Header
Pergunta

Reset de configuração de Som


Reputação 2
Boas

Não sei se este assunto já foi alvo de discussão, mas se sim não consegui encontrar o mesmo nas pesquisas que efetuei...
Tenho a UMA há um dia e reparei que de um dia para o outro uma configuração que fiz na box relacionada com o som voltou à configuração inicial, estou a falar da opção Dolby Digital a On que voltou a Off de um dia para o outro. Há alguma justificação para isto? Também acontece a mais utilizadores UMA?
Obrigado.

28 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Experimenta repor os valores de origem e depois voltar a ativar isso.
Reputação 2
Obrigado pela resposta. É suposto entao nao perder a configuração ou é assim e pronto? Reparei que se configurar a imagem para 4k, no dia seguinte volta a full hd. Em tempos este mesmo problema do som tb me aconteceu com a Iris, cheguei a trocar de box e tudo pois um tecnico tinha dito que seria problema da Iris. Já depois de ter trocado a box com toda a chatice que isso implicou, com perda de informação do disco, etc. outro técnico mencionou que era mesmo assim... Porque é que isto acontece é que não percebo... não queria estar a fazer reset à Uma e depois ficar tudo na mesma...
Mais alguém tem algo a acrescentar? O pessoal na Nos não acompanha o forum?

Obrigado!
Reputação 7
Crachá +5
Obrigado pela resposta. É suposto entao nao perder a configuração ou é assim e pronto? Reparei que se configurar a imagem para 4k, no dia seguinte volta a full hd. Em tempos este mesmo problema do som tb me aconteceu com a Iris, cheguei a trocar de box e tudo pois um tecnico tinha dito que seria problema da Iris. Já depois de ter trocado a box com toda a chatice que isso implicou, com perda de informação do disco, etc. outro técnico mencionou que era mesmo assim... Porque é que isto acontece é que não percebo... não queria estar a fazer reset à Uma e depois ficar tudo na mesma...
Mais alguém tem algo a acrescentar? O pessoal na Nos não acompanha o forum?

Obrigado!

Bom dia, a experiência que pode fazer em casa é a recomendada pelo Oscar 7 repor a configuração de fábrica e voltar a ativar. Se o problema continuar, deve ligar o 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS, pode ser qualquer deficiência técnica que só mesmo o serviço possa resolver, ou aguarde a intervenção de qualquer outro usuário que tenha o serviço UMA e possa responder à sua questão.

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Humberto J Costa.

A comunidade deu uma boa ajuda.

Depois da reposição de parâmetros, a dificuldade manteve-se?
Reputação 2
Bom dia! A minha previsão estava certa, a vantagem aqui é que repondo os parâmetros de origem não perdi a lista de favoritos... fiz ontem a reposição dos parametros duas vezes, voltei a configurar o som e imagem conforme pretendo e hoje voltou a Resolucao de video para 1080i 50hz e não o 1080p 60hz que deixei e o som que tinha configurado para Dolby Digital a On e voltou a Off. Também reparei que na configuracao de canais a gravar automaticamente, os mesmos voltam ao estado/lista inicial, sempre que entro na configuração, sendo que neste caso não é algo que se perca de um dia para o outro...
Vou ligar para o suporte conforme sugerido.
Obrigado.
Reputação 2
Boa tarde

Pelos vistos, andamos todos a perder tempo...
Após várias tentativas e a falar com vários técnicos do suporte da Nos, a ultima posição sobre o assunto é que efetivamente é assim que a box está programada, ou seja durante a noite é efetuado reset à configuração de audio e video para o que entendem ser a melhor configuração, tal como acontecia já com Iris, a questão aqui é que a Iris ainda tinha saída optica e a Uma já não tem. Não entendo porque é que existe esta parametrização se não é assumida...
Obrigado a quem tentou ajudar. Aos técnicos da Nos, aconselho a informarem apenas do que sabem e não andarem a passar informação errada, algo que só deteriora a imagem da Nos.
Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde

Pelos vistos, andamos todos a perder tempo...
Após várias tentativas e a falar com vários técnicos do suporte da Nos, a ultima posição sobre o assunto é que efetivamente é assim que a box está programada, ou seja durante a noite é efetuado reset à configuração de audio e video para o que entendem ser a melhor configuração, tal como acontecia já com Iris, a questão aqui é que a Iris ainda tinha saída optica e a Uma já não tem. Não entendo porque é que existe esta parametrização se não é assumida...
Obrigado a quem tentou ajudar. Aos técnicos da Nos, aconselho a informarem apenas do que sabem e não andarem a passar informação errada, algo que só deteriora a imagem da Nos.

Confesso que não entendi nada, durante a noite a Box desconfigura o que o cliente configurou ? Tal com acontecia na IRIS ? Se a informação foi obtida do apoio técnico, deve estar certa.
Reputação 2

Boa tarde

Pelos vistos, andamos todos a perder tempo...
Após várias tentativas e a falar com vários técnicos do suporte da Nos, a ultima posição sobre o assunto é que efetivamente é assim que a box está programada, ou seja durante a noite é efetuado reset à configuração de audio e video para o que entendem ser a melhor configuração, tal como acontecia já com Iris, a questão aqui é que a Iris ainda tinha saída optica e a Uma já não tem. Não entendo porque é que existe esta parametrização se não é assumida...
Obrigado a quem tentou ajudar. Aos técnicos da Nos, aconselho a informarem apenas do que sabem e não andarem a passar informação errada, algo que só deteriora a imagem da Nos.
Confesso que não entendi nada, durante a noite a Box desconfigura o que o cliente configurou ? Tal com acontecia na IRIS ? Se a informação foi obtida do apoio técnico, deve estar certa.

Foi obtida, mmas não à primeira... foi preciso falar com 3 tecnicos diferentes...
Reputação 7
Crachá +5
@Humberto J Costa Aconselho-o a falar com um 4º.
Reputação 2
Pois... é o que temos!
Reputação 2
@Jose Rodrigues , permita que lhe questione... se for utilizador Uma, consegue colocar o som dolby digital no hdmi sem que essa definição seja sobreposta de um dia para o outro?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Humberto J Costa,

Para podermos analisar a situação, pedimos que nos envie o seu número de Cliente NOS ou o NIF do titular do serviço por mensagem privada.
Reputação 7
Crachá +5
@Jose Rodrigues , permita que lhe questione... se for utilizador Uma, consegue colocar o som dolby digital no hdmi sem que essa definição seja sobreposta de um dia para o outro?
Não tenho a UMA, sou cliente IRIS, não me posso pronunciar sobre esse tema, apenas questiono que algo parece estar errado, quem lhe pode responder com clareza é o utilizador @dxnog mas, como o moderador Tiago C. já se prontificou a envolver-se na resposta certa à sua questão, vamos aguardar.
Reputação 2
@Tiago C. enviei MP. Obrigado
Desculpem a intromissao...
Quando fui cliente nunca tive UMA, por isso nao tenho conhecimento de causa, mas...
  • existem relatos de clientes que descrevem as duas situaçoes: nuns casos mantem, noutros nao;
  • diz-me a logica da batata que as configuraçoes em principio sao para se manterrem, podendo existir factores externos que levem a reposiçao em determinadas condiçoes.
Assim, importa perceber em que condiçoes se verificam os diferentes comportamentos do equipamento.
A versao de software é a mesma?
A alteraçao ocorre apenas nos updates matinais, ou basta que se desligue a box/tv?
Estara dependente das capacidades do televisor em relaçao ao Som/porta HDMI? E se mudar de TV?
E o cabo HDMI, tera alguma influencia?

O que deve ser investigado sao os diferentes comportamentos do mesmo equipamento em situaçoes diversas (diferentes instalaçoes/ligaçoes externas).
Reputação 2
@Tiago C. O firmware da Box Uma foi entretanto atualizado. Não era suposto esta situação ter ficado resolvida?
Obrigado!
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Humberto J Costa,

Qual é a versão da UMA que tem atualmente?
Reputação 7
Crachá +4
No meu caso, a configuração mantem-se sempre na mesma como configurei, independentemente dos updates que a box faça sozinha ou de reposição de parâmetros que eu faça.
Por isso cada caso é um caso...
Reputação 2
@Tiago C. O modelo é ZD4500ZNO e versão de HW 0x190009. Era a informação que pretendia?
Obrigado.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Humberto J Costa,

Neste caso não. É a versão do software que tem instalada.

Pode confirmar a sua versão atual, seguindo estes passos:
  1. aceder à roda dentada
  2. carregar em "Ajuda Técnica"
  3. escolher "Resumo"
  4. ver a versão do software
Reputação 2
@Tiago C. entendi...
Fui para junto da box, que estava desligada. Liguei e neste momento está tudo negro, sem imagem... mais uma vez, vou ter de desligar da corrente....
Já volto ao contacto...
Reputação 2
@Tiago C. entretanto, ja reiniciou...
Segue a informação solicitada:
Versão do UX: 1559809390
Versão do MW: 3-2-1020

Aagradeço mais uma vez. Chamo a atenção para o facto de desde o momento zero com a UMA, ainda com o técnico que a veio instalar, questionei sobre este problema, pois já o tinha tido com a Iris e o técnico me disse que a questão em causa estava ultrapassada, algo que pelos vistos, ainda não. Veja o relatório da equipa técnica pois na ultima vez que falei telefonicamente com eles, reconheceram o problema e remeteram a resolução para esta atualização, o que pelos vistos não veio a acontecer... quando um técnico vem instalar a box em 20 minutos, sabem colocar duzentos e muitos euros mencionados na fatura como oferta, para depois em caso de rescisão do contrato, virem cobrar... pensem que o tempo dos clientes com este tipo de questões, tb é caro... e já vai em muito mais do que 20 minutos...
Posso contar que irei ter o problema resolvido quando?
Permita-me questionar o seguinte:
@Tiago C.
...questionei sobre este problema, pois já o tinha tido com a Iris ...

Se o problema tambem acontecia na anterior box, se ha clientes que dizem nao ter esse problema...
Os perifericos ligados a box sao os mesmos? Ja testou com outros televisores?
Reputação 2
@Tiago C. sim, são os mesmos. Não tenho outros para poder testar. De que forma é que os equipamentos podem interferir? Há testes para despistar? Por forma a que seja identificada a origem do problema? Tem algum equipamento vosso que possa ser utilizado no teste? Para que dessa forma a culpa nao possa ser declinada por vós?
Obrigado.
@Tiago C. sim, são os mesmos. Não tenho outros para poder testar. De que forma é que os equipamentos podem interferir? Há testes para despistar? Por forma a que seja identificada a origem do problema? Tem algum equipamento vosso que possa ser utilizado no teste? Para que dessa forma a culpa nao possa ser declinada por vós?
Obrigado.

Vosso??
Por vós??

Nao tenho nada a ver com o operador! O que o leva a pensar que sim?
Tento ajudar... apenas!

E sim, pode estar relacionado com o televisor! Nao ha bruxas. Se a box é igual (HW e SW) a de outros clientes e so com alguns se verifica este problema, pode ser devido as carateristicas do televisor.
É por isso importante despistar essa possibilidade antes de avançar para outras mais onerosas

Comentário