Header
Respondido

Iris - Gravações eliminadas sem possibilidade de recuperação


Reputação 2
Crachá

Boa tarde,

 

Tive uma atualização de serviço na semana passada e aparentemente com a mesma todas as minhas gravações presentes no arquivo foram eliminadas.

Após contacto com a linha de apoio e feitos todos os procedimentos possíveis verifica-se que não existe possibilidade de recuperação.

Não tendo sido informado que a cada atualização os conteúdos gravados iriam ser eliminados gostaria de saber quem assume a responsabilidade dessa operação bem como posso apresentar uma reclamação.

 

Obrigado.

icon

Melhor resposta por Guimas 17 August 2020, 16:48

Ver pergunta inicial

31 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@nmfmcosta Boa tarde, essa atualização de serviço implicou a troca da box ? 

Reputação 2
Crachá

@nmfmcosta Boa tarde, essa atualização de serviço implicou a troca da box ? 

 

Boa tarde. Não. Foi apenas a ativação de um pack de canais premium e NOS Studios, ambos oferta em troca de nova fidelização.

Reputação 7
Crachá +5

@nmfmcosta  Não se entende o que leva a ativação de qualquer pack ou canal à eliminação das gravações. Se manteve os mesmos serviços e apenas usufruiu da oferta dos canais, como é óbvio, isso nada tem a ver com as gravações. Outra coisa diferente era ter as 500 horas de gravação e por qualquer motivo ter deixado de ter. Verifique na sua BOX, Menu/roda dentada à esquerda/Gravações/QUOTA DISPONÍVEL quantas horas tem.

Reputação 2
Crachá

Viva,

 

A quota é 0 de 500h disponíveis. Antigamente este menu dava-me um máximo de 20h acho eu.

 

Aparentemente as gravações estavam no disco da box, e agora só é utilizado o espaço em cloud, sendo ignorado o disco da mesma.

Reputação 7
Crachá +5

@nmfmcosta A box que tem as gravações em disco é a 2.0 HD+DVR porque a 2.0 HD tem na cloud parece ter havido aí qualquer alteração ao seu contrato, se tinha 20 horas de gravação também não se perdeu muita coisa, agora com 500 horas pode recuperar, contudo se for sua intenção apresentar uma reclamação poderá fazê-lo ao provedor da NOS https://provedor.nos.pt/provedoria/ ou no livro de reclamações https://www.livroreclamacoes.pt/inicio 

Reputação 2
Crachá

Viva,

 

Sim, a minha bos é a 2.0 HD+DVR.

Não é o facto de ficar sem 20 horas de gravação, é mesmo porque aparentemente as gravações que tinha estavam nessas 20horas que agora não são utilizadas.

Obrigado pelos links.

Reputação 7
Crachá +5

@nmfmcosta Sendo a box 2.0 HD+DVR é estranho o desaparecimento das gravações, deveriam estar acessiveis já que estão gravadas no disco da box, a menos que alguém as tenha apagado.

Reputação 7
Crachá +2

O disco interno parou de funcionar para funcionar em cloud. É impossivel recuperar.

Reputação 7
Crachá +2

@nmfmcosta Sendo a box 2.0 HD+DVR é estranho o desaparecimento das gravações, deveriam estar acessiveis já que estão gravadas no disco da box, a menos que alguém as tenha apagado.


Não é estranho, é mesmo suposto acontecer.

Reputação 2
Crachá

Viva,

 

Sendo suposto ou não, deveriam avisar os clientes. Já fiz uma reclamação pelo site do provedor.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @nmfmcosta:slight_smile:
Pedimos imensa desculpa pelo sucedido. :disappointed_relieved:
No entanto, conforme indicado pela comunidade, não será possível recuperar gravações efectuadas no disco.

Qualquer questão, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Obrigado 

Reputação 2
Crachá

Bem-vindo ao Fórum NOS @nmfmcosta:slight_smile:
Pedimos imensa desculpa pelo sucedido. :disappointed_relieved:
No entanto, conforme indicado pela comunidade, não será possível recuperar gravações efectuadas no disco.

Qualquer questão, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Obrigado 

Bom dia.

Certo, mas neste caso quem assume a responsabilidade pela falta de informação e pela eliminação indevida daa gravações? E medidas compensatórias?

Reputação 2
Crachá

Continuo a aguardar resposta à minha ultima questão…

 

Neste caso quem assume a responsabilidade pela falta de informação e pela eliminação indevida das gravações? E medidas compensatórias?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @nmfmcosta
Para podermos endereçar o seu tema, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

Reputação 2
Crachá

Olá @nmfmcosta
Para podermos endereçar o seu tema, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

Boa tarde, mensagem privada enviada.

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado, @nmfmcosta:slight_smile:
Vamos responder à mesma o mais breve possível. 

Boa noite. Então parece que eu estou com o mesmo problema. Eu tenho uma box Iris com disco rígido com capacidade para gravar 500gb. Desde ontem (29/09/2021) que estava a notar que a box estava lenta e a barra em alguns canais não apresentava a programação. Hoje o problema mantinha-se por isso decidi repor os parâmetros originais,a opção de reposição parcial, visto eu ter conteúdo gravado. Quando a box terminou e fui verificar tinha apagado todo o conteúdo gravado, que ainda era algum,assim como todas as gravações que eu tinha programadas desapareceram. Quando fui reprogramar as gravações novamente apareceu-me a seguinte mensagem “Os episódios guardados remotamente estão disponíveis no arquivo. Os restantes foram agendados.” Só que no arquivo só apareceram aqueles que estavam disponíveis nos últimos 7 dias,as gravações que eu tinha com mais de uma semana fiquei sem elas. Fui investigar mais e agora em vez de ter 500gb para gravações tenho uma quota de 500 horas, e pelo que percebi foi feita uma actualização de software. Agora se for possível eu gostaria que me esclarecessem que actualização foi esta em que apagam o conteúdo todo que o cliente  tem gravado, e porque é que me parece que a box agora em vez de gravar no disco rígido, parece que funciona como uma box com cloud?

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite. Então parece que eu estou com o mesmo problema. Eu tenho uma box Iris com disco rígido com capacidade para gravar 500gb. Desde ontem (29/09/2021) que estava a notar que a box estava lenta e a barra em alguns canais não apresentava a programação. Hoje o problema mantinha-se por isso decidi repor os parâmetros originais,a opção de reposição parcial, visto eu ter conteúdo gravado. Quando a box terminou e fui verificar tinha apagado todo o conteúdo gravado, que ainda era algum,assim como todas as gravações que eu tinha programadas desapareceram. Quando fui reprogramar as gravações novamente apareceu-me a seguinte mensagem “Os episódios guardados remotamente estão disponíveis no arquivo. Os restantes foram agendados.” Só que no arquivo só apareceram aqueles que estavam disponíveis nos últimos 7 dias,as gravações que eu tinha com mais de uma semana fiquei sem elas. Fui investigar mais e agora em vez de ter 500gb para gravações tenho uma quota de 500 horas, e pelo que percebi foi feita uma actualização de software. Agora se for possível eu gostaria que me esclarecessem que actualização foi esta em que apagam o conteúdo todo que o cliente  tem gravado, e porque é que me parece que a box agora em vez de gravar no disco rígido, parece que funciona como uma box com cloud?

 

 


Normalmente só quando se faz um contrato novo é que a box desativa o disco e fica uma conta em cloud. Se foi do disco ele provavelmente deve ter ficado inutilizável e funciona agora em cloud.

Não fiz um contrato novo, não fiz qualquer tipo de alteração á minha conta e até posso dizer que desde julho que já não estou fidelizada. Agora como é que o disco ficou inutilizável se ainda ontem ele gravou? E agora funciona em cloud? Desculpe mas estou a ter alguma dificuldade em entender como fazem uma alteração destas ao serviço de um cliente sem contactar com o mesmo primeiro. Eu tenho contratado serviço de tv com box íris HD-DVR com capacidade de 500 gb, qualquer alteração que da parte da NOS quisessem fazer ou fosse necessária fazer eu deveria ter sido contactada e autorizar ou não. Esta actualização de software foi programada, não aconteceu acidentalmente. E agora como é que recupero o conteúdo todo que perdi? Quem assume a responsabilidade de apagar sem a minha autorização tudo o que gravei mas não vou conseguir ver?

Reputação 7
Crachá +2

Não fiz um contrato novo, não fiz qualquer tipo de alteração á minha conta e até posso dizer que desde julho que já não estou fidelizada. Agora como é que o disco ficou inutilizável se ainda ontem ele gravou? E agora funciona em cloud? Desculpe mas estou a ter alguma dificuldade em entender como fazem uma alteração destas ao serviço de um cliente sem contactar com o mesmo primeiro. Eu tenho contratado serviço de tv com box íris HD-DVR com capacidade de 500 gb, qualquer alteração que da parte da NOS quisessem fazer ou fosse necessária fazer eu deveria ter sido contactada e autorizar ou não. Esta actualização de software foi programada, não aconteceu acidentalmente. E agora como é que recupero o conteúdo todo que perdi? Quem assume a responsabilidade de apagar sem a minha autorização tudo o que gravei mas não vou conseguir ver?


Recuperar não dá. A box também está a ser descontinuada e a ser trocada nos ultimos tempos por boxs 2.0 de gravação em cloud. Ia acontecer mais tarde ou mais cedo ~~

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @Nidia Filipe. Vamos esclarecer.

A NOS está a efetuar atualizações a pacotes de forma a adaptar as características dos mesmos às condições mais atuais e em vigor. Esta atualização não implica qualquer aumento de preço e não tem impacto na fidelização. 

Os Clientes com box DVR e pacotes com gravação local, evoluem para gravação automática. Esta atualização traz algumas vantagens como:

  • Gravar até 500h e possibilidade de estender até 1000h de gravação
  • Agendar gravações de programas de mais de 100 canais
  • Gravar programas em simultâneo
  • Aceder a gravações em outros dispositivos na app NOS TV e em nostv.pt
  • Manter gravações em cenários de troca de equipamento

Ainda assim, antes de qualquer alteração, a NOS informa o cliente via SMS para o contacto principal marcado na sua Área de Cliente ou, através de Fatura. 

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

É box iris dvr?

Sim é! 

Reputação 7
Crachá +2

Pois .. sendo dvr funcionava em disco. O sistema NOS está preparado para desativar o disco e ativar gravações em CLOUD. Neste momento as gravações foram todas perdidas sem hipotese de recuperar e o serviço agora fica então em cloud. Parece que não se aperceberam disso e não lhe passaram a informação.

Percebo, mas não será bem assim, pois algumas (poucas) gravações foram recuperadas. Por isso, não percebo porque as outras não foram. 

Comentário