Skip to main content
Header
Pergunta

Roaming na Austrália

Carlindo Lago

Estou na Austrália há três dias e meu e-sim da NOS não conecta com nenhuma operadora local. Não quero acesso à internet, nem originar ligações ou SMS. Quero apenas poder receber ligações. O eSIM indica Sem Serviço e depois Somente SOS. Minha esposa está comigo, com o mesmo plano da NOS e está funcionando perfeitamente pela rede Optus.

Estive antes em Singapura e lá funcionou tudo perfeitamente. Só aqui na Austrália falha.

Já falei com o apoio telefônico da NOS por quase 1h e tentamos vários ajustes: seleção de rede manual, modo avião, desativação/ativação do eSIM, etc. Nada fez funcionar. Tenho um iPhone 15 Pro Max.

Por isso peço socorro urgente. Posso reinstalar o eSim se for enviado outro, posso testar em outro aparelho ou qualquer outra medida recomendada pela NOS, pois estou com urgência de usar o serviço para acesso à conta Gov.PT.

14 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 4, 2025

Teste em outro aparelho 

Carlindo Lago
  • Autor
  • Kilobyte
  • December 4, 2025

Obrigado pela resposta. Tenho sim, outro aparelho que também aceita eSIM. O eSIM da Nos está num iPhone 15 Pro Max e tenho aqui um iPhone 17 Pro Max. Ao pedir para transferir o eSim o menu informa que a transferência é incompatível. Cheguei a transferir um eSim dos EUA e outro da Asutrália do 15 para o 17, sem problemas e está funcionando perfeitamente no 17. Mas o da Nos se mostra incompatível e está no 15.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 4, 2025

Boa tarde ​@Carlindo Lago, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Guimas.

Na Austrália, os operadores disponíveis são Telstra Optus.
Pedimos que, por favor, se tente ligar ao operador Telstra e nos diga se a situação persiste.

Obrigado

Carlindo Lago
  • Autor
  • Kilobyte
  • December 5, 2025

Já tentei, sem sucesso. Obrigado. No contacto com o apoio da NOS notei grande desconhecimento sobre o assunto. Ninguém propôs a atualização de “ajustes da operadora” (carrier bundle) pelo envio de um ficheiro/perfil que atualizasse as definições internas: nome da rede, listas de redes parceiras, parâmetros de roaming.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 6, 2025

Nas definições do equipamento tem roaming ativo?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 6, 2025

Boa tarde, ​@Carlindo Lago 

O ​@Olaf deu uma boa ajuda. 

Aceda às definições do iPhone e, em Dados Móveis, confirme se tem os Dados em Roaming ativos. 

Caso não, por favor, ative. 
Obrigado,

Carlindo Lago
  • Autor
  • Kilobyte
  • December 6, 2025

Obrigado pelas sugestões. Já testei com roaming ativo e não resolve. Afinal, não quero usar dados para acessar a internet, nem mesmo enviar SMS e sequer fazer ligações telefônicas. Pra isso não preciso de roaming ativo. Receber ligações e SMS não necessita de roaming ativo e só quero poder receber ligações e SMS. O da minha esposa, também Nos, está sem roaming ativo e funcionando corretamente, recebendo SMS e chamadas. Tenho outros eSIM sem roaming ativo funcionando (t-mobile dos eua e Tim Brasil) sem roaming e funcionando ok. Acredito que a solução seria forçar a atualização do carrier bundle ou o reenvio de novo QR com novo eSim. Como faço pra convencer a nós a tentar isso?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 6, 2025

@Carlindo Lago, precisa que o roaming esteja ativo para conseguir receber comunicações. 

Não enviamos no QR Code, pode verificar a possibilidade de voltar a instalar o eSIM através da my NOS. 

Obrigado,

Carlindo Lago
  • Autor
  • Kilobyte
  • December 6, 2025

Obrigado, Mário. Agradeço sua orientação. Como se explica o caso da minha esposa? Ela tem um plano idêntico, está aqui do meu lado na Austrália, sem roaming ativo, e o iPhone 17 dela detecta a rede Optus, recebe ligações e SMS e tem o roaming desativado? Aliás, é assim que estão meus eSIM do Brasil e dos EUA: com o roaming desligado, mas funcionais para receber telefones e SMS.

O ponto técnico-chave é: há roaming de voz/SMS e roaming de dados. No iPhone, o que se liga/desliga em “Roaming de dados” é só a parte de internet, não o registo da linha nem o recebimento de chamadas/SMS.

O iPhone precisa registar-se numa rede parceira em roaming para poder receber chamadas e SMS, mesmo que os dados móveis estejam com roaming de dados desligado nas definições.

A opção ‘Roaming de dados’ do iPhone controla apenas o uso de internet móvel. Com o roaming de dados desligado, continuo a poder receber chamadas e SMS; apenas deixo de usar dados em roaming, evitando custos de internet.

Roaming de voz/SMS: é a permissão na conta NOS para que a linha possa usar redes de outras operadoras no estrangeiro para chamadas e mensagens. Se a NOS bloquear isto na conta, o cartão/eSIM não consegue registar na rede, fica em “Só SOS”.

Roaming de dados: é só o uso de internet via rede móvel quando já está registado em roaming. No iPhone dá para desligar esta parte e ainda assim continuar a receber chamadas e SMS normalmente.

Por isso, o que precisa da NOS não é “ligar dados em roaming”, mas garantir que o roaming de voz/SMS está activo na linha e correctamente provisionado na Austrália, permitindo o registo numa rede parceira (Optus/Telstra/Vodafone), enquanto mantém o “Roaming de dados” desligado no iPhone para não ter custos de internet.

@Carlindo Lago, precisa que o roaming esteja ativo para conseguir receber comunicações. 

Não enviamos no QR Code, pode verificar a possibilidade de voltar a instalar o eSIM através da my NOS. 

Obrigado,

Carlindo Lago
  • Autor
  • Kilobyte
  • December 6, 2025

O que a Nos precisa fazer?

1. Activação de roaming de mobilidade (CS) para a minha MSISDN
A NOS tem de garantir que, no HLR/HSS da minha linha:
•    O perfil da subscrição (roaming profile) está com CAMEL/roaming voice & SMS enabled para a Austrália.
•    Não há barring flags activos (CLIP, ODB, roaming barring, outgoing/incoming barring) que impeçam Location Update em redes partner daquele MCC/MNC (Austrália: MCC 505, MNC de Telstra/Optus/Vodafone, etc.).

2. Permitir o Location Update e registo em redes parceiras
A minha linha precisa conseguir fazer roaming attach numa rede australiana:
•    Autorizar MAP/DIAMETER Location Update do VLR/MSC ou MME/SGSN australiano para o HLR/HSS da NOS.
•    Confirmar que não há bloqueio por zoning/roaming agreements para o conjunto MCC/MNC em que estou (por exemplo Optus ou Telstra).

3. Provisionamento correcto de SMS e voz em roaming
Mesmo sem dados móveis, a NOS deve:
•    Garantir que o roaming de SMS (MT) está autorizado (SCCP/MAP para o SMSC e VLR em roaming).
•    Garantir que chamadas recebidas (MT call) estão permitidas, com as triggers CAMEL correctas e sem barramento de MT Roaming.

4. Se necessário, re-provisionar eSIM/perfil
Se o meu IMSI/eSIM estiver com parâmetros errados:
•    Regerar o perfil eSIM (eUICC profile) com o mesmo MSISDN/IMSI, garantindo que o roaming template aplicado é o mesmo que o de outra linha NOS que funciona na Austrália.

Obrigado,

Carlindo Lago
  • Autor
  • Kilobyte
  • December 6, 2025

Obrigado,

Agradeço muito sua orientação, mas é impossível entrar no My Nos sem acesso ao meu número pois é exigida a confirmação do código enviado por SMS, mas impossível de ser recebido por mim por razões óbvias.

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • December 6, 2025

Boa noite, infelizmente parece um problema ao nível do sim, antes de viajar foi a uma loja confirmar que tinha tudo activo, ou ligou ao apoio? Sugiro que ligue e desligue várias vezes o telefone e vá verificando, poderá receber uma mensagem para instalar alguma coisa, tente entrar no NOS ID e veja como está a sua conta. Se o apoio técnico não o puder ajudar não sei como pode resolver isso, aqueles detalhes todos não o vão ajudar. 

Carlindo Lago
  • Autor
  • Kilobyte
  • December 6, 2025

Obrigado pela resposta e tentativa de ajuda. Farei esse desliga e liga sim… Mas respondendo às suas questões: Não, não estive numa loja antes da viagem presumindo alguma falha futura. Talvez fosse inútil, pois passei, na mesma viagem, por Paris e Singapura e o telemóvel estava sempre ok, recebendo SMS normalmente. Só aqui na Austrália falhou. Fiz contato com o apoio da Nos no dia 1/12/2025 telefonando daqui da Austrália. Foi uma hora de desliga e liga e outras manobras que se mostraram inúteis. Essa uma hora me custou 15€ pois a Nos só oferece um número móvel para suporte, 3x mais caro numa ligação internacional do que um fixo. Não há suporte por email, nem por WhatsApp ou Telegram, nem X.com, nem Facebook. Nada… só um custoso telemóvel  Prometeram contacto que não ocorreu ainda.

Realmente é frustrante saber que o apoio técnico pode não ser capaz de resolver um problema dessa natureza, relacionado 100% com o serviço que deveriam prestar.

Não é possível acessar meu Nos ID pois estou sem acesso ao meu número e é exigida a confirmação do código enviado por SMS, impossível de ser recebido por mim por razões óbvias.

Boa noite, infelizmente parece um problema ao nível do sim, antes de viajar foi a uma loja confirmar que tinha tudo activo, ou ligou ao apoio? Sugiro que ligue e desligue várias vezes o telefone e vá verificando, poderá receber uma mensagem para instalar alguma coisa, tente entrar no NOS ID e veja como está a sua conta. Se o apoio técnico não o puder ajudar não sei como pode resolver isso, aqueles detalhes todos não o vão ajudar. 

Carlindo Lago
  • Autor
  • Kilobyte
  • December 7, 2025

Como faço chegar à área técnica da Nos esse pedido?

O que a Nos precisa fazer?

1. Activação de roaming de mobilidade (CS) para a minha MSISDN
A NOS tem de garantir que, no HLR/HSS da minha linha:
•    O perfil da subscrição (roaming profile) está com CAMEL/roaming voice & SMS enabled para a Austrália.
•    Não há barring flags activos (CLIP, ODB, roaming barring, outgoing/incoming barring) que impeçam Location Update em redes partner daquele MCC/MNC (Austrália: MCC 505, MNC de Telstra/Optus/Vodafone, etc.).

2. Permitir o Location Update e registo em redes parceiras
A minha linha precisa conseguir fazer roaming attach numa rede australiana:
•    Autorizar MAP/DIAMETER Location Update do VLR/MSC ou MME/SGSN australiano para o HLR/HSS da NOS.
•    Confirmar que não há bloqueio por zoning/roaming agreements para o conjunto MCC/MNC em que estou (por exemplo Optus ou Telstra).

3. Provisionamento correcto de SMS e voz em roaming
Mesmo sem dados móveis, a NOS deve:
•    Garantir que o roaming de SMS (MT) está autorizado (SCCP/MAP para o SMSC e VLR em roaming).
•    Garantir que chamadas recebidas (MT call) estão permitidas, com as triggers CAMEL correctas e sem barramento de MT Roaming.

4. Se necessário, re-provisionar eSIM/perfil
Se o meu IMSI/eSIM estiver com parâmetros errados:
•    Regerar o perfil eSIM (eUICC profile) com o mesmo MSISDN/IMSI, garantindo que o roaming template aplicado é o mesmo que o de outra linha NOS que funciona na Austrália.

Obrigado,