Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?
João H.9 meses atrás
Bom dia a todos, Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção.
Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.
Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS.
@Guimas boas em servidores portugueses aparece-me 12
12 ms é excelente. Qual o problema?
é excelente com velocidade média de 950 mb?
em servidores portugueses deveria ter de 7 a 8 que é o que dá no speed test, tenho gente em diferentes operadoras a jogar a 5/6
mas o meu maior problema atualmente é em servidores alemães que antigamente jogava entre 48 a 50 ms e desde a semana passada ando com 60 70, dai ter vindo perguntar aqui poderia ser alguma manutenção ou algo parecido mas pelos vistos não, como aqui não consigo resolver o problema so me resta ligar a assistencia amanhã :\
A assistência não presta apoio digo-te já. Não dá para melhorar o ping.
@Guimas boas em servidores portugueses aparece-me 12
12 ms é excelente. Qual o problema?
é excelente com velocidade média de 950 mb?
em servidores portugueses deveria ter de 7 a 8 que é o que dá no speed test, tenho gente em diferentes operadoras a jogar a 5/6
mas o meu maior problema atualmente é em servidores alemães que antigamente jogava entre 48 a 50 ms e desde a semana passada ando com 60 70, dai ter vindo perguntar aqui poderia ser alguma manutenção ou algo parecido mas pelos vistos não, como aqui não consigo resolver o problema so me resta ligar a assistencia amanhã :\
A assistência não presta apoio digo-te já. Não dá para melhorar o ping.
A cerca de uma semana comecei a ter problemas associados a ping que tenho quando jogo FF14 . Colegas meus aconselharam-me a fazer um Tracert do sinal para ver qual seria o problema, e reparei que quando este faz hop do router de lisboa para o router seguinte, a ping sobe significativamente de cerca de 26-28 para valores acima de 100.
Este problema apenas começou á cerca de uma semana, e os colegas que jogam este jogo comigo dizem que não sofreram nenhuma alteração a sua ping. Adicionalmente, não verifico este problema em mais nenhum jogo que jogue, pelo que apenas posso assumir que está associado ao meu fornecedor de Internet e o routing que faz.
Vou incluir aqui um excerto do Tracert que efetuei para clarificar o que quero dizer.
O que devo fazer para concertar este problema?
Isto é um problema que já ocorre há meses, basta olhares para os posts das paginas anteriores, o problema de routing já foi detectado mas ainda estamos á espera que seja resolvido.
Agradecemos a vossa cooperação e partilha de informação quando sentem esta dificuldade e devem fazê-lo para que consigamos partilhar com a equipa e atuar, @Tarnished
Os vossos comentários, quando específicos, são endereçados para que seja analisada a situação, uma vez que a rota não é gerida apenas pela NOS.
@Mário P. Como pode ver aqui, ate no ip da google se estou com pocket loss .. cerca de 45% isto vem e do servidor da nos. sera que consegue fazer alguma coisa?
Boa noite, estou com uma quantidade que pocket loss, como pode ver pelo foto , sao todos os digas das 18 as 23 assim. e com um certo ping em varios jogos . gostaria que me ajudassem. 100% de pocket loss acho que nao é normal. e o servidor que estou a fazer o teste e de um jogo .
Obrigado pela sugestão mas entretanto verifiquei que os valores de potência dos canais de upload subiram cerca de 8 a 10 dB face ao habitual. Provavelmente o problema está relacionado com isso. Já perguntei a um vizinho e está com valores de potência similares.
Pelo que vejo nos posts, não há grande vontade por parte da NOS para tratar deste assunto mas trago informação extra.
Este é o meu tracert 80.239.145.101
Tracing route to 80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101] over a maximum of 30 hops:
1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.1 2 * * * Request timed out. 3 7 ms 6 ms 6 ms 10.137.200.177 4 8 ms 8 ms 7 ms 10.255.48.86 5 7 ms 7 ms 7 ms ix-ae-3-0.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.185.29] 6 109 ms 106 ms 107 ms if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30] 7 117 ms 113 ms 118 ms if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1] 8 109 ms 109 ms 118 ms if-ae-18-2.tcore1.l78-london.as6453.net [80.231.130.4] 9 110 ms 107 ms 107 ms if-ae-66-2.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.106] 10 118 ms 120 ms 106 ms 63.243.186.19 11 118 ms 114 ms 116 ms nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130] 12 184 ms 182 ms 180 ms ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.112.245] 13 202 ms 205 ms 201 ms prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239] 14 209 ms 209 ms 211 ms ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.139] 15 209 ms 215 ms 211 ms ffm-b11-link.ip.twelve99.net [62.115.124.119] 16 212 ms 212 ms 211 ms squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85] 17 * * * Request timed out. 18 215 ms 211 ms 210 ms 80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101]
Trace complete.
Do ponto 5 ao 10, estamos ligado na Tata Communications e é daí que vêm todos os problemas
No ponto 5 o IP está em Lisboa, ping de 7 ms, tudo às mil maravilhas
No ponto 6 o IP também está em Lisboa mas o ping já aumentou 100 ms, já temos problemas graves. Nem do país saímos e já estamos com ping de 3 dígitos.
No ponto 7 fomos enviados para Highbridge no sul da Inglaterra , é de se esperar
No ponto 9 estamos em Londres, tudo bem
No ponto 10, deveríamos estar a ir para Este, tipo França, Benelux ou Alemanha, mas não, somos enviados para os Nova Iorque nos USA
A partir desse momento estamos ligados à Telia Company AB, e fazemos o trajeto de volta sem problemas mas com atrasos enormes por causa da palhaçada que aconteceu entre o ponto 5 e 10
11 - Nova Iorque USA, 12 - Londres UK, 13 - Paris FR, 14 - Frankfurt DE. Depois ainda passa por outros servidores em Frankfurt e vai para a Bélgica
É de salientar que, a viagem do ponto Nova Iorque até Frankfurt teve o mesmo impacto no ping que a passagem do ponto 5 ao 6 dentro da Tata Communications.
Agora informação nova. Pedi a um colega de jogo que tem MEO e NÃO tem problemas de ping, fazer um traceroute e este é o resultado dele:
Tracing route to 80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101] over a maximum of 30 hops:
1 <1 ms <1 ms <1 ms GEN8 [192.168.1.254] 2 * Request timed out. 3 * Request timed out. 4 5 ms 5 ms 5 ms tva-cr1-bu10-200.cprm.net [195.8.30.249] 5 36 ms 36 ms 37 ms lon1-cr1-be2.cprm.net [195.8.1.10] 6 36 ms 36 ms 37 ms ldn-b7-link.ip.twelve99.net [62.115.47.13] 7 37 ms 37 ms 36 ms ldn-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.138.150] 8 42 ms 46 ms 43 ms prs-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.25] 9 50 ms 51 ms 51 ms ffm-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.123.12] 10 59 ms 52 ms 52 ms ffm-b11-link.ip.twelve99.net [62.115.124.117] 11 51 ms 51 ms 52 ms squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85] 12 51 ms 52 ms 50 ms 80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241] 13 56 ms 54 ms 52 ms 80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101]
Trace complete.
Em vez da Tata Communications, a ligação usada aqui é CPRMNET Backbone. Ponto 4 ligou-se a ela em Lisboa, ponto 5 está em Londres com ping de 36 ms, no ponto 6 está na estrada da Telia Company para chegar ao servidor.
Em resumo. O meu routing é intercontinental quando o objetivo é ir à Alemanha e ainda levo com ping acima de 200ms. O routing do meu colega tem 5 pontos a menos que o meu, fica todo dentro da Europa e tem praticamente ¼ do meu ping. Todos os problemas aconteceram a usar os backbones da Tata Communications, +100ms de ping em Lisboa e depois a viagem a Nova Iorque.
Vejo que a NOS está constantemente a dizer que “não depende só de nós”. Pois, parece que é verdade no sentido da letra, o problema é na Tata Communications. Mas não são os clientes da NOS que têm que tratar com os backbones usados pelo o vosso routing. Vocês que têm que escalar o problema para a Tata Coms, ou usar outro backbone que funcione. Isso certamente conseguem.
Estou extremamente desapontado com a NOS pela a resposta e inação para estes problemas que, por esta thread, se alastram À MESES. Já tinham, à bastante tempo, todas as informações necessárias para escalar esta situação e parece que não há vontade de fazer isso, ou pelo menos não existe comunicação que mostrem que está realmente alguma coisa a ser feita. Se querem perder clientes para a concorrência, melhor caminho não há.
Tenho o mesmo problema mas con servidores do Apex legends, spikes e lag constantes
Eles também têm servidores horriveis. Isso é constante com o jogo.
Mas até 2 semanas atras, no dia da avaria geral, nunca tive problemas com a internet da NOS ou com o apex, tudo começou a 2 semanas atras, com a avaria geral e agora a net tem estado assim
Boa tarde, existe alguma previsão quanto à resolução dos problemas de routing no jogo Final Fantasy XIV?
O problema persiste desde há quase 4 meses agora, e infelizmente a diferença de ping é tão elevada que o jogo torna-se impossível de jogar (240-260ms em média). É tão mau que tive que parar de jogar durante uns meses à espera que melhorasse, mas tanto tempo começa a tornar-se um pouco ridículo.
Pior ainda é que não apetece nada pagar por uma subscrição de VPN para apenas ver o problema a ser resolvido no dia seguinte, o que essencialmente seria queimar dinheiro.
Compreendo que o problema não pode ser resolvido unilateralmente pela NOS, mas esperava que em 4 meses houvesse pelo menos alguma melhoria ou qualquer feedback para dar aos clientes. Estamos a falar de um jogo que ainda assim é muito popular.
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