Skip to main content

Cartão SIM M2M


Boa tarde,

Recentemente adquiri um cartão SIM normal (com chamadas, sms e dados móveis) para colocar num modem que faz a comunicação com a e-redes para telecontagem de produção de energia de um sistema fotovoltaico.

No entanto, nunca funcionou, e segundo a e-redes, esse cartão não é compatível e tem de ser um cartão SIM M2M, mais especificamente, segundo a e-redes:

“O cartão GSM que o Cliente adquire, deve assegurar os seguintes requisitos: Comunicação “Circuit Switch Data” que corresponde à comunicação de dados sobre voz.
Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas.
Não deverá ter PIN ativo, ou seja, cartão SIM sem PIN.
Cartão tipologia M2M (Machine to Machine).
Deve permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit).
Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.”

 

Já falei com a vossa linha de apoio, e quem me atendeu nem sabia o que era um cartão M2M, já fui a uma loja e disseram-me que não tinham acesso porque é um produto empresarial…

Dado que o produto é divulgado no vosso website (M2M Plus), então, a minha questão é, como é que eu, sendo um particular, consigo adquirir um cartão desses (que respeite todas as características pedidas pela e-redes) e qual o tarifário do mesmo com 250MB.

 

Obrigado

35 Comentários

Reputação 7

@METALÚRGICA DO AREEIRO sugiro que coloque o seu número aqui e agende uma ligação.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema já é abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização. 
Obrigado, 

Boa tarde @METALÚRGICA DO AREEIRO,

O Circuit Switched Data para M2M deverá continuar a funcionar em 2G através de GPRS e EDGE.

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está aqui para o ajudar.

Obrigado.

 

Boa tarde Jorge,

Obrigado pela resposta.

Mas o CSD está ativado por defeito ou necessito de pedir para ativar?

Se necessitar de ativar, como posso fazer?

Obrigado.

 

Conheça as características das soluções de conectividade M2M aqui.

Os cartões Internet móvel e NOS IoT são compatíveis com a função CSD.

Obrigado.

Jorge,

Os cartões Internet móvel e NOS IoT já trazem a função CSD ativada?

Reputação 7

Boa tarde @METALÚRGICA DO AREEIRO,

O Circuit Switched Data para M2M deverá continuar a funcionar em 2G através de GPRS e EDGE.

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está aqui para o ajudar.

Obrigado.

 

Boa tarde Jorge,

Obrigado pela resposta.

Mas o CSD está ativado por defeito ou necessito de pedir para ativar?

Se necessitar de ativar, como posso fazer?

Obrigado.

 

Conheça as características das soluções de conectividade M2M aqui.

Os cartões Internet móvel e NOS IoT são compatíveis com a função CSD.

Obrigado.

Boa tarde @METALÚRGICA DO AREEIRO,

O Circuit Switched Data para M2M deverá continuar a funcionar em 2G através de GPRS e EDGE.

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está aqui para o ajudar.

Obrigado.

Boa tarde Jorge,

Obrigado pela resposta.

Mas o CSD está ativado por defeito ou necessito de pedir para ativar?

Se necessitar de ativar, como posso fazer?

Obrigado.

Reputação 7

Boa tarde @METALÚRGICA DO AREEIRO,

O Circuit Switched Data deverá continuar a funcionar em 2G através de GPRS e EDGE.

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está aqui para o ajudar.

Obrigado.

Boa tarde, 

 

Adquiri recentemente um cartão M2M para aplicar num contador da e-redes.

Na altura da aquisição pedi para confirmarem se o cartão teria o serviço CSD, pois é um requisito da e-redes. Disseram que sim e portanto avancei com o contrato.

Agora quando coloco o cartão no contador, o mesmo não está a dar. 

Liguei novamente para confirmar que tinha o serviço CSD ativo e para meu espanto os "técnicos" com quem falo nem sabem o que é isso e não me sabem responder.

Será que consigo alguma ajuda por aqui?

A quem posso recorrer? 

 

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +6

Respondemos à sua questão neste tópico, @Tiago_Goncalves 

Por favor, consulte-o. 
Obrigado,

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Tiago_Goncalves

Sendo que refere que existe um upgrade, talvez, seja benéfico verificar a solução PLUS, uma vez que é aquela que tem uma capacidade superior. 
Mas, primeiramente, sugerimos que consulte o fornecedor do seu sistema fotovoltaico  para verificar se é o suficiente. 
Obrigado

Eu vou aumentar o meu sistema fotovoltaico de 2kw para 6kw, e gostaria de saber qual o contador totalizador que deveria comprar, como o instalar, e como comprar o cartão M2M da NOS e qual o serviço mais indicado entre o BASE, STANDER ou PLUS. Obrigado a quem poder ajudar.

Eu vou aumentar o meu sistema fotovoltaico de 2kw para 6kw, e gostaria de saber qual o contador totalizador que deveria comprar, como o instalar, e como comprar o cartão M2M da NOS e qual o serviço mais indicado entre o BASE, STANDER ou PLUS. Obrigado a quem poder ajudar.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @jomasil. 😊

Respondemos-lhe aqui. Pedimos que, por favor, não duplique questões em diferentes tópicos, de forma a manter uma boa organização do Fórum NOS.

Obrigado pela compreensão

Boa tarde,

Gostava de saber qual a mensalidade de um cartão M2M para utilização num contador de eletricidade (produção fotovoltaica - UPAC).
Já sou cliente NOS há alguns anos, pelo que agradeço que tenham essa situação em consideração, para além de que esse cartão terá muito pouco consumo, apenas a comunicação das leituras.
Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @jomasil 

Agradecemos a sua mensagem. Movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema. Pode conhecer as soluções disponíveis em https://www.nos.pt/empresas/solucoes/iot/solucoes-de-conectividade/m2m

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Boa tarde,

Gostava de saber qual a mensalidade de um cartão M2M para utilização num contador de eletricidade (produção fotovoltaica - UPAC).
Já sou cliente NOS há alguns anos, pelo que agradeço que tenham essa situação em consideração, para além de que esse cartão terá muito pouco consumo, apenas a comunicação das leituras.
Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JWhite, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Vamos endereçar o seu pedido à equipa que o pode ajudar e contactar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

 

Bom dia, adquiri um cartão M2M no semana passada com um contrato de 24 meses através da NOS Empresas, mas neste momento já não necessito, posso cancelar o serviço sem ter de pagar qualquer valor por quebra do contrato, pois somente passaram 8 dias. Obrigado

Boa tarde PR1

Estou com o mesmo problema. Necessito do cartão que referiu para o contador totalizador comunicar com a EREDES.

Poderia indicar qual o cartão que comprou e se teve de efectuar aguma configuração especial no momento da activação do cartão.

Obrigado

@CP001, no meu comentário eu disse que confirmava que funciona. Ou seja, eu já pedi à E-redes para fazerem o teste e eles já fizeram e confirmaram que conseguem comunicar com sucesso.

Boa tarde,

Para quem estiver na mesma situação que eu, queria apenas confirmar que os cartões de Internet Móvel funcionam. No entanto, o mais barato que arranjei foi por 8€ mensais com 10GB. Apesar de necessitar de apenas 250MB mensais, não consegui arranjar nenhum tarifário mais barato.

Cumprimentos

Boa tarde,

Em princípio vai funcionar, mas não lhe dou certezas. Penso que a função CS-Data apenas funcione se tiver 3G na zona.

 

Contacte a E-redes e peça um teste de comunicação ao cartão. Em poucos dias receberá a informação sobre se o cartão está a comunicar. 

 

Tratando-se de um alarme solar, pode experimentar um cartão IoT Alarme. Custo 2,99€ por mês

https://www.nos.pt/particulares/internet/iot/Paginas/default.aspx#tarifarios

Boa tarde,

Para quem estiver na mesma situação que eu, queria apenas confirmar que os cartões de Internet Móvel funcionam. No entanto, o mais barato que arranjei foi por 8€ mensais com 10GB. Apesar de necessitar de apenas 250MB mensais, não consegui arranjar nenhum tarifário mais barato.

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Antunio, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação que descreve. Não é essa a experiência que queremos que tenha. 
No entanto, verificamos que o assunto já se encontra em tratamento no assunto número 000131173171, pelo que não conseguimos intervir. 
Realizámos um pedido de prioridade no contacto, pelo que pedimos que, por favor, aguarde. 
Obrigado 

Boa noite

Tenho 4 cartões m2m pacote base, e dentro do pacote dos 4 cartões tenho 50 SMS/mês  em Novembro de 2022 fiz um pedido de mais um cartão  m2m ou seja mais um número novo e um aumento de 50 SMS para 150 SMS/mês (porque as 50 SMS já não chegavam) o que é certo é que não foi nada feito nessa altura, pois o cartão não chegou nem me foi aumentado as sms como pedido.
Agora em Março já falei 2 x para NOS e expliquei a situação novamente mas continua a ineficiência. O pedido tem o número INC000131133935, já fiz uma reclamação on-line e mesmo assim não conseguem resolver uma coisas tão simples. Estou extremamente desagradado com esta situação dado que já perdi completamente a paciência, e vejo me forçado a procurar na soluções na concorrência.
No entanto aguardo uma resposta vossa porque realmente este foi o meu último esforço.

obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @PR1

Lamentamos, no entanto, não temos acesso à informação que nos pede. 

Sendo uma solução eRedes o cartão SIM não é fornecido pelos mesmos. 

Obrigado

 

@Mário P. por favor, respondam à minha pergunta e deixem de andar com rodeios… A NOS tem algum cartão SIM com todas as características que eu já listei 2 vezes, ou seja, para além de CS Data, também:

  • Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas;
  • Cartão tipologia M2M (Machine to Machine);
  • Permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit);
  • Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.

Obrigado

 

Comentário