Header

Como configurar o comando da televisão Samsung para controlar a BOX UMA


  • Kilobyte
  • 3 comentários

Sou cliente NOS e comprei uma televisão Samsung 43AU9005KXXC e queria configurar a televisão para comandar a BOX UMA.

A própria televisão tem um template para fazer a tarefa, no entanto apesar de escolher o fornecedor de serviço (NOS) e o fabricante da BOX (ARRIS), nunca se consegue que funcione. Ainda tentei colocar o modelo da BOX (ZD4500ZNO), mas a televisão não parece reconhecer.

 

Alguém pode ajudar sobre esta questão?


45 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Não será possivel.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RMLT,

Agradecemos a sua mensagem. 

O controle da Box UMA com comandos não oficiais, não é garantida. Para o efeito, sugerimos que utilize o comando oficial da Box UMA.

Fale connosco caso surjam outras questões.

Obrigado 

 

Caro João H., gestor da comunidade.

A sua resposta deixa muito a desejar. Eu não estou a usar nada duvidoso nem não oficial. O que solicitei foi apoio para configurar o comando de uma televisão que comprei para interagir com a BOX, usando para isso a norma CEC que a vossa box deveria implementar.

Sou vosso cliente à já muitos anos e este tipo de resposta não ajuda.

Seria mais correto da sua parte dizer que a box não suporta essa funcionalidade, do que dizer que não deve ser usado um comando não oficial.

Do que andei a investigar a vossa box IRIS até suporta esse protocolo, no entanto a UMA não suporta, o que é uma pena.

Se posso fazer uma sugestão, gostaria que a box UMA suportasse essa norma, o que em muito ajudaria os vossos clientes.

Obrigado

Reputação 1

Como deixa a desejar? 

A uma tem hdmi cec, mas apesar disso é normal que nao seja garantido, estamos a falar de compatibilidade de equipamentos de diferentes marcas, a configuração tem que ser garantida por ambas as partes, não é só do lado da nos… se já configuraste tudo devidamente e mesmo assim não dá, acho que não há muito a fazer…

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @RMLT
Compreendemos e agradecemos a sua sugestão. 
De momento, não garantimos o género de configuração que pretende. 

Se surgirem novidades, partilharemos consigo, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

Aproveitando este tópico aberto pergunto se já existe solução! 

Os comandos agora são mais que as televisões!

Acabei de sair da box Íris para a UMA e.. pois é.. tenho agr que usar os 3 comandos. (1 para a box, 1 para a TV e outro para o sistema de som), com a íris usava 1 pra tudo! Bom, já tentei configurar uma vez q a minha TV também o permite fazer, mesmo seleccionado o fornecedor e a marca da box não faz a função que deveria.. esta box não suporta este protocolo.. isto foi downgrade! 

É mais rápida que a íris mas deixou de ser funcional ca em casa! 

Arranjem solução rápido ou adaptem a tecnologia ultrapassada da box íris para a UMA! 

 

Fiquei extremamente desiludido e só percebi que não ia ter sucesso depois de ter lido a resposta a este tópico por um "colaborador", com aquela resposta típica de que não é um problema "nosso"!

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @HelderOliveira,

Lamentamos o transtorno e agradecemos a sua sugestão de melhoria da Box UMA.

As opiniões e apreciações da comunidade são importantes para nós. para que possamos continuar a melhorar.

Se surgirem novidades sobre este tema serão partilhadas, aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado

Boa tarde @João H. e @Mário P. 

Já existe alguma novidade em relação a este assunto?

Deparei-me com o mesmo problema, já verifiquei com as outras 2 operadoras de serviço de TV e o mesmo não acontece, podem pedir celeridade para uma solução por favor.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Dado que são tecnologicas diferentes, não será algo que se possa resolver.

Dado que são tecnologicas diferentes, não será algo que se possa resolver.

Sim, de facto são tecnologias diferentes.. apesar de não ter acrescentado nada ao topico, talvez consiga perceber que apesar de serem tecnologias diferentes a NOS fala na UMA como sendo uma opção ultra inovadora.. bastava honestamente serem humildes ao ponto de reconhecerem a estupidez de “substituir” uma tecnologia que é usada ha decadas e ainda funciona 100% por uma inovadora que não é prática.. o problema era tão simples de resolver, bastava colocar de novo um comando com infra-vermelho e adaptar a UMA, simples não era? .. tenho a certeza que ficava tudo muito mais feliz! 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @NGAM,

Lamentamos o transtorno e agradecemos a sua sugestão de melhoria da Box UMA.

As opiniões e apreciações da comunidade são importantes para nós. para que possamos continuar a melhorar.

Se surgirem novidades sobre este tema serão partilhadas, aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado

Alguma novidade sobre o topico?

Continua a não ser possivel usar um comando "inteligente" para controlar a UMA! 

Nos dias de hoje tenho mais comandos para controlar a uma tv com a box UMA do que o que teria com a velhinha iris.. mas que evolução NOS!

Acabei de adquirir uma nova tv e o problema mantem-se.. a tv encontra a marca da box UMA "arris" mas nao encontra o modelo (ZD4500ZNO) ! 

 

Reputação 7
Crachá +2

Alguma novidade sobre o topico?

Continua a não ser possivel usar um comando "inteligente" para controlar a UMA! 

Nos dias de hoje tenho mais comandos para controlar a uma tv com a box UMA do que o que teria com a velhinha iris.. mas que evolução NOS!

Acabei de adquirir uma nova tv e o problema mantem-se.. a tv encontra a marca da box UMA "arris" mas nao encontra o modelo (ZD4500ZNO) ! 

 

Dado que a tecnologia continua a mesma, claro mudar de TV não ia resolver.

Vinha à procura da resolução do meu problema mas já vi que a NÓS, em vez de seguir com as novas tecnologias prefere regredir no tempo…

Em Dezembro comprei uma TV nova para casa onde o comando da Tv é simplesmente brutal, para começar o comando não traz pilhas e é carregado por energia solar ou bateria como um telefone, comando super prático onde só uso a minha voz para alterar tudo, nem uso botões que alias são poucos os botões, nem números vêm, em Dezembro tinha a box Íris em casa e para meu espanto o comando da Tv pediu para aceder a essa box e deste aí controlava tudo com um único comando, o da minha Tv, quem ficou adorar foi os meus pais que deixaram de usar tanto comando e pela a idade deles foi ouro que já não percebem muito de tecnologia.

Para meu espanto foram lá a casa (ontem) colocar a box da  UMA pq na verdade foi eu a escolher a trocar de box por ter melhor imagem q a íris, mas quando dou por mim o comando da Tv já não compatível com a nova box para grande tristeza minha. são 11.45h da manha e já tive que atender 3x a chamada dos meus pais que não conta do novo comando.

Peço que sejam rápidos não resolução deste problema, é desnecessário nos dias de hoje usar 50 comandos para tanta coisa. 

Vinha à procura da resolução do meu problema mas já vi que a NÓS, em vez de seguir com as novas tecnologias prefere regredir no tempo…

Em Dezembro comprei uma TV nova para casa onde o comando da Tv é simplesmente brutal, para começar o comando não traz pilhas e é carregado por energia solar ou bateria como um telefone, comando super prático onde só uso a minha voz para alterar tudo, nem uso botões que alias são poucos os botões, nem números vêm, em Dezembro tinha a box Íris em casa e para meu espanto o comando da Tv pediu para aceder a essa box e deste aí controlava tudo com um único comando, o da minha Tv, quem ficou adorar foi os meus pais que deixaram de usar tanto comando e pela a idade deles foi ouro que já não percebem muito de tecnologia.

Para meu espanto foram lá a casa (ontem) colocar a box da  UMA pq na verdade foi eu a escolher a trocar de box por ter melhor imagem q a íris, mas quando dou por mim o comando da Tv já não compatível com a nova box para grande tristeza minha. são 11.45h da manha e já tive que atender 3x a chamada dos meus pais que não conta do novo comando.

Peço que sejam rápidos não resolução deste problema, é desnecessário nos dias de hoje usar 50 comandos para tanta coisa. 

Olá, consegui sentir a sua dor, eu tenho o mesmo problema e quando li o que escreveu, revi o meu problema e concordo 200%..
Neste momento até o comando da UMA avariou.. o hardware é de boa qualidade mas infelizmente não acompanhou os critérios exigidos pelo mercado, o comando come pilhas, aquece e não funciona!

Tenho a televisão nova a funcionar com a box iris.. (que sorte que não a devolvi, mas pago 3€/mes para ter 2 boxes, a que funciona lindamente excepto a lentidão é a IRIS, a UMA está encostada que neste momento so funciona usando o tlm.. que evoluçáo NOS.. a iris fazia o mesmo mas com um comando simples a infra-vermelho!!) 

Peço que sejam celeres e percebam que retrocederam no tempo com esta box UMA.. é inconveniente ter uma box deste tipo em casa nos tempos actuais, não faz sentido nenhum ainda não haver uma soluçao de substituiçao da UMA por uma comparável á IRIS.. até o screen e os botões fazem jeito na IRIS, enquanto a UMA so serve para “pisa papeis”! (Ate se por acaso ficar sem internet por causa do router ou outra anomalia.. com a IRIS ainda consigo ver as “Tardes da Julia, ou o canal do parlamento” com a box da UMA, vejo uma mensagem a dizer “caso o problema se mantenha contacte a linha de apoio”.. Enfim!

Eu pago 90€/mes.. Pago um salario por ano… 

Espero que haja noticias em breve de uma nova solução ou inovadora! 

NOTE: Btw, liguei hoje para o suporte a dizer que o comando não funciona e pasmem-se.. tenho que me deslocar a uma loja oficial e mandaram-me usar o tlm como comando! (Não há alternativa) 

NOTE2 : Para fazer o “papel” que a UMA faz, (mas sem cablagem), na minha cozinha e com uma tv super antiga estou a usar um Chrome CAST e partilho o “NOS TV” para a televisão a partir de um tablet “velho”, controlo a tv no tablet! 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @HelderOliveira e @David Sá,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

De momento não possuímos novas informações sobre este tema. 

Continuem a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @HelderOliveira e @David Sá,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

De momento não possuímos novas informações sobre este tema. 

Continuem a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Olá! 

Eu é que agradeço pela resposta, que infelizmente não acrescenta nada de positivo.
Ainda assim estou esperançoso que a NOS resolva a situação com um upgrade de hardware de forma a suportar estes protocolos (que já não são novos)!
Se a situação actual me continuar a incomodar, irei resolver com uma simples mudança de operador de televisão! 
 

Aparentemente o modelo desta box arris não tem essa capacidade.

Testei os 41 modelos diferentes pré-configurados pela tv samsung e nenhum resultou.

Embora o comando da box consegue desligar a tv.

Aparentemente o modelo desta box arris não tem essa capacidade.

Testei os 41 modelos diferentes pré-configurados pela tv samsung e nenhum resultou.

Embora o comando da box consegue desligar a tv.

Tecnologia completamente ultapassada.. um retrocesso autentico sendo que para mim apesar da lentidão a iris ainda é mais "completa" que a UMA ( sendo que considero a UMA um chrome cast gigante!)

So a acrescentar uma pequena nota.. o comando da box nao desliga a tv.. ao desligar a box "corta" o sinal da entrada hdmi e a tv "desliga-se"! 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 
Sugerimos que consultem o nosso artigo em que apresentamos a UMA TV 4K. Acompanhem a evolução da box UMA:

@HelderOliveira, a funcionalidade HDMI-CEC, disponível na UMA TV 4K, pode controlar a sua TV com o comando NOS. Quando pressiona o botão Ligar/desligar do comando da box, liga/desliga a sua TV
juntamente com a box.

Obrigado

Bom dia a todos, 
Sugerimos que consultem o nosso artigo em que apresentamos a UMA TV 4K. Acompanhem a evolução da box UMA:

@HelderOliveira, a funcionalidade HDMI-CEC, disponível na UMA TV 4K, pode controlar a sua TV com o comando NOS. Quando pressiona o botão Ligar/desligar do comando da box, liga/desliga a sua TV
juntamente com a box.

Obrigado

Mario! 
Acontece o mesmo com a iris, desligando a box a tv “desliga-se” porque perde o sinal hdmi.. e nao preciso de usar o comando para fazer isso.. 
Na iris ao cortar o sinal de hdmi a tv desliga-se, o comando é um adereço.. alem de que para mexer no som preciso do comando da tv uma vez que o da nos UMA é on/off.. impossivel controlar o som a meio termo! 

Vamos parar com isso e assumir o retrocesso! E’ simples.. 

Reputação 7
Crachá +6

Sim, @HelderOliveira

Mas o comando UMA sendo que é emparelhado por radio frequências não comanda a televisão, infelizmente. 
Sendo esta uma característica do serviço.

Obrigado

Sim, @HelderOliveira

Mas o comando UMA sendo que é emparelhado por radio frequências não comanda a televisão, infelizmente. 
Sendo esta uma característica do serviço.

Obrigado

Obrigado Mário
Tente pelo menos investigar.. Não defenda o indefensável.
Veja bem o comando que me refiro! 
https://www.samsung.com/au/support/tv-audio-video/use-and-charge-solar-powered-tv-remote/

Reputação 7
Crachá +6

Não garantimos o género de configuração que pretende, @HelderOliveira 

Obrigado

Não garantimos o género de configuração que pretende, @HelderOliveira 

Obrigado

Que não garantem isso já eu percebi!

Quero é perceber quando é que vão acompanhar outras operadores do mesmo serviço que já garantem desde 2022 esta configuração!

Ou não vão evoluir?

Comentário