aplicações. Deve usar a loja oficial do seu telemóvel, no caso da Android é a Playstore e no iOS, a App Store.
  • Esteja atento a aplicações que permitam a geolocalização. Uma vez que também podem ser usadas para fins relacionados com Marketing, também podem ser utilizadas para furtos.
  • Os QR codes estão associados a iniciativas inovadoras de publicidade, mas deve ter em conta que em alguns casos são uma porta de acesso para a instalação de aplicações maliciosas no seu telemóvel.
  • Conecte-se apenas a redes Wi-Fi que conhece. As redes desconhecidas podem captar informação que circule entre o seu equipamento e o servidor.
  • Esteja atento à utilização de outros sistemas sem fios, como o Bluetooth e NFC, que criam oportunidades para aceder ao seu telemóvel, redirecionando-o para sites. Deve confirmar sempre se são seguros.
  • Deve fechar as aplicações que não está a usar, minimiza o risco de serem exploradas.
  • Instale uma aplicação de segurança no seu telemóvel. Procure um antivírus ou uma proteção de navegação e certifique-se se terão efeito.
  • Evite links ou aplicações de fontes suspeitas e desconhecidas.
  • Se vender ou trocar o seu telemóvel, limpe toda a informação pessoal que tem no telemóvel, repondo as configurações de origem.

 

O que é Phishing e como se deve proteger?

Possivelmente já recebeu no seu email, mensagens com anúncios a produtos ou serviços variados, com links ou botões para sites, popups com campanhas que utilizam o nome de conhecidas empresas ou SMS com falsas informações sobre pagamentos em atraso.

Ao clicar nesses links ou botões é direcionado para um site idêntico ao original da empresa que é mencionada. Este site recolhe informações do utilizador que as coloca voluntariamente, ao acreditar estar num site fiável.

Com esta técnica conseguem ter acesso a dados confidenciais e pessoais, como nomes de utilizador, passwords, detalhes de cartões de crédito ou números de telefone.

 

Para se proteger de ameaças de Phishing:

  • Suspeite de qualquer pedido urgente dos seus dados pessoais ou financeiros. A urgência da mensagem pode levá-lo a agir mais rápido e a ceder ao pedido.
  • Suspeite de emails e mensagens alarmistas, sobre fechos de contas, notificações de transferências bancárias ou sobre encomendas que desconhece.
  • Tenha sempre em atenção a veracidade de propostas aliciantes sobre como obter dinheiro facilmente.
  • Desconfie de emails e mensagens que tenham erros gramaticais, um português incorreto ou que tenham palavras estrangeiras que não fazem sentido no contexto.
  • Contacte a empresa mencionada nos emails ou mensagens, no caso de suspeitar de tentativa de phishing ou procure e digite o site correto da empresa em questão.
  • Evite colocar dados pessoais e de contas bancárias em formulários enviados por email, assegurando-se que só o faz se de facto for seguro.
  • Evite usar aplicações sensíveis, como por exemplo, aplicações financeiras, caso esteja a usar uma rede sem fios não protegida, como as dos cafés ou centros comerciais.

 

Sugerimos que veja também o nosso artigo sobre Spam, para o ajudar a estar ainda mais protegido e atento a possíveis perigos online.

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Ficou com alguma dúvida? Estamos disponíveis para ajudar. :hugging:


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