Header
Destaque Tutorial

Conheça o WiFi-Calling na NOS


Reputação 7
Crachá +2

Sendo um exclusivo NOS em Portugal, o WiFi-Calling (Voice over WiFi) é a tecnologia que oferece a possibilidade de, do seu número NOS, fazer e receber chamadas através de qualquer rede WiFi.

É simples de usar, sem aplicações, nem logins e com a mesma segurança que as redes móveis proporcionam. :wink:

 

Esta tecnologia, permite realizar uma chamada telefónica através do  WiFi, em complemento da ligação tradicional de voz.

As vantagens de utilizar esta funcionalidade, são:

  • Tem melhor qualidade da voz durante a chamada (HD VOICE+ e UHD VOICE);
  • Não apresenta atrasos na comunicação;
  • Realiza chamadas e utiliza dados móveis com melhor velocidade;
  • Reduz o gasto da bateria do telemóvel;
  • Tem melhor cobertura dentro de casa;

 

Atualmente a tecnologia WiFi-Calling, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

Equipamento compatíveis com tecnologia WiFi-Calling na NOS

Se o seu equipamento e tarifário forem compatíveis, a funcionalidade está ativa, na rede, por defeito.

 

Consulte aqui como verificar e ativar o Wifi-Calling no seu equipamento.

Esclarecemos também algumas das perguntas mais frequentes sobre a tecnologia VoLTE e Wifi-Calling aqui.

 

Conheça as novas tecnologias VoLTE e WiFi-Calling aqui :sunglasses:

Estamos sempre disponíveis para ajudar, caso tenha questões. :blush:


72 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Bruno. C,

Agradecemos a sua mensagem.

Os canais premium têm um período de permanência mínimo de 30 dias.

Assim, se cancelou antes dos 30 dias, a desativação do canal fica agendada para o 30º dia após a data de ativação. 

Obrigado

Boa tarde. Queria saber se está desativado os canais hot premium s.valentim que só tinha 1 mês grátis, como desactivei  ainda se encontra ativo. Peço ajuda.

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +6

Hello, @YIGIT KARIS 

Welcome to Fórum NOS. Please, send a private message to the profile @Fórum, with you NOS costumer account number. 

Kind regards

Hello, I want to activate my Wifi calling. I already activated on my phone, how do I check if my tariff includes VoWifi?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @PataHC

Agradecemos a sua sugestão. De momento, o Wi-Fi Calling não está disponível quando ligado a uma rede estrangeira. 

Obrigado

 

Agradeço a sua resposta, @João H.!

 

Neste momento estou em roaming (EUA) e a qualidade de sinal é muito baixa em qualquer das operadoras disponíveis para seleção manual, tanto em 4G como em modo 2G forçado (3G está indisponível).

Na minha localização actual, o sinal geralmente oscila entre os -113 e os -107 dBm, 0 e 5 asu, e raramente passa de uma barra.

Durante os últimos 2 meses, nesta mesma localização, o sinal fraco levava à utilização de Wi-Fi para efetuar e receber chamadas, mas agora simplesmente leva à frequente perda total de rede.

Segundo a sua descrição, esta parece ser a situação ideal para a ativação das chamadas por Wi-Fi; contudo, tal não tem acontecido de todo nos últimos 2 dias.

 

Após confirmação da data de instalação da última atualização, verifiquei que as chamadas Wi-Fi deixaram de funcionar logo após a instalação do One UI 6.0.

Parece que a atualização do sistema operativo foi, pelo menos em parte, a causa deste problema.

 

Apesar da causa ter sido provavelmente identificada, não estou mais perto de encontrar uma solução.

Agradeço qualquer sugestão adicional baseada nesta nova informação, obrigada!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PataHC,

Agradecemos a sua mensagem.

Na versão mais recente do Android esta função vem ativa por defeito, dessa forma quando estiver com baixa qualidade na rede móvel irá alternar automaticamente para a rede fixa.

Não é garantido que o Wi-Fi calling funcione em modo avisão, pois a conexão ao wi-fi calling ocorre após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS ou tentativa de conexão falhada, por isso é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

Obrigado

Até à passada terça-feira tenho efetuado e recebido chamadas Wi-Fi com sucesso, tanto em território nacional como em roaming.

A partir de então, apesar da opção permanecer ativada no dispositivo, as chamadas nunca são feitas por Wi-Fi.

Isto acontece mesmo enquanto ligada a uma rede Wi-Fi privada e em modo de voo/zonas sem rede.

Um segundo SIM (de outra operadora) no mesmo dispositivo continua a efetuar e receber chamadas por Wi-Fi sem problema, com ou sem cobertura de rede móvel 

A reposição das definições de rede não corrigiu o problema.

 

Agradeço qualquer sugestão para tentar resolver este problema, obrigada!

 

Equipamento: SM-A546B/DS (Samsung A54 5G)

Sistema operativo: Android 14/One UI 6.0

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela cooperação, @rodrigo l.

Confirmamos a recepção da mensagem, pelo que vamos responder o mais rápido que nos seja possível. 
Obrigado

Enviei

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @rodrigo l. 

Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Samsung s21+

Reputação 7
Crachá +2

Qual o seu equipamento?

boa tarde, eu usava o wifi calling ate outubro sem problemas. depois deixou de funcionar e nao sei pq. ja reiniciei o telemovel, a funcao continua ativa e nao mudei o tarifário. por que acontece isso?

obrigado, Rodrigo

Reputação 7
Crachá +5

Hello, @Andrei Zhinkov 

Thank you for your message. At the moment, there are no ASUS phones compatible with the Wi-Fi calling technology.

If there’s any new information, we’ll send out as usual. 

Kind regards 

Hey 👋

I would like to follow up on the update for devices supporting wifi calling. The list was updated last time in August 2023.

When is the new list coming out? Will there be ASUS devices on the list?

Thank you

Good afternoon, @Michel Liesmons 

Thank you for your message. Please, check the SMS settings for the chat RCS option. Check if its activated. Both users need to use this option for it to work.

Kind Regards

Hi John.
RCS is Android, not iOS.
You seem to imply here that SMS over WiFi works for Android?
You said yourself multiple times in this thread that NOS WiFi calling is for voice only, and we should "stay tuned" when people ask about SMS.
Please be clear.
As far as I know:
- SMS over WiFi has nothing to do with RCS, iMessage, MMS, VoLTE, ...
- NOS does not currently support SMS over WiFi, not on Android, not on iOS.
Kr
Michel.
 

Reputação 7
Crachá +5

Good afternoon, @Michel Liesmons 

Thank you for your message. Please, check the SMS settings for the chat RCS option. Check if its activated. Both users need to use this option for it to work.

Kind Regards

Hello @Michel Liesmons,

Thank you for your feedback, 

Please share with us the complete postal code of the area where you've experienced low cellphone coverage, so as we can forward this matter next to the specialized team.

At this time we do not have any news to share regarding new certified devices for using with Wi-Fi calling or new characteristics for this service.

Thank you 

 

Hi John,
My postal code is 8800-150.
t do not care there is no coverage, That is why I use, with great success, NOS WiFi calling, but I, and many others apparently, need also SMS support over WiFi, not only voice.
I do not care about new certified devices either, that was not the topic of this comment...
My device works perfectly well with NOS WiFi calling, and will try again: NOT WITH SMS.
This is not an issue with my device.
It works perfectly well in Belgium with a provider that does support both Voice AND SMS, so it is NOS not supporting this.

Reputação 7
Crachá +5

Hello @Michel Liesmons,

Thank you for your feedback, 

Please share with us the complete postal code of the area where you’ve experienced low cellphone coverage, so as we can forward this matter next to the specialized team.

At this time we do not have any news to share regarding new certified devices for using with Wi-Fi calling or new characteristics for this service.

Thank you 

 

Hello @Michel Liesmons,

Thank you for reaching out to us.

We appreciate your message and feedback regarding the NOS Wi-Fi Calling. 

Your feedback and suggestion is important to us.

Stay tuned to all NOS News here, at Fórum NOS.

Thank you

Hi, we are staying tuned for more than a year now. SMS is still dearly missing and forces us to jump in the car to visit some higher grounds with cellular connection, just to receive an SMS.
A big shame really.
What is holding NOS back from supporting SMS over WiFi too?
Can we have a date instead of the usual “stay tuned”?
Would even gladly pay for it.
Kr,
Michel.

Reputação 7
Crachá +5

Hello @Andrei Zhinkov,

Thank you for your message and suggestion.

We’re working on expanding the list of certified devices, and will forward your feedback next to our dedicated department.

Follow all the updates here at Fórum NOS.

Thank you 

Dear Nos

Please add ASUS Zenfone 10 to the list of compatible devices. I have poor connection at my home and having that alternative would be really helpful. 
Hope my request can be fulfilled in a timely manner.

thank you 😉

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @ummario

Compreendemos o que nos indica, no entanto, os equipamentos que, de momento, estão certificados pela NOS e que garantimos o seu correto funcionamento estão expostos na lista de equipamentos compatíveis com tecnologia WiFi-Calling na NOS. (Não obstante, de que outros equipamento não certificados permitam a utilização da tecnologia). 

Continuamos a trabalhar para certificar mais equipamentos e, por conseguinte, permitir que esta funcionalidade chegue a mais clientes. Assim que tivermos novidades, partilharemos. 

Obrigado

Boa tarde @ummario,

Agradecemos a usa mensagem.

Não é necessário ter um tarifário especifico para utilização de Wi-Fi calling, apenas um equipamento certificado para uso da tecnologia. Pode consultar a lista de equipamentos neste artigo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia @João H. 

Antes demais agradeço a resposta e confirmação de que qualquer qualquer tarifário de voz está preparado para esta tecnologia. Com isto sugiro que alterem o post inicial, onde diz que nem todos os tarifários estão aptos para o Wifi Calling.

Tenho mais uma pergunta: Para além do iPhone 14 Pro Max, gostaria de poder usar este tarifário num outro smartphone que é um Sony Xperia 1 V. Este equipamento tem Wi-Fi Calling. No entanto na vossa lista de equipamentos certificados não aparece qualquer equipamento da Sony. Quer isto dizer que não é de todo possível utilizar o Xperia com o Wifi Calling da NOS? Ou existirá alguma forma funcionar?

Já agora, penso que também deveriam actualizar a lista de smartphones certificados, pois a lista que vocês disponibilizam foi actualizada pela ultima vez já há mais de um ano.

 

Obrigado

Comentário