Header
Destaque

eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


Reputação 7
Crachá +6

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


650 Comentários

Olá!

 

A minha situação é a seguinte: tenho uma empresa com um sócio, e somos uns garotos que trabalham em sitios diferentes a horas diferentes, de maneira que queríamos ter um número da empresa - o mesmo em dois telefones diferentes, para além do nosso número pessoal nos mesmo equipamento, ou seja:

 

Pessoa 1 - equipamento 1

93444444 Número pessoal - cartão fisico

93000000 Número da empresa (eSIM)

 

Pessoa 2 - equipamento 2

93888888 Número pessoal - cartão fisico

93000000 Número da empresa (eSIM)

 

Isto será possível, ter dois eSIM em dois equipamentos distintos, mas ambos com o mesmo número? E se for assim:

 

Pessoa 1 - equipamento 1

93444444 Número pessoal - eSIM

93000000 Número da empresa - cartão fisico

 

Pessoa 2 - equipamento 2

93888888 Número pessoal - cartão fisico

93000000 Número da empresa (eSIM)

 

Ou isto funciona como os cartões gémeos e continuamos a procurar outra solução (com custos baixinhos) ?

 

Muito obrigado.

Cumprimentos

Fábio.

 

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @fabiodbventura

Pelo seu exemplo, quanto à disponibilização do eSIM é apenas necessário garantir que ambos os equipamentos são compatíveis com a tecnologia. 

No que diz respeito à possibilidade de ter o mesmo número (da empresa), em formato físico, sim, é possível para tarifários empresas com o serviço Twin. Este serviço permite a utilização de dois cartões SIM com o mesmo número e estar contactável em dois equipamentos. O Serviço Twin, de momento, apenas está disponível para cartões SIM e não eSIM. 

Assim, a opção compatível seria a do 1.º exemplo. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe connosco. 

Obrigado 

@Mário P. muito obrigado.

portanto sera

pessoa 1 e 2

numero pessoal - eSim

numero empresa twin - fisico

correcto?

 

Como posso obter informações sobre o serviço Twin para empresas?

 

obrigado mais uma vez

 

cumprimentos

Fábio

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @fabiodbventura

Sim. :slight_smile:

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contacto para o perfil @Fórum. Vamos endereçar este tema à equipa que o pode ajudar e contactar. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 
Muito obrigado

Boa Tarde,

 

é possivel ter o serviço kanguru xl com esim?

 

Obrigado,

Vitor

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @vrmoreira

Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis. 

Diga-nos, por favor, já tem o tarifário Kanguru XL e pretende a 2ª via do cartão eSIM ou pretende aderir?

Obrigado

Bom dia, de momento não me encontro no pais mas preciso urgentemente de aderir ao E-SIM, existe alguma forma de o fazer ‘a distancia?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @MARCO ROBERTO RAPOSO RAMOS

Infelizmente, mesmo que fosse possível enviar um cartão para o estrangeiro, seria sempre necessário que o primeiro acesso fosse em território nacional. 😥

Lamentamos o transtorno.

Muito obrigado 

É possível realizar a ativação de um eSIM do estrangeiro (no caso, do Brasil), com a contratação de pacotes de dados online (também direto do estrangeiro) para uso na União Europeia?

Faço tal questionamento porque pretendia baixar o eSIM já no Brasil, contratar o plano de dados também do Brasil e já utilizá-lo em países da UE. Considerando que a minha entrada na UE será direto na França, isso é viável? 

Grato.

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @André Livinalli Wedy

Movemos o seu comentário para o artigo sobre o eSIM. 😀Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

A ativação do cartão e o seu primeiro acesso deve ser à rede NOS, pelo que a primeira utilização deve ser em território nacional. 
Obrigado

No passado dia 28 de maio fui a uma loja NOS e pedi o cartão eSIM. Foi me dado um cartão com um código QR e disseram me que o cartão iria estar ativado no máximo em 2 horas. Não me foram dadas mais instruções. Li o código qr com o meu iPhone e adicionei o cartão através das definições do telemóvel.

Passados 4 dias, o cartão continuava desativado por tanto desloquei me à mesma loja e reportei a situação. A colaboradora da loja informou-me que realmente havia um problema com o cartão, mas que infelizmente não conseguiam resolver na loja, tinha que ligar para a linha de apoio. Liguei para a linha de apoio e a colaboradora da linha de apoio disse que realmente havia um problema com o cartão, mas que infelizmente não conseguiam resolver na linha, que no espaço de 2 horas no máximo iria ser contactado por um membro da linha técnica. Entretanto ja passaram 3 dias, não fui contactado por ninguém e o eSIM continua a não funcionar. No entanto, o pedido de assistência registado na “Area de cliente” encontra-se marcado como “resolvido” 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @MARCO ROBERTO RAPOSO RAMOS,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 2

Boa noite,

 

Aderi hoje ao vosso tarifário movel ilimitado, tendo em conta que tenho um número da empresa e este para uso pessoal, gostaria de saber se posso passar numa loja e ativar 2 Via do meu número mas em formato eSim e se sim qual o custo uma vez que nos campos de preenchimento de adesão, ao solicitar um novo cartão não me foi possível escolher o formato do mesmo, sendo-me enviado o cartão físico.

 

Obrigado desde já

FábioMCN

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @FábioMCN, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Movemos o seu comentário para o artigo 

Sim, pode solicitar a 2ª via do número em eSIM. O custo de uma 2ª via é de €7,5. 

Obrigado

Reputação 2

Muito obrigado e não tem de pedir desculpa por nada, 
 

Fui à loja no dia seguinte e fiz a ativação, foi gratuita e já está em pleno funcionamento! 
 

Agradeço de qualquer das formas a sua resposta @Mário P. votos de um bom fim de semana para si.

Reputação 7
Crachá +6

Excelente, @FábioMCN
Muito obrigado pelo seu feedback. Ficamos contentes que tenha conseguido. 

Qualquer questão, fale connosco. 
Obrigado

Reputação 1

Boas!

 

Já vi aqui várias respostas oficiais por parte da NOS, mas gostava de ter uma o mais atual possível.

 

Vou trocar de iPhone e tenho o serviço da NOS através de um eSIM.

Vou ser obrigado a ir a uma loja NOS e gastar €7,50 numa 2ª via para passar o eSIM para o novo iPhone ou efetivamente o QR Code funciona até 5x e é uma questão de apagar o eSIM do iPhone antigo e ler o código e configurar o eSIM no iPhone novo?

 

Obrigado!

Reputação 5
Crachá

Boas!

 

Já vi aqui várias respostas oficiais por parte da NOS, mas gostava de ter uma o mais atual possível.

 

Vou trocar de iPhone e tenho o serviço da NOS através de um eSIM.

Vou ser obrigado a ir a uma loja NOS e gastar €7,50 numa 2ª via para passar o eSIM para o novo iPhone ou efetivamente o QR Code funciona até 5x e é uma questão de apagar o eSIM do iPhone antigo e ler o código e configurar o eSIM no iPhone novo?

 

Obrigado!

Acho incrível como a “evolução” faz com que em vez de trocar de telemóvel seja só mudar o SIM de um dispositivo para outro se tenha que pagar às operadoras por um “chip” que nem sequer existe. É o típico mudar para digital ficou mais caro.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Gonçalo Ribeiro

Sim, é possível utilizar o mesmo QRCode. Em caso de troca de equipamento deve, em primeiro lugar, assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. De seguida, remova o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configure o eSIM no dispositivo novo.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

@Gonçalo Ribeiro,

movemos o seu comentário para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação facilitando a pesquisa. 
Muito obrigado

Reputação 1

Boa tarde @Gonçalo Ribeiro

Em caso de troca de equipamento deve, em primeiro lugar, assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. De seguida, remova o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configure o eSIM no dispositivo novo.

Obrigado


Certo, eu sei configurar um eSIM, a dúvida é se o QR Code utilizado para configurar no antigo funciona para configurar o eSIM no novo equipamento (já que vocês não suportam transferência direta de eSIM de um iPhone para outro).

Porque se não der, é um pouco sem sentido eu ter de ir pagar por uma segunda via de um código digital…

Reputação 7
Crachá +6

Peço desculpa, editei o meu comentário, @Gonçalo Ribeiro
Sim, como disse, é possível utilizar o QRCode até 5x. 

Muito obrigado

Reputação 1

Peço desculpa, editei o meu comentário, @Gonçalo Ribeiro
Sim, como disse, é possível utilizar o QRCode até 5x. 

Muito obrigado

Obrigado, pela resposta, Mário! 🙌🏻

Reputação 7
Crachá +6

Ora essa, @Gonçalo Ribeiro
Obrigado nós. Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Boa tarde, gostaria de saber se o eSIM funciona no iphone 12mini e se tem diferença o telefone ser comprado em Portugal ou em França ? 
 

já sou cliente NOS e tenho um cartão associado seria possível desse cartão físico ter um eSIM ? 
 

 

Comentário