Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens


Reputação 7
Crachá +6

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:


71 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Joao Miguel55, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Diga-nos, por favor, quando foi feita a portabilidade e o registo no serviço de mensagem Google. 
Obrigado

Boa tarde.

 

Recentemente fiz portabilidade da Vodafone para a WTF.

Agora, sendo cliente wtf ao registarme-me no chat RCS em vez de registar o meu numero atual, regista o número original do cartão para o qual fiz portabilidade. Existe solução?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @12241899, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a partilha.
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado: 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

O Envio de mensagens através da app Google RCS (chat, imagem, vídeo, som) tem a taxação de dados, sendo grátis através de Wi-Fi ou descontada do pacote de dados do tarifário se for utilizada a rede 3G ou 4G, à semelhança do serviço iMessage da Apple.

Obrigado

Cara NOS,

 

Sendo o RCS o único serviço de chat disponível integralmente em servidores nacionais e havendo um risco actual de isolamento de Portugal de comunicações oceânicas internacionais, penso ser importante uma campanha da NOS juntos dos clientes e trabalhadores para a existência do mesmo.

 

De facto não só a NOS não publicita a sua existência junto dos clientes nem promove a sua utilização (com tráfego gratuito nos seus tarifários como para outras apps, por exemplo), como os seus trabalhadores desconhecem a sua existência. Recentemente fui a uma loja para me ajudarem a activar o serviço e não só desconheciam a sua existência como após uma pesquisa ainda me informaram não ter relação com a NOS e ser um serviço Google, apesar de ser integralmente alojado nos vossos servidores.

 

Penso que pequenas coisas como mencionar RCS nos tarifários (onde falam de SMS e MMS) e formação/informação junto dos vossos trabalhadores seria já um grande apoio na promoção da segurança nacional através da integridade das comunicações. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Por questões de organização, movemos os vossos comentários para o artigo sobre 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @XPower

Agradecemos o seu feedback. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe connosco. 

Obrigado

Boa tarde,

Começou a funcionar agora, após meses de espera. Recebi diversas mensagens que já tinham sido enviadas para mim à diversos dias (a mais antiga enviada a 12 de janeiro), espero que mantenham o serviço a funcionar, isto é como nos enviarem uma carta importante e os correios não entregarem 🙈.

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +4

Boa noite @XPower,

Lamentamos o transtorno.

O serviço RCS é gerido em exclusivo pela Google.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Está a informar erradamente os clientes, tanto que quando meto um cartão de outro operador tudo funciona! A NOS não está é a conseguir manter os serviços que a concorrência oferece. Infelizmente é uma realidade! Existe um problema técnico que me foi informado pela vossa equipa, e irá continuar até não sabem dizer quando… 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @XPower

Lamentamos o transtorno. 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço.

Se a aplicação pré-definida do dispositivo suporte RCS não funciona é necessário instalar a App Google Messages.

Obrigado.

Boa noite, o problema está no histórico da conversa. Continua sem funcionar e a última vez que a vossa equipa me contactou nem previsão havia para ser resolvido...

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @XPower,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Detalhe-nos a situação, por favor.

Agradecemos a compreensão 

Os meses a passar e o serviço sem funcionar, nem sei mais o que dizer… Único operador português com este problema e sem uma solução a curto prazo.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @XPower,

Lamentamos o transtorno.

Temos indicação de que após algum tempo o serviço fica funcional. Sugerimos que vá tentando o acesso.

Agradecemos a partilha da sua experiência com a comunidade.

Obrigada

Após conversa com a linha de apoio técnica da NOS, existe um problema em analise pelo operador, por isso meus caros colegas, teremos que aguardar que alguém resolva o problema. Até lá ficamos limitados ou podemos mudar para a concorrência que funciona tudo muito bem!
Obrigado!

Olá @XPower,

O seu telemóvel está atualizado com a última versão Android?
Obrigada

Boa tarde,

Galaxy Note 20 Ultra, com a última versão de software e todas as aplicações atualizadas, tanto no google play como galaxy store.

Após diversos testes efetuados com a Samsung, foi confirmado por eles que o problema está unicamente na operadora, também efetuei testes com o cartão sim de outra operadora e funcionou à primeira.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @XPower,

O seu telemóvel está atualizado com a última versão Android?
Obrigada

Boa noite,

Infelizmente sou mais um "felizardo" por não conseguir colocar o serviço a funcionar de forma nenhuma, nem através do Google Messages nem Samsung Messages. A Samsung afirma o problema ser da operadora, fiz testes com outro cartão de outra operadora e realmente funcionou a primeira. Podem por favor resolver este problema de uma vez por todas?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @monteiro83,

Obrigada pelo seu feedback. Ainda bem que já tem acesso. :relaxed:

Se tiver outras questões estamos disponíveis para ajudar.

Olá @monteiro83,

Lamentamos a demora na resposta.

Sugerimos que em alternativa experimente a Samsung Messages. Deverá desativar ou desinstalar a App Google Messages, por ambas não funcionam em simultanêo.

Diga-nos se funcionou.

Obrigada

 No momento em que verifiquei que não estava a funcional desinstalei a app Google Messages, sendo que o problema continuou. 

Ontem aquando da verificação da vossa resposta tentei reativar o serviço, e o mesmo ficou funcional.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Olá @monteiro83,

Lamentamos a demora na resposta.

Sugerimos que em alternativa experimente a Samsung Messages. Deverá desativar ou desinstalar a App Google Messages, por ambas não funcionam em simultanêo.

Diga-nos se funcionou.

Obrigada

Boa tarde,

 

Verifico que este problema já vem de longa data. Eu possuo um note 10+, já tive as sms via chat ativas. De um momento para o outro deixei de as ter. Tentei diversas vezes iniciar o serviço, colocando o número de telemóvel, o erro que reporta é sempre o mesmo “falha no  Registo”. Tentei instalar a app mensagens da google, qual o meu espanto ao querer iniciar o registo de funcionalidades chat é me dada a indicação que o meu operador (NOS) não permite este tipo de serviço. Gostaria de saber em que ponto está da parte da minha operadora(NOS), visto que tenho tido diversos contatos que me enviaram sms aos quais não respondi por nem sequer os receber.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Liliana Santos002,

Qual é o nome que diz na app?

Obrigada

Olá @Liliana Santos002,

Existe a App Samsung Messages e Google Messages, qual utiliza?

Sugerimos que verifique em “Definições” e “Funcionalidades de chat” se está ativo e configurado.

O serviço RCS é gerido em exclusivo pela Google/Samsung.

Obrigada

 

boa tarde, peço desculpa a minha ignorância, mas com é que sei se é App Samsung Messages ou Google Messages? obrigada

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Liliana Santos002,

Existe a App Samsung Messages e Google Messages, qual utiliza?

Sugerimos que verifique em “Definições” e “Funcionalidades de chat” se está ativo e configurado.

O serviço RCS é gerido em exclusivo pela Google/Samsung.

Obrigada

 

Comentário