Skip to main content

Cartão SIM M2M

Boa tarde,

Recentemente adquiri um cartão SIM normal (com chamadas, sms e dados móveis) para colocar num modem que faz a comunicação com a e-redes para telecontagem de produção de energia de um sistema fotovoltaico.

No entanto, nunca funcionou, e segundo a e-redes, esse cartão não é compatível e tem de ser um cartão SIM M2M, mais especificamente, segundo a e-redes:

“O cartão GSM que o Cliente adquire, deve assegurar os seguintes requisitos: Comunicação “Circuit Switch Data” que corresponde à comunicação de dados sobre voz.
Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas.
Não deverá ter PIN ativo, ou seja, cartão SIM sem PIN.
Cartão tipologia M2M (Machine to Machine).
Deve permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit).
Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.”

Já falei com a vossa linha de apoio, e quem me atendeu nem sabia o que era um cartão M2M, já fui a uma loja e disseram-me que não tinham acesso porque é um produto empresarial…

Dado que o produto é divulgado no vosso website (M2M Plus), então, a minha questão é, como é que eu, sendo um particular, consigo adquirir um cartão desses (que respeite todas as características pedidas pela e-redes) e qual o tarifário do mesmo com 250MB.

Obrigado

Agradecemos a sua resposta, @PR1. Tanto o cartão de internet móvel como o IoT são compatíveis com o CS Data. No entanto, sugerimos que adquira um cartão de internet móvel, devido ao mínimo de capacidade de 250MB. Consulte, por favor, os tarifário de internet móvel em nos.pt.

Obrigado,

Boa tarde @Mário P.. Agradeço a informação, mas eu não percebo muito acerca deste assunto, pelo que ao dizer que os cartões IoT são compatíveis com CS Data, isso significa que também cumpre os restantes requisitos da e-redes, nomeadamente:

• Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas;
  • Cartão tipologia M2M (Machine to Machine);
  • Permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit);
  • Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.

Alguém pode confirmar se já utilizou um cartão NOS IoT num modem itron de um contador de telecontagem para a e-redes?

Obrigado

Bom dia a todos, 
​​O @CP001 deu uma boa ajuda. 

Pedimos desde já desculpa pela demora na nossa resposta. 
Sim, os cartões em causa (Internet móvel e NOS IoT são compatíveis com função CS data. 
Obrigado 

Antes de mais, obrigado pela pronta resposta.

No entanto, eu já tinha visto esse website e o mesmo não responde a nenhuma das minhas perguntas:

• Esses produtos estão na área empresarial e eu sou um cliente particular, posso adquiri-lo?
  • Se posso adquirir, onde o posso fazer, dado que na loja NOS onde fui me disseraram que não têm acesso a esses produtos, e na loja on-line não há qualquer referência aos mesmos.
  • Qual o tarifário? É pré-pago, pós-pago, mensal, qual a mensalidade…

Obrigado

Também estou a acompanhar esse assunto aqui

Não sei se o cartão IoT é compatível.

Antes de mais, obrigado pela pronta resposta.

No entanto, eu já tinha visto esse website e o mesmo não responde a nenhuma das minhas perguntas:

• Esses produtos estão na área empresarial e eu sou um cliente particular, posso adquiri-lo?
  • Se posso adquirir, onde o posso fazer, dado que na loja NOS onde fui me disseraram que não têm acesso a esses produtos, e na loja on-line não há qualquer referência aos mesmos.
  • Qual o tarifário? É pré-pago, pós-pago, mensal, qual a mensalidade…

Obrigado

Boa tarde @PR1,

Agradecemos a sua mensagem. 

Conheça as características das soluções de conectividade M2M aqui.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Qualquer questão, por favor, partilhe connosco, @Viana Castelo

Obrigado

Bom dia @Viana Castelo

Este é um o serviço empresarial de comunicações móveis especialmente desenhado para garantir uma solução abrangente e completa para as necessidades de comunicações M2M empresariais. Este serviço disponibiliza conectividade que é gerida de forma integrada com controlo das comunicações e serviços complementares.

Com este serviço tem 3 modalidade: 

• M2M base;
  • M2M Stander; 
  • M2M Plus

Caso o consumo seja pouco, possivelmente, o stander será o suficiente que tem 50MB por €2,50/mês e por cartão. 
Obrigado

Obrigado pela informação.

Bom dia @Viana Castelo

Este é um o serviço empresarial de comunicações móveis especialmente desenhado para garantir uma solução abrangente e completa para as necessidades de comunicações M2M empresariais. Este serviço disponibiliza conectividade que é gerida de forma integrada com controlo das comunicações e serviços complementares.

Com este serviço tem 3 modalidade: 

• M2M base;
  • M2M Stander; 
  • M2M Plus

Caso o consumo seja pouco, possivelmente, o stander será o suficiente que tem 50MB por €2,50/mês e por cartão. 
Obrigado

Boa tarde,

Gostava de saber qual a mensalidade de um cartão M2M para utilização num contador de eletricidade (produção fotovoltaica - UPAC).
Já sou cliente NOS há alguns anos, pelo que agradeço que tenham essa situação em consideração, para além de que esse cartão terá muito pouco consumo, apenas a comunicação das leituras.
Obrigado.

Comentário