Header
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens


Reputação 7
Crachá +6

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:


95 Comentários

Boa tarde, rcs ainda se mantém na wtf? E que vodafone vai desligar.

Boa tarde

 

De facto é um serviço da Google e também a Vodafone o mantém porque é fornecido pela Google.

O que a Vodafone descontinuará é o RCS nativo, que a NOS nunca teve.

Reputação 7
Crachá

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 

Reputação 7
Crachá

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 

Embora o equipamento seja dual sim só estou a usar um cartão. Tenho dois Samsung Galaxy Note 10, um com cartão Vodafone e outro NOS. Só funciona no da Vodafone

A funcionalidade RCS está activa na rede, pelo que acho que necessita de configurar o seu equipamento. Lembro que precisa estar a usar a Internet do cartão que quer usar o RCS. 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Patricia1997@Pedro Rios  e @Hélder Jose B Santos:grinning:

Primeiramente, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @Hélder Jose B Santos.

@Patricia1997, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :disappointed_relieved: Diga-nos, por favor, se a situação ainda se mantém. 

@Hélder Jose B Santos o @Pedro Rios deu uma boa ajuda. :grinning:

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Já tentaste falar com a google?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @dmclm

A ativação/desativação dos RCS faz-se nas definições de mensagens, na opção RCS ou Serviço de chat, dependendo do modelo.

O RCS é da exclusiva responsabilidade da Google, sendo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço, pelo que sugerimos que aceda a support.google.com/messages

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Nuno Cabral

O @CP001 deu uma excelente sugestão e ajuda. 
Diga-nos, por favor, se ajudou. Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @ALEF SILVA.

Respondemos à sua mensagem privada. Consulte, por favor, a caixa de mensagens.

Estamos aqui para ajudar, caso surjam mais questões.

Obrigado

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Eduardo Mota,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Esta tecnologia está presente de origem em alguns smartphones (a aplicação para envio de mensagens já inclui as funcionalidades avançadas) mas também pode ser utilizada através de da instalação de uma app.

Confirme, por favor, tem a app Google Messages? O equipamento deve estar atualizado com todas as atualizações de Android OS efetuadas e a última versão disponível da App Google Messages. Tem a funcionalidade ativa nas definições do equipamento?

Obrigado

Boa Tarde.

Sim ainda está tudo igual, infelizmente.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @PatriciaPinto1997

Envie-nos, por favor, uma mensagem com o seu número de cliente ou número de contribuinte e o número em questão para o perfil @Fórum, por favor. 
Muito obrigado

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 

Embora o equipamento seja dual sim só estou a usar um cartão. Tenho dois Samsung Galaxy Note 10, um com cartão Vodafone e outro NOS. Só funciona no da Vodafone

Boa tarde @João H.

O RCS existe no meu dispositivo, alias ja utilizei com outra operadora. Acontece que o SIM 1 que é o meu WTF não esta a funcionar. Mas o meu SIM 2 funciona direito  ja troquei os SIMs para ver se funcionava mas nada. O dispositivo esta atualizado e com as aplicações todas atualizadas.

 

Obrigado

Boa tarde,

 

Verifico que este problema já vem de longa data. Eu possuo um note 10+, já tive as sms via chat ativas. De um momento para o outro deixei de as ter. Tentei diversas vezes iniciar o serviço, colocando o número de telemóvel, o erro que reporta é sempre o mesmo “falha no  Registo”. Tentei instalar a app mensagens da google, qual o meu espanto ao querer iniciar o registo de funcionalidades chat é me dada a indicação que o meu operador (NOS) não permite este tipo de serviço. Gostaria de saber em que ponto está da parte da minha operadora(NOS), visto que tenho tido diversos contatos que me enviaram sms aos quais não respondi por nem sequer os receber.

 

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

O meu p20 não tem dado para utilizar esta funcionalidade nos últimos dias, existe algum problema? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Eduardo Mota,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Celso Costa:grinning:

Caso a aplicação pré-definida do dispositivo não suporte RCS é necessário instalar a app Ggoogle Messages. O seu equipamento é compatível? 

Muito obrigado

Reputação 5
Crachá +1

A app é a da Google e não passa do configurar... 

Reputação 1
Crachá

Boa tarde como desativar sem que se volte a activar?Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

Penso que não dê, uma vez que tem a ver com as configurações do dispositivo

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, dmclm

Agradecemos a sua mensagem. A gestão do serviço é realizada através da App de mensagens do seu dispositivo. Teve a oportunidade de verificar a mesma?

Obrigado

Reputação 1
Crachá

Boa tarde, dmclm

Agradecemos a sua mensagem. A gestão do serviço é realizada através da App de mensagens do seu dispositivo. Teve a oportunidade de verificar a mesma?

Obrigado

Sim desativamos e passado uns dias já está outra vez. Ainda por cima tem de ser contato a contato conforme enviamos SMS.

Reputação 5
Crachá +1

Pelo que percebi é de vários equipamentos. 

Boa Tarde eu uso Google SMS pois claro é o default de SMS do meu telefone! E tenho uma dúvida o envio de SMS é demorado por vezes demora a enviar uma simples SMS 2m e está situação não se verificava antes quando usava outra app de SMS do Miui (sistema da Xiaomi) . Agora a minha dúvida é a seguinte será preciso activar algo para esta situação se resolver? Ou qual será a fonte do problema é que já contactei a desenvolvedora da aplicação e dizem que é problemas do fornecedor de serviços de rede móvel! Já liguei para linha cá na madeira mas não me conseguiram ajudar! 

Comentário