Header
Destaque

eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


Reputação 7
Crachá +6

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


650 Comentários

Olá a todos,

@tiagojbsoares a NOS suporta o funcionamento do eSIM para os smartphones já comercializados e testados no nosso mercado, ou seja, os iPhones XS, XS-Max e XR. O Pixel 3, não é comercializado em Portugal, mas estamos a realizar testes e prevemos ter mais informações sobre o funcionamento do seu eSIM neste modelo em breve.

@ruijmonteiro o Apple Watch tem outros requisitos para funcionamento com o eSIM que ainda não são disponibilizados pelo nosso serviço, estamos a trabalhar para que o serviço seja compatível com todos os equipamentos que disponibilizam eSIM. Quanto ao iPad Pro, estamos a realizar testes e contamos ter mais informações em breve. :)

@spytech neste momento o eSIM não tem qualquer custo nem implica qualquer alteração ao seu contrato.

@pesilva sim, é possível ativar um eSIM e depois voltar a utilizar um cartão em formato físico.

@Joana Fôja o@Oscar7 deu uma boa ajuda. 🙂

Bom dia

Já passaram 6 meses sobre esta sua informação. Queria comprar o Apple Watch 5 com celular data em Espanha pois não está à venda em Portugal. Será que já tem notícias?

Obrigado

José Soares Fonseca

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Zeman

Ainda não temos novidades sobre esta questão. No entanto, assim que surgirem partilharemos no Fórum NOS e nos meios habituais. 

Obrigada 

Olá@Zeman

Ainda não temos novidades sobre esta questão. No entanto, assim que surgirem partilharemos no Fórum NOS e nos meios habituais. 

Obrigada 

Bom dia Ana 

Não devo comprar o Apple Watch 5 celular data na Apple Espanha ou se o fizer poderei  utilizá-lo depois com o plano NOS?

Reputação 7
Crachá +2

Só vais saber quando eles lançarem o esim para apple watch. 

Só vais saber quando eles lançarem o esim para apple watch. 

Obrigado, Oscar7

O mal é haver gente que investe nos Apple Watch sem celular data.

Caso contrário, a Apple já teria forçado os operadores em Portugal a fazerem o que fizeram os nossos vizinhos.

Jose Fonseca

Reputação 3
Crachá

A NOS é de momento a única operadora a disponibilizar eSIM. No entanto, noto que quanto a smartwatches, apenas têm suporte para os da Samsung. Como devem saber, o Apple Watch é de longe líder de mercado, pelo que estranho não terem ainda chegado a acordo com a Apple para trazerem para Portugal a versão celular do Apple Watch através da NOS. Há alguma limitação técnica? Alguma previsão quanto ao suporte para Apple Watch? Seria uma ótima oportunidade para se diferenciarem da concorrência que, devo dizer, está neste momento à frente da NOS em várias áreas. Aguardo novidades.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum @rmoliv,

Agradecemos a sua sugestão :blush: . De momento não temos previsão, contudo, assim que existam novidades divulgamos no Fórum NOS.

Obrigada 

Recentemente tentei instalar o eSIM num iPhone 11 e por 2 vezes em lojas diferentes, a instalação falhou, ficando ambas as vezes com o SIM fisico inutilizado. Não é simples o processo encontrado para instalar eSIM, nem há competência nas lojas para realizar a instalação. 

Em alternativa, há possibilidades de instalar eSIM online para dados, sem qualquer dificuldades ou constrangimentos técnicos. Dou o seguinte exemplo:

1. Ir ao DuckDuckGo e procurar “eSIM Portugal”
2. Encontrar um pacote no site Airalo.com
3. Pagar com cartão MB Net, recebendo logo código QR
4. Colocar o código QR.
5. …já está,  eSIM instalado.

Será que a NOS não está atenta?

Boa noite.

 

Tem alguma novidade sobre a configuração dos  esim nos Apple Watch? Para quando está prevista?

 

obrigado 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Duarte_C

De momento, ainda não temos novidades sobre este tema. No entanto, assim que surgirem, partilharemos aqui, no Fórum, e através dos meios habituais :blush: .

Obrigada 

Reputação 3
Crachá

Os clientes querem eSIM no Apple Watch! Já passaram meses desde que disponibilizam eSIM, por este andar ainda outras operadoras chegam ao Apple Watch primeiro. Espero novidades para breve. Obrigado.

Os clientes querem eSIM no Apple Watch! Já passaram meses desde que disponibilizam eSIM, por este andar ainda outras operadoras chegam ao Apple Watch primeiro. Espero novidades para breve. Obrigado.

Passaram 7 meses. Faltam 2. Será?

Recentemente tentei instalar o eSIM num iPhone 11 e por 2 vezes em lojas diferentes, a instalação falhou, ficando ambas as vezes com o SIM fisico inutilizado. Não é simples o processo encontrado para instalar eSIM, nem há competência nas lojas para realizar a instalação. 

Em alternativa, há possibilidades de instalar eSIM online para dados, sem qualquer dificuldades ou constrangimentos técnicos. Dou o seguinte exemplo:

1. Ir ao DuckDuckGo e procurar “eSIM Portugal”
2. Encontrar um pacote no site Airalo.com
3. Pagar com cartão MB Net, recebendo logo código QR
4. Colocar o código QR.
5. …já está,  eSIM instalado.

Será que a NOS não está atenta?

Os clientes querem eSIM no Apple Watch! Já passaram meses desde que disponibilizam eSIM, por este andar ainda outras operadoras chegam ao Apple Watch primeiro. Espero novidades para breve. Obrigado.

Passaram 7 meses. Faltam 2. Será?

Os clientes querem eSIM no Apple Watch! Já passaram meses desde que disponibilizam eSIM, por este andar ainda outras operadoras chegam ao Apple Watch primeiro. Espero novidades para breve. Obrigado.

Passaram 7 meses. Faltam 2. Será?

Recentemente tentei instalar o eSIM num iPhone 11 e por 2 vezes em lojas diferentes, a instalação falhou, ficando ambas as vezes com o SIM fisico inutilizado. Não é simples o processo encontrado para instalar eSIM, nem há competência nas lojas para realizar a instalação. 

Em alternativa, há possibilidades de instalar eSIM online para dados, sem qualquer dificuldades ou constrangimentos técnicos. Dou o seguinte exemplo:

1. Ir ao DuckDuckGo e procurar “eSIM Portugal”
2. Encontrar um pacote no site Airalo.com
3. Pagar com cartão MB Net, recebendo logo código QR
4. Colocar o código QR.
5. …já está,  eSIM instalado.

Será que a NOS não está atenta?

Tenho um iPad Pro 9.7 de 2017 e já tem eSim. É possível comprar directamente planos de dados. Mas não é isso que eu pretendo. Quero ter o meu número de telemóvel no Apple Watch. 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @rmoliv e @Zeman

Desde já, agradecemos as vossas sugestões 🙂

Atualmente estão disponíveis 3 modelos de smartphone e 1 modelo de smartwatch com tecnologia eSIM na oferta de equipamentos da NOS: iPhone XR, XS e XS Max e o Samsung Galaxy Watch.
Para além destes 4 dispositivos disponibilizados pela NOS, também o modelo Pixel 3 da Google funciona com o eSIM da NOS, apesar de não ser ainda comercializado em Portugal.

Os modelos de iPad que foram testados pela NOS e funcionam com o eSIM são:
• iPad Pro 11 polegadas Wi-Fi + Cellular – modelo A1934
• iPad Pro 12.9 polegadas (2018) Wi-Fi + Cellular – modelo A1895
• iPad mini (2019) Wi-Fi + Cellular – modelo A2124
• iPad Air (2019) Wi-Fi + Cellular – modelo A2123

De momento, os iPad, apesar de poderem ter um SIM físico e múltiplos perfis eSIM, apenas funcionam em modo Single SIM, ou seja, apenas pode ativar um plano de dados de cada vez.

 

Reputação 3
Crachá

Olá @Ana P. 

Eu sei que dispositivos funcionam com o eSIM da NOS. Falta adicionarem - rapidamente - o Apple Watch (versão celular). Se existe alguma questão técnica que o impeça, é questão de resolver com a Apple. Pelo interesse dos clientes NOS. Lamento a insistência mas convém relembrar todos os dias. 
Obrigado

Reputação 3
Crachá

Quando é que o eSIM passa a estar disponível no Apple Watch? Será assim tão complicado? Vejo cada vez mais países a suportar o modelo celular do Apple Watch (hoje foi o caso da Nova Zelândia), menos Portugal. Não se percebe por que razão a NOS suporta o Galaxy Watch mas não o Apple Watch. Agradecia uma explicação. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @rmoliv,

Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar resposta a este tema. 

Reputação 3
Crachá

@Tiago C. pode indicar-me exatamente onde explicam por que motivo o eSIM da NOS não funciona no Apple Watch celular? As razões (técnicas ou outras) que o estão a impedir. Obrigado. 

Ter a tecnologia já distribuída até em países com menos subscritores que Portugal e não a poder usar é no mínimo frustrante. O apple pay demorou a chegar, mas enquanto não chegava, já haviam estrangeiros, em PORTUGAL, a usar apple pay. Isto é um atraso significativo, os portugueses estão anos à espera de coisas que os estrangeiros já usam e até no nosso próprio país!

Eu acabei por apostar um apple watch com cellular mesmo que ainda não seja suportado, e estou também a apostar que a NOS vai suportar isto brevemente.

Sendo pioneira em Portugal com E-sim, faz todo o sentido que aumente o suporte ao todos os dispositivos que o suportam.

Posso ter um cartao fisico para o telemóvel e um esim para o smartwatch, ambos com o mesmo número de telefone? Assim quando deixar o telemóvel em casa recebo à mesma no relógio...?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @João Costa lx

De momento, não é possível adquirir um e-SIM com o mesmo número do seu cartão SIM ( presente no telemóvel).

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

vergonha, a NOS tem que falar com a APPLE, Portugal não esta na lista de países que aceita E-Sim.

 

Acho que a NOS também tem que ser mover ou nos usuarios da APPLE cobrar mais a empresa sobre dar mais atenção ao Mercado Português. 

 

Ate no Brasil ja esta a frente, na Espanha aqui do lado ja tem todos serviços a NOS tem que se unir aos usuarios e cobrar mais da APPLE, Portugal também vende produtos apple e temos que ter os serviços que ela oferece, se a NOS não tem no iwatch e Porque a senhora APPLE ainda não colocou a venda em Portugal e muito menos colocou a NOS na lista de países do mundo que tem E-sim. vamos todos envia e cobrar a APPLE.

Reputação 1

Para quem insiste na questão do Watch… O mercado Português é minúsculo e a Apple nem sequer tem presença física aqui. Somos tão insignificantes que Siri em Português demorou anos a aparecer e nem sequer existe em Português de Portugal. Consideram que a Apple está minimamente importada que apertem ou não com eles? É o que eu e muitos outros fazemos há anos, arrisco mesmo dizer décadas, e pouco ou nada mudou.

 

Há que recordar que equipamentos Watch com cellular não são comercializados em Portugal, portanto é seguro inferir que a percentagem de utilizadores de Watch com esta tecnologia em Portugal é extremamente diminuta. Pretendem que a NOS gaste recursos que pode despender em equipamentos que se comercializam cá para atender clientes de um equipamento que “não existe”?

 

Há várias razões pelas quais ninguém da NOS irá dizer quais são os “entraves técnicos” para adoptar a tecnologia, sendo as duas mais prováveis o facto de isso pura e simplesmente não ser do interesse do cliente e de 98% de nós nem sequer entendermos quais são estes “entraves” mesmo que nos fossem explicados (eu pelo menos certamente que não tenho formação para algo que presumo ser extremamente técnico), ou então por a própria NOS nem sequer ter conhecimento do que é mesmo necessário para implementar isto (pouco provável, mesmo as prioridades sendo outras).

 

Para finalizar (e para não me alongar no demasiado offtopic) peço que considerem que isto é uma thread sobre eSIM na NOS, e não sobre o eSIM no Watch na NOS. Chegamos a um ponto que os admins deste fórum têm legitimidade de apagar várias páginas pois torna-se complicado para quem vem aqui “de Páscoa em S. João” tentar por-se a par com tanto spam. E sim, tal como muitos outros aqui, também só quero saber do eSIM para o Watch, mas não é de todo necessário fazer as mesmas questões vezes sem conta. Resta aguardar, sentados. Espero que isto encerre o assunto até de facto haver novidades...

Caro spytech, acredite que não somos assim tão poucos os interessados. E apesar de Portugal ser um país pequeno somos um país “absorvedor” de tecnologia . Sendo que o racio de telemóveis per capita é dos altos da Europa. Não é por acaso que temos vários centro de investigação de diversas marcas no nosso país. Penso que a primeira operadora a disponibilizar este serviço vai ganhar bastantes clientes. Eu seria um deles. 
Um abraço e boas festas

Reputação 1
Crachá

E para o smartwatch Amazfit Nexo posso passar numa loja NOS para pedir o eSIM que seja com o mesmo número do meu smartphone? Ou está complicado? 

Comentário