Destaque

eSIM na NOS - O cartão SIM Digital

Reputação 7
Crachá +6

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

• Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

O pedido de 2ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja fisica.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Liga-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

• Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione a opção “Ligações”;

2. No menu Ligações, selecione a opção “Gestor de cartão SIM”;

3. No menu Gestor de cartão SIM, selecione a opção “Adicionar plano móvel”;

4. Aguarde a adição do plano móvel;

5. Se não detetar nenhum plano, selecione a opção “Digitalizar código QR do operador”;

6. Selecione a opção “Adicionar e utilizar agora”;

7. Insira o seu PIN;

8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

• Huawey
    1. No menu definições, selecione a opção “Rede Móvel”;

2. No menu Rede Móvel, selecione a opção “Gestão dos SIM”;

3. No menu Gestão dos SIM, selecione a opção “Adicionar eSIM”;

4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

6. Selecione a opção “Adicionar este eSIM”;

7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

• iPhone
    1. No menu Definições, selecione a opção “Rede Móvel”;

2. No menu Rede Móvel, selecione a opção “Plano móvel”;

3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

4. Selecione a opção “Adicionar plano móvel”;

5. Clique no seu SIM para o desbloquear;

6. Insira o seu PIN;

7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

• iPad
    1. No menu definições, selecione a opção “Dados Móveis” e clique na opção “Outra”;

2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

3. Selecione a opção “Plano móvel”;

4. Insira o seu PIN do SIM;

5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

7. Como escolho o nº pré-definido para as chamadas e para dados?

É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

8. Como faço a portabilidade de um nº que usa eSIM?

A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

565 Comentários

Reputação 1
Boa tarde,

E se eu tiver um telefone que suporte e-SIM e não esteja na lista que apresentam acima, como um Pixel 3? Posso pedir o cartão na mesma ou não há suporte para isso?

Obrigado.
Está previsto o suporte para o Apple Watch? E para o iPad Pro?
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

@tiagojbsoares a NOS suporta o funcionamento do eSIM para os smartphones já comercializados e testados no nosso mercado, ou seja, os iPhones XS, XS-Max e XR. O Pixel 3, não é comercializado em Portugal, mas estamos a realizar testes e prevemos ter mais informações sobre o funcionamento do seu eSIM neste modelo em breve.

@ruijmonteiro o Apple Watch tem outros requisitos para funcionamento com o eSIM que ainda não são disponibilizados pelo nosso serviço, estamos a trabalhar para que o serviço seja compatível com todos os equipamentos que disponibilizam eSIM. Quanto ao iPad Pro, estamos a realizar testes e contamos ter mais informações em breve. :)

@spytech neste momento o eSIM não tem qualquer custo nem implica qualquer alteração ao seu contrato.

@pesilva sim, é possível ativar um eSIM e depois voltar a utilizar um cartão em formato físico.

@Joana Fôja o @Oscar7 deu uma boa ajuda. 🙂
Reputação 1
Qual é o custo do serviço? Incluir um eSIM na minha factura irá reiniciar os 24 meses de fidelização? Se não gostar do serviço, poderei desistir do mesmo sem penalização no contracto?
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

Temos excelente novidades. Agora, também é possível utilizar o eSIM da NOS nos seguintes equipamentos:

• iPad Pro 11 polegadas

• iPad Pro 12.9 polegadas (2018)

• iPad mini (2019)

• iPad Air (2019)

Boa tarde João,

Primeiramente gostaria de agradecer as informações sobre o procedimento de migração do e-sim, informo que tudo funcionou perfeitamente.

Muito Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde a todos,

Agradecemos o seu testemunho @Adriano de Paula:slight_smile:

@CP001 prestou uma boa ajuda sobre a sua questão @TiagoG:slight_smile:

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 2

Muito obrigado e não tem de pedir desculpa por nada, 

Fui à loja no dia seguinte e fiz a ativação, foi gratuita e já está em pleno funcionamento! 

Agradeço de qualquer das formas a sua resposta @Mário P. votos de um bom fim de semana para si.

Reputação 7
Crachá +6

Peço desculpa, editei o meu comentário, @Gonçalo Ribeiro
Sim, como disse, é possível utilizar o QRCode até 5x. 

Muito obrigado

Reputação 1

Peço desculpa, editei o meu comentário, @Gonçalo Ribeiro
Sim, como disse, é possível utilizar o QRCode até 5x. 

Muito obrigado

Obrigado, pela resposta, Mário! 🙌🏻

Reputação 1

Boa tarde. Esta informação ainda é verdadeira? É que a página da NOS indica que é possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/equipamentos/Paginas/esim.aspx

Obrigado,

Jorge

Olá, António

Posso confirmar que é verdade. Utilizei o mesmo código uma segunda vez há 3 dias e funcionou tudo impecável (sendo que como já foi dito, até um máximo de 5x).

É é sempre preciso “apagar” o eSIM do equipamento antigo porque ele não pode estar ativo em dois telemóveis ao mesmo tempo.

Reputação 7
Crachá

Tentei transferir um eSIM de um iPhone SE (2020) para um Pixel 6a mas o serviço não pode ser ativado (Subject Code: 8.2.6; Reason Code: 3.8).
O objetivo é continuar a usar dois SIM em simultâneo (SIM de outra operadora + eSIM NOS).

Vejo em comentários anteriores que o Pixel 6a parece funcionar com o eSIM da NOS (ainda que de forma algo oficiosa), portanto suponho que o problema não seja com o novo equipamento.
O eSIM só foi usado no iPhone SE, suponho também que ainda possa ser transferido 4x antes de ser necessária uma 2ª via.

Neste momento estou a utilizar a rede NOS em roaming, mas é importante que consiga transferir o eSIM entre dispositivos antes de regressar a Portugal.
Por ter receio de perder acesso à rede tanto no iPhone como no Pixel, não removi o eSIM do primeiro (opção “Delete eSIM”), apenas desliguei o respetivo SIM (opção “Turn On This Line”).

Será que alguém me consegue ajudar transferir o eSIM com sucesso e sem necessidade de me deslocar a uma loja?

Obrigada!

Mas para fazeres ativação no novo equipamento tens de fazer Delete eSIM no antigo. podes usar o mesmo qrcode 5 vezes. 

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +2
Então dá. Passas o cartão da nos para eSIM e o outro usas em formato fisico.

No meu caso a transferência não foi possível! o próprio equipamento indica essa impossibilidade.

Descobri que o meu equipamento tem uma versão de software que deveria ter a opção de eSIM bloqueada, a versão do firmware permite introdução mas não permite remoção.

Consegui libertar o eSIM após reposição de fábrica.

O eSIM já funciona no novo equipamento! 

Obrigdo fórum!

Estou muito interessado em saber se há previsões para o e-Sim estar a funcionar para o Apple Watch.

vergonha, a NOS tem que falar com a APPLE, Portugal não esta na lista de países que aceita E-Sim.

Acho que a NOS também tem que ser mover ou nos usuarios da APPLE cobrar mais a empresa sobre dar mais atenção ao Mercado Português. 

Ate no Brasil ja esta a frente, na Espanha aqui do lado ja tem todos serviços a NOS tem que se unir aos usuarios e cobrar mais da APPLE, Portugal também vende produtos apple e temos que ter os serviços que ela oferece, se a NOS não tem no iwatch e Porque a senhora APPLE ainda não colocou a venda em Portugal e muito menos colocou a NOS na lista de países do mundo que tem E-sim. vamos todos envia e cobrar a APPLE.

Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

@spytech e @cm462 assim que existam novidades sobre este tema, divulgamos no Fórum NOS. 🙂

@Joana Fôja neste momento a adesão está limitada às lojas mencionadas. Prevemos que seja alargada a todas as Lojas NOS durante o mês de maio.

@jofecoma neste momento o equipamento que refere não é compatível com o eSIM NOS. Caso existam novidades, partilhamos através do Fórum NOS.

@lproenca os clientes empresariais também podem aderir ao eSIM. :)

@tiagojbsoares o processo de associação do eSIM varia entre equipamentos e a informação de como é feito em cada marca e modelo pode ser confirmada no manual do mesmo. No nosso caso, a associação está disponível através de leitura de QR Code do eSIM e é compatível que tenham eSIM GSMA V2.

@Eduardo15 sim, pode aderir ao eSIM na Loja NOS do Colombo. 🙂
Reputação 7
Crachá +6
Olá @mjjferreira,

Ao fazer um reset para a versão de fábrica, o utilizador será questionado se deseja apagar eSIM ou se pretende manter o mesmo após a reposição, ou seja, no seu caso deve escolher a opção de apagar o eSIM do telemóvel.
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

@ruijmonteiro,

Trazemos excelentes noticias. Já é possível ativar o cartão eSIM da NOS num iPad Pro. 🆒
Reputação 7
Crachá +2
Experimenta limpar os reencaminhamentos. Escolhe o eSIM para fazer uma chamada e marca ##002#, depois a tecla de chamada.
Ja uso no pixel 3 xl e tudo ok 😉
Reputação 7
Crachá +5
O esim da nos já suporta o Apple Watch?

Se não quando vai suportar?

Abraço

Nuno Paiva
Não suporta como pode ver.
Reputação 7
Crachá +1

Olá @ASJP,

O pedido e ativação terão que ser feitos numa loja NOS.

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @LUIS SANTOSx.

Lamentamos a situação que nos conta.

A ativação do eSIM é feita exclusivamente em Loja, com o telemóvel onde quer ativar o cartão.
Reputação 7
Crachá +2

Olá @nandhpc,

O @Diogo S. deu uma boa ajuda.

Para utilizar o seu cartão SIM ou eSIM em simultâneo no smartphone e smart watch só é possível com o Smart Number pelo valor indicado.

Se quiser alternar a utilização do cartão SIM entre equipamentos, não é possível com o eSIM, uma vez que o cartão fica associado apenas a um equipamento.

Obrigada

Comentário