Header

App NOS TV visualização gravações. Continuar visionamento após falha.


Reputação 5
Crachá
  • Gigabyte
  • 111 comentários
Continuar o visionamento de um programa gravado (ver do início enquanto o programa em causa ainda está em direto ou quando o programa em causa já acabou) após uma falha é uma tarefa um pouco mais complicada do que poderia ser.

Tenho ideia de que já consegui ter a opção de “Continuar a ver”, mas julgo que há algum tempo que não consigo ver essa opção e não tenho ideia de quais são as circunstâncias a partir das quais se poderá ter essa opção acessível e funcional, desconfio que aparecerá (não testei) caso a paragem do visionamento seja intencional e não por erro.

Há 2 cenários possíveis:
1 - ver gravação após programa já ter acabado (o programa que está a ser considerado em direto já é um outro que não o programa/gravação que se quer ver)
2 . Ver gravação de um programa que ainda não acabou (quer seja pela utilização da opção ver de início quer por se mover a barra de progresso do stream de vídeo - com buffer de 2 horas, suponho)

Situação desagradável: a visualização dar um erro, como o terrível ID 05, erro de excesso de dispositivos em simultâneo (tenho umas dúvidas aqui, mas fica para outro post).

Intenção: pretende-se continuar a visionar a gravação do ponto onde se estava antes de haver o erro ou próximo disso.

Resultado: tarefa complicada

No cenário 1, quando se volta à situação de se escolher a gravação que se quer continuar a ver, não há opção de Continuar a ver. Quando se volta a ver (do início, não há outra hipótese) a barra de progresso da visualização do vídeo tem duas infomacoes associadas: à esquerda o tempo desde o início da gravação e à direita o tempo total da gravação. Neste cenário, é mais fácil de voltar ao “sítio” onde se estava a ver se tiver a oportunidade de ver em que altura temporal do vídeo se estava antes do erro. Às vezes é possível ver já que, mesmo com o erro ID 05 a imagem desaparece mas o som continua e é ainda possível ver em que tempo desde início se ia. Dependendo das circunstâncias, neste cenário pode ser realizável a continuação da visualização sem grandes complicações, se bem que uma implementação da funcionalidade Contunar a ver para os casos de erro fosse bastante bem vinda e fazer algum sentido existir.

No cenário 2 as coisas são bem mais complicadas. Após um erro e a continuar a querer seguir o programa desde o ponto onde se estava é mesmo uma questão de andar à cata desse ponto andando com o “cursor” da barra de progresso da visualização do vídeo, o que é uma verdadeira chatice!
Neste caso , ao lado esquerdo da barra de progresso (quando se volta a visualizar o programa de início, por exemplo) indica o tempo que falta até ao ponto temporal onde está a emissão em direto. Ou seja, será um valor sempre constante, apenas dependendo do ponto escolhido para iniciar o visionamento da gravação do programa que ainda está em “direto” (quando o EPG ainda indica que o programa que se está a ver é considerado o programa que está em direto). Ora, esta informação é interessante (o tempo que meneia entre o ponto que se está a ver e o ponto temporal do direto) mas não é minimamente útil para quem queira saber qual o ponto temporal onde estava quando a visualização é interrompida por erro.
Neste cenário, a funcionalidade Continuar a ver seria ainda mais necessária, mas no mínimo a informação do tempo desde o início do programa (ou início do buffer de 2 horas) seria muito mais útil de ser apresentado.

A funcionalidade de “Continuar a ver” para os casos de erro será, consoante os cenários, de implementação não trivial e com os seus desafios, mas acredito que seriam capazes de uma solução a contento e muito melhor (mesmos com alguns condicionalismos) muito melho do que existe agora.
No mínimo, para o caso de se estar a visualizar a gravação do programa que ainda está em direto, o tempo a apresentar (ou pelo menos, um deles) ser algo de mais útil. Tomar como referência o tempo do que é considerado o início (Ver de início) parece-me o mais útil, mais fácil de implementar e melhor compreendido para o utente. Também tem os seus desafios, mas acredito que estará perfeitamente ao alcance.

Tenho consciência que há problemas mais “chatos” para resolver, mas uma ou ambas as alterações beneficiaria a usabilidade da aplicação.

Cumprimentos

3 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
@CAT quando meto na pausa e fecho a app o que estou a ver vai sozinho para o explorar e fica no continuar a ver. Se app crasha acho que não há nada a fazer :|
Reputação 5
Crachá
@CAT quando meto na pausa e fecho a app o que estou a ver vai sozinho para o explorar e fica no continuar a ver. Se app crasha acho que não há nada a fazer :|

Sim, neste momento, se der um erro (não é um crash, no sentido de a aplicação sair intempestivamente, de forma descontrolada para a aplicação) não há direito a “continuar a ver...”. Ao contrário de um crash, que é um erro não tratado pela aplicação (não previsto ou impossível de “apanhar”), haveria possibilidade da aplicação lidar com a situação. A aplicação sabe que houve um erro e qual foi.
Reputação 2
Crachá

Boa tarde, continuar o visionamento de um programa gravado enquanto o programa em causa “ainda está em direto” tem especificidades especiais? De facto, tenho notado que não passa para o “Continuar a Ver” nem me permite retomar o programa no ponto onde fiz Stop.

(noto que não estou a falar de paragens por erro; estou a falar da decisão deliberada de interromper o visionamento de um programa gravado enquanto o programa em causa “ainda está em direto”).

Obg.

Comentário