Header
Destaque

O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?


Reputação 7
Crachá +6


O que é o Código de Validação da Portabilidade?

A partir de 11 de maio o processo de Portabilidade vai ter algumas alterações, com a criação do CVP, Código de Validação de Portabilidade. Neste tópico dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tema.

O que é o Código de Validação da Portabilidade?
O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um mecanismo implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018.
  • É constituído por 12 dígitos alfa numéricos.
  • Identifica o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.
  • Simplifica a validação do pedido da Portabilidade e tem como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade.

É obrigatório usar o Código de Validação da Portabilidade no pedido de portabilidade?
Sim, a partir de 11 de maio o Código de Validação da Portabilidade passa a ser um dado obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Quais as vantagens desta medida?
  • Otimiza recursos e simplifica a relação entre o novo e o antigo operador
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, diminuindo as rejeições e atrasos na portabilidade

Onde posso ver o meu Código de Validação Portabilidade?
Depende do serviço que tem e quer portar. Pode ver este código das seguintes formas:


SMS
Enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP [Número de identificação fiscal]” Exemplo: CVP [123456789]



Linha de Atendimento Automático
Através do 1242, onde tem acesso às seguintes opções:



Área de Cliente
  1. Fazer login na Área de Cliente
  2. Selecionar a opção “Informação de Conta” e escolher “Dados de Conta



Saiba aqui tudo sobre a Portabilidade.

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Partilhe connosco as suas perguntas. 🙂

125 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Se tiver 2 números de telemóvel na minha conta NOS o CVP é o mesmo para os dois ou cada um tem o seu código de validação da portabilidade? 

diferente

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

 

Como faço para consultar o Código de Validação de Portabilidade?

​​​​​Por chamada para o 16100 não consigo, nem pela aplicação. 

Boa noite, o código está na última página da sua fatura ou,  na sua área de cliente, clique em telefone 

 

CVP

Código de validação da portabilidade.

Ver CVP

Para mais informações ligue 1242

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, caso não encontre o código seguindo as sugestões sugeridas no Tópico abaixo, ligue 1242.

 

Boa tarde @ClienteDados,

Sugiro que use um dos procedimentos mencionados no tópico em baixo.

Boa sorte

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @ClienteDados,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Alternativamente pode ligar para o Através do 1242opção 4, para consulta do código CVP.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Tens os serviços registados? 

Reputação 7
Crachá

Onde se encontra a info do CVP na área de cliente?

Olá, 

Encontra se em "Informação da conta", "Dados da Conta" 

 

Cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +2

Uma uma das funcionalidades do CÓDIGO de PORTABILIDADE, seria a sua exigência para qualquer pedido de SUBSTITUIÇÃO de um cartão SIM. Desta forma, seria adicionada uma protecção EXTRA para evitar estes casos: https://pplware.sapo.pt/informacao/psp-alerta-sabe-o-que-e-o-sim-swapping/

 

Um dos métodos para clonagem se realizar é através de Engenharia Social. Nesse sentido é necessário que o cibercriminoso conheça os dados pessoais da vítima como o nome completo, número de telemóvel, documento de identificação ou outros dados pessoais. Desta forma pode tentar passar-se por outra pessoa e solicitar numa operadora a transferência de informações de um cartão SIM para outro novo.

Bom dia. 

Peço desculpa pois foi confusão da minha parte. Pensava que se mantinha o mesmo cartão SIM e que apenas teria de aguardar pela efetivação da portabilidade. 

Assim sendo, o novo cartão SIM vem por correio postal e demora entre 3 a 5 dias. Deve chegar amanhã ou quarta. 

Mesmo assim não me parece de todo correto ficar sem serviço na anterior operadora enquanto não tenho o novo cartão. De qualquer das formas vou passar numa loja para ver a possibilidade de me darem uma segunda via do meu número pois supostamente já está vinculado à NOS.

Obrigado a ambos.

Boa semana.

Reputação 7
Crachá +5

Viva,

 

Obti o codigo CVP via SMS, no entanto a operadora nova indica que foram informados pela NOS que "CVP não corresponde" como é isto possivel?

Se possivel enviem-me sff msg privada com o codigo cvp.

Obrigado

Boa noite, esse código está na sua fatura NOS: Informação
Código de validação da portabilidade
Por alteração do regulamento da portabilidade, o(s) seu(s)
número(s) passa(m) a ter um código de validação da portabilidade
(CVP). Para mais informações ligue 1242

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Nijs,

Consulte o seu código CVP através da Área de Cliente.

Para consultar esta informação, só precisa de se registar, associar o seu telemóvel e seguir estes passos:

  • Entre em http://cliente.nos.pt
  • Escolha o seu serviço de telemóvel na coluna do lado esquerdo
  • Selecione “Ver CVP” que vai aparecer do lado direito da página


    Esperamos que ajude. Se precisar de mais informações, estamos disponíveis por aqui.
    Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Nijs,

Consulte o seu código CVP através da Área de Cliente.

Para consultar esta informação, só precisa de se registar, associar o seu telemóvel e seguir estes passos:

  • Entre em http://cliente.nos.pt
  • Escolha o seu serviço de telemóvel na coluna do lado esquerdo
  • Selecione “Ver CVP” que vai aparecer do lado direito da página


    Esperamos que ajude. Se precisar de mais informações, estamos disponíveis por aqui.
    Obrigada

 

A opção NÃO existe para para telefones Livres Base!

Estou na área de cliente onde o telefone está registado, e a opção não aparece (é possível consultar o código de outros telefones associados a contas TV-NET-VOZ)

Como consultar rapidamente o código de portabilidade neste caso?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @marcolopes,

Lamentamos a demora na resposta. 

Em alternativa, sugerimos que consulte o Código de Validação de Portabilidade através da linha 1242.

Obrigada

 

Reputação 1

Se tiver 2 números de telemóvel na minha conta NOS o CVP é o mesmo para os dois ou cada um tem o seu código de validação da portabilidade? 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Paulo Maciel,

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Cada número tem o seu Código de Validação de Portabilidade.

Se tem serviço empresarial, com NIF igual ou superior a 5, é atribuído um CVP para todos os números dessa conta de cliente.

Se tiver mais questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

Boa noite,

 

Como faço para consultar o Código de Validação de Portabilidade?

​​​​​Por chamada para o 16100 não consigo, nem pela aplicação. 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS @Marta Jacinta Viana Morim

@Jose Rodrigues e @Marta Jacinta Viana Morim, movemos os vossos comentários para o artigo em que explicamos como pode consultar o código de validação de portabilidade (CVP). Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

O @Jose Rodrigues deu uma excelente ajuda. :sunglasses:

@Marta Jacinta Viana Morim, pode consultar o seu CVP através:

  • da Fatura;
  • Área de Cliente;
  • SMS ou;
  • Linha de atendimento 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe. 
Muito obrigado

Bom dia. 
 

apôs portabilidade fiquei sem receber chamadas nem SMS. 
 

como resolver?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @AnaCCF

Após a realização da portabilidade, é necessário reiniciar o equipamento. 
Diga-nos, por favor, se já o fez. Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Muito obrigado

Sim. Ja reiniciei duas vezes e inclusivamente já retirei e voltei a inserir o cartão SIM. 

Reputação 7
Crachá +6

O telemóvel detecta a rede NOS, @AnaCCF?
Obrigado

Sim. Consigo fazer chamadas e tenho dados móveis. Não recebo chamadas nem SMS. 

Reputação 7
Crachá +6

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Vamos ajudar a resolver. 

Muito obrigado

Boa tarde, meu filho é cliente WTF, mas queria passar para o Meo Kids. Dá para fazer portabilidade de número?

Obrigado

André Lima

Reputação 7
Crachá +2

meo kids? Talvez no site deles tenha o documento de portabilidade. Fale com a meo para mais ajuda.

Comentário