Header
Destaque

O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?


Reputação 7
Crachá +6


O que é o Código de Validação da Portabilidade?

A partir de 11 de maio o processo de Portabilidade vai ter algumas alterações, com a criação do CVP, Código de Validação de Portabilidade. Neste tópico dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tema.

O que é o Código de Validação da Portabilidade?
O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um mecanismo implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018.
  • É constituído por 12 dígitos alfa numéricos.
  • Identifica o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.
  • Simplifica a validação do pedido da Portabilidade e tem como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade.

É obrigatório usar o Código de Validação da Portabilidade no pedido de portabilidade?
Sim, a partir de 11 de maio o Código de Validação da Portabilidade passa a ser um dado obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Quais as vantagens desta medida?
  • Otimiza recursos e simplifica a relação entre o novo e o antigo operador
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, diminuindo as rejeições e atrasos na portabilidade

Onde posso ver o meu Código de Validação Portabilidade?
Depende do serviço que tem e quer portar. Pode ver este código das seguintes formas:


SMS
Enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP [Número de identificação fiscal]” Exemplo: CVP [123456789]



Linha de Atendimento Automático
Através do 1242, onde tem acesso às seguintes opções:



Área de Cliente
  1. Fazer login na Área de Cliente
  2. Selecionar a opção “Informação de Conta” e escolher “Dados de Conta



Saiba aqui tudo sobre a Portabilidade.

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Partilhe connosco as suas perguntas. 🙂

125 Comentários

Bom dia,

O meu tarifário NOS está caducado pelo que me é impossível ligar ou mandar mensagem para obter o meu CVP. Também não recebo fatura com o meu tarifário.
A alternativa que sobra é a Area do Cliente, mas esta não tem a informação como descrevem.
Envio print com o que me aparece.
 

 
 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Rafael23:grinning:

Para podermos ajudar, pedimos que verifique se tem o perfil administrador ou de utilizador. Pode consultar esta informação na opção “Gerir utilizadores

Muito obrigado

@Mário P. obrigado desde já pela resposta.

O meu Perfil aparece como Utilizador.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Rafael23:grinning:

Para aceder a essa informação, necessita de ter o perfil “Administrador”. 

Nós ajudamos! Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente e o email associado à Área de Cliente NOS para o perfil @Fórum 

Muito obrigado

Confirmo que já consigo aceder,

Muito obrigado pelo apoio.

 

Melhores comprimentos,

Rafael

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Rafael23

Muito Obrigada pelo seu feedback. :hugging:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada 

Boa noite a todos. 

Fiz um pedido de portabilidade da Vodafone para a NOS e supostamente deixei de estar ligado à Vodafone hoje. No entanto o meu número não se liga a qualquer rede, ou seja, não está ligado a nenhuma operadora. Liguei para a NOS e dizem que a assistência técnica apenas está disponível em horário laboral. Vou ter de ficar sem chamadas o fim de semana? Alguém sabe como resolver esta situação? Obrigado pela atenção. 

Reputação 7
Crachá +2

No fim de semana também trabalha.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Estêvão Azevedo
Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga se recebeu a mensagem de que a portabilidade foi concluída com sucesso, por favor. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Estêvão Azevedo e @Guimas

Para mantermos a boa organização do Fórum NOS, movemos os vossos comentários para um tópico mais antigo em que aborda o tema da portabilidade. 
Obrigado 

Bom dia. 

Peço desculpa pois foi confusão da minha parte. Pensava que se mantinha o mesmo cartão SIM e que apenas teria de aguardar pela efetivação da portabilidade. 

Assim sendo, o novo cartão SIM vem por correio postal e demora entre 3 a 5 dias. Deve chegar amanhã ou quarta. 

Mesmo assim não me parece de todo correto ficar sem serviço na anterior operadora enquanto não tenho o novo cartão. De qualquer das formas vou passar numa loja para ver a possibilidade de me darem uma segunda via do meu número pois supostamente já está vinculado à NOS.

Obrigado a ambos.

Boa semana.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Estêvão Azevedo

Agradecemos o seu feedback. :blush:
Quando efetuou o pedido de portabilidade mencionou a data em que pretendia que a mesma ocorresse? 

Obrigada 

Viva,

 

Obti o codigo CVP via SMS, no entanto a operadora nova indica que foram informados pela NOS que "CVP não corresponde" como é isto possivel?

Se possivel enviem-me sff msg privada com o codigo cvp.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Viva,

 

Obti o codigo CVP via SMS, no entanto a operadora nova indica que foram informados pela NOS que "CVP não corresponde" como é isto possivel?

Se possivel enviem-me sff msg privada com o codigo cvp.

Obrigado

Boa noite, esse código está na sua fatura NOS: Informação
Código de validação da portabilidade
Por alteração do regulamento da portabilidade, o(s) seu(s)
número(s) passa(m) a ter um código de validação da portabilidade
(CVP). Para mais informações ligue 1242

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Nijs e @Jose Rodrigues

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Nijs, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu? 

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

 

Bem-vindo ao Fórum NOS @Nijs e @Jose Rodrigues

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Nijs, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu? 

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

 

Viva,

O cartao é pre-pago e como tal nao tenho fatura, eu consegui obter o CVP atraves do codigo via SMS mas o problema é que a NOS informou o operador que o numero não está correto, existe outra maneira de obter o codigo e assim ter a certeza que o numero que tenho esta correto?

 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Nijs,

Consulte o seu código CVP através da Área de Cliente.

Para consultar esta informação, só precisa de se registar, associar o seu telemóvel e seguir estes passos:

  • Entre em http://cliente.nos.pt
  • Escolha o seu serviço de telemóvel na coluna do lado esquerdo
  • Selecione “Ver CVP” que vai aparecer do lado direito da página


    Esperamos que ajude. Se precisar de mais informações, estamos disponíveis por aqui.
    Obrigada

ola a todos fizeram-me a portabilidade duas vezes com códigos em SMS sem a minha autorização a última fui buscar a segunda via do número a uma loja nos na parede, tenho provas disso tudo quando estava o número certo voltam-me a fazer a portabilidade do número da loja para outro e recebi outro SMS a ANACOM prevê nestes casos 20 euros por cada dia gostava de saber o que posso fazer e a resposta da nos 

Atenciosamente Francisco jose valerio crespo

EMAIL xxxxxxxxx@gmail.com

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Zezo,

Para podermos ver o que se passa, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Nijs,

Consulte o seu código CVP através da Área de Cliente.

Para consultar esta informação, só precisa de se registar, associar o seu telemóvel e seguir estes passos:

  • Entre em http://cliente.nos.pt
  • Escolha o seu serviço de telemóvel na coluna do lado esquerdo
  • Selecione “Ver CVP” que vai aparecer do lado direito da página


    Esperamos que ajude. Se precisar de mais informações, estamos disponíveis por aqui.
    Obrigada

 

A opção NÃO existe para para telefones Livres Base!

Estou na área de cliente onde o telefone está registado, e a opção não aparece (é possível consultar o código de outros telefones associados a contas TV-NET-VOZ)

Como consultar rapidamente o código de portabilidade neste caso?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @marcolopes,

Lamentamos a demora na resposta. 

Em alternativa, sugerimos que consulte o Código de Validação de Portabilidade através da linha 1242.

Obrigada

 

Na passada segunda feira (20/12/2021) foi feita a substituição do serviço satélite NOS pelo serviço fibra também da NOS. Logo aí estranhei quando o técnico instalador disse que não seria ele a tratar das portabilidades de telemóveis e telefone fixo, pelo que tive que ligar ao apoio ao cliente para resolver a situação. No próprio dia, foi cancelado o serviço satélite, incluido o telefone “fixo” nele incluido.

O novo telefone não assumiu o número o número fixo do serviço que tinha. Liguei para o apoio ao cliente TODOS OS DIAS desde segunda até hoje, sexta feira. Sempre a mesma resposta: ia ser feito um pedido de celeridade e o problema seria resolvido até ao final do dia… Continuo com o problema por resolver e incontactável para quem me costuma contactar pelo numero da rede fixa.

É de lamentar que uma portabilidade dentro da mesma rede NOS demore tanto tempo que poderia, do ponto de vista técnico, ser efetuada, no máximo, em poucas horas. Estou muito insatisfeito com o tratamento dado aos clientes e irei, na próxima segunda feira, apresentar reclamação por escrito em loja...

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Pedro Macedo 21,

Lamentamos a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos ajudar.

Obrigada

Bom dia

Venho mais uma vez lamentar que, apesar das constantes chamadas para o serviço de apoio ao cliente, continua por efetuar a portabilidade do meu número fixo. O serviço satélite foi imediatamente cancelado. O serviço fibra não ficou com o número fixo que tinha anteriormente. Ou seja: estou incontestável através do numero fixo desde dia 20/12…

Já me informei e vi que a NOS deverá indemnizar em 20€ por cada dia de interrupção do serviço…

Ja seguiu carta registada para a NOS...

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Pedro Macedo 21,

Lamentamos a situação.

Respondemos à sua mensagem privada.

Obrigada

Comentário