RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens
O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android.
Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel.
O que é o RCS?
O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.
A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.
Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.
Quais as principais vantagens?
O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:
Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
Criar grupos de conversação;
Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
Utilização em WiFi;
Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;
Como posso verificar/ativar?
Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.
Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.
Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:
Em que equipamentos posso usar os RCS?
As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.
Como posso utilizar os RCS?
Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.
Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?
Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.
Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?
Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.
Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?
Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.
As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.
O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?
Página 3 / 12
Agradecemos a partilha, @RuiMJ.
Assim que tenhamos mais informação, partilharemos.
Obrigado,
Aqui ao lado em Espanha já temos vários operadores com rcs no iPhone, nomeadamente:
Masmovil
• Movistar
• O2
• Orange
• Pepephone
• Vodafone
va la NOS, sejam os primeiros em Portugal.
Endereçámos o seu comentário como exemplo, sim, @RGarrido03. No entanto, a situação está em análise pela equipa responsável. Se surgirem novidades, partilharemos. Vamos lembrar-nos caso exista um piloto e adicioná-lo ao grupo de Piloto de Telemóvel, aqui, no Fórum NOS. Obrigado,
Muito obrigado @Mário P. , esta sim é uma boa resposta, que vai de acordo com os valores de inovação que a NOS tem. Um bom fim de semana.
Espero que isto seja um primeiro passo para que a NÓS/Woo avance com o RCS no iPhone. Muito mais importante que VoLTE ou VoWifi na minha opinião, já que permite finalmente comunicações nativas com qualidade substituindo virtualmente o SMS para todos os utilizadores NOS (já que entre iPhones existe iMessage, e para android iríamos sempre usar rcs).
Endereçámos o seu comentário como exemplo, sim, @RGarrido03. No entanto, a situação está em análise pela equipa responsável. Se surgirem novidades, partilharemos. Vamos lembrar-nos caso exista um piloto e adicioná-lo ao grupo de Piloto de Telemóvel, aqui, no Fórum NOS. Obrigado,
Muito obrigado @Mário P. , esta sim é uma boa resposta, que vai de acordo com os valores de inovação que a NOS tem. Um bom fim de semana.
Endereçámos o seu comentário como exemplo, sim, @RGarrido03. No entanto, a situação está em análise pela equipa responsável. Se surgirem novidades, partilharemos. Vamos lembrar-nos caso exista um piloto e adicioná-lo ao grupo de Piloto de Telemóvel, aqui, no Fórum NOS. Obrigado,
Bom dia, @RGarrido03
Ainda não temos novidades que possamos fornecer. No entanto, quando as tenhamos partilharemos. Obrigado,
Bom dia @Mário P.
Espero que isso seja sinal de que pegaram na minha ideia mais acima nesta página e que a estão a implementar :)
É como disse, se precisarem de um beta tester para isto digam, eu voluntario-me.
Obrigado! Rúben
Bom dia, @RGarrido03
Ainda não temos novidades que possamos fornecer. No entanto, quando as tenhamos partilharemos. Obrigado,
@RGarrido03, não me parece que seja a dificuldade em implementar, mas sim o interesse.
Do ponto de vista da empresa, porque lançar uma funcionalidade à qual depois tens de dar apoio e garantir que funciona, quando já há outras empresas, como apple e google, que já fornecem algo similar e pelo qual não tens de te responsabilizar? ….
Parece-me que seja uma questão de negócio e não tecnologica…
Eu até consigo entender esse ponto de vista, porém a verdade é que o cliente RCS é a aplicação de mensagens do iOS e o servidor é a Jibe, logo tanto a Apple como a Google é que têm responsabilidade direta sobre o seu funcionamento, não a NOS.
@Mário P. Reitero que gostaria que, por favor, vissem a minha mensagem acima nesta página, sobre como o implementar. Repito, é rápido, sem custos e sem responsabilidades :)
é verdade, mas o cliente comum que não tem esse conhecimento vai sempre ver qualquer serviço que use através do ISP como sendo responsabilidade do ISP, ou seja, não funciona, vao ligar pra linha de apoio, reclamar, consumir recursos e perder dinheiro à empresa…
@RGarrido03, não me parece que seja a dificuldade em implementar, mas sim o interesse.
Do ponto de vista da empresa, porque lançar uma funcionalidade à qual depois tens de dar apoio e garantir que funciona, quando já há outras empresas, como apple e google, que já fornecem algo similar e pelo qual não tens de te responsabilizar? ….
Parece-me que seja uma questão de negócio e não tecnologica…
Eu até consigo entender esse ponto de vista, porém a verdade é que o cliente RCS é a aplicação de mensagens do iOS e o servidor é a Jibe, logo tanto a Apple como a Google é que têm responsabilidade direta sobre o seu funcionamento, não a NOS.
@Mário P. Reitero que gostaria que, por favor, vissem a minha mensagem acima nesta página, sobre como o implementar. Repito, é rápido, sem custos e sem responsabilidades :)
@RGarrido03, não me parece que seja a dificuldade em implementar, mas sim o interesse.
Do ponto de vista da empresa, porque lançar uma funcionalidade à qual depois tens de dar apoio e garantir que funciona, quando já há outras empresas, como apple e google, que já fornecem algo similar e pelo qual não tens de te responsabilizar? ….
Parece-me que seja uma questão de negócio e não tecnologica…
Acredita que o primeiro operador a ter rcs no iPhone vai ganhar muitos clientes. Há imensa gente ansiosa com rcs no iPhone. Eu sou um deles. Assim que algum operador lançar, salto logo do barco para esse. A DIGI confirmou me estar a trabalhar nisso para lançar ainda em janeiro. Vamos ver.
poder ter rcs num iPhone significa nunca mais teres que enviar SMS, já que pra androids envias sempre rcs e pra iPhones iMessage. E poder finalmente apagar a porcaria do WhatsApp é algo cada vez mais desejado por muita gente.
@RGarrido03, não me parece que seja a dificuldade em implementar, mas sim o interesse.
Do ponto de vista da empresa, porque lançar uma funcionalidade à qual depois tens de dar apoio e garantir que funciona, quando já há outras empresas, como apple e google, que já fornecem algo similar e pelo qual não tens de te responsabilizar? ….
Parece-me que seja uma questão de negócio e não tecnologica…
Boa noite @Mário P. e @João H.
Gostava de saber se têm alguma novidade face a isto. Reitero a informação de que não é necessário efetuar quaisquer alterações nos vossos servidores, bastando indicar no carrier bundle os servidores da Jibe.
Por forma a simplificar-vos o trabalho, decidi meter mãos à obra e explorar a fundo esta questão, nomeadamente o que compõe um carrier bundle, assim como o que é necessário adicionar para ter RCS.
As informações relativas ao RCS encontram-se no ficheiro carrier.plist, dentro do bundle Optimus_pt.bundle, que, por sua vez, se encontra dentro do ficheiro Optimus_pt_iPhone.ipcc.
Pegando como exemplo a Vodafone Germany, que utiliza os servidores da Jibe para fornecer o RCS, vemos que, em carrier.plist, existe uma entrada de dicionário chamada RCS, onde temos a definição do toggle, bem como do servidor (key ServerURL, value config.rcs.mnc002.mcc262.jibecloud.net), como mostra a imagem a seguir:
Ora, no caso da NOS, apenas precisam de repetir o processo, mas alterar o URL para o mnc e mcc correspondentes (003 e 268, respetivamente, já que o PLMN da NOS é o 268 3). Ou seja, o nosso ServerURL é config.rcs.mnc003.mcc268.jibecloud.net.
Resumindo, em código e no formato desejado do bundle (Plist), a configuração ficaria da seguinte forma:
É tão simples quanto isto. Como veem, eu editei o carrier bundle, porém não o posso “instalar” no meu iPhone, já que os bundles são obrigatoriamente signed e, portanto, só a NOS é que possui a chave para o fazer. Tenho pena, senão demostrava-vos diretamente a funcionar :)
Por favor, considerem adicionar esta funcionalidade. Como conseguem perceber, são 5 minutos, nem isso, e tornar-se-iam mais uma vez os pioneiros em Portugal, assim como foram com o 5G+, o VoWiFi, etc.
Quaisquer esclarecimentos ou ajuda que necessitem, podem entrar em contacto comigo, que me encontro totalmente disponível. Aliás, se precisarem de um beta tester para isto ou mais alguma coisita, é só dizer :)
Obrigado, Rúben
PS: Aproveitem que estão a mexer no bundle, e alterem a prop WifiCallingAllowedInRoaming para true, para podermos usar o Wi-Fi Calling em países fora da UE e assim não pagar roaming este verão estive na Tunísia e, mesmo conectado ao Wi-Fi, nunca tive Wi-Fi Calling (mesmo tendo todas as condições reunidas), penso que a razão seja isto.
Bom dia, @RuiMJ.
De momento, não temos novidades. Assim que existam partilharemos. Obrigado,
Alguma novidade sobre isso? Será que a NÓS pode dar alguma indicação se vão disponibilizar rcs no iPhone ou não? Há outros operadores que já garantiram estar a trabalhar nesta feature….
Boa tarde a todos,
Agradecemos os vossos testemunhos e partilha.
Logo que tenhamos novidades sobre o tema, partilhamos aqui.
Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.
Obrigado
Não entendo muito bem a opacidade da NOS, como diz o outro. Mas ok. Portabilidade seja feita para quem é transparente.
Boa tarde a todos,
Agradecemos os vossos testemunhos e partilha.
Logo que tenhamos novidades sobre o tema, partilhamos aqui.
Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.
Obrigado
A DIGI já confirmou que vai ter RCS no iPhone no mês de dezembro.
alguma expectativa na NOS? Se para além de mais baratos também são os primeiros a oferecer serviços inovadores, não sei o que nos prende a NÓS.
Bom dia, @tmdbts.
Agradecemos o seu comentário. Compreendemos o que nos foi indicado neste tópico, bem como a informação adicional que se encontra no site da Apple.
Assim, endereçámos a situação internamente para que fosse apreciada para que, por conseguinte, nos fosse possível esclarecer quanto à situação. A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple.
Obrigado,
Caro Mário,
Eu aceito que a empresa não queira fornecer o serviço aos clientes. É uma tecnologia que não quer fornecer, e que os seus clientes têm acesso apenas porque a Google facilita o mesmo. Eu percebo isto e posso assim, se tal me for relevante mudar para uma empresa que providencie o serviço.
Agora dizer que o acesso é responsabilidade de outras empresas dá um ar de desconhecimento do que é e vamos ter varias pessoas a tentar explicar de n maneiras, e sinceramente transmite que a NOS é uma empresa que percebe pouco das tecnologias que opera, situação essa que me leva realmente a reflectir sobre se não devo mudar, já que isto é associado a inúmeras fragilidades na prestação de serviços.
É fundamental que neste chat seja transmitida informação adequada e que não dê impressão de incompetência e desconhecimento do seu negócio como parece estar a suceder. Ou como provavelmente é a realidade. Sei que transmite o que lhe é dito, mas o que lhe é dito é de francamente fraco para uma empresa que tenta angariar novos clientes pela competência técnica.
A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple.
Apesar das semelhanças em termos das tecnologias utilizadas no RCS e iMessage, a meu ver não podemos comparar as duas da maneira que referiu. RCS é um standard enquanto o iMessage é um serviço único da apple. O iMessage corre apenas nos servidores próprios da Apple e no que sei, não é necessária qualquer intervenção por parte das operadoras para utilizar esta funcionalidade. Qualquer dispositivo Apple que tenha uma conta Apple associada pode utilizar iMessage com o email que esta associado ao Apple ID. O mesmo não acontece com o protocolo RCS, onde as comunicações são identificadas e associadas pelo número de telemóvel dado pela operadora.
Bom dia, @tmdbts.
Agradecemos o seu comentário. Compreendemos o que nos foi indicado neste tópico, bem como a informação adicional que se encontra no site da Apple.
Assim, endereçámos a situação internamente para que fosse apreciada para que, por conseguinte, nos fosse possível esclarecer quanto à situação. A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple.
Obrigado,
Viva @Mário P. ,
A apple não tenciona disponibilizar o serviço que a Google disponibiliza de implementação desta tecnologia, daí ter mencionado que a disponibilização do serviço ter de ser implementado pelas operadoras. A opção de utilização do serviço a nível de sistema operativo não dispensa a sua implementação posterior nas infraestruturas. A implementação e disponibilização do uso publico da tecnologia por parte da Google tem outros objetivos que não vale a pena discutir neste tópico.
Neste sentido pergunto se a NOS tenciona disponibilizar a feature, seja com implementação própria ou por serviços de terceiros, num futuro proximo.
A implementação por parte da NOS poderá trazer vantagens e seguranças aos seus utilizadores quer no funcionamento e estabilidade da tecnologia quer na segurança de dados que não passam por serviços de terceiros.
Continuação de uma boa semana.
Boa tarde, @cmfm2204.
Movemos o seu comentário para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. Obrigado,
Boa tarde,
Gostaria de saber para quando está previsto o serviços de mensagens RCS nos iPhones, visto esta forma de envio de mensagens estar disponível a partir do iOS 18 e já estar disponível há algum tempo para os sistemas Android.
Atualizei ontem o meu iPhone 16 Pro Max para a versão iOS 18.2 beta 4, verifiquei que houve uma atualização da versão da Operadora para a versão NOS 61.0, mas que a opção RCS ainda não está disponível. Para quando este serviço?
A propósito do anúncio da NOS anunciar ser a primeira rede com 5G standalone, no seguimento deste assunto, e reconhecendo não perceber totalmente o assunto, questiono: de que me serve ter 5G standalone se tenho de ter 2G para manter comunicação escrita com outros números por não assegurarem comunicação escrita no formato RCS para todos os clientes?
É um serviço de operador... A APP deles dá para RCS... É a mesma coisa que o iPhone...
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.