Serviço de TV com Interrupções


Boa noite,

Sou cliente NOS desde Setembro de 2016 (NOS 4 UMA c/ 4 telemóveis) e no apartamento onde vivíamos e onde foi instalado o serviço inicialmente estava tudo a funcionar 5 estrelas.
- Net atingia os 200/20
- 1 Box UMA + 1 Box Iris + 1 Box PowerBox e tudo a funcionar bem. A UMA de vez em quando lá reiniciava sozinha mas nada que não fosse resolvido em segundos.

Mudamos de residência em Dezembro e desde ai que o serviço piorou bastante, as tvs ligadas ao sinal analógico não se nota nada mas a TV com a box UMA tem falhas muito graves no sinal e alturas que é impossível ver um filme e na Iris a mesma situação.

Para poder mostrar melhor o problema gravei com o telemóvel:
UMA TV:

IRIS:

E dos 200/20 de internet normalmente consigo atingir 100-120 de download e 20 de upload mas já obtive valores ridiculos de 30 de download



Já liguei para o 16990 apoio e para além de me pedirem para fazer o que já tinha feito, verificação de cabos, reset as boxes etc dizem que está tudo normal e se voltar a acontecer para ligar de novo.

Ora o problema acontece todos os dias e normalmente quando nós damos por isso de noite que é quando estamos em casa. Ligar todos os dias não faz sentido porque as chamadas são pagas e para além disso se ligar durante o dia dizem que foi uma falha temporária.

Será que alguém consegue ver se existe algo que se possa fazer ou terei de cancelar o serviço porque é impossível continuar assim, pago por um serviço completo e é assim que eu gostaria de aceder ao mesmo

Cumps
Roberto Jorge

29 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá @wdk
Caso tenha alguma questão, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Estamos aqui para ajudar. 
Muito obrigado

Esta agora é que nao percebi  wdk, passados 3 anos do problema estar resolvido é que vem para aqui armado em advogado do diabo?Era uma simples peça do exterior que foi trocada e o problema acabou. Quando as coisas correm mal eu sou o primeiro a vir aqui reclamar, mas dizer mal gratuitamente nao lembra a ninguém, e a pandemia nao desculpa tudo. Se quer ajudar, existem aqui muitos utilizadores com problemas actuais e que precisam de ajuda.  
Reputação 7
Crachá +2

Foi á 3 anos atrás .. não há necessidade de reviver

Boa noite,

Sou cliente NOS desde Setembro de 2016 (NOS 4 UMA c/ 4 telemóveis) e no apartamento onde vivíamos e onde foi instalado o serviço inicialmente estava tudo a funcionar 5 estrelas.
- Net atingia os 200/20
- 1 Box UMA + 1 Box Iris + 1 Box PowerBox e tudo a funcionar bem. A UMA de vez em quando lá reiniciava sozinha mas nada que não fosse resolvido em segundos.

Mudamos de residência em Dezembro e desde ai que o serviço piorou bastante, as tvs ligadas ao sinal analógico não se nota nada mas a TV com a box UMA tem falhas muito graves no sinal e alturas que é impossível ver um filme e na Iris a mesma situação.

Para poder mostrar melhor o problema gravei com o telemóvel:
UMA TV:

IRIS:

E dos 200/20 de internet normalmente consigo atingir 100-120 de download e 20 de upload mas já obtive valores ridiculos de 30 de download

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Já liguei para o 16990 apoio e para além de me pedirem para fazer o que já tinha feito, verificação de cabos, reset as boxes etc dizem que está tudo normal e se voltar a acontecer para ligar de novo.

Ora o problema acontece todos os dias e normalmente quando nós damos por isso de noite que é quando estamos em casa. Ligar todos os dias não faz sentido porque as chamadas são pagas e para além disso se ligar durante o dia dizem que foi uma falha temporária.

Será que alguém consegue ver se existe algo que se possa fazer ou terei de cancelar o serviço porque é impossível continuar assim, pago por um serviço completo e é assim que eu gostaria de aceder ao mesmo

Cumps
Roberto Jorge

 

Qdo vc paga um serviço de TV e se o problema em nada tiver a ver com o seu lado de Cliente o Operador tem de verificar o porquê de não funcionar correto, toda a gente já sabe como são estes serviços e muita vez têm de insistir firmemente até que verifiquem e normalmente pode demorar ou não.

Geralmente quando isto acontece e porque o Cliente na maioria dos casos nada entende do lado técnico da instalação têm de ser verificado por um técnico este sendo do lado do Operador ou em caso de o Cliente querer contratar algum serviço externo que este queira.

Agora imaginemos que o problema está mesmo do lado Cliente, pode ser um cabo, uma ficha, um repartidor, a própria TV etc, mas pela sua imagem dá para perceber que o problema está relacionado com Sinal aqueles quadrados na TV são frequências que não encaixam por alguma razão, cabo, fichas, box etc, mas isso teria de ser verificado.

Vc disse que mudou de residência e normalmente nunca dois lugares têm a mesma instalação pode ser similar mas nunca igual, dou como exemplo numa vc ter 5 metros de cabo até uma TV e na outra ter 7m e só nisso cada cabo têm atenuação de sinal sem falar de tudo o resto envolvido.

Por isso, ponto 1 - tem de ser verificado por um técnico competente. 

“A UMA de vez em quando lá reiniciava sozinha mas nada que não fosse resolvido em segundos.”, por norma aparelhos não reiniciam sozinhos quando isso acontece tem quase sempre a ver com fornecimento elétrico, fichas, tomadas, extensões mas as vezes pode ser do próprio equipamento, a eletrónica é muito sensível a mudanças de corrente elétrica em último caso defeito mesmo do aparelho.

Teste os aparelhos, e rede, faça medições sinal, insista sempre que um técnico verifique a sua instalação como vai resolver um problema técnico com opiniões de operadores de linha/s por telefone? até podem dar pistas mas sem ir ao local e verificar toda instalação é impossível.

Reputação 1
No meu caso, o apoio tecnico diz que o problema é da tv
vergonha...
Boa Tarde, aparentemente os problemas estavam resolvidos...estava tudo a correr bem, sem interrupções, enfim tudo perfeito... até que começou a dar o novo episodio do GoT no SyFy... e voltou tudo á mesma. Cortes e BER muito mau.... o que achei estranho foi ter começado exactamente quando iniciou esse episodio... logo mais irei reclamar novamente para o apoio técnico...
Reputação 4
Crachá
Boas, os aparelhos são os mesmos de sempre que tive até hoje, não sou da mesma área de telecomunicações, mas tenho um grande percurso de electrónica e electricidade, a única possibilidade que possa ser também da TV mas terei de colocar outra no mesmo lugar para ter a certeza, porque a minha TV Samsung começou a reiniciar e desligar constantemente, fiz a reparação mas tive que entrar no menu secreto para fazer algumas calibragem pode ser o Tuner que não esteja calibrado ou correto, mas terei de ver qual será o Tuner penso que não faz diferença mas!
Ja verificou quais as frequencias que estao com esse nivel de sinal? Ou estao todas assim?
Como estavam antes de começar a sentir esse problema?
E o nivel de sinal medido com a box ligada nessa mesma tomada?
Nao havera por ai nenhum equipamento eletronico junto do televisor ou da cablagem que possa estar a causar interferencias?
Verifique tambem o nivel de sinal no router, se aplicavel.
Reputação 4
Crachá
depois de ler aqui alguns comentários, eu estou com um problema quase na mesma situação estou a ver canais sem box desde que a Nós lançou esses pacotes assim organizei os canais á minha maneira, que é um dos grandes defeito da Nos, na box não temos alternativa, o meu problema, porque quando mudo de canal nem sempre, diz-me sinal fraco verifique antena depois passados alguns 30 segundos lá tenho o canal, eu já verifiquei o cabo não é uma instalação por aí alem mas foi assim que o tecnico me deixou bem isso é outra historia, acedi ao menu da TV e o nível de erro bits 2000 bit e potencia sinal 79 , será mesmo da operadora, só mesmo á cerca de 15 dias é que estou a sentir este problema.
Bit Error Rate (taxa de erros de bit)
Bom, la entrei em contacto com o serviço técnico no Sábado á noite. Quem me atendeu foi bastante profissional e la disse que, de facto, havia uma avaria na zona e que a mesma seria solucionada até ao dia 7.
Hoje mesmo recebi um SMS a dizer que já tinha reparado a avaria na zona.

Vou confirmar logo á noite!

Obrigado a todos pela ajuda.

Já agora, o que significa BER?
Esse BER está uma vergonha, normalmente está sempre a 100%, parece-me que a célula da zona está com grandes problemas, e sendo assim ainda vai demorar a reparar a avaria.

Tem de insistir com a NOS e exija que, enquanto o serviço nao for reposto na normalidade, eles têm de fazer um desconto na factura mensal.
Bom continuo com problemas .... estou a "tentar" ver a volta a Portugal e continuo cheio de cortes. Ligar e desligar a box não resolve. Lá vou ligar ao apoio técnico a ver o que dizem.
Ok, pode ser um problema de interpretaçao, mais ou menos como no comando da IRIS, subir para baixo e descer para cima... ;)
O curioso é que SNR abaixo de 35 dB foram registados no momento "sem falhas". E normalmente valores dessa magnitude, ainda que abaixo de 35 dB, nao causam "grandes" problemas, por si so.
Indicam apenas que a relaçao diminuiu, o que pode acontecer por sinal mais fraco e nao por maior ruido.
Escrevo este comentário para que a relação sinal-ruído deste fórum se mantenha alta! ;)

Quer isto dizer que numa relação sinal-ruído (S/N ou SNR, do inglês signal-to-noise ratio) quanto maior for o que importa (sinal) relativamente ao que se pretende evitar (ruído) e vice-versa, melhor será o meio (amplificador, linha de transmissão, etc) onde essa relação ocorre.
...Um sinal correcto em DOCIS 3.0 fica situado nestes valores:
...
SNR (Ruido): acima de 35dB

... o downstream está um bocado alto, e o pior deles todos, o SNR também está alto, o que quer dizer que tem muito ruido na linha...

Creio existir no seu comentario alguma contradição… ou fui eu que entendi mal?
Valores de SNR (S/N) elevados significa muito ruído na linha?

Sinais muito fortes também podem ser prejudiciais se ultrapassados determinados limites (distorção).


Realmente pode haver aqui uma má interpretaçao, quando digo que o SNR está alto, quero disser que o ruido está alto, ou seja o SNR está abaixo dos 35dB (+ ruido) quando deveria estar próximo dos 39/40dB (- ruido)
Caro Roberto Jorge, conseguiu descobrir e resolver o problema? É que esta a acontecer-me o mesmo. Já veio um técnico a casa, mudou tudo e aparentemente ficou tudo bem... mas passados uns dias voltou ao mesmo....

Obrigado


Olá João, por acaso foi falha minha não ter vindo ainda ao forum mas felizmente foi resolvido o problema. Na altura pensei vou aguardar umas semanas a ver se está mesmo resolvido e depois com o passar do tempo acabei por esquecer (Se fosse para me queixar não me esquecia 🙂 )

Foi uma situação muito frustrante e se estás a passar pelo mesmo percebo perfeitamente.

A solução passou por eles substituírem uma peça no exterior ao fim da rua num poste (200 mts) que estava a provocar quebras de sinal quando havia oscilações. Mesmo com pouco vento fazia.

No dia que solucionaram estavam cá 5 pessoas, 1 auditor da NOS, 1 técnico de interior (incensáveis os 2 homens que fizeram aqui as intervenções) 1 técnico de exterior que tinha estado desde o inicio dos problemas e que falhou em detectar o problema e mais 2 que vieram depois.

Após a insistência do auditor o técnico de exterior foi verificar mais uma vez essas peças no topo dos postes e encontrou uma delas danificada, aliás mal ele tocou lá notou-se uma diferença grande nas tvs com sinal analógico e depois de substituido até este momento 5 estrelas.

Foi falha do técnico de exterior que não conseguiu detectar o problema das 3 vezes que esteve cá e apenas com a insistência do auditor lá se conseguiu chegar a uma solução.

João, eu estava no ponto de se não ficasse resolvido iria cancelar o serviço por falta de me prestarem o que estava contratado. Não foi necessário mas seria esse o caminho mesmo com a dor de cabeça que me iria trazer.
O meu conselho vai no sentido de insistires, ao fim de uma série de reclamações eles vão enviar um auditor e se nessa altura não ficar resolvido por insistência dele na verificação de todas as ligações internas e externas então avança com reclamação por escrito e depois dá seguimento a rescisão de contrato (espero que não chegue a tal)
Abraço
RJ


Caro Roberto, pode ser mesmo isso que está a passar. Moro perto da praia, numa zona com muito vento (Nortada!!) e essas oscilações do serviço podem advir daí.
Vou voltar a pedir apoio técnico para ver se resolvem o problema.
Obrigado pela Dica.
Escrevo este comentário para que a relação sinal-ruído deste fórum se mantenha alta! ;)

Quer isto dizer que numa relação sinal-ruído (S/N ou SNR, do inglês signal-to-noise ratio) quanto maior for o que importa (sinal) relativamente ao que se pretende evitar (ruído) e vice-versa, melhor será o meio (amplificador, linha de transmissão, etc) onde essa relação ocorre.
...Um sinal correcto em DOCIS 3.0 fica situado nestes valores:
...
SNR (Ruido): acima de 35dB

... o downstream está um bocado alto, e o pior deles todos, o SNR também está alto, o que quer dizer que tem muito ruido na linha...

Creio existir no seu comentario alguma contradição… ou fui eu que entendi mal?
Valores de SNR (S/N) elevados significa muito ruído na linha?

Sinais muito fortes também podem ser prejudiciais se ultrapassados determinados limites (distorção).
Caro Roberto Jorge, conseguiu descobrir e resolver o problema? É que esta a acontecer-me o mesmo. Já veio um técnico a casa, mudou tudo e aparentemente ficou tudo bem... mas passados uns dias voltou ao mesmo....

Obrigado


Olá João, por acaso foi falha minha não ter vindo ainda ao forum mas felizmente foi resolvido o problema. Na altura pensei vou aguardar umas semanas a ver se está mesmo resolvido e depois com o passar do tempo acabei por esquecer (Se fosse para me queixar não me esquecia 🙂 )

Foi uma situação muito frustrante e se estás a passar pelo mesmo percebo perfeitamente.

A solução passou por eles substituírem uma peça no exterior ao fim da rua num poste (200 mts) que estava a provocar quebras de sinal quando havia oscilações. Mesmo com pouco vento fazia.

No dia que solucionaram estavam cá 5 pessoas, 1 auditor da NOS, 1 técnico de interior (incensáveis os 2 homens que fizeram aqui as intervenções) 1 técnico de exterior que tinha estado desde o inicio dos problemas e que falhou em detectar o problema e mais 2 que vieram depois.

Após a insistência do auditor o técnico de exterior foi verificar mais uma vez essas peças no topo dos postes e encontrou uma delas danificada, aliás mal ele tocou lá notou-se uma diferença grande nas tvs com sinal analógico e depois de substituido até este momento 5 estrelas.

Foi falha do técnico de exterior que não conseguiu detectar o problema das 3 vezes que esteve cá e apenas com a insistência do auditor lá se conseguiu chegar a uma solução.

João, eu estava no ponto de se não ficasse resolvido iria cancelar o serviço por falta de me prestarem o que estava contratado. Não foi necessário mas seria esse o caminho mesmo com a dor de cabeça que me iria trazer.
O meu conselho vai no sentido de insistires, ao fim de uma série de reclamações eles vão enviar um auditor e se nessa altura não ficar resolvido por insistência dele na verificação de todas as ligações internas e externas então avança com reclamação por escrito e depois dá seguimento a rescisão de contrato (espero que não chegue a tal)
Abraço
RJ
Oi Dxnog,

Obrigado pela dica. Eu penso sinceramente que os 2 técnicos (interior e exterior) tenha verificado essa situação. Cada um trazia um aparelho para medir valores e mediram tanto em casa com á saida do poste que vem da rua para a habitação.

Eu tenho estado a ver a informação no router e vou colocar uma foto com os valores que tenho neste exacto momento.
Ontem á noite para variar tivemos mais uma daquelas quebras que não dá para ver nada e tirei também um screenshot. Existe uma diferença de valores agora se é suficiente para estas quebras e se são valores normais não faço ideia.

Serviço Normal:



Serviço com Interrupções:



Cumps
RJ


Um sinal correcto em DOCIS 3.0 fica situado nestes valores:
Downstream: -5dBmV a +5dBmV
Upstream: entre 40dBmV a 50dBmV
SNR (Ruido): acima de 35dB

Eu tenho na minha zona um sinal bom, com os seguintes valores:
Downstream: -2dBmV a +2dBmV
Upstream: 40dBmV
SNR: 38dB

E nunca tenho problemas com a TV ou a internet

No seu caso existem 2 valores que nao estao dentro dos parametros, o downstream está um bocado alto, e o pior deles todos, o SNR também está alto, o que quer dizer que tem muito ruido na linha.

Eu já cheguei a ter 33dB e mal conseguia ver TV ou navegar na internet, e demorou uma semana até a NOS descobrir que estava uma coluna de um prédio da zona, com problemas.

Tem de insistir com eles até verem de onde vem o problema, e também insista para fazerem um desconto na factura mensal, devido a estes problemas.
Caro Roberto Jorge, conseguiu descobrir e resolver o problema? É que esta a acontecer-me o mesmo. Já veio um técnico a casa, mudou tudo e aparentemente ficou tudo bem... mas passados uns dias voltou ao mesmo....

Obrigado
Atualização:
Esta semana voltei a ter problemas na imagem nas duas boxes, liguei e foi-me dado mais uma vez um numero de apoio para ligar em caso de falhas.

Falhas existem todos os dias, normalmente são pequenas, arrastamento de imagem, quebras de som momentâneas e sinceramente já nem tenho ligado a essas (Infelizmente já não me lembro do ultimo filme que vi sem quebra na imagem)

Ontem á noite novamente mais uma daquelas interrupções que não se consegue ver TV, nem na UMA nem na IRIS, como já passava das 22h30 não pude ligar. Liguei hoje de manhã a explicar novamente a história toda.

Resumindo foi marcada mais uma vez a visita dos técnicos a fim de tentarem resolver esta situação. Próxima segunda feira.

Depois actualizo com informação.
RJ
Oi Dxnog,

Obrigado pela dica. Eu penso sinceramente que os 2 técnicos (interior e exterior) tenha verificado essa situação. Cada um trazia um aparelho para medir valores e mediram tanto em casa com á saida do poste que vem da rua para a habitação.

Eu tenho estado a ver a informação no router e vou colocar uma foto com os valores que tenho neste exacto momento.
Ontem á noite para variar tivemos mais uma daquelas quebras que não dá para ver nada e tirei também um screenshot. Existe uma diferença de valores agora se é suficiente para estas quebras e se são valores normais não faço ideia.

Serviço Normal:



Serviço com Interrupções:



Cumps
RJ
Reputação 7
Crachá +4
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Reputação 7
Crachá +4
Isso não será excesso de sinal?
Há alguns anos aconteceu-me isso e de noite mesteriosamente perdia o acesso aos canais, principalmente os HD.

Demorou 3 meses até os técnicos na altura da zon perceberem o que era.
Estiveram 4 vezes na minha casa, verificaram e substituiram cabos e fichas que não resultou.
Substituiram o distribuidor de sinal que vem do poste do exterior até minha casa que tambem não resultou.
Até que se lembraram de medir o sinal no poste de onde vinha o cabo para minha casa e verificaram haver excesso de sinal que provocava excesso de ruido e como consequência perda de qualidade de sinal e claro a perca de canais.
Tiveram que modelar novamente o sinal frequência a frequencia no poste e finalmente resolveram o problema.
Desde que escrevi aqui no fórum passou já mais de 1 mês, entretanto continua tudo no mesmo.

Passou o tempo que me pediram para esperar porque havia anomalias na zona, entretanto já estiveram cá 2 técnicos 1 de interior que garante que dentro de casa está tudo ok, ou seja não há nada que se possa instalar para melhorar porque está tudo dentro da normalidade, no entanto no router acusa situações de valores instáveis que podem ser a causa das quebras que temos. Esteve cá o técnico de rua e verificou fora da casa os pontos assim como noutro local que não é visível daqui e disse que havia qualquer coisa de errado no sinal que vem de fora de casa mas que iriam tentar resolver, no entanto até este momento continua tudo igual.

Para ver TV é necessário ter sorte, se o sinal deixar tudo bem, mas se não deixar então não há tv.

Liguei novamente ontem á noite quando quisemos ver um filme ao deitar e para variar não conseguimos.

Sou bastante paciente, desde Dezembro de 2016 que estamos assim, mas confesso que estou a chegar ao limite. E claro a gravar as quebras assim como o próximo passo será uma reclamação por escrito e de seguida então seguirá o meu pedido de rescisão por falta de cumprimento dos serviços pelos quais estou a pagar.

O que tenho pena é que gosto da NOS e sou cliente há bastantes anos em outras habitações e neste momento sinto que a NOS anda a enrolar e a enrolar cada vez que me falam ao telefone existe sempre uma história diferente.

Ficam em baixo mais algumas imagens que de vez em quando gravo para poder mostrar a alguém que se interesse.



Cumps
RJ

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