Header

BOX UMA V1 - Atualizem firmware clientes FTTH


Boa Noite,

 

A linha de apoio ao cliente, de pois de muito se baralhar, informou-me que as novas aplicações (como Netflix) não estão disponíveis para clientes FTTH na box UMA V1.

Esta Box suporta, no entanto, as aplicações para cliente HFC.

 

A solução que me deram foi dirigir-me a uma loja e trocar a box pela UMA V2.

 

Eu gostava de chamar a atenção para esta questão, e para a possibilidade de NOS atualizar a box, em vez de me pedir que troque por outra.

O hardware da Box suporta as aplicações. Sou FTTH o que deveria tornar ainda mais fácil o acesso à internet para esta BOX, mas… do fácil se faz complicado e  a NOS só fez nova versão para clientes HFC.

 

Vá lá NOS, atualiza lá a BOX, pf.


6 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

A informação prestada pela NOS está correta. A versão é a mesma para hfc e ftth. Ou aguarda por nova atualização ou troca por uma v2 em loja para ser mais rápido.

A versão é a mesma para hfc e ftth.

Boa Noite Guimas,

Peço desculpa se o interpretei mal, mas a versão de firmware disponível na UMA não é a mesma para FTTH e HFC, a versão mais recente da UMA V1 em FTTH não funciona corretamente.

 

Estive em chamada com o apoio técnico, 16990, e atualizaram-me a UMA V1 para a última versão. Depois repararam que era cliente FTTH, e acabaram por fazer downgrade, pois não é possível utilizar nenhuma das APPS com o último firmware em FTTH. Eu experimentei as APPS e realmente não funcionam.

Por não funcionar corretamete, é que não recebi automaticamente o upgrade que os cliente HFC receberam que disponibiliza a Netflix na UMA V1. Eu sou FTTH, e não tenho como testar se quem é UMA V1 em HFC tem a APP da Netflix disponível, segundo o operador da linha 16990, em HFC terão sim.

Reputação 7
Crachá +2

A versão é a mesma para hfc e ftth.

Boa Noite Guimas,

Peço desculpa se o interpretei mal, mas a versão de firmware disponível na UMA não é a mesma para FTTH e HFC, a versão mais recente da UMA V1 em FTTH não funciona corretamente.

 

Estive em chamada com o apoio técnico, 16990, e atualizaram-me a UMA V1 para a última versão. Depois repararam que era cliente FTTH, e acabaram por fazer downgrade, pois não é possível utilizar nenhuma das APPS com o último firmware em FTTH. Eu experimentei as APPS e realmente não funcionam.

Por não funcionar corretamete, é que não recebi automaticamente o upgrade que os cliente HFC receberam que disponibiliza a Netflix na UMA V1. Eu sou FTTH, e não tenho como testar se quem é UMA V1 em HFC tem a APP da Netflix disponível, segundo o operador da linha 16990, em HFC terão sim.

Só lhe referi que as versões de firmware são as mesmas para ambas, só que em ftth uma v1 a .56 dá problemas. Logo a solução está por downgrade de firmware e trocar por uma v2 momentaneamente. Em HFC está ok. Confirmo.

Está a querer dizer que há uma versão de firmware, a mais recente, que não foi lançada em FTTH. Mas que as versões são as mesmas, para ambas as infraestruturas. Também tinha a ideia que eram sempre a mesma versão, mas a versão 5.56.9.m.prod não estar disponível para FTTH causa extranhesa. 

 

Lançam uma versão de produção do firmware sem terem testado em FTTH? Dá mais a ideia de que foi produzido exclusivamente para HFC. Isso e a NOS solicitar a troca de boxes, não me parece que esteja para breve uma atualização. Fica a impressão que para FTTH a UMAV1 começa a ser descontinuada, ou esquecida, embora não oficialmente.

 

Estou a especular um bocado, mas o cenário: 

  • a NOS lançou uma versão de firmware e nas últimas é que repara que há problemas graves em FTTH, que não foram detetados antes,
  • 60 dias depois continuaram sem resolução,
  • trocam boxes só para que o cliente não perca uma APP;

parece-me pouco credível.

 

Mas eu vou aguardar por uma atualização, também é impossível que seja a última para esta box.

Atualmente a versão mais recente em FTTH é a 4.53.3.m.prod.

Reputação 7
Crachá +2

Está a querer dizer que há uma versão de firmware, a mais recente, que não foi lançada em FTTH. Mas que as versões são as mesmas, para ambas as infraestruturas. Também tinha a ideia que eram sempre a mesma versão, mas a versão 5.56.9.m.prod não estar disponível para FTTH causa extranhesa. 

 

Lançam uma versão de produção do firmware sem terem testado em FTTH? Dá mais a ideia de que foi produzido exclusivamente para HFC. Isso e a NOS solicitar a troca de boxes, não me parece que esteja para breve uma atualização. Fica a impressão que para FTTH a UMAV1 começa a ser descontinuada, ou esquecida, embora não oficialmente.

 

Estou a especular um bocado, mas o cenário: 

  • a NOS lançou uma versão de firmware e nas últimas é que repara que há problemas graves em FTTH, que não foram detetados antes,
  • 60 dias depois continuaram sem resolução,
  • trocam boxes só para que o cliente não perca uma APP;

parece-me pouco credível.

 

Mas eu vou aguardar por uma atualização, também é impossível que seja a última para esta box.

Atualmente a versão mais recente em FTTH é a 4.53.3.m.prod.

Não há nada que indique mas acredito que a NOS prefira seguir a uma v2.

Já existe uma nova versão de firmware além da 5.56 mas não se sabe se corrige o problema.  Como publicitaram a existência agora de netflix era um bocado estranho não estar na box, por isso a troca pela v2 seja para já a solução. Mas não é a unica razão, dado que a versão provoca mais problemas do que só nas apps.

Reputação 7
Crachá +1

Apesar de não conhecer ainda a UMA, quer me parecer que a versão 2 deverá ser melhor que a 1, mas se é por causa do Netflix, tudo funciona no computador, numa App para o Windows, numa App para o telefone e numa App para o televisor, tudo sem passar pela UMA.

Comentário