Header
Respondido

Porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)?


Boas,

 

Já ajudei alguns idosos, todos clientes da NOS, para regular a ligação da box à televisão deles aqui no prédio, apesar de terem televisões recentes da Samsung reparo que há a necessidade de configurar o input correto (HDMI) já que esse é o problema típico o input da televisão está desregulado.

Ora eu pergunto, porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)? Hoje em dia qualquer dispositivo tem a capacidade de configurar as TVs para o input correto, por exemplo o Chromecast, assim este problema deixaria de existir bastando quanto muito desligar e voltar a ligar a BOX, uma instrução muito mais simples do que configurar os inputs da TV!

 

Mais detalhes HDMI-CEC: https://www.verizon.com/support/residential/tv/equipment/remote-control/tv-input-control

 

Cumprimentos.

 

BOX em causa: Box HD (Iris) 2.0

icon

Melhor resposta por Marco_Alves 3 April 2022, 09:33

Ver pergunta inicial

93 Comentários

Lamentável a falta de resposta técnica para este facto, passados 2 anos!

Clientes insatisfeitos e o provedor não foi capaz de apresentar uma solução até ao momento.

Boas 

Sempre a mesma resposta.

Para alem disto não consigo fazer o retorno do som da box (ARC) via HDMI ao amplificador, já troquei os cabos HDMI para versão 2.0 e nada. 

Reputação 6
Crachá

Olá, mas isso está também relacionado com a TV também não é?

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é a versão do seu comando?

2 ANOS!!!

Não acredito que após todo este tempo não tenham sido capazes de implementar HDMI-CEC através de um update de firmware. Estamos a falar de uma funcionalidade básica que está a estragar completamente a experiência de muitas pessoas. Incrível como a NOS não vê isso e está 2 ANOS a empurrar o problema com a barriga. 

Eu tenho uma Iris e deixei de comandar a box com a minha smart tv samsung deste do inicio de setembro de 2020. Aconteceu com a atualização Automática do firmware da minha TV. Questionei a Samsung e informaram que a NOS não atualizou ou disponibilizou os codigos para que o comando remote samsung possa controlar as boxes NOS. Fico com a ideia que o defeito está na Samsung. Pois as boxes são fabricadas por empresas externas a NOS

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Pedro MTF,

Pedimos desculpa pela demora na resposta.

Vamos dar-lhe alguns códigos para testar:

0812, 1678, 0618, 2046, 2103, 1506, 2137, 0644, 1584, 0009, 0037, 0370, 0766, 0814, 0264, 0516, 0163, 0008, 0217, 0029

 

Diga-nos se funcionou.

Obrigada

Olá @Pedro MTF,

Pedimos desculpa pela demora na resposta.

Vamos dar-lhe alguns códigos para testar:

0812, 1678, 0618, 2046, 2103, 1506, 2137, 0644, 1584, 0009, 0037, 0370, 0766, 0814, 0264, 0516, 0163, 0008, 0217, 0029

 

Diga-nos se funcionou.

Obrigada

Cara Inês,

 

Onde adiciono os códigos que enviou para testarmos? Tenho o mesmo problema com o comando smart de uma Samsung Qled. 

Muito obrigado,

LuisM

Reputação 7
Crachá +2

Olá @lmorgado,

A sua box é Iris?

Caso seja, siga estes passos:

  1. Ligue a televisão
  2. Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
  3. Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
  4. Pressione a tecla “ligar/desligar
  5. Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
  6. O comando está programado

 

Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.

 

Diga-nos se funcionou.

Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

Olá @lmorgado,

A sua box é Iris?

Caso seja, siga estes passos:

  1. Ligue a televisão
  2. Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
  3. Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
  4. Pressione a tecla “ligar/desligar
  5. Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
  6. O comando está programado

 

Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.

 

Diga-nos se funcionou.

Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

 

 

Cara Inês B.,  muito obrigado pela célere resposta.

A minha BOX é uma ARRIS ZC4430KNO e a TV uma Samsung Qled 2020.
Pretendia mudar os canais da BOX UMA utilizando do comando Smart da Samsung.
Tentei configurar de forma automática e depois manualmente introduzindo a marca e modelo da BOX no interface da TV mas não conseguiu ligar.
Em suma, tenho o mesmo problema que o Rui M. Carvalho .

Tenho outra questão relativa à BOX ARRIS 4k. No menu “Configurações”  a “Resolução de Vídeo” tem a opção máxima de 1080p. Sendo uma BOX 4k e tendo uma TV a 4k este valor é normal?

Muito obrigado.
Cumprimentos,
Luis Morgado

 

Resolução de Vídeo na ARRIS 4k


 

 

 

 

 



 

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @lmorgado,

A sua box é Iris?

Caso seja, siga estes passos:

  1. Ligue a televisão
  2. Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
  3. Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
  4. Pressione a tecla “ligar/desligar
  5. Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
  6. O comando está programado

 

Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.

 

Diga-nos se funcionou.

Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

 

 

Cara Inês B.,  muito obrigado pela célere resposta.

A minha BOX é uma ARRIS ZC4430KNO e a TV uma Samsung Qled 2020.
Pretendia mudar os canais da BOX UMA utilizando do comando Smart da Samsung.
Tentei configurar de forma automática e depois manualmente introduzindo a marca e modelo da BOX no interface da TV mas não conseguiu ligar.
Em suma, tenho o mesmo problema que o Rui M. Carvalho .

Tenho outra questão relativa à BOX ARRIS 4k. No menu “Configurações”  a “Resolução de Vídeo” tem a opção máxima de 1080p. Sendo uma BOX 4k e tendo uma TV a 4k este valor é normal?

Muito obrigado.
Cumprimentos,
Luis Morgado

 

Resolução de Vídeo na ARRIS 4k


 

 

 

 

 



 

 


a sua box é UMA, e não vai poder comandar com o comando da TV. as resoluções que aparecem penso que só apareça  as suportadas pela TV, certeza que é 4k?

Olá @lmorgado,

A sua box é Iris?

Caso seja, siga estes passos:

  1. Ligue a televisão
  2. Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
  3. Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
  4. Pressione a tecla “ligar/desligar
  5. Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
  6. O comando está programado

 

Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.

 

Diga-nos se funcionou.

Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

 

 

Cara Inês B.,  muito obrigado pela célere resposta.

A minha BOX é uma ARRIS ZC4430KNO e a TV uma Samsung Qled 2020.
Pretendia mudar os canais da BOX UMA utilizando do comando Smart da Samsung.
Tentei configurar de forma automática e depois manualmente introduzindo a marca e modelo da BOX no interface da TV mas não conseguiu ligar.
Em suma, tenho o mesmo problema que o Rui M. Carvalho .

Tenho outra questão relativa à BOX ARRIS 4k. No menu “Configurações”  a “Resolução de Vídeo” tem a opção máxima de 1080p. Sendo uma BOX 4k e tendo uma TV a 4k este valor é normal?

Muito obrigado.
Cumprimentos,
Luis Morgado

 

Resolução de Vídeo na ARRIS 4k


 

 

 

 

 



 

 


a sua box é UMA, e não vai poder comandar com o comando da TV. as resoluções que aparecem penso que só apareça  as suportadas pela TV, certeza que é 4k?

 

Olá Guimas,


Sim, é uma Samsung Qled80t que tem uma resolução 4k.
Portanto deveria ter a resolução 2160p neste menu, certo? 

PS: No menu da PS4pro o 4k aparece na definição de vídeo.

Obrigado.
Cumprimenos,
Luis

Reputação 7
Crachá +2

@lmorgado,

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Em relação à sua outra questão, como nem todos os conteúdos podem ser visualizados em 4K, essa resolução não está disponível no menu.

Saiba o que pode ver em Ultra HD 4K, nas Perguntas Frequentes, aqui.

Obrigada

Lamentável de facto sair da box íris e passar para esta box que volta exigir a utilização de 2 comandos!

Prometem-nos um equipamento supostamente com um serviço melhor e obtemos exactamente o oposto!

Gostava de saber o que está a ser feito pela NOS passado um ano desde que o debate surgiu até em outros tópicos....

 

A questão da introducao do bluetooth so veio dificultar a tarefa. (penso que neste momento sao menor as vantagens ser por BT do que por IR) dado que, pelo menos que eu saiba, nao é possivel fazer a mudanca dos canais sem ser pelo comando original da box. (antes até havia uma app que dava, e com qualquer comando IR tambem funcionava).

A possibilidade de a TV comunicar com a Box por hdmi-cec era uma vantagem de facto... deixava de ser necessario um segundo comando e a box podia desligar/ligar conforme o estado da TV.

Não é que seja a feature mais importante, mas penso que nos dias de hoje já seja um requisito minimo de todas as box. 

Acabadinho de contratar o serviço para saber que em 2021 não há soluçao para isto.

 

Calculo que deveria de ter pesquisado sobre isto. Acho que não contrataria o serviço se soubesse desta falta de suporte. Creio que é para isto que serve os periodos de experiência...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @SÉRGIO ANTÓNIO ROXO RODRIGUES,

Lamentamos a demora na resposta. 
Diga-nos qual é a versão da sua box UMA, por favor. 

Obrigada 

Bom dia.

 

Sem problema. Vejam por favor se a foto seguinte reponde as vossas questões:

 

 

Reputação 6
Crachá

Olá, mais fácil dizer se a sua box é mais pequena, quadrada, ou a outra?

É a pequena quadrada

Reputação 7
Crachá +2

Não interessa o mw nem qual a versão da box, a UMA não tem hdmi cec.

Boa tarde. E em relação á box hd (íris)? Tenho um televisor com comando Bluetooth (e sem IR ) e não consigo ter apenas um comando para controlar os equipamentos. O televisor tem CEC mas a box aparentemente não. 

será que solução passa por mudar para box compatível e se sim qual. Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Flávio Quintal,

As boxes NOS incluem apenas HDMI sem CEC.

Se surgirem novidades partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Olá @Flávio Quintal,

As boxes NOS incluem apenas HDMI sem CEC.

Se surgirem novidades partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Obrigado. Alguma box que disponha de comando com Bluetooth? Cpts

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Flávio Quintal,

Agradecemos a sua questão.

A Box UMA V2 possui comando com tecnologia bluetooth.

Caso surja alguma outra questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado
 

 

Reputação 4
Crachá

Boa tarde,

Alguém que tenha a funcionalidade HDMI CEC ativa na box?


Há já algum tempo vi um tópico abordando essa questão, e a resposta foi não.

Contudo, após explorar o menu definições da minha Box (UMA v1), aparece nas configurações um toggle para ativar ou desativar HDMI CEC.

Contudo, a minha TV não está a detectar a box como dispositivo compatível.

 

Gostaria só de saber se alguém tem a funcionalidade ativa e a funcionar corretamente, visto que do meu lado, ainda não consegui por em funcionamento.

Comentário