Header
Respondido

como enviar fax pela linha telefone com Router 4.0?


Tenho uma multifunções e necessito enviar faxes mas não consigo. Tenho o router 4.0 e está ligado na linha 1. Podem ajudar? Necessita de linha analógia, será o problema? Que protocolos aceita?
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 23 March 2018, 04:02

Ver pergunta inicial

2 Comentários

Reputação 7
Crachá +1
Tenho uma multifunções e necessito enviar faxes mas não consigo. Tenho o router 4.0 e está ligado na linha 1. Podem ajudar? Necessita de linha analógia, será o problema? Que protocolos aceita?O telefone fixo da NOS funciona sobre voip, o fax funciona numa linha analogica.
O VoIP esta otimizado para a transmissao da voz, tal como o nome indica: Voice over IP.
Significa que a referida otimizaçao esta relacionada com o especto de frequencias da nossa voz que nao é exatamente o mesmo espectro dos sinais audio das transmissoes de Fax (quem ja ouviu os sons produzidos por duas maquinas de Fax em conversaçao entendera melhor o que estou a escrever).

Para alem disso, na internet a transmissao funciona por pacotes e nao de forma continua como nas linhas analogicas, levando a que o audio produzido por uma maquina de Fax, depois de convertido para digital e transmitido em lotes (pacotes), chegue a maquina destinataria com atrasos/interrupçoes que disparam sucessivas correçoes de erros e resultam frequentemente na interrupçao da transmissao.

O que pode ser feito para se conseguir utilizar as vulgares maquinas de Fax em linhas VoIP?
Para alem de poder-se usar um adaptador telefonico que suporte o protocolo T38 (desconheço a sua eficacia, mas o protocolo tem por objetivo permitir o envio de Fax por linhas VoIP) pode tentar-se tambem alguns truques como, reduzir ao maximo possivel a velocidade de transmissao (baud rate) e nas maquinas que o permitam desativar a correçao de erros (ECM). O ponto negativo destes truques é que mesmo que se consigam transmissoes, resultam em imagens com pouca qualidade.

Comentário