Header
Destaque Tutorial

Como fazer a autoinstalação do Descodificador Digital


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

Agora já pode instalar o seu Descodificador Digital (DTA) de forma rápida e cómoda! :blush:

Com a autoinstalação do Descodificador Digital aceda a todos os canais digitais da grelha da NOS numa televisão secundária, de forma gratuita e sem ser necessária a intervenção de um técnico em sua casa.

Instale o seu Descodificador Digital em menos de 5 minutos e tenha acesso à totalidade dos canais da grelha da NOS de forma imediata:blush:

Chegou a hora de autoinstalar o seu Descodificador Digital:smile:

Já tem o seu kit? Tem dúvidas sobre como o fazer? Este tópico é para si. 

 

Como adquirir o Descodificador Digital

O Descodificador Digital está disponível para todos os clientes com serviço de TV por cabo (HFC e FTTH), como box secundária. Na autoinstalação é também importante que tenha uma tomada de TV adicional.  

Para obter o seu equipamento, não precisa de efetuar qualquer alteração nos seus serviços, apenas tem de:

  1. Pedir o Descodificador Digital numa loja NOS ou fale connosco;
  2. Levar o Kit para casa ou recebê-lo via estafeta;
  3. Instalar o Descodificador Digital no ponto de acesso de rede coaxial.

Saiba como encontrar uma Loja NOS perto de si:

 

O que inclui o Kit Descodificador Digital

Conheça o que compõe o Kit Descodificador digital. Este é composto por:

  • Descodificador Digital (Transformador + Comando);
  • Guia de Instalação Rápida;
  • Cabo HDMI;
  • Cabo SCART.

 

Como instalar Kit Descodificador Digital

Após reunir o seu Kit, tem apenas de seguir os passos descritos no Guia de Instalação Rápida ou assistir ao video-tutorial que incorpora todo o processo necessário:

  1. Ligue o cabo de sinal entre a tomada e a ficha RF no painel traseiro do descodificador;

     

  2. De seguida, ligue o cabo HDMI entre a saída HDMI do descodificador e a televisão;
  1. Alternativamente se a televisão não tiver ligação HDMI, ligue o cabo SCART entre a saída SCART do descodificador e a televisão;

 

  1. Ligue o cabo de alimentação no painel traseiro do descodificador e na tomada elétrica.

 

  1. Aguarde que a luz do descodificador fique verde. Caso a luz permaneça vermelha, ligue o descodificador pressionando o botão power do comando.

 

  1. Ligue a televisão com o comendo da mesma, e selecione a tecla Input/ AV/ Source, para configurar a entrada de imagem da televisão.

 

  1. Por fim, selecione a entrada da televisão onde ligou o descodificador. Assim que selecionar a entrada correta verá o menu de sintonia da canais.

 

 

Assista ao video-tutorial e saiba como instalar o Descodificador Digital da NOS

 


Como usar o comando

 

 

Ajuda na resolução de problemas

  1. Verifique as ligações do teu equipamento
    Valida as ligações no painel traseiro do descodificador e certifica-se que as ligações entre a TV e o equipamento estão corretamente realizadas (HDMI ou cabo SCART).
  2. Desligue e volte a ligar o descodificador e a TV da corrente elétrica
    ​​​​​​Se o equipamento continuar sem funcionar corretamente efetue os procedimentos em baixo, de acordo com o tipo de constrangimento que verifica:
  3. Sem imagem ou imagem distorcida

    Se não tiver imagem ou a imagem estiver distorcida, verifique se tem

    selecionada a source correta. Para selecionar o canal HDMI/AV na TV, carregue

    várias vezes a tecla INPUT/SOURCE/HDMI/AV do comando da TV.

  4. Sem acesso ao Guia TV

    Efetue a reposição dos valores originais do seu equipamento.

  5. Sem som

    Verifique no comando da TV e do equipamento se a opção mute está ativa. Tente

    aumentar o volume no comando da TV e no comando do descodificador.

  6. Equipamento desligado ou sem luzes

    Verifique se o cabo de alimentação está corretamente ligado à corrente elétrica e se

    o equipamento está ligado. Caso não resulte, teste o equipamento noutra tomada

    para garantir que o constrangimento não está relacionado com a rede elétrica da

    habitação.

  7. Equipamento não responde ao comando

    Se o equipamento deixar de responder ao comando:

    1. Verifique se as pilhas estão bem colocadas

    2. Substitua as pilhas do comando.

  8. Formato de imagem parece errado

    Configure o descodificador de forma semelhante à sua TV (4:3=convencional,

    6:9=ecrã panorâmico).

 

Aproveite o melhor da sua TV em qualquer divisão de sua casa com o Descodificador Digital da NOS, sem custo de instalação* e sem período de fidelização associado:blush:

 

Características Descodificador Digital

O equipamento permite-lhe ter acesso a mais de 120 canais com uma qualidade de imagem HD e com som Dolby Digital.

O descodificador digital não dispõe de acesso a funcionalidades como Restart TV, Gravações automáticas ou Gravações agendadas, videoclube ou subscrição de canais premium.
Para ter acesso a estas funcionalidades recomendamos que consulte mais informações sobre as boxes UMA, Iris, Android TV ou Apple TV:

 

 

Ficou com alguma dúvida no processo de autoinstalação do Descodificador Digital? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Tenho um pacote de TV com a NOS, posso aderir ao Descodificador Digital, como box secundária? 

    Sim, o Descodificador Digital é compatível com qualquer equipamento de TV da NOS, desde que a soma dos equipamentos TV não ultrapasse 3 equipamentos. Conheça as soluções de box adicional para si.

  1. Pretendo instalar o Descodificador Digital através da autoinstalação, mas não tenho tomada para tal. É possível? 

    Para efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital é necessário ter uma tomada de TV no local onde pretende efetuar a instalação. Se não tiver a tomada terá de optar pela deslocação de um técnico com o custo de 40€ (custo da tomada adicional + instalação do DTA).

  2. Tenho três boxes UMA, posso adicionar um Descodificador Digital? 

    Só pode ter um máximo de 3 equipamentos de TV.

  3. Vou substituir a minha box HD (Iris) para uma box UMA em autoinstalação. Posso fazer a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo?

    Sim. Pode efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo com qualquer equipamento da NOS, tanto boxes como routers. Saiba como pode autoinstalar alguns dos seus serviços de Televisão ou de Internet.

  4. Já tenho o meu kit de autoinstalação Descodificador Digital, mas ainda não procedi à autoinstalação. Tenho prazo para proceder à mesma?

    Não. Não existe qualquer prazo para proceder à instalação do Descodificador Digital, no entanto, o mesmo começa a ser faturado na data de entrega do seu Kit.

  1. Quero devolver o meu equipamento antigo que tinha como box adicional, como faço?

    Para devolver o seu equipamento antigo deve deslocar-se a uma loja NOS ou contactar-nos e agendar a recolha do equipamento por estafeta.

E para que fique a par de tudo consulte os 140 canais digitais que tem acesso: :point_down_tone2:

 

*A instalação é gratuita por autoinstalação, e tem um custo associado caso seja necessária a deslocação de um técnico.

 

Já instalou o seu Descodificador DigitalPartilhe com a comunidade a sua experiência.  :wink:

Saiba ainda como pode autoinstalar alguns dos serviços de Televisão ou de Internet da NOS:wink:

Caso tenha alguma dúvida sobre a autoinstalação, partilhe connosco.


123 Comentários

Boa Noite. Estou extremamente desiludido com esta questão do analógico, deixei de conseguir ver tv na cozinha onde tenho uma televisão e agora sou praticamente obrigado a ter um descodificador para voltar a ver tv neste local. faz poucos meses tive que aderir a uma box porque o descodificador no quarto dava uma imagem terrível e agora terei de ter mais um gasto para tal ter tv na cozinha???????

Pago mais de uma centena de euros para esta empresa, que apenas contacta os clientes para aderirem a produtos sem dar nada em troca. qual seria o problema em “oferecerem” gratuitamente um descodificador ao invés de cobrarem o aluguer do mesmo e assim manterem os clientes satisfeitos.

Muito sinceramente não creio que se importem com um cliente insatisfeito, do qual faz mais dezena de anos que se mantem fiel e duvido que assim aconteça num futuro proximo.

 

Alguma proposta ?????

Jorge Manuel Rita Gonçalves

C*******

Reputação 7
Crachá +2

Boa Noite. Estou extremamente desiludido com esta questão do analógico, deixei de conseguir ver tv na cozinha onde tenho uma televisão e agora sou praticamente obrigado a ter um descodificador para voltar a ver tv neste local. faz poucos meses tive que aderir a uma box porque o descodificador no quarto dava uma imagem terrível e agora terei de ter mais um gasto para tal ter tv na cozinha???????

Pago mais de uma centena de euros para esta empresa, que apenas contacta os clientes para aderirem a produtos sem dar nada em troca. qual seria o problema em “oferecerem” gratuitamente um descodificador ao invés de cobrarem o aluguer do mesmo e assim manterem os clientes satisfeitos.

Muito sinceramente não creio que se importem com um cliente insatisfeito, do qual faz mais dezena de anos que se mantem fiel e duvido que assim aconteça num futuro proximo.

 

Alguma proposta ?????

Jorge Manuel Rita Gonçalves

C********

Só contactar o apoio técnico :)

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @jmrgoncalves,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Para enviar uma mensagem privada, selecione aqui.

Obrigado

Olá a todos, 

Prontos para as novidades? Agora, já pode fazer a autoinstalação do seu Descodificador Digital de uma forma cómoda, rápida e sem sair de casa. :blush:

Obrigada 

 

Reputação 1

É lamentável impor de forma unilateral o descodificador  ou pagas pelo equipamento ou fica sem acesso aos canais que antes tinha na Tv de um dos quartos.

já se paga uma mensalidade por uma prestação de serviços  e agora impingir.

vou consultar quando termina a Fidelização  e deixar de ser cliente NOS.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @Tk647,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Para enviar uma mensagem privada, selecione aqui.

Obrigado

Reputação 1

Bom dia @Tk647,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Para enviar uma mensagem privada, selecione aqui.

Obrigado

já enviada mensagem

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Tk647,

Agradecemos o seu testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Boa noite

Sou cliente NOS desde há muito tempo (desde o princípio da TV CABO) apesar de muitos apelos à mudança por parte da concorrência optei por continuar cliente NOS, por acreditar no serviço prestado por esta empresa. Há uns dias, deparei-me com a «agradável informação» de poder ter acesso aos restantes canais em todas as televisões de casa mas simultaneamente, com a «desagradável notícia» de que teria de adquirir um descodificador digital para cada um dos televisores. Tenho 3 televisores  antigos sem opção de sintonia digital. Tenho ainda um televisor com uma box UMA (com um pacote com um valor mensal elevado).

Nos tempos em que se fala em evitar o desperdício tecnológico (para poupar o ambiente) e na dificuldade que a maioria das famílias tem, venho manifestar o meu desagrado perante esta medida da NOS.

Tenho uma amiga que deixou de ser cliente NOS e agora ao fim de uns anos voltou a sê-lo. Tem um pacote mais abrangente do que o meu, com um valor mensal menor e a quem foi ofertado uma smart tv, além da instalação do serviço.

O que é que os cliente mais «fiéis» ganham com a fidelidade? Nada!!

Nem a oferta de pelo menos um sintonizador digital.

Reputação 7
Crachá +1

Viva amigo,

A questão é que muito raramente as empresas lhe vao oferecer coisas. O momento de renegociar o contrato e de se fidelizar por mais um ano é mesmo isso, um momento de renegociar. É nesse instante que deve negociar se quer equipamentos novos, ou se quer canais á borla, ou se quer baixar a mensalidade… 

o bom é nesse momento ver sempre o que a concorrencia está a oferecer e ligar para a NOS a dizer “eles estão a oferecer isto, eu fidelizo-me mais 2 anos se me ofererem o mesmo ou melhor”… 

Entretanto aguarde que algum moderador da NOS venha ca responder que pode ser que consigam ajuda-lo de alguma forma! 

um bem haja 

Reputação 5
Crachá

Boa noite

Sou cliente NOS desde há muito tempo (desde o princípio da TV CABO) apesar de muitos apelos à mudança por parte da concorrência optei por continuar cliente NOS, por acreditar no serviço prestado por esta empresa. Há uns dias, deparei-me com a «agradável informação» de poder ter acesso aos restantes canais em todas as televisões de casa mas simultaneamente, com a «desagradável notícia» de que teria de adquirir um descodificador digital para cada um dos televisores. Tenho 3 televisores  antigos sem opção de sintonia digital. Tenho ainda um televisor com uma box UMA (com um pacote com um valor mensal elevado).

Nos tempos em que se fala em evitar o desperdício tecnológico (para poupar o ambiente) e na dificuldade que a maioria das famílias tem, venho manifestar o meu desagrado perante esta medida da NOS.

Tenho uma amiga que deixou de ser cliente NOS e agora ao fim de uns anos voltou a sê-lo. Tem um pacote mais abrangente do que o meu, com um valor mensal menor e a quem foi ofertado uma smart tv, além da instalação do serviço.

O que é que os cliente mais «fiéis» ganham com a fidelidade? Nada!!

Nem a oferta de pelo menos um sintonizador digital.

Fidelidade a uma empresa como a NOS é burrice, aconselho a reclamar no livro de reclamações que a NOS a deixou sem TV, a alteração do sinal de forma unilateral é uma quebra de contrato como tal mesmo que a NOS lhe diga o contrário pode cancelar sem penalização. Se ficou sem um serviço público essencial por culpa da operadora até pode ser uma contra-ordenação pela lei dos serviços públicos essenciais.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, 

Agradecemos a sua mensagem @EFerreira. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

não consigo realizar a pesquisa de canais com o dta

as ligações estão como defenido mas não realiza pesquisa automática 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @pajogele,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Indique-nos, por favor, se de acordo com este artigo todas as ligações estão corretas.

Confirme-nos qual o erro que surge. Na ligação RF onde tem o descodificador ligado tinha, anteriormente, sinal de tv? 

Obrigado

A TV onde o cabo RF está ligado tem sinal, com os 23 canais. Quando se liga o DTA, não se consegue fazer a pesquisa, apresenta a info "sem sinal RF"

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @pajogele

Verifique, por favor, se o cabo HDMI ou Scart se encontram encontram devidamente ligados em abas as extremidades (Televisão e DTA). 

Se sim, verifique a fonte da televisão, utilizando a tecla AV/Source ou Input procure a fonte em que está ligado o DTA. 
Obrigado

Reputação 5
Crachá

Bom dia @pajogele

Verifique, por favor, se o cabo HDMI ou Scart se encontram encontram devidamente ligados em abas as extremidades (Televisão e DTA). 

Se sim, verifique a fonte da televisão, utilizando a tecla AV/Source ou Input procure a fonte em que está ligado o DTA. 
Obrigado

Eu gostava de saber qual é a solução para quem como eu e a minha mãe tem TVs sem SCART ou HDMI.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @pajogele

Verifique, por favor, se o cabo HDMI ou Scart se encontram encontram devidamente ligados em abas as extremidades (Televisão e DTA). 

Se sim, verifique a fonte da televisão, utilizando a tecla AV/Source ou Input procure a fonte em que está ligado o DTA. 
Obrigado

Eu gostava de saber qual é a solução para quem como eu e a minha mãe tem TVs sem SCART ou HDMI.

Atualizar os aparelhos.

Reputação 5
Crachá

Bom dia @pajogele

Verifique, por favor, se o cabo HDMI ou Scart se encontram encontram devidamente ligados em abas as extremidades (Televisão e DTA). 

Se sim, verifique a fonte da televisão, utilizando a tecla AV/Source ou Input procure a fonte em que está ligado o DTA. 
Obrigado

Eu gostava de saber qual é a solução para quem como eu e a minha mãe tem TVs sem SCART ou HDMI.

Atualizar os aparelhos.

@Jose Rodrigues  Então e a NOS actualiza os aparelhos ou deixa os clientes sem serviço?

Suponho que existam ainda algumas pessoas que utilizam gravadores de VHS ou de DVD para ficar com uma cópia dos seus programas favoritos. No meu caso, utilizo um equipamento que consegue apenas encontrar os 23 canais já referidos. Espero que esta alteração não nos impeça também de continuar a utilizar estes gravadores, caso contrário estaremos perante um verdadeiro retrocesso civilizacional. Já repararam que as gravações automáticas expiram ao fim de seis meses, não já?

É lamentável impor de forma unilateral o descodificador  ou pagas pelo equipamento ou fica sem acesso aos canais que antes tinha na Tv de um dos quartos.

já se paga uma mensalidade por uma prestação de serviços  e agora impingir.

vou consultar quando termina a Fidelização  e deixar de ser cliente NOS.

Mas o DTA não é gratuito se for como um segundo equipamento?

Fiquei com a impressão pelo que é dito no tópico principal que é gratuito.

“Com a autoinstalação do Descodificador Digital aceda a todos os canais digitais da grelha da NOS numa televisão secundária, de forma gratuita e sem ser necessária a intervenção de um técnico em sua casa.”

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @pedrodepinto e @Ricardo Serra

@pedrodepinto, respondemos à sua questão neste artigo.

@Ricardo Serra, a instalação e ativação de um equipamento têm custos. Aquilo que pretendemos indicar é que ao fazê-lo, ao levantar o equipamento ou recebê-lo por um estafecta e instalar,  é gratuito, uma vez que a instalação é feita pelo cliente.

Obrigado

Boa tarde, com este aparelho, consigo ter acesso aos canais premium que subscrevo na box UMA?

 

Cumprimentos

Boa noite, 

 

Não conseguirá acesso aos canais premium através do descodificador pois este não tem cartão ou software para tal. Para acesso aos canais premium, somente boxes 1.0 HD, 1.0 HD + DVR, 2.0 HD (IRIS) ou boxes UMA (v1 ou v2). 

Qual o preços de aluguer ou venda?mais uma maneira de roubar dinheiro ao cliente como não tenho felidizacao pondero mudar de operadora depende dos preços já fui cliente meo e não me importo nada mudar pois até gostei do serviço

Comentário