Conheça as diferenças entre a UMA e a IRIS


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Já ouviu falar da Iris e da UMA, mas ainda não sabe o que as distingue em termos de características? Fique a conhecer as características entre as duas boxes da NOS.

A Iris oferece-lhe uma vasta gama de opções para desfrutar ao máximo a experiência de ver televisão. Permite-lhe entre outras coisas:
  • fazer a pesquisa inteligente por ator, realizador, programa ou filme
  • gravar automaticamente os últimos 7 dias
  • controlar remotamente com o smartphone ou tablet, atráves da app Iris Remote
  • programar a gravação de episódios ou de séries num só clique
  • reiniciar um programa com o Restart TV
  • aceder à app NOS Iris que oferece conteúdos adicionais para explorar e sincronizar com a TV
  • e aceder a apps com conteúdos interativos diretamente na televisão

Com a UMA para além de usufruir das vantagens da Iris, pode:
  • mudar de canal ou procurar uma série com a sua voz
  • receber recomendações baseado no que gosta de ver e definir os seus conteúdos favoritos
  • fazer zapping mais rápido entre canais
  • visualizar canais em 4k
  • ter mais horas de gravação, com acesso também via a app NOS TV
  • e guardar fotos e vídeos, e partilhar com amigos e família na televisão, PC tablet e smartphone com a app NOS Share

Com ambas pode também ver televisão fora de casa através da app NOS TV.

Conheça tudo sobre a Iris e sobre a UMA aqui e aqui.

34 Comentários

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Estou a chegar ao fim do contrato e tenho box iris (uma bela  me$%&, terrível digo. Todos os problemas que reportei neste post mantém-se dois anos depois). Sabem se a box UMA poderia salvar a situação de mudar de operador? 

Continuar com box iris mais 24 meses é impossível. Agora vou mudar de operador, só a garantia de que a box UMA é equivalente ao serviço vodafone e um bom preço me levariam a continuar. Alguém com experiência UMA e vodafone que possa comparar? Obrigado.


A box uma é claramente melhor. Pode ter alguns bugs mas estão a ser resolvidos. Na uma a box é parecida. Rápida tb e de vez em quando acontece uns bugs pelo menu.

Obrigado pelo testemunho. É escandaloso como a NOS não consegue providenciar-me um serviço com a qualidade igual ao que a Vodafone providenciou em 2014. Esta box IRIS é de arrancar cabelos. VOu ter que procurar alternativas.

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Estou a chegar ao fim do contrato e tenho box iris (uma bela  me$%&, terrível digo. Todos os problemas que reportei neste post mantém-se dois anos depois). Sabem se a box UMA poderia salvar a situação de mudar de operador? 

Continuar com box iris mais 24 meses é impossível. Agora vou mudar de operador, só a garantia de que a box UMA é equivalente ao serviço vodafone e um bom preço me levariam a continuar. Alguém com experiência UMA e vodafone que possa comparar? Obrigado.


A box uma é claramente melhor. Pode ter alguns bugs mas estão a ser resolvidos. Na uma a box é parecida. Rápida tb e de vez em quando acontece uns bugs pelo menu.

Reputação 2

Estou a chegar ao fim do contrato e tenho box iris (uma bela  me$%&, terrível digo. Todos os problemas que reportei neste post mantém-se dois anos depois). Sabem se a box UMA poderia salvar a situação de mudar de operador? 

Continuar com box iris mais 24 meses é impossível. Agora vou mudar de operador, só a garantia de que a box UMA é equivalente ao serviço vodafone e um bom preço me levariam a continuar. Alguém com experiência UMA e vodafone que possa comparar? Obrigado.

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Bom dia @té té

Ficamos contentes que a situação tenha ficado solucionada. 
Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Muito obrigado

Enganei-me. De José Rodrigues.  Desculpem.

 

Teresa do Vale 

Bom dia

 

Quero agradecer a ajuda de todos em especial de José Henriques.  Desliguei a box, voltei a ligar e já tenho sinal.

 

Cps 

 

Teresa

@Mário P. , quem não percebe de cabos também não deve perceber de entradas… para cabos :thinking:

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Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS @té té

Queremos ajudá-la. 
Assim, para o podermos fazer, diga-nos se a sua televisão tem mais do que uma entrada HDMI, por favor. Se sim, sugerimos que experimente a ligação numa outra entrada. 

Após fazê-lo, teste e dê-nos o seu feedback. 

Obrigado 

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Crachá +5

Fiz novo contrato e tem a Box Uma. Durante uma semana tudo, agora a televisão nao tem sinal. O técnico esteve da Nos esteve em casa a ver e diz que eu tenho sinal. A televisão deu de manhã,  à tarde já está sem sinal?

 

A que se deverá o problema? À televisão? Ao cabo HDMI? 

 

Obrigada

 

Teresa

Reinicie a box, desligue o cabo da eletricidade aguarde alguns segundos e volte a ligar, deve ficar com sinal.

@té té , solicite assistência técnica de novo. Eles devem perceber de cabos...

Não percebo nada de cabos. Só vejo o cabo que liga à box e o cabo que liga à eletricidade. Mais nada. E não tenho nenhum canal. Está sem sinal.

 

Obg 

 

Teresa do Vale 

@té té , os canais sem box (cabo coaxial ligado ao televisor) também ficam indisponíveis?

Fiz novo contrato e tem a Box Uma. Durante uma semana tudo, agora a televisão nao tem sinal. O técnico esteve da Nos esteve em casa a ver e diz que eu tenho sinal. A televisão deu de manhã,  à tarde já está sem sinal?

 

A que se deverá o problema? À televisão? Ao cabo HDMI? 

 

Obrigada

 

Teresa

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"fazer zapping mais rápido entre canais"....
Bem é preciso! E não só entre canais... mesmo na utilização das aplicações. Os equipamentos da NOS são mesmo uma desgraça.... e para não falar do qualidade do router que é de bradar aos céus!!

Fiquem bem.
e-Cumprimentos
davPT


Vamos reactivar este tópico. Só para relemebrar a desgraça que na realidade é. Se verificarmos o estado económico da NOS, verificamos lucros masivos e honorários chorudos… nalguns sectores claro. Depois vemos que os equipmanetos são do mais barato que há no mercado, com tecnologia pobre e mediocre em funcionamento. Bom, há quem jure que não é assim  e até estão muito contentes com muitos anos de experiência como clientes.

“uma rã que nunca sai do poço pensa que o mundo à sua volta é a parede e o disco azul acima da sua cabeça!

Bem haja a todos e bom ano repleto de saúde. 

PS- para que servem 180 canais e tanta velocidade etc., se mesmo com tanta velocidade de zapping ninguém consegue ver mais que 4 canais por dia nas 3 horas que cada um de nós vê televisão em média? hmmm I rest my case

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Crachá +4

Só se for IRIS, box nagra nao atualiza.


Dito pelos técnicos já atualiza também.


Não acredito muito especialmente se forem as mais antigas.
Só se forem as mais recentes da Pace em que era possivel alternar entre Nagra e Iris.
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Crachá

Só se for IRIS, box nagra nao atualiza.


Dito pelos técnicos já atualiza também.
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Crachá +4
Um cliente iris pode solicitar a troca para a box UMA?

Não. O cliente IRIS para puder usufruir da UMA terá que fazer uma alteração de pacote de serviço. Clientes IRIS terão então de passar a ser clientes UMA, e aí sim poderão usufruir de ambas as tecnologias.

Resumindo, não é possível ser cliente IRIS e ter a UMA mas é possível ser cliente UMA e ter a IRIS. Qualquer duvida disponham!


Se for cliente UMA e instalar uma box iris ou nagra elas vão atualizar para a UMA automáticamente.


Só se for IRIS, box nagra nao atualiza.
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Crachá
Um cliente iris pode solicitar a troca para a box UMA?

Não. O cliente IRIS para puder usufruir da UMA terá que fazer uma alteração de pacote de serviço. Clientes IRIS terão então de passar a ser clientes UMA, e aí sim poderão usufruir de ambas as tecnologias.

Resumindo, não é possível ser cliente IRIS e ter a UMA mas é possível ser cliente UMA e ter a IRIS. Qualquer duvida disponham!


Se for cliente UMA e instalar uma box iris ou nagra elas vão atualizar para a UMA automáticamente.
fiquei esclarecido, malta!!
vou manter a iris...
UMA faz parte de pacotes mais caros que fidelizam sempre 24 meses, inclui integração de perfis permitindo assim seguir atores/séries, tem gravação automática disponível em mais 20 canais, tem zapping mais rápido e comando (que funciona com instruções por voz) que não necessita de ser apontado para a box (não possui essa habitual limitação do sinal de infravermelhos), aplicação YouTube da box melhorada (apesar de ter menos apps na box em número), mais horas de gravação - mínimo: 500 h (na Íris era de 20 h), resolução máxima passa de 1080i (Iris) para 2160p, é compatível com app NOS Share, nos pacotes NOS 4/NOS 5 disponibilizam mais 15 GB para NOS TV e NOS Share, dá acesso às gravações automáticas (7 dias) fora de casa e às gravações pessoais pelo NOS TV, NOS TV está sincronizado com a app (podes começar a ver uma gravação no tablet e continuar depois na TV a partir do mesmo ponto), pacotes fornecem sensivelmente o dobro da velocidade de internet, não tem guia TV vertical ou por género, nem lista de canais favoritos, nem mostrador frontal de horas, e apenas permite saída vídeo por HDMI, além de o comando não poder ser usado como controlador da televisão.

Eu até percebo a falta de algumas funcionalidades...pura e simplesmente não existem (admito que ainda).
Mas o que me causa alguma confusão são funcionalidades cuja utilização não não obedece a critério nenhum e que na IRIS funcionam bem.
Basicamente estamos a falar de programação em que é necessário definir o que se pretende alcançar com uma rotina e definir os passos para lá chegar.
Nalgumas funcionalidades da UMA esses passos são uma confusão.
Apenas um exemplo: Compara o funcionamento normal da tecla back na IRIS e na UMA.
Na UMA até acontece ires para a barra de velocidade, para áreas onde tiveste e sem qualquer relação com o que estás a fazer.....

Mas há muitos mais...

- Quando apagas/eliminas um conteúdo gravado que estás a ver, em vez de sair para a o menu das gravações, continua a passar como se não tivesse sido eliminado e ao fazer back dá sempre mensagem de erro.
- em consequência, se estiveres nas gravações a ver 2 ou 3 episódios de uma temporada, ao acabares de ver um, tens sempre de voltar ao menu geral e ir outra vez às gravações para ver outro episódio.
- ainda nas gravações o "continuar a ver" não funciona quando paras a gravação mais para o fim.
- o que significa que se estiveres a ver um filme de 2 ou 3h, e se o parares mais para o fim, para lá chegar só com o fast forward Que mesmo a 64x demora. Não tem a possibilidade de avanços de 15 min como a IRIS.
O guia não tem a possibilidade de consulta por canal e género, bem como o relógio, a lista de favoritos, os filtros não funcionam e, sobretudo, a navegação é mais complicada e cheia de passos inúteis, o funcionamento da tal tecla back é um martirio, etc, etc.

Mas também tem vantagens.

O guia (grelha) está sempre mais atualizado, a pesquisa por voz...
O que acho é que a UMA tem imensas potencialidades e pode ser um bom produto.
Ao dia de hoje e em comparação com a IRIS....enfim
Reputação 1
Claro que podes.... fazes um contrato novo, inicias a fidelização e eles ficam todos contentes!!

e-Cumprimentos,
davPT


Talvez seja esse o único objectivo do lançamento de uma box; renovar com actuais clientes e seduzir novos.
No fundo, a UMA, tem mais uns truques e algumas melhorias mas ainda não é um produto completo.
Tirando o zapping que realmente é melhor na UMA, o resto do serviço é muito instável, não compensa mudar, a Box Iris é muito melhor. A box Uma bloqueia muitas vezes no restart tv, sempre erro ID05, em alguns canais não é possível colocar a emissão em pausa.
Convém ponderar seriamente mudar para a box UMA


Infelizmente não se trata apenas dos equipamentos na maioria dos casos mas sim da forma como a fibra é distribuída. Actualmente a NOS deve ter uma taxa de clientes "Fibra" em HFC de 80%. A NOS em grande parte dos casos distribui fibra híbrida, que é a tal HFC (Hybrid Fiber Coax) . É distribuída fibra até à Rua/Local de Residência e a partir desta é distribuída por coaxial até às habitações. Isso obviamente interfere e muito nas velocidades, vem daí a Empresa não garantir 100/100 nos pacotes IRIS e 200/200 nos pacotes uma porque não tem como o fazer... Actualmente com pacotes IRIS está nos 100 de Download e 8 de Upload e nos pacotes UMA é 200 de Download e 20 de Upload, e falamos de ATÉ estes valores.
Tirando o zapping que realmente é melhor na UMA, o resto do serviço é muito instável, não compensa mudar, a Box Iris é muito melhor. A box Uma bloqueia muitas vezes no restart tv, sempre erro ID05, em alguns canais não é possível colocar a emissão em pausa.
Convém ponderar seriamente mudar para a box UMA


Infelizmente não se trata apenas dos equipamentos na maioria dos casos mas sim da forma como a fibra é distribuída. Actualmente a NOS deve ter uma taxa de clientes "Fibra" em HFC de 80%. A NOS em grande parte dos casos distribui fibra híbrida, que é a tal HFC (Hybrid Fiber Coax) . É distribuída fibra até à Rua/Local de Residência e a partir desta é distribuída por coaxial até às habitações. Isso obviamente interfere e muito nas velocidades, vem daí a Empresa não garantir 100/100 nos pacotes IRIS e 200/200 nos pacotes uma porque não tem como o fazer... Actualmente com pacotes IRIS está nos 100 de Download e 8 de Upload e nos pacotes UMA é 200 de Download e 20 de Upload, e falamos de ATÉ estes valores.


O que tem velocidades a ver com a funcionalidade da Box, mas por acaso tenho acesso FTTH, fibra mesmo dentro de casa... e a box deixa muito a desejar
Viva:

Bom eu tenho um serviço Iris de 120 Mbs, mas mesmo com o pc ligado por cabo de rede instalado pela NOS só tenho 80 Mbps, enfim uma miséria, é pena a Vodafone ainda não ter fibra na minha morada senão rescindia contrato unileteralmente por falta de cumprimento de contracto, um dia destes terá e xau NOS....assim não está bem e já nem falo nas vezes que isto falha que são muitas, eu reclamo mas é a mesma coisa que estar calado....estou descontente

Cumprimentos


Por vezes os clientes têm muito o habito de querer o máximo de Internet possível, até compreendo a questão, se paga terá que lhe ser fornecido esse serviço, mas permita-me a questão... Desses 80Mbps que recebe utiliza quanto? 40Mbps? A mudança para a outra operadora além de prestar um serviço com piores características em alguns aspectos (Dou o exemplo dos Hotspots que actualmente tem perto de 100) pode ter a infelicidade de em vez de fornecer os 80 fornecer 50 por serem áreas de distribuição novas e ainda estarem em alguns casos em desenvolvimento...


Viva:

Utilizo a 100% a velocidade e só vejo 10 Mbytes por segundo com oscilações para menos, neste momento nem 9mbs tenho e concordo consigo com os canais da NOS de resto discordo, pois a caixa onde foi ligada esta fibra tem 12 saidas 6 da NOS e 6 da Vod., não é por aí portanto, apenas a Vod. não fez a instalação nem sei porquê mas está lá a saida. A box é uma miséria interfere com a net e tenho quebras continuas (é uma 2.0) o router em si não é mau mas esta incompatibilidade com a box mata tudo, até tenho a tv a falhar volta e meia, continuo a dizer...ESTOU DESCONTENTE....deveria ter a velocidade contratada e não ter as falhas que tenho, é para isso que pago.

Cumprimentos
Viva:

Bom eu tenho um serviço Iris de 120 Mbs, mas mesmo com o pc ligado por cabo de rede instalado pela NOS só tenho 80 Mbps, enfim uma miséria, é pena a Vodafone ainda não ter fibra na minha morada senão rescindia contrato unileteralmente por falta de cumprimento de contracto, um dia destes terá e xau NOS....assim não está bem e já nem falo nas vezes que isto falha que são muitas, eu reclamo mas é a mesma coisa que estar calado....estou descontente

Cumprimentos


Por vezes os clientes têm muito o habito de querer o máximo de Internet possível, até compreendo a questão, se paga terá que lhe ser fornecido esse serviço, mas permita-me a questão... Desses 80Mbps que recebe utiliza quanto? 40Mbps? A mudança para a outra operadora além de prestar um serviço com piores características em alguns aspectos (Dou o exemplo dos Hotspots que actualmente tem perto de 100) pode ter a infelicidade de em vez de fornecer os 80 fornecer 50 por serem áreas de distribuição novas e ainda estarem em alguns casos em desenvolvimento...
Viva:

Bom eu tenho um serviço Iris de 120 Mbs, mas mesmo com o pc ligado por cabo de rede instalado pela NOS só tenho 80 Mbps, enfim uma miséria, é pena a Vodafone ainda não ter fibra na minha morada senão rescindia contrato unileteralmente por falta de cumprimento de contracto, um dia destes terá e xau NOS....assim não está bem e já nem falo nas vezes que isto falha que são muitas, eu reclamo mas é a mesma coisa que estar calado....estou descontente

Cumprimentos

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