Header
Destaque

eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


Reputação 7
Crachá +6

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


650 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá @João A.Pinheiro
Pretende ter um e-SIM no iPhone 11 com o número “x” e ter um cartão SIM com o mesmo número, no entanto, noutro equipamento. É isso?

Muito obrigado

Reputação 1

boa tarde  tenho um Samsung s20 que tem a  funcionalidade de Dual SIM Híbrido + eSIM e a pouco tempo fiz um novo contracto em que me foi oferecido um cartão com 7G de dados moveis mensais so que quando a operadora abriu o meu tmn reparou que não tinha espaço pra inserir o cartão pois so tem duas entradas….mas do pouco que eu percebi….O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico….agora fiquei na duvida se posso usufruir dos 7G  de dados moveis não estando o cartão inserido….desde já obrigado pela aluda

Reputação 6
Crachá

Olá, ou seja, basicamente queria que o seu cartão de internet móvel fosse em eSIM, certo?

Reputação 1

boa tarde  tenho um Samsung s20 que tem a  funcionalidade de Dual SIM Híbrido + eSIM e a pouco tempo fiz um novo contracto em que me foi oferecido um cartão com 7G de dados moveis mensais so que quando a operadora abriu o meu tmn reparou que não tinha espaço pra inserir o cartão pois so tem duas entradas….mas do pouco que eu percebi….O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico….agora fiquei na duvida se posso usufruir dos 7G  de dados moveis não estando o cartão inserido….desde já obrigado pela aluda

Reputação 7
Crachá +6

Olá @paulo alexandre nel

Movemos o seu comentário para este tópico pois, o mesmo tema já se encontra a ser tratado no mesmo. Desta forma, permitimos uma maior organização do Fórum NOS. :blush:

Obrigada 

Boa noite! Adquiri agora um cartão esim e a operadora de loja desativou o cartão físico e não ativou o esim. Por puro despeito, é o serviço de atendimento que a Nos tem… miserável.

preciso de ativar o cartão esim, a minha questão é como???

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda @Fatinha14

Desde já, lamentamos todo o transtorno causado. :sweat:

Seria possível deslocar-se novamente a loja? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

tenho um Samsung S20+ Ultra preparado para eSIM

na pagina da NOS este artigo está publicitado e refere a facilidade de eSIM

contudo na listagem de produtos e nas lojas dizem que o eSIM não está disponível para este modelo

O que se passa?

Equipamento com eSIM. Saiba mais aqui.

https://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/details.aspx?p=30845

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Antonio Jorge Xavier da Costa,

Infelizmente não garantimos o funcionamento do eSIM no equipamento que refere. 

Reputação 1

Então quais sao os equipamentos?

Sejam mais concretos

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @paulo alexandre nel

Atualmente estão disponíveis 3 modelos de smartphone e 1 modelo de smartwatch com tecnologia eSIM na oferta de equipamentos da NOS: iPhone XR, XS e XS Max e o Samsung Galaxy Watch. Para além destes 4 dispositivos disponibilizados pela NOS, também o modelo Pixel 3. 

Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco. 

Muito obrigado

Lamentavelmente a NOS faz publicidade enganosa - divulga no seu site o Samsung S20* Ultra, indica a facilidade de eSIM mas não diz explicitamente que este eSIM não funciona na rede NOS

Reputação 6
Crachá

Olá, desculpe, mas o seu eSIM não advêm da rede NOS, sendo o número NOS?

boa tarde, confirmo que tenho número NOS; a questão é que não tenho eSIM porque a NOS  diz que não funciona com o Samsung S20+ ultra

 

Tenho um e-sim nos, mas formatei meu telemóvel, e não to conseguindo colocar a linha do e-sim no telemóvel. porque razão, tenho Iphone 11 pro max.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Kemylly.

Quando formatou o telemóvel, escolheu a opção apagar ou manter o eSIM?

Bom dia,

 

sou cliente de um serviço NOS 4 com vários cartões de telemóvel.

Dado que troquei um dos telemóveis por um modelo que suporta e-SIM, pretendia saber como fazer a mudança para e-SIM, e se a mesma pode ser efetuada sem ter de me dirigir a uma loja física.

 

Muito obrigado.

 

Com os melhores cumprimentos,

Tiago Morais

Reputação 7
Crachá +5

@Tiago Morais Bom dia, conforme é referido no Tópico, o Cartão eSIM tem que ser ativado numa loja fisica.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Tiago Morais e @Jose Rodrigues

@Tiago Morais, o @Jose Rodrigues respondeu à sua questão. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada 

Em que lojas ha? Ja fui 3 x ao almada forum e a resposta e sempre volte na sexta. ja fiz um pedido pela pagina no vosso site ha mais de 1 mes, e nem cartao, nem sei se ficou registado. 

Ja liguei para a linha, tambem nao sabem informar sobre qualquer um dos assuntos.

Reputação 7
Crachá +5

@Goncalo Gaspar Boa tarde, quais são as perguntas para as quais procura respostas ?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Goncalo Gaspar e @Jose Rodrigues

@Goncalo Gaspar, pedimos que nos indique qual a sua zona de residência para que nos seja possível verificar se existe stock em loja.

Obrigada

Adquiri um Samsung Galaxy S20 online, ao levantá-lo na loja no dia de ontem fui informado que ainda não se encontra disponível essa funcionalidade na NOS.

 

Isto é inadmissível!

 

Essa faculdade é anunciada em destaque na página da venda do equipamento pela própria NOS, e sabendo que existem vários outros equipamentos (iPhones) que já utilkizam essa funcionalidade faz tempo, está mais que na hora da NOS deixar de tratar clientes de forma desigual apenas pelo equipamento que utilizam.

 

Isto é uma vergonha e vou denunciar a situação a todos os meus conhecidos que estão interessados em adquirir equipamentos Android com eSim para não aderirem à NOS.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ceferezo:slight_smile:

Lamentamos o transtorno causado. 
De momento, não temos novidades sobre a disponibilização do eSIM em equipamentos diferentes do que estão anunciados neste artigo. 

Contudo, a NOS procura novas ofertas de equipamentos com eSIM junto dos fabricantes de smartphones e outros wearables, para potenciar a inovação no mercado Português.

Muito obrigado.

Samsung S20 Plus posso por esim NOS?

Comentário