Header
Respondido

Como vai funcionar o Roaming na UE a partir de 15 de junho de 2017?


Vou viajar para Las palmas depois de 15 de Junho. Vou ter custos de roming a ligar para Portugal. Ou a utilizar dados móveis? Pergunto devido a directiva da UE a partir dessa data.
icon

Melhor resposta por Tiago C. 2 June 2017, 12:34

Ver pergunta inicial

102 Comentários

Reputação 6
Crachá +2
Olá, Luis Conde. Bem-vindo ao Fórum NOS.

Como o fim das taxas de Roaming na União Europeia só entra em vigor a partir de 15 de junho de 2017, ainda não divulgamos as novas tarifas, mas vamos fazê-lo no inicio deste ano.

Esta mudança significa que vai poder usar o seu telemóvel para chamadas, SMS e internet e pagar o mesmo como se estivesse em Portugal.

Até lá, pode continuar a usar o roaming do seu telémóvel com as vantagens atuais.
Para saber quais são as tarifas, clique aqui.

Também existem pacotes que tem Roaming incluido para falar à vontade na União Europeia, sem preocupações.
Clique aqui e veja quais são.
Gostaria de saber qual será a política de preços aplicada aos tarifários nos após a data de 15 de Junho 2017.

Por exemplo, num tarifário com 2000 minutos incluídos, os mesmos poderão ser usados também em roaming sem qualquer custo adicional?
Reputação 7
Crachá +6
Olá, funkysystem. Bem-vindo ao Fórum NOS.

De momento não existem novidades sobre o roaming na União Europeia. Assim que existam novidades, divulgaremos nos canais habituais.
Boa tarde.

Recebi hoje um sms da NOS a dizer que a partir de 15/6/17 passarei a comunicar como se estivesse em Portugal mas que se podem aplicar limites ao tráfego.

Qual é esse limite e a quem se aplica e em que condições?
Obrigado
Reputação 7
Crachá +6
Olá pedro33, bem-vindo ao Fórum NOS! :)

Confirmamos que a partir de 15 de junho vão existir novas condições de roaming para os países da União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Veja aqui essas condições.
Considerando as novas regras de Roaming a partir de junho e tendo em conta que tenho um tarifário de chamadas ilimitadas, como se processa se telefonar alguém de um país na UE? É ilimitado na mesma? Só tenho de carregar o valor habitual mensal e uso como se estivesse em Portugal?
O mais obvio sera pagarmos todos com mais aumentos nos tarifarios domesticos...
E entretanto a "política de utilização responsável” ira' limitando os "abusos" olhando para o historico do cliente...
Existem muitas questoes para esclarecer pelos operadores, mas parece ser ainda cedo...

Estudo garante que portugueses vão pagar mais nas telecomunicações com o fim do roaming

Faltam 14 dias para acabar com as taxas de roaming na Europa

O roaming está a chegar ao fim. Mas o que é que isso significa para a sua “carteira”?
Novas condições de roaming para os países da União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein a partir de 15 de junho:

Tarifarios WTF e respectivas condições.
Novas condições de roaming para os países da União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein a partir de 15 de junho:

Tarifarios WTF e respectivas condições.

Tarifarios NOS e respectivas condições.
Boa tarde,

Possuo um pacote NOS 5 com 7Gb no cartão de internet móvel. As regras aplicaveis a este cartão são as mesmas que se podem ler no pdf (http://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Documents/Roaming_NOS_VM.PDF) a partir de 15 de junho?

Obrigado!
Reputação 2
Crachá
Com o fim das tarifas de roaming na UE a partir de 15/6 fica-me uma dúvida que gostaria de ver esclarecida. Tenho um contrato com a NOS com 3 telemoveis com chamadas gratuitas para todas as redes e com 2GB de tráfego internet em cada telemóvel. Com o fim do roaming, quando estiver num país da UE, posso efectuar chamadas e usr os 2Gb de tráfego gratuitamente? Ou terei de pagar alguma coisa?
Reputação 6
Crachá +1
Realmente Está a ser um mês como já não se via à muito. Ainda que por imposição legal, mais uma novidade, que irá fazer poupar uns tostões, pelo menos a mim, No meu caso UMA NOS 4:
(6) 200 minutos, 200 SMS e 200MB por mês deduzidos do pacote nacional. Condições válidas 15 dias por ano para utilizar na União Europeia exceto comunicações a partir de barcos, aviões e por satélite. Atingindo esses limites, aplicam-se as tarifas base de roaming.
Podem ler mais aqui de acordo com os vossos Pacotes.
Reputação 5
Crachá
oi, são sim é o q está lá! mto nice podermos estar mais à vontade no estrangeiro, eu limitava-me smp a zonas wireless, agora vai ser outro mundO 🆒
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

Podem ver aqui as novas condições de Roaming na União Europeia, válidas a partir de 15 de junho.

Para facilitar a consulta de informação por parte de todos os utilizadores, decidimos juntar os comentários sobre as novas condições de Roaming numa única publicação.
Tenho um plano individual mais com 2gb de dados moveis por mês qual vai ser o,plafond em roaming ?
Mesma pergunta mas para um tarifário kanguru mas neste caso sem limites em termos de dados ?
Leia estes artigos do site da NOS, para ficar esclarecido.


https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/tarifarios/Paginas/tarifarios-com-fatura.aspx

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/servicos/Paginas/roaming.aspx
Boa Tarde

Já li as novas condições para o roaming e continuo com uma questão que acho que também afecta muita gente.
Recebi uma mensagem a dizer que vão haver novas regras de roaming a partir de 15/06, mas que podem aplicar-se limites ao tráfego de dados.
A minha questão é:
Quais são esses limites?
A NOS não está a ser nada clara e se começa a cobrar indiscriminadamente em Roaming 0,95€ por MB, uns meros 100MB são 95€!
Nao sao 0,95€ por MB mas sim uma sobretaxa de 0,95 cêntimos/MB a acrescentar ao valor que paga em Portugal.
"...
Se o preço por MB do tarifário nacional é superior a 24,6 cêntimos, não será adicionada a
sobretaxa de roaming de 0,95 cêntimos e pagará o mesmo valor aplicado em Portugal.
Se o preço por MB do tarifário nacional + sobretaxa de roaming de 0,95 cêntimos/MB for
superior a 24,6 cêntimos, são cobrados, no máximo, 24,6 cêntimos/MB.
...
"
Reputação 7
Crachá +5
Olá, Cvon.

Como já existe uma conversa com este tema, movemos a sua publicação para o tópico mais antigo onde pode encontrar mais informação sobre Roaming. Assim, para além de garantirmos maior facilidade na consulta de informação, também melhoramos a navegação no Fórum NOS. 🙂
Reputação 5
Crachá
Confesso não perceber patavina do palavreado das novas regras, por exemplo, do acesso à internet quando se está em roaming tendo em Portugal tráfego ilimitado 😞 "...o dobro do tráfego ... dividindo ... não sei quê ... retalho..."!

Confesso as minhas limitações e gostaria que, neste caso em concreto (dados móveis, tráfego "ilimitado":
- quanto tráfego maximo poderei fazer por unidade de tempo (mês) sem incorrer em mais custos
- passado o tal plafond, qual o preço do tráfego adicional incorrido.
- outras regras igualmente, ou mais ou menos, maquiavelicas que possam existir que deverão ser do conhecimento do cliente


Que tal na informação de cada um dos tarifários nacionais estar o tráfego/minutos/sms que podem ser gastos quando em roaming, sem custos e quais os custos adicionais que se incorrem para quando se ultrapassa o dito "volume" , de forma clara, em termos absolutos sem rodeios e sem qualquer fonte de dúvida? Boa ideia, não?

Obrigado.
Gostaria que me dessem um exemplo real de quanto poderei consumir em dados móveis sem custos adicionais para um plano de 2GB de internet mensal ou que me explicassem melhor o vosso critério:
"
O consumo de dados em roaming no Espaço Economico Europeu vai ficar sujeito a uma Politica de Utilização Responsável (PUR). Poderá consumir, do seu pacote, em roaming um volume de dados equivalente a, pelo menos, o dobro do volume obtido dividindo o valor mensal do seu serviço móvel pela tarifa máxima de roaming regulamentada a nível grossista (sem IVA), até ao limite máximo do seu pacote nacional
"
Se eu telefonar da Suiça quanto pagarei por minuto ?
Obrigado pela informação.
Cumprimentos.
Boa tarde a todos,
Tenho a seguinte questão relativamente ao fim do roaming....talvez me possam esclarecer...

Segundo o que li e ouvi, com o fim do roaming, quando estiver a viajar fora do país (nos países aderentes) o custo das chamadas será o mesmo que pagaria se estivesse a fazer chamadas dentro de Portugal.
A minha questão é: e se eu estiver em Portugal e fizer uma chamada para a França ou Alemanha? Os custos são os mesmos que para uma chamada dentro de Portugal?

Obrigado a todos antecipadamente
Reputação 1
Boa tarde.
Como não encontro formulário para poder reclamar venho aqui demonstrar a minha indignação pelo facto de, sabendo eu que o roaming ia ser alterado, há dias atrás dirigi-me à loja da NOS para que me informassem o que significava esse facto uma vez que tendo eu chamadas ilimitadas e tendo família no estrangeiro teria interesse em saber como ia funcionar o serviço, mesmo após ter recebido as sms da Nos a dizer que a partir de hoje não existia roaming na Europa, e estas de pouco explicarem. Questionei o funcionário se, tendo eu um enteado a viver na Bélgica, poderia ligar para o nº belga dele e não me ser cobrada a chamada ao que me respondeu que sim. Hoje para meu espanto faço uma chamada e pouco depois de terminar sou cobrado em cerca de 10€ pela chamada. Depois de ligar para o apoio ao cliente sou informado correctamente de como funciona o serviço e pergunto eu o que andam os funcionários na loja a fazer que nem informar os clientes em condições sabem. Será que os responsáveis sabem? Quem me vai pagar estes dez euros que gastei devido à má formação de um funcionário?
PORQUE RAIO A NOS NÃO TEM UM EMAIL PARA ONDE POSSAMOS RECLAMAR?!!!
Se calhar fica melhor no facebook ou aqui no fórum onde nada vão fazer.

ATENÇÃO AOS MAIS INCAUTOS: só dá para fazer chamadas para o estrangeiro se forem números portugueses, ou de lá para cá de número português.
A questao passa por perceber o que e' o ROAMING.
Obviamente que se esta' em Portugal e faz uso de um serviço subscrito a um operador nacional, nao esta' em roaming, e as comunicaçoes para fora de Portugal (para numeros que nao estejam em roaming) sao comunicaçoes internacionais sujeitas a tarifario diferente do nacional.
O mesmo se passa, mesmo estando em roaming, se fizer comunicaçoes para um outro pais que nao o de origem (do serviço).

Comentário