Header
Respondido

Audio dolby digital na box UMA


Reputação 2

Boa tarde

Há possibilidade de manter ativa a definição de Audio dolby digital ativada? Já vou na segunda box e nesta tambem perco esta definição de um dia para o outro. Isto é um problema de firmware conhecido? Vai haver correção? É um tabu no seio dos tecnicos da NOS? Depende do equipamento onde a box está ligada? Tal como esta definição do aidio, tambem a definição do video que escolho, não é mantida, voltando sempre para 1080i, quando a tv que possuo é uma 4k!

Obrigado!

 

icon

Melhor resposta por dxnog 11 November 2019, 11:21

Ver pergunta inicial

23 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Atenção que NENHUM CANAL da NOS transmite em DD 5.1! (existem 2 a transmitir em DOLBY STEREO, mas isso serve para quê? para que o canal fique com o volume desregulado...)

 

Depois de muitas sugestões e reclamações, finalmente há 1 ano atrás, os filmes do clube de video começaram a ser disponibilizados com som DD 5.1!

 

Veja este tópico! https://forum.nos.pt/filmes-series-e-cinema-9/canais-via-box-com-som-dolby-digital-5-1-7946

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @José Alves Baptista.

A box UMA não tem saída óptica. A UMA 2ª box tem. 

Obrigado, mas efectivamente uso bastante o Videoclube...

Reputação 7
Crachá +4

Isso nunca me aconteceu na minha UMA, está sempre ativada essa funcionalidade.

Não entendo porque uns não acontece e outros tem isso desativado.

Reputação 2

Olá @marcolopes 

Canais não,  mas os filmes do Nos Studios e videoclube sim…

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá@marcolopes,

Os canais National Geographic e Fight Network têm Dolby Digital AC3 5.1.

Reputação 7
Crachá +4

O Caça e Pesca também transmite em Dolby digital. A minha TV deteta esse formato.

Reputação 7
Crachá +2

Olá@marcolopes,

Os canais National Geographic e Fight Network têm Dolby Digital AC3 5.1.

Dolby Digital 2.0, pelo menos na emissão DVB-C.

Reputação 7
Crachá +2

O Caça e Pesca também transmite em Dolby digital. A minha TV deteta esse formato.

 

A minha também! DD STEREO!!!!!! Onde o som fica extremamente “baixo” comprado com o som Stereo “normal”. Em resumo: para nada serve!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Humberto J Costa

Pode dizer-nos qual é o equipamento (versão e marca) que tem ligado à box, por favor?

Obrigada 

Reputação 2

Olá 

Tv LG UH770v.

Obrigado!

Reputação 7
Crachá +6

@Humberto J Costa

Pedimos que verifique se o equipamento em questão permite a utilização do formato Audio Dolby Digital, através das definições da Tv, por favor. 

Obrigada  

Bom dia,

Fiz upgrade para o Gigarouter, tendo para tal sido obrigado a migrar da Iris para a Uma (a box “pequena”), que não tem saída áudio óptica.

Ora eu ligava essa saída da Iris ao Amplificador, para ter Áudio Dolby Digital nos canais que assim emitem (Nat Geo HD e, agora, NOs Studios HD?), porque a TV não tem saída HDMI ou Óptica para o Amplificador.

Como posso fazer agora( sem trocar já a TV Pioneer de 50”)?

  1. A Box Uma “grande” tem saída óptica, como a Iris?
  2. A Box Uma “pequena” tem sinal Áudio Dolby Digital no HDMI (não o refere, contrariamente à “grande”)?
  3. Há algum Splitter HDMI 4K para HDMI 4K mais Óptico?
  4. ou tenho de retornar à Iris?

Obrigado...

Reputação 2

Olá 

 

Sim permite.

Cumps.

Reputação 7
Crachá +6

@Humberto J Costa
 

A situação que nos indicou acontece com que frequência? Acontece apenas com esse equipamento? Já testou com outra TV?
Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

Fiz upgrade para o Gigarouter, tendo para tal sido obrigado a migrar da Iris para a Uma (a box “pequena”), que não tem saída áudio óptica.

Ora eu ligava essa saída da Iris ao Amplificador, para ter Áudio Dolby Digital nos canais que assim emitem (Nat Geo HD e, agora, NOs Studios HD?), porque a TV não tem saída HDMI ou Óptica para o Amplificador.

Como posso fazer agora( sem trocar já a TV Pioneer de 50”)?

  1. A Box Uma “grande” tem saída óptica, como a Iris?
  2. A Box Uma “pequena” tem sinal Áudio Dolby Digital no HDMI (não o refere, contrariamente à “grande”)?
  3. Há algum Splitter HDMI 4K para HDMI 4K mais Óptico?
  4. ou tenho de retornar à Iris?

Obrigado...

 

Caro @José Alves Baptista :

  1. Os 2 canais? que transmitem em Dolby DIGITAL na grelha da NOS não o fazem em 5.1, mas sim em 2.0, como tal, é TOTALMENTE irrelevante que utilize um descodificador DOLBY DIGITAL para o SOM destes canais… Se quer AMPLIFICAR, isso já é outra coisa… mas não tem nada a ver com obter som 5.1 MULTICANAL.

 

  1. O único serviço de VIDEO da NOS que transmite em Dolby DIGITAL 5.1 é o VIDEO-CLUBE (títulos disponibilizados a partir do inicio do ANO de 2019!!). Veja aqui o tópico sobre o assunto: https://forum.nos.pt/filmes-series-e-cinema-9/canais-via-box-com-som-dolby-digital-5-1-7946
  1. Para poder descodificar o SOM 5.1 através da BOX UMA que apenas suporta HDMI, existe uma solução chamada HDMI PASS-Through, que não é mais do que deixar que o SEU TELEVISOR (caso tenha saída DIGITAL) sirva de intermediário. Ou seja, a BOX envia o SOM DIGITAL pelo cabo HDMI (presumo que isto não seja um problema / limitação na BOX da NOS) e este é direccionado automaticamente pela TV para a sua SAÍDA DIGITAL, a qual tem de estar ligada ao AMP. Ou seja… ao invés de ligar a BOX directamente ao AMP, liga a TV! Aliás, caso faça STREAMING da rede para a TV, terá sempre de ter um cabo DIGITAL ligado da TV ao AMP para poder ouvir o som através do AMP e poder descodificar o Dolby DIGITAL.

 

Espero ter ajudado.

Reputação 2

Boa tarde

Tentarei fazê-lo, no entanto a confirmar-se que com outra TV o mesmo não ocorre, a situação em causa não pode ser considerada como justificação para o problema, pois assim sendo, não fazia sentido a box ter esta configuração… além do mais, não sou o único a queixar-me deste problema, e não haverá mais gente a queixar-se do mesmo pois é uma opção que muitos não sabem para que serve ou então não dão importância e por isso não ativam…

Obrigado 

Se o meu Televisor tivesse HDMI PASS-Through, eu não tinha nunca tido necessidade de ligar o som da Box, da PS e do ApplePlay directamente ao AMP, por cabo óptico!

Devo então retornar à Iris, para ter tsl saída?

Reputação 7
Crachá +2

Se o meu Televisor tivesse HDMI PASS-Through, eu não tinha nunca tido necessidade de ligar o som da Box, da PS e do ApplePlay directamente ao AMP, por cabo óptico!

Devo então retornar à Iris, para ter tal saída?

 

Não vejo outra opção… até a UMA 2 está limitada nesse sentido (para além de ser uma box SEM MODEM, pelo que tem de estar ligada ao ROUTER)

 

UMA 2ª box não sei do que se trata (é a uma BOX HD 2.0 usada pela IRIS, com upgrade UMA? se sim, não acaba por ser uma solução, mas não é das melhores, porque o HARDWARE é lento para correr o software UMA e acaba por ser uma solução que a NOS utiliza para mater as box HD 2.0 na casa de clientes que pretendem ter o interface UMA)

Reputação 6
Crachá

Humberto, tudo isso depende das configurações de transmissão de cada canal, neste caso, de audio. Não é um problema propriamente dito da box.

E alguém já terá experimentado um Audio Extractor HDMI 4k para o efeito?

 

Reputação 7
Crachá +2

E alguém já terá experimentado um Audio Extractor HDMI 4k para o efeito?

 

 

Sinceramente? Não se meta nisso!

Já tive muitas experiências com situações similares (conversores Component → HDMI) etc etc, e estes conversores dão sempre barracada…

 

É uma pena que a NOS continue a “castrar” os equipamentos, sejam ROUTERS ou BOXES... não fazia ideia que optaram por equipamentos sem saídas DIGITAIS nas boxes mais recentes…sinceramente!!!!

 

Enfim… claro está que se tivesse um AMP AV de uma geração mais recente, poderia ligar o HDMI da BOX ao AMP, e este iria fazer ROUTING para uma única saída a ligar ao TV.

 

Soluções?

 

  1. Um amp AV “recente”, com ENTRADAS HDMI (digo-lhe que no meu caso uso um Yamaha A5 já com uns bons 15 anos??? mas que ainda hoje é um excelente aparelho, claro que de HDMI não tem nada!) daí usar a segunda opção…
  2. Um TELEVISOR com HDMI pass-through (quase todos suportam, mau era!)

Adaptadores, ainda por cima alimentados? Esqueça…

Ainda assim…. usa assim tanto o CLUBE de VIDEO da NOS? É que não vejo onde vai tirar proveito do DD 5.1, pois não existem canais a transmitir em 5.1.

 

Se quer apenas AMPLIFICAR o som, o televisor não tem saídas RCA STEREO? Pode-as ligar ao AMP AV...

Reputação 2

Olá @oTonyStark ,

Ha poucos canais a transmitir em som digital, mas ha bastantes filmes do NOS Studios e do próprio videoclube, que tem som digital e é esse o meu problema. Só pretendia que a box assumisse a definição que lhe digo que pretendo ter ativada e não a box a "dizer-me" como deve de ficar… assim, é mesmo um problema/feitio da box... se for feitio, só gostava que fosse assumido, para não andar a perder tempo e dinheiro como foi o caso recente que tive com a trovmca da box...

Obrigado 

Comentário