Skip to main content
Header

A nova grelha digital da NOS

A NOS alargou a sua grelha de canais, com a abertura da grelha digital sem precisar de box. Agora pode ver mais de 110 canais, alguns em HD.

Desde o mês de maio que a NOS está a disponibilizar a grelha de canais digitais em vários zonas do país.

Clique na região onde se encontra, e conheça todos os pormenores sobre esta evolução do seu serviço de televisão. :)

Para usufruir desta nova oferta de canais, só tem que ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C. Saiba aqui como sintonizar a sua televisão compatível:

1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna" "Cable In" ou "RF In"
  2. No menu da televisão, escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter o nome de "Configurações" ou "Definições"
  3. Faça a sintonização dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVBC"

Caso o televisor não seja compatível com esta tecnologia, vai precisar um sintonizador NOS disponível para aluguer em qualquer loja.

Com estas alterações, a grelha analógica será reorganizada, e passará a ter 23 canais, escolhidos consoante os mais vistos por região.

Saiba mais sobre a grelha de canais digitais aqui.
eu já fiz a sintonização e não fiquei com os 100 canais mais sim com 23...

Esses 23 serão normalmente os analógicos - reduziram dos tinta e tais e alteraram alguns.

Para captar os 110 terá de sintonizar em cabo digital - DVB-C - se a televisão tiver sintonizador para isso.
Não sabendo muitos dados pode haver várias razões para isso:

- o sintonizador cabo não ser completamente compatível - pelo mesmo os canais HD exigem "codecs" não existentes nos televisores/receptores mais antigos - mas devia captar pelo menos os SD...

- O sinal na tomada é muito fraco;

- cabo ou tomada com problemas

- o receptor não está a procurar nas frequências certas

Se possível procure "manualmente" com as definições

freq 714 MHz

QAM 64

Sym 6875

ID rede (a local ou nenhuma) 42837 Porto se não me engano

Exatamente, eu tinha a rtp1hd e o Hollywood, e noutra pesquisa estes desapareceram.

Se estamos a falar da lista actualizada hoje acontece por estarem os dois canais na mesma frequência - 370Mhz. E também deve faltar o SIC Mulher HD...

Talvez um ajuste das fichas e cabos seja capaz de permitir melhor sinal nessa frequência e a sua captação.
Boas

Sera que a minha TV velinha da Samsung da???

LE40N87BDX/XEC

Sds

QuimZe

Olá @QuimZé

Penso que não tenho boas notícias.

Salvo erro meu pelo que vi na net este receptor nem está preparado para a TDT DVT-HD pois só menciona o mpeg2 e para captar TDT precisavas do mpeg4.

Quanto ao DVB_C (NOS) em que com essse codec verias pelo menos os canais SD, nem é mencionado por isso julgo que será um sintonizador hibrdo analógico/digital mas só com DVB-T "normal".

Terás, se entenderes, de recorrer a um receptor externo ou eventualmente deixá-lo para uso com a box uma vez que me parece com excelentes características para isso
Perdi hoje imensos canais, como outros se queixaram, aparecendo agora "weak or no signal". Tentei uma nova sintonização com os settings de frequência etc que já mencionaram ao longo deste tópico e noutros e a situação mantém-se... zona de Braga, TV Samsung J5000.

Olá @valshar

De acordo com as especificações da marca sim

páginas 4 e 5 do manual para tirar dúvidas - melhor método para retirar a info de rede é com os dados do transponder onde estão os canais generalistas principais - 714/6875/64QAM
Boas, tenho esta TV:

www.nevir.es/7506-16HD-N.html

É meio rafeira mas é recente e como foi oferecida na compra de um sofá, venha :)

Mas não consigo sintonizar os canais... DVB-T não funciona?

Na LG tive de mudar o pais para Alemanha mas nesta não resulta!

Alguma dica?

Obrigado!!!

Viva @Fernando dos Santos

Com esse televisor só os analógicos pois o digital - dvb-t - não serve na rede da NOS - dvb-c.

Para tirares partido da qualidade do ecrã só com uma box
Boa Tarde,

Li recentemente que os jogos do Mundial de Futebol 2018 na Russia, vai ser dispobibilizado pela RTP em sinal aberto em 4K ?

Poderei ver os jogos em 4K em sinal aberto e sem box , isto porque os dois canais 4K que tenho ( NOS ULTRA HD 4K , HISPASAT 4K ) , tenho audio , mas nao tenho imagem...

Tenho uma Panasonic 4K TX40AX630E , com sintonizador DVB-C (Cable).

Obrigado

Boa tarde @Mike_xilef

Pelo que foi informado também será disponibilizado sem codificação portanto acessível em tvs sem box.

Mas é preciso que o aparelho, embora sintonize a norma dvb-c, tenha suporte 4K nomeadamente ao codec HEVC que permite a transmissão da imagem.

Assim as tvs que não o possuem captam o audio, por serem compativeis, mas não o video. Há até alguns fabricantes que colocam esses canais como de radio.
Eles aumentaram a grelha sem box, antes tinhamos 30 e tal canais, agora dão 100 e tal.
Só se a tua TV não é compatível com a tecnologia que eles usam. Para essas televisões eles têm uma box para ver mais canais.
@Domingos Martins Braga deve fazer parte do headend da zona do Porto, ainda não têm data.

@josué já temos o digital disponivel. As boxes continuam com os mesmos canais, só as TVs que não tiverem box é que têm que ser sintonizadas.
@davy loureiro se a tv não for compatível, podes pedir a box para teres mais canais.
A diferença entre uma e outra tv é que uma provavelmente tem dvb-c e a outra não.

Quanto aos problemas na imagem, vê o estado dos cabos e se estão bem ligados. Parece falta de sinal.
Isso é falta de sinal na tv. Vê o estado dos cabos, se estão bem ligados e/ou dobrados nalgum sitio.
@M. sousa experimenta mudar o pais da tv.

@J. Alves que tarifário tens? Parece as duas ter dvbc, experimenta também mudar o pais da tv.
Boa noite,

Estou a escrever de Braga e após ter sintonizados as TVs sem Box cá de casa, constata-se que não temos acesso a todos os canais da grelha de programação; aliás estão em falta ainda bastantes, nomeadamente o pacote completo de canais de documentários, generalistas estrangeiros, eurosport, entre outros. Faltam mesmo muitos.

Sinceramente se a melhoria foi para isto, mais valia deixarem estar como estava...
mas ontem tinha???

Ontem, ainda com o serviço analógico tinha os canais de documentários que hoje não tenho pelo menos, Discovery, Odisseia e National... Foram os primeiros pelo que dei falta.

Depois fui ver a grelha que prometiam e vi que faltavam generalistas como a BBC, a Eurosport também não dá, a CNN apesar de dar não se consegue ver porque parece que está a ser emitida em streaming muito muito fraco e está sempre a encalhar... AXN Black também não sintoniza; outros não estão tão críticos como a CNN mas também apresentam falhas graves na transmissão.

No geral a qualidade de transmissão está empobrecida, o serviço prometia ser melhor e está mais fraco...

Isso pode ser falta de sinal na tv. Vê o estado dos cabos e se continuar na mesma, o melhor é ligares para eles.
Li aqui no fórum algures que sintonizaram com pais Suécia, experimenta.
@SMA não terá acontecido isto: https://forum.nos.pt/novidades-16/a-sua-televisao-vai-mudar-nova-grelha-digital-3861?

Podes consultar o fim da data de fidelização no teu contrato. Ou então consulta os documentos na tua área de cliente, pode ser que tenhas essa info lá.
Olá, @carvalhux e @QuimZé, bem-vindos à comunidade.

@carvalhux, o@C24XXXX201 deu boas ajudas. Já conseguiu sintonizar todos os canais? Se a dificuldade persistir, pedimos que nos ligue para que possamos perceber ao certo o que se passa e para que sejam feitos os despistes técnicos necessários. Conheça aqui quais as Linhas de Apoio disponíveis. :)

@QuimZé, pode consultar as frequências dos canais digitais disponíveis sem box aqui.
Olá, @pmilho, bem-vindo ao Fórum NOS.

De maneira a percebermos o que se passa e, assim, podermos ajudar, como se trata de uma questão técnica que deve ser despistada por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Veja aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Boa Noite

Eu só não desisto da NOS, primeiro porque têm a CmTv. Depois porque tenho contrato com eles e depois porque já tenho contactado por causa de várias coisas, entre as quais para aumentar o meu período de fidelização e ninguém me dá resposta e agora é o modem que me basta sair da divisão onde está o aparelho para ficar sem rede.

Enfim não querem um cliente que há mais de 10 anos é cliente, digam logo.

Boa Noite e obrigado.
Boas Tarde.

No cabo de um decoder DVB-C, e, por exemplo não tendo a opção de "Blind Scan", quais seriam os dados de configuração inicial da rede para esse mesmo equipamento?

Agora a parte mais técnica:

- Estamos a falar do TP Index com o respectivo NID inicial da configuração da rede?

- Neste TP, quais são Frequencia, Symbol Rate e respectiva Modulação (QCAM)?

- Existe algures na página da NOS, uma configuração técnica dos (vários) SID's da rede NOS a nível nacional com estas configs?

Obrigado desde já pelas prontas respostas.

Cmps.

JJ
Boa noite,

Estou a escrever de Braga e após ter sintonizados as TVs sem Box cá de casa, constata-se que não temos acesso a todos os canais da grelha de programação; aliás estão em falta ainda bastantes, nomeadamente o pacote completo de canais de documentários, generalistas estrangeiros, eurosport, entre outros. Faltam mesmo muitos.

Sinceramente se a melhoria foi para isto, mais valia deixarem estar como estava...
mas ontem tinha???
triste também é a ignorância que se vê por aqui.

Nisso estamos de acordo, és sim... ou empregado da NOS a passar-se por cliente !!

Anunciam 110 canis o que é treta, mais de 25 são repetidos e outros são completamente inúteis, retiram 10 canais dos mais vistos estrategicamente para cobrarem mais 1 euro por mes...

Sim, és ignorante ao não ver isso, concordo !!

Mas perder tempo neste forum é tambem inutil
Já viram kuanto a Nos vai ganhar com milhares a pagarem 1€ por mês se kiserem 110 canais a mais?Eu não kero. Eu kero os meus 33 canais com a Discovery, a História, a Nathional geoghraph, a Odisseia, e mais canais ke via e ke não lembro agora e ke foram retirados da lista sem box, para obrigarem a aderir ao sintonizador de mais 1€ por mês!!! As minhas televisoes têm anos, são boas e não vou comprar novas para não precisarem de sintonizador. E mais, eles já sabem ke a maioria das TVs em Portugal vão precisar deste tal sintonizador!!! A Nos só está a demonstrar k está a precisar urgentemente de dinheiro!!! Ladroes! De mim só têm a perder, faço contrato numa rival k não tenha esta imposição e eles vão ver kem ganha e kem perde.

MªJosé

O problema é que não são 110 canais !!

Mais de 25 são repetidos e mais uns quantos inuteis...
instalar os canais

segundo este video o dvb-c é a opçao cabo

https://www.youtube.com/watch?v=gi5W5fAsmiI

Comentário