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O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

É um serviço de operador... A APP deles dá para RCS... É a mesma coisa que o iPhone...


A Huawei usa a sua APP de mensagens e não pode ter nada da Google. E o seu sistema operativo vai agora deixar mesmo de ter base Android 


pois, terão que arranjar alternativa. Na China já usam rcs, por isso deve haver alguma app que possam usar.


A Huawei usa a sua APP de mensagens e não pode ter nada da Google. E o seu sistema operativo vai agora deixar mesmo de ter base Android 


Considerando que tem de haver também integração do chat messages da Huawei, não me parece de todo possível universalizar o RCS através de uma empresa americana. Se verdadeiramente queremos um RCS universal é preciso que os operadores tenham os seus servidores.

Os huawei não tem Google messages? A app se mensagens deles não suporta rcs? Huawei e sempre meio complicado por causa das proibições todas que tem.


Considerando que tem de haver também integração do chat messages da Huawei, não me parece de todo possível universalizar o RCS através de uma empresa americana. Se verdadeiramente queremos um RCS universal é preciso que os operadores tenham os seus servidores.


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

 

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

 

Cumprimentos,

Rúben Garrido


exacto… basta atualizar as carrier settings. Nao e nada de outro mundo. A vodafone Germany ou a AT&T por exemplo não suportam RCS nativamente e usavam Jibe. E ambos têm RCS no iPhone desde o dia 1 do iOS 18.

 

Era bom se algum engenheiro ou equipa de produto da NOS visse este post para perceber o quão simples pode ser isto, e o quão aguardado o rcs é. Quanto a mim a feature mais útil no iOS 18 em Portugal.


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

 

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

 

Cumprimentos,

Rúben Garrido


NOS abriu este post neste fórum oficial com a informação que já suporta RCS.Portanto não é o Google, é a NOS que afirma já ter o serviço. Afinal este post e esta comunicação é mentira?

Suporta RCS via app Google Messages diz o post aqui no fórum oficial

Tal como qualquer operador no mundo inteiro… não é o operador que suporta, é a aplicação em si. Uma coisa é o operador suportar RCS, outra coisa é não suportar e por isso o Google usar jibe para “simular” o serviço. Se a NOS afinal não suporta rcs, mais valia não porém post sobre isso a dizer que suportam.

Certíssimo mas é isso que eu estou a dizer e que está na primeira página deste tópico.

 

A NOS suporta RCS via app Google Messages em Android, é o que diz lá. É uma forma de dizer que não suporta nativamente mas é possível usar na app Google Messages.

 

Há o caso da Vodafone, por exemplo, em que tinham RCS nativo e depois deixaram de suportar no Android e passaram a publicitar esta app da Google https://www.samsung.com/pt/support/mobile-devices/o-que-significa-o-fim-do-rcs-da-vodafone-para-o-meu-dispositivo-galaxy/


NOS abriu este post neste fórum oficial com a informação que já suporta RCS.Portanto não é o Google, é a NOS que afirma já ter o serviço. Afinal este post e esta comunicação é mentira?

Suporta RCS via app Google Messages diz o post aqui no fórum oficial

Tal como qualquer operador no mundo inteiro… não é o operador que suporta, é a aplicação em si. Uma coisa é o operador suportar RCS, outra coisa é não suportar e por isso o Google usar jibe para “simular” o serviço. Se a NOS afinal não suporta rcs, mais valia não porém post sobre isso a dizer que suportam.


NOS abriu este post neste fórum oficial com a informação que já suporta RCS.Portanto não é o Google, é a NOS que afirma já ter o serviço. Afinal este post e esta comunicação é mentira?

Suporta RCS via app Google Messages diz o post aqui no fórum oficial


Eu já não sei se é a NOS que não sabe como funcionam os serviços ou se é a comunicação do fórum que fala sem conhecimento de causa.

 

basta ver a comunicação oficial da Apple que refere que a ativação do Rcs está dependente do operador. Aliás basta perceber como funciona o rcs para saber isso. É como dizer que o SMS funcionar no iPhone depende da Apple. Não, o iPhone suporta SMS, mas o operador tem que obviamente ter o serviço ativo e suportar o serviço. Igual com o RCS. Depois vem com a confusão do android que suporta rcs via operador ou via Google para operadores que não suportam, mas isso nada tem a ver com o caso. A NOS abriu este post neste fórum oficial com a informação que já suporta RCS. Portanto não é o Google, é a NOS que afirma já ter o serviço. Afinal este post e esta comunicação é mentira? Ou a NOS suporta rcs e pode ativar no iPhone via carrier settings? É que as respostas nem assumem que a NOS não suporta rcs ao contrário do que afirmam neste post, nem assumem que não o vão ativar via carrier settings. Portanto não há qualquer resposta coerente até ao momento.


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

@Mário P. no iOS funciona de maneira diferente. É preciso que seja o próprio operador a  ativar segundo a Apple, porque é uma função que a Apple lançou mas gerida pelo próprio operador (quando o operador opta por ter essa funcionalidade).

 

https://support.apple.com/en-us/104972

RCS is a carrier-provided service. When your device connects to your cellular network, it communicates with your carrier and their partners to set up RCS. User identifiers are exchanged for your carrier and their partners to authenticate your device and provide a connection. 

To use RCS, you need iOS 18 and a text-messaging plan from a carrier that supports RCS on iPhone. Contact your wireless carrier for more information.

To turn RCS on or off, go to Settings > Apps > Messages > RCS Messaging.

Learn whether your carrier supports RCS messaging on iPhone

 

 

E eu clico no site da Apple e consigo ver que há operadores na Europa que já suportam RCS no iPhone e outros que ainda não suportam, como é o o caso da NOS.

 

Lista oficial da Apple 

https://support.apple.com/pt-pt/108048

NOS

  • 5G

  • eSIM

  • FaceTime pela rede móvel

  • LTE

  • Hotspot pessoal

  • Visual Voicemail

  • VoLTE5

  • Chamadas por Wi-Fi

 

Na lista no site da Apple há vários operadores com RCS, exemplo de um operador francês que tem RCS:

 

SFR

  • 5G

  • Advanced Mobile Location (AML)

  • FaceTime pela rede móvel

  • LTE

  • Hotspot pessoal

  • Serviço de mensagens RCS

  • Desbloqueio

  • Visual Voicemail

  • VoLTE5

  • Chamadas por Wi-Fi

 

Já agora: porque não tem a NOS como outros operadores 

  • Advanced Mobile Location (AML)

  • Em países e operadoras que suportam o padrão Advanced Mobile Location (AML), o iPhone tenta automaticamente enviar a localização do dispositivo para operadores dos serviços de urgência através de AML.

É daquelas funcionalidades que fazem falta


Bom dia,

 

Obrigado pelo esclarecimento Mário. E o Apple já esclareceu que não vai fornecer serviços de OTT, devendo os operadores resolver a situação nos seus próprios servidores. Surgem então três questões para a NOS: 1 - está a planear autonomizar-se dos servidores da Google para assegurar este serviço a todos os seus clientes? Se não: 2 - já informou a Google para activar o serviço para iPhones? Se não, 3 - a NOS vai fazer algo para que os seus clientes com iPhone tenham RCS?

 

Considerando a importância do serviço nas várias perspectivas já transmitidas aqui por alguns poucos clientes, penso que estas perguntas requerem respostas.

 

Se as puder colocar agradecemos.


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 


Os testers de rede móvel da Digi estão a reportar que já suportam RCS no iPhone. Épico!!! Um operador que ainda nem lançou a oferta comercial (vão lançar antes de 30 de novembro), já suporta a tecnologia. Entretanto na NÓS pelos vistos nem sabem o que é e acham que é a Apple que tem que o implementar. Não acordem não.

Mas tu acreditas que a NOS não sabe o que é o RCS? Os operadores que atendem no apoio ao cliente, podem até não saber, mas quem está em cargos superiores sabe muito bem do que se trata, mas claro que mandam os operadores dizer que a culpa é da Apple para que a NOS fique bem vista perante os seus clientes, mas quando uma operadora lançar o serviço, as restantes vão todas atrás, é só uma questão de tempo.

No entanto na NOS as coisas, nem sempre se resolvem. Eu já reportei um problema com o serviço de Chamada de Espera nos equipamentos Apple e a NOS até hoje é o ÚNICO operador que não resolve o problema, então o cliente fica impedido de gerir o serviço, se entender que quer desativar o serviço no seu equipamento através do menu Definições:

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

Quanto se tenta desativar o serviço, recebemos um popup a dizer “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Esta situação já está assim desde 2021, eu reportei tanta vez e sabem o que a NOS me dizia? Primeiro que era culpa da Apple, que a Apple é que não disponibilizava o serviço para a NOS, depois como não pegou, que era culpa do meu equipamento que precisava levá-lo a uma assistência técnica, mas depois de muita insistência, muita reclamação, a NOS por fim admitiu o problema. Deu-me prazos que foi alargando o último era que este problema ficaria resolvido no primeiro trimestre de 2024, o prazo terminou, voltei a insistir com a NOS e sabem o que a NOS me informou agora?

Que não tem previsão de quando este problema na rede ficará resolvido! Looooll, e assim anda a NOS que depois diz nas publicidades de marketing que é uma rede que aguenta com o Emanuel looooooolll. Na publicidade eles são bem engraçados, mas no que toca em resolver problemas técnicos, é o que se vê.


Os testers de rede móvel da Digi estão a reportar que já suportam RCS no iPhone. Épico!!! Um operador que ainda nem lançou a oferta comercial (vão lançar antes de 30 de novembro), já suporta a tecnologia. Entretanto na NÓS pelos vistos nem sabem o que é e acham que é a Apple que tem que o implementar. Não acordem não.


Eu regularmente recebo SMS, com lembretes de agendamentos, ou para usar a chave móvel digital, ou outros sistemas de dupla autenticação. É tudo menos um serviço ultrapassado...

Todos esses serviços automáticos são facílimos de ser substituídos por RCS. Aliás não hajam dúvidas que o rcs vai substituir o SMS e MMS. Claro que vai demorar tempo mas foi desenvolvido com esse intuito. As redes 2G serão desmanteladas, as 3G já estão a ser. Toda a gente vai ter uma ligação a rede móvel e capacidade de receber e enviar rcs esteja onde esteja, com qualquer telemóvel.


Eu regularmente recebo SMS, com lembretes de agendamentos, ou para usar a chave móvel digital, ou outros sistemas de dupla autenticação. É tudo menos um serviço ultrapassado...


@RuiMJ Não é assim tão linear

Eu sei, é só whishful thinking. Um dia havemos de lá chegar. Mas de facto já ninguém usa SMS, como tal a aposta no rcs como futuro pode ser o factor diferenciador entre operadores. Espero que não fiquem pra trás em relação aos operadores lá fora (em Espanha já todos suportam rcs no iPhone).


@RuiMJ Não é assim tão linear


A questão é então qual o estímulo que as operadoras têm para terem uma despesa com algo que depois não lhes traz rendimento, uma vez tem um custo zero por definição para o utilizador.

Apesar das gerações de maior idade ainda usarem o serviço SMS, as novas gerações não contratam uma operadora para ter como serviço primário SMS e ou serviços de chamadas de voz. Estas novas gerações consomem mais dados moveis que claramente não é um prejuízo para a empresa. A tecnologia RCS utiliza a internet para fazer as suas comunicações, é este o estimulo para a operadora. Não vejo as novas gerações a comunicar por SMS.

 

E aqui entra muito o sistema de valores e visão de futuro da operadora. O sistema de valores pois servidores próprios permitem reduzir tráfegos internacionais e assegurar a autonomia do país e porque permite aos seus clientes uma experiência de conversação de alta qualidade sem necessidade de registo e partilha de dados com empresas desnecessariamente. Visão de futuro porque o assegurar de comunicações via internet como o RCS e as vídeo chamadas 5G permite a redução de custos com a existência de múltiplas tecnologias em simultâneo no futuro (exemplo disto é a recente eliminação do 3G, que reduz custos com a existência de múltiplas tecnologias).

O 3G já cumpriu o seu propósito. Desde 2004 surgiram novas tecnologias que são melhores e possivelmente mais baratas de operar uma vez que de certeza que foi um critério para o desenvolvimento das novas tecnologias. O 3G é o que se chama de technical debt, não tem sentido continuar a existir. Eventualmente podemos ver o mesmo com o SMS e tradicionais chamadas de voz, apesar de achar que esta ultima seja mais difícil de acontecer ou de acontecer tão rápido como para o serviço SMS.

Sim, mais valia descontinuar o SMS, garantindo sempre ligação de dados a todos os utilizadores apenas para rcs (mesmo pacotes sem internet incluído), que qualquer equipamento já suporta, para permitir RCS, do que manter a infra estrutura para manter os SMS e mms em funcionamento, que já ninguém usa.


A questão é então qual o estímulo que as operadoras têm para terem uma despesa com algo que depois não lhes traz rendimento, uma vez tem um custo zero por definição para o utilizador.

Apesar das gerações de maior idade ainda usarem o serviço SMS, as novas gerações não contratam uma operadora para ter como serviço primário SMS e ou serviços de chamadas de voz. Estas novas gerações consomem mais dados moveis que claramente não é um prejuízo para a empresa. A tecnologia RCS utiliza a internet para fazer as suas comunicações, é este o estimulo para a operadora. Não vejo as novas gerações a comunicar por SMS.

 

E aqui entra muito o sistema de valores e visão de futuro da operadora. O sistema de valores pois servidores próprios permitem reduzir tráfegos internacionais e assegurar a autonomia do país e porque permite aos seus clientes uma experiência de conversação de alta qualidade sem necessidade de registo e partilha de dados com empresas desnecessariamente. Visão de futuro porque o assegurar de comunicações via internet como o RCS e as vídeo chamadas 5G permite a redução de custos com a existência de múltiplas tecnologias em simultâneo no futuro (exemplo disto é a recente eliminação do 3G, que reduz custos com a existência de múltiplas tecnologias).

O 3G já cumpriu o seu propósito. Desde 2004 surgiram novas tecnologias que são melhores e possivelmente mais baratas de operar uma vez que de certeza que foi um critério para o desenvolvimento das novas tecnologias. O 3G é o que se chama de technical debt, não tem sentido continuar a existir. Eventualmente podemos ver o mesmo com o SMS e tradicionais chamadas de voz, apesar de achar que esta ultima seja mais difícil de acontecer ou de acontecer tão rápido como para o serviço SMS.


Alguns comentários para reflexão:

- a Google não fornece RCS para iPhones nos clientes da sua operadora, o Google-Fi. Só isto chega para lhe dar a ideia que a sua sugestão de que a utilização de serviços desta companhia não impede a implementação de RCS em iPhones não é de todo linear;

- sou Android e uso preferencialmente RCS e dou-lhe um conselho: arranje melhores razões para mudar de operador. Apesar da maioria das pessoas usar Android em Portugal quase ninguém usa o RCS e muitos nem o têm ativado. Os que têm preferem concentrar os seus contactos numa outra APP que permite também videochamadas, ao contrário do RCS. Ou seja, vai continuar a usar múltiplas apps.

- reafirmo que a NOS deve assegurar o serviço por uma questão de visão. Posso deixar outros dois exemplos: em Portugal os idosos usam muito os SMS por situações relacionadas com a saúde, pelo que para alguns se torna confuso ter múltipla apps. Beneficiariam assim de melhor serviço nesta área; para os jovens as atuais apps que funcionam em diferentes sistemas operativos são portas de entrada para o consumo de redes sociais sem preparação para os seus impactos. A existência de ferramentas como o RCS e chamadas 5G permite afastá-los dos algoritmos limitadores, de contactos de desconhecidos e outras formas de pressão que os afastam da realidade.


Acho que já percebi a questão. O RCS é um serviço da operadora mas muitas em vez de o alojarem nos seus servidores subcontrataram à Google os mesmos. Tivemos inclusive uma operadora cá que em Março do ano passado anunciou ir deixar de ter os seus servidores para passar para a Google. Ora o que a Apple diz é que não vai prestar os mesmos serviços que a Google sendo apenas produtora de terminais o que obriga as operadoras a ter os seus próprios servidores.

A questão é então qual o estímulo que as operadoras têm para terem uma despesa com algo que depois não lhes traz rendimento, uma vez tem um custo zero por definição para o utilizador.

E aqui entra muito o sistema de valores e visão de futuro da operadora. O sistema de valores pois servidores próprios permitem reduzir tráfegos internacionais e assegurar a autonomia do país e porque permite aos seus clientes uma experiência de conversação de alta qualidade sem necessidade de registo e partilha de dados com empresas desnecessariamente. Visão de futuro porque o assegurar de comunicações via internet como o RCS e as vídeo chamadas 5G permite a redução de custos com a existência de múltiplas tecnologias em simultâneo no futuro (exemplo disto é a recente eliminação do 3G, que reduz custos com a existência de múltiplas tecnologias).

Penso que as nossas operadoras deveriam questionar-se porque em Espanha todas as operadoras têm os seus servidores e fornecem RCS (como se pode ver no site da Apple) mas cá as nossas operadoras não consideram vantajoso. Será apenas por dimensão de mercado?

Independentemente de usarem o jibe do Google ou não, não impede de ser suportado no iPhone. A AT&T ou a vodafone Germany usam jibe e não tem servidores próprios de RCS, contudo suportam rcs no iPhone porque atualizaram as carrier settings e disponibilizam esse serviço. 
Quanto ao retorno no investimento é simples: o primeiro operador a ter rcs em Portugal  no iPhone vai ganhar clientes porque há imensa procura por rcs. A Digi em Espanha suporta rcs. Se a Digi suportar em Portugal, ou qualquer outro operador, eu e outra manada de clientes saltam (até porque os tarifários são iguais em qualquer operador, por isso o que distingue cada um é a capacidade de inovar como por exemplo na disponibilização do rcs). Se preferirem não suportar, ficam pra trás.

 

mas de certeza que quando o primeiro suportar, os outros vão atrás.


Acho que já percebi a questão. O RCS é um serviço da operadora mas muitas em vez de o alojarem nos seus servidores subcontrataram à Google os mesmos. Tivemos inclusive uma operadora cá que em Março do ano passado anunciou ir deixar de ter os seus servidores para passar para a Google. Ora o que a Apple diz é que não vai prestar os mesmos serviços que a Google sendo apenas produtora de terminais o que obriga as operadoras a ter os seus próprios servidores.

A questão é então qual o estímulo que as operadoras têm para terem uma despesa com algo que depois não lhes traz rendimento, uma vez tem um custo zero por definição para o utilizador.

E aqui entra muito o sistema de valores e visão de futuro da operadora. O sistema de valores pois servidores próprios permitem reduzir tráfegos internacionais e assegurar a autonomia do país e porque permite aos seus clientes uma experiência de conversação de alta qualidade sem necessidade de registo e partilha de dados com empresas desnecessariamente. Visão de futuro porque o assegurar de comunicações via internet como o RCS e as vídeo chamadas 5G permite a redução de custos com a existência de múltiplas tecnologias em simultâneo no futuro (exemplo disto é a recente eliminação do 3G, que reduz custos com a existência de múltiplas tecnologias).

Penso que as nossas operadoras deveriam questionar-se porque em Espanha todas as operadoras têm os seus servidores e fornecem RCS (como se pode ver no site da Apple) mas cá as nossas operadoras não consideram vantajoso. Será apenas por dimensão de mercado?


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