Header
Destaque

Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


Reputação 7
Crachá +6

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da App NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na App NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da App NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da App NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou App NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.


298 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Dione Adam Soares Dias, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação. 

Diga-nos, por favor, como é que foi feito o pedido de portabilidade. Enviou por email? Fê-lo através de uma loja. 
Obrigado

Olá, fiz o pedido de portabilidade no dia 02/02/24 e até hoje não foi feita, porque está a demorar?

Reputação 7
Crachá +5

Qualquer questão que tenha, fale connosco, @Sara S.
Estamos sempre disponíveis.

Obrigado

Ok muito obrigada pelos comentários! Irei aguardar. 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @Sara S, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde poderá encontrar mais informação sobre este tema.

Agradecemos a sua mensagem. O @Olaf deu uma boa ajuda a esclarecer a sua questão.

Após a receção do pedido, a portabilidade pode demorar até 2 dias úteis a ser concluída e o cliente é notificado por SMS da data e hora da transferência do número.

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

O serviço de portabilidade apenas ocorre em dias úteis. Por isso, aguarde 2 dias úteis

Bom dia! Mandei vir um cartão wtf e pedi para fazer a portabilidade do meu número meo para este cartão wtf, através do vosso email manter@nos.pt . Não assinalei nada no dia em que queria porque queria o mais rápido possível e esses campos são só para assinalar caso se pretenda uma data específica. Eu quero já, o mais rápido possível. Acontece que enviei tudo sexta e hoje domingo nem uma resposta ao email eu tenho. Como está a situação? Quanto tempo vão demorar?

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @Alina Moldovan, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema já é abordado e, também, esclarecido.

Os documentos da portabilidade podem ser enviados:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • ou entregues numa loja NOS.

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @Alina Moldovan,

Se pretende mudar para a NOS a sua questão foi abordada nestes tópicos.

Obrigado

Boa tarde,qual a opção para anexar o meu documento,pois está em falta para tratar da portabilidade. Obrigada 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jose P.,

Agradecemos a sua mensagem. O @Jorge C partilhou uma boa recomendação sobre este tema.

As 2ª vias de cartões esim apenas é possível em Loja.

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @Jose P.,

Lamento o transtorno que está a enfrentar com a atualização do número de telemóvel no seu iPhone após a portabilidade.

O iMessage é vinculado ao número de telefone ou à conta Apple ID associada ao dispositivo. Uma vez que o número portado não está a ser reconhecido pelo iPhone, sugiro tentar desativar e reativar o iMessage nas definições do dispositivo para ver se isso resolve o problema. Por vezes, este procedimento pode ajudar a atualizar o número de telefone reconhecido pelo iMessage.

Se mesmo após tentar reiniciar o iMessage o problema persistir, pode ser útil entrar em contacto com o suporte técnico da Apple para assistência adicional. Porém, se a origem do problema estiver relacionada com a portabilidade em si, o apoio ao cliente poderá orientá-lo melhor sobre as próximas etapas a seguir.

Espero que consiga resolver esta situação rapidamente.

Obrigado

Bom dia,

 

Apos ser feita a portabilidade, o meu numero de telemóvel nao atualizou no iPhone. 

No fundo, ja consigo telefonar pelo numero portado e receber chamadas, mas nas definições aparece o numero 93 inicial do cartao. Ja me aconteceu anteriormente quando mudei para a Woo e so resolveu quando foi emitida a 2a via do cartao com o numero ja correcto. 

Fazem eSIM para a WTF? Ou pode-se pedir uma 2a via em formato SIM por correio? 

é que como estou agora, ficou sem acesso ao iMessage porque o iPhone nao reconhece o numero portado. So o do SIM original. Ja reiniciei o telemovel varias vezes. 

Na app do WTF ou da NOS ja aparece o meu numero portado correcto tambem.. 

Reputação 7
Crachá +5

@niaz mahmud, @Jorge C asked a good question. 😊

Once portability has been successfully completed, the SIM card you should use is the one you received from NOS.

We will wait for your feedback.

Thank you

Reputação 7

Hello after my number ported , its become unusable no calls are coming, how to solve this?

 


Good night @niaz mahmud,

Did you reboot the phone? Can you register on the network?

Thank you

Hello after my number ported , its become unusable no calls are coming, how to solve this?

 

Boa noite @Amadeu Almeida,

Use o email manter@nos.pt que está funcional.

Hosting provider Other
ISP Amazon.com, Inc.
Company Amazon Technologies Inc.
ASN 16509
Connection type Corporate

Obrigado

 

Acho que o erro era porque os ficheiros tinham demasiados MB.

 

obrigado!

 

Reputação 7

Boa noite @Amadeu Almeida,

Use o email manter@nos.pt que está funcional.

Hosting provider Other
ISP Amazon.com, Inc.
Company Amazon Technologies Inc.
ASN 16509
Connection type Corporate

Obrigado

Boa tarde @niaz mahmud,

To request portability you must:

  • Complete the portability form :

    • automatically on the NOS website. Then you need to record, print and sign.  

    • manually after printing (to download, choose whether you are a  mobile  or  landline private customer  - if you are a business customer, download  here )

    • the signature must be the same as that on the civil identification document.

  • Send by email along with a copy of your civil identification document to:

If you need a new card, you can request it on the NOS website or in one of our stores . To avoid having to wait,  schedule your visit on the NOS App.

When portability is carried out

After receiving your documents, we will send the portability request to your operator. As soon as we have a response, we will send you an SMS confirming the date and time when your number will be ported.

Portability is scheduled according to pre-defined time slots. If you need to cancel your order, you must do so in advance.

Good luck

O e-mail “manter@nos.pt” não funciona. 

 

I'm sorry to have to inform you that your message could not
be delivered to one or more recipients. It's attached below.

For further assistance, please send mail to postmaster.

If you do so, please include this problem report. You can
delete your own text from the attached returned message.

                   The mail system

 

:) É suposto usar qual?

Your message wasn't delivered to gerar@nos.pt because the address couldn't be found, or is unable to receive mail.

Reputação 7
Crachá +5

Hello @niaz mahmud,

Thank you for reaching out to us. 

@Jorge C gave a good help clarifying the process. 

Please let us know if you have any further questions we can help with.

Thank you

 

Reputação 7

Boa tarde @niaz mahmud,

To request portability you must:

  • Complete the portability form :

    • automatically on the NOS website. Then you need to record, print and sign.  

    • manually after printing (to download, choose whether you are a  mobile  or  landline private customer  - if you are a business customer, download  here )

    • the signature must be the same as that on the civil identification document.

  • Send by email along with a copy of your civil identification document to:

If you need a new card, you can request it on the NOS website or in one of our stores . To avoid having to wait,  schedule your visit on the NOS App.

When portability is carried out

After receiving your documents, we will send the portability request to your operator. As soon as we have a response, we will send you an SMS confirming the date and time when your number will be ported.

Portability is scheduled according to pre-defined time slots. If you need to cancel your order, you must do so in advance.

Good luck

Hello, which mail address need to send the Form_portabilidade_portugal because gerar@nos.pt &  viver@nos.pt not valid. please help.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Erica Patricia,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde poderá encontrar mais informação sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Boa tarde, sou da operadora meo e queria fazer a portabilidade para a wtf, já vi muita gente a fazer pela à aplicação, como o faço ?

Comentário