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O que é o Código de Validação da Portabilidade?


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O que é o Código de Validação da Portabilidade?

A partir de 11 de maio o processo de Portabilidade vai ter algumas alterações, com a criação do CVP, Código de Validação de Portabilidade. Neste tópico dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tema.

O que é o Código de Validação da Portabilidade?
O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um mecanismo implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018.
  • É constituído por 12 dígitos alfa numéricos.
  • Identifica o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.
  • Simplifica a validação do pedido da Portabilidade e tem como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade.

É obrigatório usar o Código de Validação da Portabilidade no pedido de portabilidade?
Sim, a partir de 11 de maio o Código de Validação da Portabilidade passa a ser um dado obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Quais as vantagens desta medida?
  • Otimiza recursos e simplifica a relação entre o novo e o antigo operador
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, diminuindo as rejeições e atrasos na portabilidade

Onde posso ver o meu Código de Validação Portabilidade?
Depende do serviço que tem e quer portar. Pode ver este código das seguintes formas:


SMS
Enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP [Número de identificação fiscal]” Exemplo: CVP [123456789]



Linha de Atendimento Automático
Através do 1242, onde tem acesso às seguintes opções:



Área de Cliente
  1. Fazer login na Área de Cliente
  2. Selecionar a opção “Informação de Conta” e escolher “Dados de Conta



Saiba aqui tudo sobre a Portabilidade.

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Partilhe connosco as suas perguntas. 🙂

105 Comentários

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Boa tarde @João M. Coelho

Lamentamos a demora na nossa resposta

Tem apenas um único cartão associado? Diga-nos, por favor, se o número portado ficou associado ao cartão que recebeu.

Obrigado

Boa tarde @João M. Coelho
Lamentamos a situação. 
Diga-nos, por favor, qual a opção que escolheu para a realização da portabilidade?

Obrigado

Boa tarde.

Consegui resolver convosco essa situação. No entanto surgiu uma nova: o pedido de portabilidade acabou por ser efectuado em linha, tendo-me vocês dito que precisaria de um novo cartão (que enviaram aquando da chamada) e enviado o documento pre-preenchido de portabilidade mas sem nr provisório (nem tendo sido dito na chamada), para assinar e enviar ainda no próprio dia. O nr provisório surgiu na app 2 dias depois, já depois de enviado o documento assinado.

A portabilidade ficou agendada para hoje. O meu cartão antigo recebeu uma mensagem vossa a dizer que faltava um documento e para verificar no mail qual era, sendo que logo de seguida esse cartão ficou sem serviço. Fui ver ao mail, verificando que o que faltaria era precisamente o nr provisório para o qual iria migrar o meu nr antigo. Enviei logo resposta a esse mail com o nr que me apareceu na app (eram 15h). O cartão NOS também não tem serviço.

Passaram quase 4h desde então, e continuo sem serviço. Pelo andar da coisa hoje não devo ter comunicações. Eu preciso de ter as comunicações activas, pelo que necessito de ajuda na resolução desta situação o mais rapidamente possível. 
 

Obrigado desde já. 

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Boa tarde @MI Barroso
Confirme-nos, por favor, por mensagem privada o seu número de telemóvel (provisório). Envie-nos esta informação pelo perfil @Fórum
Obrigado

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Boa tarde @João M. Coelho
Lamentamos a situação. 
Diga-nos, por favor, qual a opção que escolheu para a realização da portabilidade?

Obrigado

Bom dia,

 

Gostaria de saber como se encontra o processo de portabilidade de um nr Vodafone para NOS.

Fiz o pedido em loja por ter sido informado que seria mais rápido (1 dia útil), embora na loja me tenham dito que poderia demorar até 48h. Até aqui tudo bem.

As 48h estão quase no fim e não recebi ainda nenhuma mensagem quanto a portabilidade. Dado que o tarifário que tenho na Vodafone me vai tentar cobrar a semana hoje as 00h e que, não tendo dinheiro para a mesma, me vão cortar as comunicações, gostaria de saber como vai o processo e perceber se preciso de carregar o cartão ou não (uma vez que todo o saldo remanescente é eliminado ao realizar a portabilidade).

 

Obrigado.

Boa noite,

No passado dia 16/08 enviei os documentos necessários para o email manter@nos.pt a solicitar a portabilidade do meu número telemóvel da operadora Vodafone para a nova operadora NOS.

Até a data de hoje ainda não foi efetuada e já liguei diversas vezes para o apoio ao cliente e ninguém me sabe dizer o que se passa.

A minha pergunta é: o que devo fazer?

Cumprimentos 

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Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde pode consultar o código de validade de portabilidade. 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 
Obrigado

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Boa tarde @Nicolae,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

No campo “Nome” deverá colocar o nome do titular do número.

Preencha os campos em “Dados de Cliente/ Titular NOS” no caso do titular ser cliente diferente do portador de origem, como indicado no documento.

Assine à esquerda caso os titulares sejam o mesmo cliente. O campo de assinatura à direita é destinado a assinatura de cliente na NOS, se diferente do operador de origem.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Eu já tenho formulário em pdf, tenho que preencher aparte por caso da oferta. O que e preciso escrever na linha Nome ou denominação social ? só cliente da Meo, e aonde diz Dados de cliente/titular na NOS também tenho do preencher? tenho net e tv da NOS, assinatura e só do lado direito?
Obrigado pela ajuda.

 

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Bem-vinda ao Fórum NOS @Nicolae

Vamos ajudar. :slight_smile:

Pretende fazer a portabilidade do seu número para a NOS, certo? 

Se sim, aceda a este link e responda às questões e, de seguida, assine-o e envie para o email manter@nos.pt. 
Se tiver alguma dificuldade, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Boa noite Mário,
Como posso preencher o Formulário Portabilidade Móvel, sem fazer nenhum erro.
E um pouco confuso, se tem algum formulário preenchido ou um exemplo já tenho o código da validação,
Obrigado.

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Bem-vindo ao Fórum NOS @fcmaia

Movemos o seu comentário e o do @Guimas para o artigo sobre 

Assim garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação. Neste artigo explicamos como obter o código de validação de portabilidade. 

No entanto, sugerimos que consulte o tarifário NOS Kids em 

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos aqui. 
Obrigado

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meo kids? Talvez no site deles tenha o documento de portabilidade. Fale com a meo para mais ajuda.

Boa tarde, meu filho é cliente WTF, mas queria passar para o Meo Kids. Dá para fazer portabilidade de número?

Obrigado

André Lima

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Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Vamos ajudar a resolver. 

Muito obrigado

Sim. Consigo fazer chamadas e tenho dados móveis. Não recebo chamadas nem SMS. 

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O telemóvel detecta a rede NOS, @AnaCCF?
Obrigado

Sim. Ja reiniciei duas vezes e inclusivamente já retirei e voltei a inserir o cartão SIM. 

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Bom dia @AnaCCF

Após a realização da portabilidade, é necessário reiniciar o equipamento. 
Diga-nos, por favor, se já o fez. Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Muito obrigado

Bom dia. 
 

apôs portabilidade fiquei sem receber chamadas nem SMS. 
 

como resolver?

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Bem-vinda ao Fórum NOS @Marta Jacinta Viana Morim

@Jose Rodrigues e @Marta Jacinta Viana Morim, movemos os vossos comentários para o artigo em que explicamos como pode consultar o código de validação de portabilidade (CVP). Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

O @Jose Rodrigues deu uma excelente ajuda. :sunglasses:

@Marta Jacinta Viana Morim, pode consultar o seu CVP através:

  • da Fatura;
  • Área de Cliente;
  • SMS ou;
  • Linha de atendimento 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe. 
Muito obrigado

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Boa noite,

 

Como faço para consultar o Código de Validação de Portabilidade?

​​​​​Por chamada para o 16100 não consigo, nem pela aplicação. 

Boa noite, o código está na última página da sua fatura ou,  na sua área de cliente, clique em telefone 

 

CVP

Código de validação da portabilidade.

Ver CVP

Para mais informações ligue 1242

 

Boa noite,

 

Como faço para consultar o Código de Validação de Portabilidade?

​​​​​Por chamada para o 16100 não consigo, nem pela aplicação. 

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Olá @Paulo Maciel,

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Cada número tem o seu Código de Validação de Portabilidade.

Se tem serviço empresarial, com NIF igual ou superior a 5, é atribuído um CVP para todos os números dessa conta de cliente.

Se tiver mais questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

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Se tiver 2 números de telemóvel na minha conta NOS o CVP é o mesmo para os dois ou cada um tem o seu código de validação da portabilidade? 

diferente

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