Header
Respondido

Chamadas internacionais para Espanha?


Reputação 3
Crachá

Recebi a minha factura da NOS relativa a Fevereiro.

Verifico que tenho um débito de 0,23 € de uma comunicação para Espanha: +349 918 2** ***?

Comprei mercadorias a uma empresa de Córdoba, dando que falei 1 minuto?

Fico sem perceber?

É uma chamada de valor acrescentado?

Agradeço explicação.

icon

Melhor resposta por Tiago C. 23 March 2020, 10:28

Ver pergunta inicial

31 Comentários

Reputação 6
Crachá

olá, não há dúvida que a moderadora Ana P. é funcionária da NOS :sweat_smile: mas a questão é que não é a NOS, mas sim as operadoras em portugal. Aliás, a notícia que o caro @mario.santos partilhou mostra exatamente isso. 

Não entendo sua resposta. Eu acho que você é um empregado da NOS, então normalmente evita o problema. Não é o custo, mas o fato de a NOS cobrar qualquer coisa por um chamado a qualquer país da UE em contraste com outros países que não cobram nada.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @David J e @mario.santos

@David J, o @mario.santos fez uma apreciação relevante. 

O valor em questão, refletido no site, compreende o calculo de 0,19€ com a percentagem de IVA de 23%.

Poderá, em qualquer altura, de forma gratuita, ligar o 1279 (número informativo de roaming), ou então através do site nos.pt na área correspondente ao serviço e consultar todas as informações respetivas ao mesmo. 

Obrigada 

Obrigado. não é uma questão de quanto nos cobram por uma chamada móvel inter-UE país, mas o fato de que eles fazem qualquer cobrança. Fato é que a maioria dos outros países da UE não. por exemplo, Espanha nosso país vizinho. NENHUMA de suas operadoras móveis cobra uma chamada para Portugal nem, de fato, para qualquer outro país da UE. Ao contrário do NOS. que fornecem comparativamente não confiável má qualidade de telecomunicações, e mau atendimento ao cliente. No geral, é uma empresa considerada em algum lugar na lama dos operadores da UE, mas cobra uma chamada inter-UE. Patético.

Reputação 1

@David J, esses valores são com IVA ou sem IVA? Acho que se fizeres o calculo de 0,19€ a 23% de iva da o valor que está no site. 

Mercado único digital: Chamadas mais baratas para outros países da UE a partir de 15 de maio | Portugal (europa.eu)

Vê se esta noticia do site da comissão europeia ajuda. :slight_smile:

 

Reclamar à NOS sobre as suas tarifas internacionais excessivas para países da UE (Espanha). A NOS responde indevidamente, simplesmente afirmando que as tarifas estão de acordo com o custo do pacote. Eles evitam responder à pergunta de que seu pacote não está em conformidade com a legislação da UE.

ESTADOS DA LEI DA UE
"O Regulamento de Roaming (UE) 531/2012 (às vezes chamado de Eurotarifa) regula a imposição de tarifas de roaming no Espaço Econômico Europeu (EEE), nos estados membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega. Eles regulam ambas as tarifas. operador de rede móvel pode impor aos seus assinantes o uso de telefone e serviços de dados fora do estado membro da rede.

A lei de telefonia da UE é simples e muito clara, que todos os custos entre países devem ser padrão e como os cobrados dentro do país. Isso significa que o custo de uma ligação nacional de Portugal por minuto, digamos, entre Lisboa e Madrid não deve ser mais do que uma ligação Lisboa para o Porto ou Paris para Munique.

De acordo com minha ampla experiência na UE, as operadoras de telefonia móvel cumprem a decisão da UE aplicando a mesma tarifa por minuto para todas as chamadas, independentemente de onde ou quando são originadas ou terminadas.

De acordo com o Regulamento (UE) 2018/1971 do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de dezembro de 2018, qualquer preço de varejo (sem IVA) cobrado aos consumidores por comunicações regulamentadas intra-UE deve, a partir de 15 de maio de 2019, não exceder:

    € 0,19 por minuto de chamada de voz,
    € 0,06 por mensagem SMS.

O NOS cobra 23c por minuto É MAIS DO QUE A REGRA DA UE.

Adicionalmente, a NOS avisa os seus clientes sobre os limites que colocam ao roaming fora de Portugal. Isso é contra as decisões da UE em que:
Um comunicado de imprensa emitido em 21 de setembro (IP / 16/3111 [23]) reafirmou o fim das tarifas de roaming na UE até 2017, afirmando que "não deve haver limites em termos de tempo ou volume impostos aos consumidores ao utilizarem os seus dispositivos móveis no estrangeiro na UE.

Eles estão brincando com seus clientes na esperança de que aceitem suas mentiras e esqueçam.

Fiz queixas à AMA em Lisboa e ao Parlamento da UE em Bruxelas. Espero que a UE aplique uma multa pesada ao NOS repulsivamente pouco profissional.

Quem está lendo isso não deve ficar quieto e aceitar tal tratamento ruim. Sugiro que reclame devidamente à NOS e à AMA e também ao parlamento da UE. Claro, cancele sua conta NOS e mude para outra operadora. Cuidado para que outra operadora também não esteja cobrando ilegalmente. Os operadores têm o péssimo hábito de seguir uns aos outros por um caminho ilegal até serem pegos.

Reputação 7
Crachá +2

Este preçário parece estar atualizado   https://www.nos.pt/particulares/pacotes/Documents/tarifas_chamadas_internacionais_Telefone_Pacotes_NOS.pdf  Em horário economico custaria 0,00

 

Não. Essas tarifas são para o TELEFONE FIXO da NOS (e não para telemóveis). De qualquer forma as tarifas MÓVEL da NOS não são GERAIS a todos os telemóveis!! Antes fossem!! E aí começa a confusão da NOS em não dar acesso aos tarifários correctos por PRODUTO, principalmente os DESCONTINUADOS - que são muitos!!! (há grandes diferenças entre os telemóveis integrados nos pacotes, os EXCLUSIVOS que migram por exemplo do WTF, e os tarifários LIVRES ou feitos à medida...)

 

A falta de informação da NOS é gritante… e bastaria resumir os tarifários em páginas próprias acessíveis a partir da ÁREA de CLIENTE)

 

Vejam as tarifas de um WTF / WTF Exclusivo (pago por FACTURA juntamente com um pacote NOS) em 2016 (não tenho acesso a qualquer outro tarifário depois deste, e este é mesmo porque o tenho em ARQUIVO)

 

64 CÊNTIMOS POR MINUTO para a EUROPA, a qualquer hora do dia (para a rede móvel e rede fixa). Já nem falo do preço das SMS!!! ESCANDALOSO!!!

 

Vejam-se os preços da UZO por exemplo (um tarifário totalmente LIVRE, sem necessidade de carregamentos, que tenho há quase 4 anos, e já tive no passado também, por necessidade de MIGRAR um LIVRE da NOS que me queria “roubar” 2 euros por mês ou de 2 em 2 meses por taxa de inactividade!!!) https://www.uzo.pt/pt/tarifario/pagina.uzo

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Este preçário parece estar atualizado   https://www.nos.pt/particulares/pacotes/Documents/tarifas_chamadas_internacionais_Telefone_Pacotes_NOS.pdf  Em horário economico custaria 0,00

Reputação 3
Crachá

Estou esclarecido e não sou eu que vou iniciar essa batalha perdida.

 

ML out.

Reputação 7
Crachá +2

@MLaranjo ate tem razao na defesa da sua ideologia: numa europa unida, ligar de Portugal para Espanha deveria ter o mesmo custo de ligar para Portugal quando se esta em roaming em Espanha.

Mas nao foi assim que os dignissimos legisladores pensaram a coisa.

Se pretende discutir esta sua visao do tema, entao inicie uma DISCUSSAO para tal.

Nste topico, no formato PERGUNTA, questionou a cobrança de €0,23 por uma chamada internacional de 1 minuto. ESTA CORRETO!

 

ROGER & OUT!

 

E foi BARATO!!!

Se tivesse um tarifário como o WTF pagava 3 VEZES mais!!! É um ROUBO autêntico! (é por isso que a NOS até esconde os tarifários INTERNACIONAIS!!!)

Reputação 3
Crachá

É triste, mas se não fosse a quarentena ia a uma loja Nos.

Julgo que termino a fidelização em Junho próximo.

Leio na ANACOM que as chamadas para Espanha têm o mesmo tarifário que se aplica a Portugal, mas NOS quer é cêntimos.

Over and Out

Reputação 3
Crachá

@MLaranjo ate tem razao na defesa da sua ideologia: numa europa unida, ligar de Portugal para Espanha deveria ter o mesmo custo de ligar para Portugal quando se esta em roaming em Espanha.

Mas nao foi assim que os dignissimos legisladores pensaram a coisa.

Se pretende discutir esta sua visao do tema, entao inicie uma DISCUSSAO para tal.

Nste topico, no formato PERGUNTA, questionou a cobrança de €0,23 por uma chamada internacional de 1 minuto. ESTA CORRETO!

 

ROGER & OUT!


Agradeço, mas estou de quarentena e não discuto questões de nula ou precária eficácia.

Roger&Out

@MLaranjo ate tem razao na defesa da sua ideologia: numa europa unida, ligar de Portugal para Espanha deveria ter o mesmo custo de ligar para Portugal quando se esta em roaming em Espanha.

Mas nao foi assim que os dignissimos legisladores pensaram a coisa.

Se pretende discutir esta sua visao do tema, entao inicie uma DISCUSSAO para tal.

Nste topico, no formato PERGUNTA, questionou a cobrança de €0,23 por uma chamada internacional de 1 minuto. ESTA CORRETO!

 

ROGER & OUT!

Reputação 3
Crachá

This the end off the line.

Reputação 7
Crachá +2

É preciso ser muito chato. Está disponivel informação sobre o custo. Não invente a dizer que não há custos porque lhe apetece.

Reputação 3
Crachá

Ok.

Isso é um problema de interpretaçao das leis e regulamentos. Nao de faturaçao indevida 


Sinceramente, não percebo a resposta. Provavelmente, não consigo seguir o raciocínio:

“ Assim, o preço das suas comunicações em roaming não pode exceder as tarifas que paga pelas suas comunicações nacionais (no caso das chamadas, dos SMS, dos MMS e das videochamadas efetuadas, o preço de roaming não deve exceder o preço que paga pelas comunicações que faz em Portugal para outras redes nacionais). Se tiver subscrito um tarifário nacional cuja mensalidade inclua um determinado volume de chamadas/SMS/MMS nacionais gratuitas, o tráfego de roaming deve ser descontado a esse mesmo volume e ser gratuito até atingir o correspondente limite. “

Fonte ANACOM 

Ok.

Isso é um problema de interpretaçao das leis e regulamentos. Nao de faturaçao indevida 

Reputação 3
Crachá

Meus Caros,

Em conclusão:

Na Europa comunitária não há roaming, mas aplicam-se os tarifários dos clientes NOS ou de outras redes….

Sou Europeu e não calo com facilidade. Reclamo para que se faça melhor, caso tenha razão.

Não gosto criar problemas, gosto que se resolvam.

Porém, a NOS, por motivos que agora não são chamados, anda a esticar-se.

Reputação 3
Crachá

Olá @MLaranjo,

A comunidade deu uma ótima ajuda. 

Pelo que nos indica, está a ser cobrada uma chamada internacional feita de Portugal para Espanha. Essas chamadas têm o valor que o @C24XXXX201 indicou. 

Uma chamada em roaming seria uma chamada feita fora de Portugal. 


Na Europa Comunitária não há roaming...um único espaço: Europeu.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @MLaranjo,

A comunidade deu uma ótima ajuda. 

Pelo que nos indica, está a ser cobrada uma chamada internacional feita de Portugal para Espanha. Essas chamadas têm o valor que o @C24XXXX201 indicou. 

Uma chamada em roaming seria uma chamada feita fora de Portugal. 

Desculpe @MLaranjo , mas fez-me lembrar aquela publicidade na TV, dos quadrados e dos círculos…

Depois de todos estes comentários?!

O motivo do débito foi uma chamada internacional efectuada por telemóvel que é taxada actualmente de acordo com o tarifário que está no site do operador.

Para Espanha, nem o tarifário MUNDO tem chamadas grátis….

Reputação 7
Crachá +2

Parece-me óbvio que foi exatamente os 23 cents que se vê na imagem ..

Reputação 3
Crachá

Ok. Mas fiquei sem perceber o motivo do débito?

Não há uma explicação?

Deixe estar… isso passa-lhe.

Quando receber a NC, deixe aqui um feedback, ok?!

Reputação 3
Crachá

Sinto que fui espoliado, não é o valor, mas a atitude...

Comentário