Header
Destaque

Não consegue utilizar o seu telemóvel em roaming? Saiba aqui o que fazer


Reputação 7
Crachá +6


Não consegue utilizar o seu telemóvel em Roaming? Saiba aqui o que fazer

Reparámos que o Roaming é um tema que gera algumas dúvidas na nossa comunidade e, por isso, decidimos criar um artigo para ajudar os nossos utilizadores. Antes de viajar para o estrangeiro, saiba tudo sobre o serviço nesta publicação.

Caso esteja no estrangeiro e tenha dificuldades na utilização do telemóvel, sugerimos-lhe alguns despistes:


Não tenho rede

Confirme se o roaming está ativo e é válido para o país onde se encontra. Veja aqui, ao selecionar o seu país de destino e descubra todas as condições e custos de utilização do serviço de Roaming da NOS.

  • Se o roaming estiver ativo e o telemóvel continuar sem rede, sugerimos fazer uma pesquisa manual da rede. Para isso, siga estes passos:
  1. Aceda as "Definições".
    31a73de8-0cd5-49ac-96d2-86772be59a4a.png
  2. Selecione “Mais
    bdb3ac62-5ac9-410c-93d3-aed50f8b8443.png
  1. Escolha “Rede móvel
    0f314012-9af2-42c3-b8ec-ede70f5aacc2.png
  2. Selecione “Operadora”;
    febc182c-6823-4b39-b95f-73bf9f51bdd7.png
  3. De seguida, desative a "Seleção automática" e confirme.
    d2570de5-3d09-4d05-be6f-9e8c4c2f345b.png
  1. Selecione uma das operadoras com a qual a NOS tenha acordo
     

❗Atenção❗Estes são os passos gerais para equipamentos Android. Para saber como fazer uma busca manual de rede no seu iPhone, sugerimos que consulte o manual, que pode encontrar aqui.

Os tarifários de internet móvel ou banda larga móvel não permitem a utilização em roaming.

 


Tenho rede, mas não consigo fazer chamadas

No estrangeiro, ao tentar ligar ou enviar um SMS para Portugal deve sempre adicionar o indicativo +00351 antes do número que pretende ligar. Caso a dificuldade se mantenha, sugerimos que confirme se tem saldo ou plafond disponível para fazer a ligação.
Na União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein pode controlar o seu saldo através do *111#. No resto do mundo, é alertado por SMS ao atingir 80% do consumo mensal disponível e ao esgotar esse limite.


Tenho rede, mas os dados móveis não funcionam

Confirme no seu equipamento se tem o roaming de dados ativo. Para isso, siga estes passos:

  1.  Aceda a "Definições"
    31a73de8-0cd5-49ac-96d2-86772be59a4a.png
  1. selecione "Mais"
    bdb3ac62-5ac9-410c-93d3-aed50f8b8443.png
  2. Escolha "Rede Móvel"
    0f314012-9af2-42c3-b8ec-ede70f5aacc2.png
  3. Ative as opções “Dados Móveis” e "Roaming de dados"
    48b020d9-419e-4a0f-9349-930921d3f471.png

 

❗Atenção ❗Os passos podem variar de telemóvel para telemóvel. Para confirmar se os dados móveis estão ligados num equipamento Apple, sugerimos que veja esta página.

Conheça as vantagens do Net Roaming, disponível em mais de 50 países fora da União Europeia e a bordo das principais companhias aéreas em: 

Conheça também as modalidade de roaming disponíveis, com o Roaming Automática e Roaming Contratual em: 


Conseguiram ultrapassar alguma dificuldade seguindo estes passos? Se a situação se mantiver, partilhem connosco.


44 Comentários

Pois. Está tudo muito bem explicado. Mas no meu caso, que estou em roaming, nada funciona. Estou em Moçambique/África do Sul/Swazilândia. Tenho o serviço cortado desde 4 de Julho sem saber porquê. Não recebo ou envio sms. Não recebo nem consigo fazer chamadas (nem para o apoio ao cliente para reclamar do engano grave da NOS em cortar-me o serviço). Não consigo usar o cartão de crédito pois está dependente de um código que o banco envia por sms. Nao consigo fazer operações bancárias porque dependem de um código que o banco envia por sms. Tive de fazer 900km de carro para ir buscar um cartão de embarque para poder viajar de avião, pois o código para embarque não me chegou por sms.
Estou dependente de terceiros para contactos familiares e profissionais, com todos os custos e limitações que isto implica.
Isto já me aconteceu no ano passado. Na altura fui contactado pela Provedoria do Cliente da NOS, que reconheceu o erro, me pediu desculpa, creditou-me o valor para os poder atender em roaming, e prometeu que isto não voltava a acontecer. Pois voltou a acontecer.
Na altura publiquei online que o serviço da NOS era uma xxxxx. A minha opinião agravou-se agora. Sou cliente desde antes do operador começar (fui Pioneiro), mas a perda de qualidade tem sido uma constante.
Estou curioso em saber quanto tempo este tempo vai ficar até ser apagado.
Já nem espero justificação por parte da operadora. Não há desculpa para isto.
Carlos Eduardo Carvalho
Reputação 7
Crachá +2
@Carlos Eduardo Carvalho já funcionou e deixou de funcionar?

O cartão é de carregamentos ou pagas fatura? Tens feito carregamentos ou as faturas todas pagas?
@Carlos Eduardo Carvalho já funcionou e deixou de funcionar?

O cartão é de carregamentos ou pagas fatura? Tens feito carregamentos ou as faturas todas pagas?


Caro Oscar7, infelizmente não há nada que possa fazer. Neste caso, houve um qualquer cobarde com funções de (ir)responsabilidade na hierarquia da NOS que fez asneira. E depois ainda conseguiu piorar as coisas ao tentar apagar o que tinha feito errado. Típico de quem não presta.
O cartão é de carregamentos e sempre funcionou até cancelarem o serviço. Tem saldo para manter o tarifário activo. Está tudo correcto.
Neste caso o que aconteceu foi uma falha grave da NOS. Que curiosamente foi agravada durante o dia de hoje de forma criminosa.
Estou muito desiludido com a NOS, e com alguns dos seus esbirros/funcionários. Até me custa a acreditar que um operador desta dimensão pague a gente para enganar e burlar os clientes.
Enfim, posso dizer com toda a segurança que a NOS não presta, tem um serviço muito fraco, e não serve os interesses dos clientes.
No interesse de todos, a licença de operação devia ser retirada pela autoridade respectiva.
Assumo na íntegra as minhas afirmações.
Vamos ver quanto tempo demoram a apagar este post.!
Carlos Eduardo Carvalho
Reputação 7
Crachá +2
Não acredito que alguém tenha propositadamente cancelado o cartão.

Se é de carregamentos, até pode ter saldo, mas se não o usas ou não carregas há muito tempo, pode tar "bloqueado" e precisar de outro carregamento.

Tens o telemóvel na área de cliente? Na parte do resumo, o que é que diz?
Pois. Está tudo muito bem explicado. Mas no meu caso, que estou em roaming, nada funciona. Estou em Moçambique/África do Sul/Swazilândia. Tenho o serviço cortado desde 4 de Julho sem saber porquê. Não recebo ou envio sms. Não recebo nem consigo fazer chamadas (nem para o apoio ao cliente para reclamar do engano grave da NOS em cortar-me o serviço). Não consigo usar o cartão de crédito pois está dependente de um código que o banco envia por sms. Nao consigo fazer operações bancárias porque dependem de um código que o banco envia por sms. Tive de fazer 900km de carro para ir buscar um cartão de embarque para poder viajar de avião, pois o código para embarque não me chegou por sms.
Estou dependente de terceiros para contactos familiares e profissionais, com todos os custos e limitações que isto implica.
Isto já me aconteceu no ano passado. Na altura fui contactado pela Provedoria do Cliente da NOS, que reconheceu o erro, me pediu desculpa, creditou-me o valor para os poder atender em roaming, e prometeu que isto não voltava a acontecer. Pois voltou a acontecer.
Na altura publiquei online que o serviço da NOS era uma xxxxx. A minha opinião agravou-se agora. Sou cliente desde antes do operador começar (fui Pioneiro), mas a perda de qualidade tem sido uma constante.
Estou curioso em saber quanto tempo este tempo vai ficar até ser apagado.
Já nem espero justificação por parte da operadora. Não há desculpa para isto.
Carlos Eduardo Carvalho


Passei exactamente pelo mesmo derreti dinheiro pois a NOS deixou de me permitir usar o telf para receber os códigos do banco! Estive a viajar 6 meses sempre com esse problema!

Nos é um serviço de MER**!

Quanto cheguei a Portugal, tive de pagar facturas de um serviço que não funcionou nunca, e ainda tive de pedir uma 2ªvia, pagar e esperar umas 3 semanas até o telefone começar a funcionar, obviamente que passei a utilizar o meu numero 91 da VODAFONE, operadora que em 20 minutos me permitiu ter um telefone a funcionar!

Nos é um serviço de MER**!
Reputação 7
Crachá +2
@tiago24 na altura ligaste a perguntar porque não conseguias usar o telemóvel?
Estou em Espanha e nao consigo ligar meus dados moveis da internet .Que fazer para os obter. Obg
Reputação 6
Crachá +1
Estou em Espanha e nao consigo ligar meus dados moveis da internet .Que fazer para os obter. Obg

Consulte este tópico:
https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/nao-consegue-utilizar-o-seu-telemovel-em-roaming-saiba-aqui-o-que-fazer-8113

Caso a situação persista, experimente utilizar o apoio por Chat num PC

https://customersupport.nos.pt/chat/noschatwsc?on=https%3A%2F%2Fcliente.nos.pt%2Fselfcare%2F2674565%2Fmobileinternet%2Fpackages%2Fall&xdm_e=https%3A%2F%2Fcliente.nos.pt&xdm_c=default7757&xdm_p=1
Esperar um pouco e depois clicar na imagem
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @JoaquimFerreira.

O @DanielS deu uma boa ajuda. Conseguiu ligar os dados móveis?

Para garantir a boa organização da comunidade, movemos a sua publicação para o tópico que o @DanielS referiu. 🙂
Boa tarde! Estou no Afeganistão e antes de vir para cá alterei o meu serviço de telemóvel para servir as minhas necessidades. Acontece que o Roaming no Afeganistão é contratual e só agora me estou a aperceber disso. A minha questão é no sentido de saber como ativar o roaming contratual uma vez que já me encontro no Afeganistão. A operadora que tem contrato com a NOS é a AWCC e eu consigo encontrá-la na procura manual de redes, mas quando tento ligar-me a ela não consigo porque não tenho o roaming contratual ativo. Desde já agradeço todas as ajudas e questiono se a NOS não tem nenhum email de apoio ao cliente para estas situações.

Atenciosamente
Boa tarde. será que alguém me poderia ajudar com isto?
Reputação 7
Crachá +2
Segundo o site, tens estas opções:
Lojas NOS: precisa de levar consigo o seu BI/cartão de cidadão;
Linha apoio ao cliente voz móvel 16993;
Proposta de subscrição: Preencher a proposta disponível aqui e enviar para: NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @João Miguel Santos, bem-vindo à comunidade.

O @Oscar7 deu a resposta certa. 🙂 Movemos a sua publicação para este tópico, sobre o tema, onde pode encontrar mais informação sobre este serviço.
Isso não resolve o meu problema! Estou no afeganistão e só consigo aceder à net!
Onde é que está uma solução online? Deveria existir!
Reputação 7
Crachá +2
Esta é daquelas coisas que deves tratar antes de viajar :|

Pede a alguém que ligue por ti, ou podes tentar, imprimir o impresso, preencher o que é preciso, assinar e enviar para que alguém aqui o leve a uma loja. Quem lá for, provavelmente vai precisar de uma cópia do teu bi e uma autorização para tratar disso
EDNEO
Caro Oscar 7! Esta é uma questão que eu TRATEI MAIS DE 1 MÊS ANTES DE VIAJAR! Inclusive falei com o apoio ao cliente da NOS várias vezes e inclusive falei com o 16993, específico para estas situações, a quem deixei toda a informação sobre a situação que ia ocorrer e quais eram as minhas necessidades ( inclusive datas de voo e data limite para ter essa situação tratada). O senhor pode estar a tentar ajudar mas eu sinto que está a fazer de mim estúpido, além do mais é mais do que racionalmente óbvio da perspectiva do utilizador (sim, porque da perspectiva da empresa até deve dar jeito, às tantas) que exista uma forma de tratar destes assuntos via online com um OPERADOR DO ATENDIMENTO AO CLIENTE. E no meio desta trapalhada toda aqui estou eu no Afeganistão, sem o serviço que solicitei, e sem o serviço que prometeram à minha mulher que iam tratar na passada Quinta feira, data em que prometeram que no dia a seguir estaria disponível, e até hoje NADA! É natural que me sinta, no mínimo, perturbado com esta situação.
Espero que no meio desta "cangalhada de forum" que até agora só apresentou as opiniões "random people" haja alguém da NOS com sentido de responsabilidade para enfiar a carapuça de que deveriam ter um serviço de atendimento ao cliente Via Online!
Com preocupação
João Santos
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @João Miguel Santos.

Para podermos ajudá-lo, precisamos mesmo que siga ou, como está fora de Portugal, pedir a um terceiro que o faça, os passos de pedido de ativação do Roaming contratual. Este serviço fica ativo dentro de 24 horas após o recebimento de toda a documentação necessária. Saiba tudo aqui.
Estou a tratar do assunto através da minha mulher. Hoje esclareceram a minha mulher do que faltava fazer e será feito (coisa que na semana passada não foi feito, apenas falsas promessas foram proferidas). O atendimento da NOS foi muito esclarecedor e atencioso. Postarei aqui o resultado desta chamada. Mas continuo a dizer que deveriam ter um apoio online ao cliente que realmente lhe permitisse tratar dos seus assuntos na plataforma do apoio ao cliente.
Atenciosamente
João Santos
A situação ficou resolvida. Após a minha mulher ter dado os dados que faltavam. O atendimento foi prestável. Mas continuo a dizer que deveriam ter um apoio online ao cliente que realmente lhe permitisse tratar dos seus assuntos na plataforma do apoio ao cliente sem ter de recorrer a mais ninguém.
Estou em Espanha sem rede e sem net, pensava que era automático
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo à comunidade, @Pedro.Nunes.

Movemos o seu comentário para uma publicação onde pode encontrar alguns despistes que o podem ajudar a resolver essa situação.

Após seguir estes despistes, a dificuldade manteve-se?
Reputação 2
A mim está-me a acontecer o mesmo... tenho um Kanguru XL no meu contrato de televisão com 5,5gb de dados em roaming e estou em Espanha mas não funcionam os dados móveis! O equipamento liga-se à Orange 4G mas quando acedo a qualquer pagina diz que tenho os dados moveis desativados!
tenho um iphone xs max com a opção dados em roaming ativado, as configurações todas corretas e após tres conversas com assistentes que verificaram o serviço estar ativo e as configurações corretas, não consigo ligar!!
Estou cada vez mais desiludido com este serviço da nos, é um “embuste”... está tudo ativado, tudo em ordem, mas não funciona!!
Ja nem sei o que diga ou faça, ficam de ligar para nos ajudar, mas nada!! É uma tristeza lamentável esta operadora!!

Comigo estou no Luxemburgo e já ha 3 dias que me encontro sem serviço da operadora. Neste caso não nos dão canais de comunicação, pedem para contactar o 16200 mas sem serviço de operadora é impossível! Se não conseguir a resolução do problema nos próximos dias terei de procurar os canais alternativos atravez da ANACOM!

É de lamentar pois tenho um serviço empresarial mesmo por causa destas situações, e quando tento resolver as situações é sempre um problema! 

Comentário