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Não consegue utilizar o seu telemóvel em roaming? Saiba aqui o que fazer


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Não consegue utilizar o seu telemóvel em Roaming? Saiba aqui o que fazer

Reparámos que o Roaming é um tema que gera algumas dúvidas na nossa comunidade e, por isso, decidimos criar um artigo para ajudar os nossos utilizadores. Antes de viajar para o estrangeiro, saiba tudo sobre o serviço nesta publicação.

Caso esteja no estrangeiro e tenha dificuldades na utilização do telemóvel, sugerimos-lhe alguns despistes:


Não tenho rede

Confirme se o roaming está ativo e é válido para o país onde se encontra. Veja aqui, ao selecionar o seu país de destino e descubra todas as condições e custos de utilização do serviço de Roaming da NOS.

  • Se o roaming estiver ativo e o telemóvel continuar sem rede, sugerimos fazer uma pesquisa manual da rede. Para isso, siga estes passos:
  1. Aceda as "Definições".
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  2. Selecione “Mais
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  1. Escolha “Rede móvel
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  2. Selecione “Operadora”;
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  3. De seguida, desative a "Seleção automática" e confirme.
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  1. Selecione uma das operadoras com a qual a NOS tenha acordo
     

❗Atenção❗Estes são os passos gerais para equipamentos Android. Para saber como fazer uma busca manual de rede no seu iPhone, sugerimos que consulte o manual, que pode encontrar aqui.

Os tarifários de internet móvel ou banda larga móvel não permitem a utilização em roaming.

 


Tenho rede, mas não consigo fazer chamadas

No estrangeiro, ao tentar ligar ou enviar um SMS para Portugal deve sempre adicionar o indicativo +00351 antes do número que pretende ligar. Caso a dificuldade se mantenha, sugerimos que confirme se tem saldo ou plafond disponível para fazer a ligação.
Na União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein pode controlar o seu saldo através do *111#. No resto do mundo, é alertado por SMS ao atingir 80% do consumo mensal disponível e ao esgotar esse limite.


Tenho rede, mas os dados móveis não funcionam

Confirme no seu equipamento se tem o roaming de dados ativo. Para isso, siga estes passos:

  1.  Aceda a "Definições"
    31a73de8-0cd5-49ac-96d2-86772be59a4a.png
  1. selecione "Mais"
    bdb3ac62-5ac9-410c-93d3-aed50f8b8443.png
  2. Escolha "Rede Móvel"
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  3. Ative as opções “Dados Móveis” e "Roaming de dados"
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❗Atenção ❗Os passos podem variar de telemóvel para telemóvel. Para confirmar se os dados móveis estão ligados num equipamento Apple, sugerimos que veja esta página.

Conheça as vantagens do Net Roaming, disponível em mais de 50 países fora da União Europeia e a bordo das principais companhias aéreas em: 

Conheça também as modalidade de roaming disponíveis, com o Roaming Automática e Roaming Contratual em: 


Conseguiram ultrapassar alguma dificuldade seguindo estes passos? Se a situação se mantiver, partilhem connosco.


44 Comentários

O saldo não está negativo. E já enviei esses dados. Obrigada 

Pois. Está tudo muito bem explicado. Mas no meu caso, que estou em roaming, nada funciona. Estou em Moçambique/África do Sul/Swazilândia. Tenho o serviço cortado desde 4 de Julho sem saber porquê. Não recebo ou envio sms. Não recebo nem consigo fazer chamadas (nem para o apoio ao cliente para reclamar do engano grave da NOS em cortar-me o serviço). Não consigo usar o cartão de crédito pois está dependente de um código que o banco envia por sms. Nao consigo fazer operações bancárias porque dependem de um código que o banco envia por sms. Tive de fazer 900km de carro para ir buscar um cartão de embarque para poder viajar de avião, pois o código para embarque não me chegou por sms.
Estou dependente de terceiros para contactos familiares e profissionais, com todos os custos e limitações que isto implica.
Isto já me aconteceu no ano passado. Na altura fui contactado pela Provedoria do Cliente da NOS, que reconheceu o erro, me pediu desculpa, creditou-me o valor para os poder atender em roaming, e prometeu que isto não voltava a acontecer. Pois voltou a acontecer.
Na altura publiquei online que o serviço da NOS era uma xxxxx. A minha opinião agravou-se agora. Sou cliente desde antes do operador começar (fui Pioneiro), mas a perda de qualidade tem sido uma constante.
Estou curioso em saber quanto tempo este tempo vai ficar até ser apagado.
Já nem espero justificação por parte da operadora. Não há desculpa para isto.
Carlos Eduardo Carvalho
Estou a tratar do assunto através da minha mulher. Hoje esclareceram a minha mulher do que faltava fazer e será feito (coisa que na semana passada não foi feito, apenas falsas promessas foram proferidas). O atendimento da NOS foi muito esclarecedor e atencioso. Postarei aqui o resultado desta chamada. Mas continuo a dizer que deveriam ter um apoio online ao cliente que realmente lhe permitisse tratar dos seus assuntos na plataforma do apoio ao cliente.
Atenciosamente
João Santos
A situação ficou resolvida. Após a minha mulher ter dado os dados que faltavam. O atendimento foi prestável. Mas continuo a dizer que deveriam ter um apoio online ao cliente que realmente lhe permitisse tratar dos seus assuntos na plataforma do apoio ao cliente sem ter de recorrer a mais ninguém.

Boa noite. 

Estou em Espanha, tenho roaming automático, consigo fazer chamadas de voz, enviar e receber SMS, mas os dados móveis não funcionam. De cada vez que ativo a opção "data roaming", depois de sair desse menu, essa opção volta a estar desativada.

Não compreendo. 

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Boa noite. 

Estou em Espanha, tenho roaming automático, consigo fazer chamadas de voz, enviar e receber SMS, mas os dados móveis não funcionam. De cada vez que ativo a opção "data roaming", depois de sair desse menu, essa opção volta a estar desativada.

Não compreendo. 

Para ja tente o cartão noutro telemovel para perceber se é o telemovel se está a provocar isso

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Bom dia a todos, 

Criámos um artigo em que respondemos às questões mais frequentes quanto ao Roaming NOS. Conheça as respostas em: 

Obrigado,

Muito obrigado pela resposta e pelo interesse demonstrado, mas não tenho essa possibilidade... 

Boa noite. 

Estou em Espanha, tenho roaming automático, consigo fazer chamadas de voz, enviar e receber SMS, mas os dados móveis não funcionam. De cada vez que ativo a opção "data roaming", depois de sair desse menu, essa opção volta a estar desativada.

Não compreendo. 

Para ja tente o cartão noutro telemovel para perceber se é o telemovel se está a provocar isso

 

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Bom dia @Paulo G. Martins

Sugerimos que, por favor, se ligue manualmente a uma das redes parceiras da NOS em Espanha e que experimente o mesmo processo. 

Adicionalmente, pedimos que nos diga se houve algum pedido de bloqueio de utilização de dados móveis em roaming. 
Obrigado

Bom dia @Paulo G. Martins

Sugerimos que, por favor, se ligue manualmente a uma das redes parceiras da NOS em Espanha e que experimente o mesmo processo. 

Adicionalmente, pedimos que nos diga se houve algum pedido de bloqueio de utilização de dados móveis em roaming. 
Obrigado

Muito obrigado pela atenção. 

Já tentei ligar manualmente e o pr

Boa tarde @MARIA LIBÓRIO

Estamos aqui para ajudar. 
Reinicie, por favor, o seu equipamento e teste o acesso manual a uma rede parceira nossa. Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado

Muito obrigado pela atenção. 

Já tentei reiniciar o equipamento, já tentei ligar manualmente, e continua a não funcionar. 

Não houve qualquer pedido de bloqueio de tráfego em roaming. 

A minha sugestão é que, tratando-se dê um cartão antigo do qual foi emitida uma 2ª via, não ter o serviço de roaming automático de dados ativo. Sucedeu a mesma coisa com o acesso à rede 4g…

Atenciosamente

Paulo Martins 

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Agradecemos o seu feedback, @Paulo G. Martins.

Vamos ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Agradecemos o seu feedback, @Paulo G. Martins.

Vamos ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Mensagem enviada. 

Muito Obrigado pela atenção. 

Atenciosamente 

Paulo Martins 

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Confirmamos a receção da sua mensagem, @Paulo G. Martins.

Vamos responder-lhe o mais breve possível.

Obrigado

Boa tarde

Cheguei hoje a França e o roaming não ativou automaticamente. Já viajei para o estrangeiro no passado com este cartão e não tive nenhum problema. Já reiniciei várias vezes o telemóvel e sem sucesso. Já fiz os procedimentos que explicam no vosso artigo várias vezes e o telemóvel não consegue conectar a nenhumas das redes disponíveis.

O que posso mais fazer?

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Boa tarde @martaifsalves, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Confirme-nos, por favor, qual o tarifário que tem contratado como, também, em que país se encontra. 
Obrigado

Sou WTF e estou em França.

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Muito obrigado. Diga-nos, por favor, a mensalidade foi renovada, @martaifsalves?

Nas definições do seu equipamento ativou a opção “Roaming” 

Obrigado

Sim, tenho a mensalidade em dia e o roaming também foi ativado

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Consulte, por favor, a sua App WTF e veja se o saldo não se encontra em negativo, @martaifsalves

Pedimos, também, que nos envie uma mensagem privada com o seu número WTF e o PIN original para o perfil @Fórum
Obrigado

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Muito obrigado, @martaifsalves
Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado

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@Carlos Eduardo Carvalho já funcionou e deixou de funcionar?

O cartão é de carregamentos ou pagas fatura? Tens feito carregamentos ou as faturas todas pagas?
@Carlos Eduardo Carvalho já funcionou e deixou de funcionar?

O cartão é de carregamentos ou pagas fatura? Tens feito carregamentos ou as faturas todas pagas?


Caro Oscar7, infelizmente não há nada que possa fazer. Neste caso, houve um qualquer cobarde com funções de (ir)responsabilidade na hierarquia da NOS que fez asneira. E depois ainda conseguiu piorar as coisas ao tentar apagar o que tinha feito errado. Típico de quem não presta.
O cartão é de carregamentos e sempre funcionou até cancelarem o serviço. Tem saldo para manter o tarifário activo. Está tudo correcto.
Neste caso o que aconteceu foi uma falha grave da NOS. Que curiosamente foi agravada durante o dia de hoje de forma criminosa.
Estou muito desiludido com a NOS, e com alguns dos seus esbirros/funcionários. Até me custa a acreditar que um operador desta dimensão pague a gente para enganar e burlar os clientes.
Enfim, posso dizer com toda a segurança que a NOS não presta, tem um serviço muito fraco, e não serve os interesses dos clientes.
No interesse de todos, a licença de operação devia ser retirada pela autoridade respectiva.
Assumo na íntegra as minhas afirmações.
Vamos ver quanto tempo demoram a apagar este post.!
Carlos Eduardo Carvalho
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Não acredito que alguém tenha propositadamente cancelado o cartão.

Se é de carregamentos, até pode ter saldo, mas se não o usas ou não carregas há muito tempo, pode tar "bloqueado" e precisar de outro carregamento.

Tens o telemóvel na área de cliente? Na parte do resumo, o que é que diz?
Pois. Está tudo muito bem explicado. Mas no meu caso, que estou em roaming, nada funciona. Estou em Moçambique/África do Sul/Swazilândia. Tenho o serviço cortado desde 4 de Julho sem saber porquê. Não recebo ou envio sms. Não recebo nem consigo fazer chamadas (nem para o apoio ao cliente para reclamar do engano grave da NOS em cortar-me o serviço). Não consigo usar o cartão de crédito pois está dependente de um código que o banco envia por sms. Nao consigo fazer operações bancárias porque dependem de um código que o banco envia por sms. Tive de fazer 900km de carro para ir buscar um cartão de embarque para poder viajar de avião, pois o código para embarque não me chegou por sms.
Estou dependente de terceiros para contactos familiares e profissionais, com todos os custos e limitações que isto implica.
Isto já me aconteceu no ano passado. Na altura fui contactado pela Provedoria do Cliente da NOS, que reconheceu o erro, me pediu desculpa, creditou-me o valor para os poder atender em roaming, e prometeu que isto não voltava a acontecer. Pois voltou a acontecer.
Na altura publiquei online que o serviço da NOS era uma xxxxx. A minha opinião agravou-se agora. Sou cliente desde antes do operador começar (fui Pioneiro), mas a perda de qualidade tem sido uma constante.
Estou curioso em saber quanto tempo este tempo vai ficar até ser apagado.
Já nem espero justificação por parte da operadora. Não há desculpa para isto.
Carlos Eduardo Carvalho


Passei exactamente pelo mesmo derreti dinheiro pois a NOS deixou de me permitir usar o telf para receber os códigos do banco! Estive a viajar 6 meses sempre com esse problema!

Nos é um serviço de MER**!

Quanto cheguei a Portugal, tive de pagar facturas de um serviço que não funcionou nunca, e ainda tive de pedir uma 2ªvia, pagar e esperar umas 3 semanas até o telefone começar a funcionar, obviamente que passei a utilizar o meu numero 91 da VODAFONE, operadora que em 20 minutos me permitiu ter um telefone a funcionar!

Nos é um serviço de MER**!

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