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Problemas com jogos online



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514 Comentários

Boa noite @Filipe Lourenço,

A resposta oficial é a que “(...) a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.”

Uma outra resposta oficial é “(...) foi realizada otimização do tráfego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS.”

Apresento algumas possibilidades que poderão estar a originar esse problema:

  1. Latência da ligação à Internet: Se a sua ligação à Internet estiver lenta ou instável, é provável que sejam registados pings elevados. Recomendo que verifique a velocidade da sua ligação utilizando testes de velocidade online e que entre em contacto com o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) caso a velocidade seja inferior ao esperado.

  2. Congestionamento da rede: Se houver um elevado número de utilizadores a aceder à mesma rede simultaneamente, poderá ocorrer congestionamento, resultando em pings mais altos. Certifique-se de que não está a partilhar a sua ligação com demasiados dispositivos ao mesmo tempo ou que outros utilizadores estão a utilizar uma largura de banda significativa.

  3. Localização do servidor: A distância física entre si e o servidor do jogo pode afetar o tempo de resposta (ping). Quanto maior a distância, maior a latência. Se estiver a conectar-se a servidores localizados em regiões distantes, é normal obter pings mais altos. Nesse caso, poderá tentar encontrar servidores mais próximos de forma a reduzir a latência.

  4. Problemas de encaminhamento: Encaminhadores e servidores intermediários entre si e o servidor do jogo podem causar atrasos na transmissão de dados, resultando em pings mais altos. Infelizmente, esses problemas estão fora do seu controlo e podem ser resolvidos pelo fornecedor de serviços de Internet ou pelos administradores do jogo.

  5. Problemas com o hardware ou software do seu próprio equipamento: O seu computador ou dispositivo podem apresentar problemas de desempenho, como uma placa de rede desatualizada ou controladores incorretos. Verifique se os seus controladores estão atualizados e experimente reiniciar o dispositivo.

Boa sorte

PS - Este tópico tem 5 anos 😃

Boa noite Jorge, vou explicar com mais calma neste caso, tenho 500mb de internet e estou conectado por cabo diretamente do router, ou seja o problema não esta ai, como referi alguns comentários atrás o que acontece é fico desconectado do jogo durante 3/4m (cada jogo de LoL tem em media 30/40m chega a acontecer 2 vezes por jogo o que já me levou a ser banido por ficar ausente do jogo) mas não fico sem internet ou seja continuo a comunicar com amigos meus no discord/teamspeak e o spotify continua a trabalhar e como referi anteriormente 3 outros clientes NOS que podiam estar em qualquer lado do país também aconteceu o mesmo(ou seja o problema é geral como ficou claro na foto que partilhei no comentario acima), e em relação ao facto do post ter 5 anos é porque toda a gente vem comentar o mesmo procurei outros tópicos relacionados no fórum, mas o ainda mais grave é o facto da NOS não fazer literalmente nada para resolver o assunto e caso o problema seja o routing e se a NOS não consegue fazer nada então que sejam explícitos identifiquem o problema e assim a malta já sabe no que se esta a meter quando assinarem com a NOS.

Boa noite @Filipe Lourenço,

A resposta oficial é a que “(...) a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.”

Uma outra resposta oficial é “(...) foi realizada otimização do tráfego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS.”

Apresento algumas possibilidades que poderão estar a originar esse problema:

  1. Latência da ligação à Internet: Se a sua ligação à Internet estiver lenta ou instável, é provável que sejam registados pings elevados. Recomendo que verifique a velocidade da sua ligação utilizando testes de velocidade online e que entre em contacto com o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) caso a velocidade seja inferior ao esperado.

  2. Congestionamento da rede: Se houver um elevado número de utilizadores a aceder à mesma rede simultaneamente, poderá ocorrer congestionamento, resultando em pings mais altos. Certifique-se de que não está a partilhar a sua ligação com demasiados dispositivos ao mesmo tempo ou que outros utilizadores estão a utilizar uma largura de banda significativa.

  3. Localização do servidor: A distância física entre si e o servidor do jogo pode afetar o tempo de resposta (ping). Quanto maior a distância, maior a latência. Se estiver a conectar-se a servidores localizados em regiões distantes, é normal obter pings mais altos. Nesse caso, poderá tentar encontrar servidores mais próximos de forma a reduzir a latência.

  4. Problemas de encaminhamento: Encaminhadores e servidores intermediários entre si e o servidor do jogo podem causar atrasos na transmissão de dados, resultando em pings mais altos. Infelizmente, esses problemas estão fora do seu controlo e podem ser resolvidos pelo fornecedor de serviços de Internet ou pelos administradores do jogo.

  5. Problemas com o hardware ou software do seu próprio equipamento: O seu computador ou dispositivo podem apresentar problemas de desempenho, como uma placa de rede desatualizada ou controladores incorretos. Verifique se os seus controladores estão atualizados e experimente reiniciar o dispositivo.

Boa sorte

PS - Este tópico tem 5 anos 😃

O pior é que vim a saber que não é só na madeira que está a acontecer...

não, não é só na madeira basicamente esta a acontecer em todo o continente e ilhas, amigos meus que tem meo vodafone e ate a nowo que supostamente seria a internet mais “fraca” do mercado não acontence isto…

 

Boa tarde @cirilo,

A informação que existe sobre o assunto aqui.

“(...) A utilização do serviço de acesso à Internet implica a aceitação e cumprimento das regras de utilização dos serviços constantes do documento “Política de Utilização Aceitável”, disponível para consulta em http://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-­‐da-­‐oferta-­‐de-­‐servicos/Documents/condicoes_especificas_servico_internet_movel.pdf
A NOS Madeira não restringe o acesso, aos seus Clientes deste serviço, a qualquer tipo de aplicações globais, protocolos ou portos utilizados no IP. (….)”

Obrigado

O pior é que vim a saber que não é só na madeira que está a acontecer...

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Crachá +2

Não sei se isso será algo que são eles a resolver.

neste momento é impossível jogar LoL que é o único jogo que jogo online, acabei de cair de um jogo que por coincidência tinha outros 3 portugueses que só descobri que éramos clientes NOS pois quando me reconectei tínhamos caído os 4 e após voltarmos ao jogo voltamos a cair e fez com que nos os 4 tivéssemos uma penalização, visto que a NOS não quer saber e já andamos nisto a anos resta rescindir o contrato em abrir quando acaba a fidelização do mesmo, pago praticamente 100 euros do meu pacote, enquanto a malta não começar toda a rescindir eles não querem saber, abram os olhos malta e façam o mesmo.

 

Boas,

 

Começa a ser ridículo a quantidade de vezes que a net me vai abaixo, mas somente em alguns programas, o que é inédito…

Uma vez por hora, a net vai abaixo 2 a 5 minutos apenas no LOL e no Discord, de resto consigo continuar a utilizar Twitter e Twitch como se nada tivesse acontecido. Isto já decorre a cerca de 2 semanas, e sei que não é só a mim que acontece, a pergunta é, será que alguma vez a NOS se dará ao trabalho de resolver este problema? É que não é a primeira vez que acontece, mas durante tanto tempo e tantas vezes ao dia como tem acontecido ultimamente é completamente inaceitável.

Reputação 7
Crachá +2

Já em 2023 e o problema ainda não está resolvido…

 

Hoje tá assim 😂

Já em 2023 e o problema ainda não está resolvido…

 

Estás a queixar do ping de 10? que por sinal está ótimo? É que não tem nada a ver com isso.

Mas o serviço está o contratado que é a velocidade.

Já sei quem é que disse que estes pings eram normais…

 

Se é normal, porque é que quando tenho pings acima de 8ms da NOS, no jogo tenho as latências que meti ai na imagem? O que é que não é normal? Pings de 50/60? isso traduzir-se-ia em quê, latências de 70kms no jogo? A minha média é abaixo de 5, e quando isso se verifica, está tudo ok, e funciona tudo às 1000 maravilhas. Quando começo com latências gigantes no jogo, os pings estão SEMPRE acima de 8, oscilando até 18/19 (o máximo que vi foi 23). Quando está tudo ok, está sempre abaixo de 5.

 

Guimas, se há uma coisa que eu sei, é que normal não é, nem é bom. Como disse, a velocidade contratada está lá, mas os jogos não dependem só disso, como imagino que saibas. Não sendo eu o único a queixar-me, lá está, normal não será.

Reputação 7
Crachá +2

Estás a queixar do ping de 10? que por sinal está ótimo? É que não tem nada a ver com isso.

Mas o serviço está o contratado que é a velocidade.

Boa tarde @kETA e @Alexandre Miguel Duarte Rabaça,

Agradecemos a vossa mensagem e testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Obrigado

 

Quando for possível, digam-me como é que eu com a velocidade contratada, que está efectivamente a ser fornecida, tenho a latência vista na imagem da esquerda. Dou uma pista, olhem para a seta vermelha da imagem na direita…

 

E 10 até não tá mau, sendo que estes picos variam entre 12 e 17/18. Também não tendo muita vontade de procurar quem disse isso aqui no fórum, mas expliquem-me também como é que um ping até 15 ou lá o que era (não me recordo 100%), é completamente normal, quando o normal será abaixo dos 5 - normalmente tenho uma média de 3 quando tudo está bem.

 

O vosso serviço, infelizmente, tem vindo a ser mais e mais vergonhoso, quer no atendimento em que metem aqui pessoas a fazer comentários genéricos, quer na não resolução dos problemas, e mais grave do que estes dois pontos, quer também na tentativa vergonhosa de afastamento de responsabilidade da vossa parte, que são quem tem de garantir que o serviço funciona na integra - não me interessa que fornecedores vocês contratam, quantos contratam, se são daqui, se são de Hong Kong, isso é um problema vosso. Eu, como cliente, tenho de ter o serviço que vocês ‘NOS’ garantem que entregam. Isto não é uma situação pontual, e é constante, HÁ ANOS, em diversas zonas do País, entre diversas plataformas, entres diversos jogos, em diferentes horários, em diferentes dias, tudo diferente, sendo a única componente igual, a ‘NOS’ que é quem fornece o serviço.

 

Não vejo mesmo a hora do contracto acabar...

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Crachá +2

Como lhe foi dito antes. Eles não verificam questões de ping. Caso queiram seguir o processo em frente só ligando á pcmedic.

Reputação 1

Se uma velocidade está a contratada,mas uma latencia alta,penso que saibam que a latencia é preferível estar normal do que uma velocidade não contratada correcto?

 

é que há 20 anos atrás jogava com 1 mega de down e 128 de upload e as latencias era excelentes… nem chegava aos 50.

 

mas vamos deixar os jogos de lado certo? “Ah gaming século 21 pufff”

 

que tal!!! Uhm!!! Um stream na netflix ou hbo?

excelente ….

500download

100upload

 

latencias 120

primeiro que me faça load do stream…. Vou a fatima e já volto…

 

mas HEY,é como ali o camarada diz e muito bem…

eles não querem saber…fiz uma reclamação,ligaram me e tive 5 minutos a falar a explicar toda a situação e no fim a senhora diz me 

“não podemos fazer nada” “as velocidades estão boas”

pronto a NOS não pode…

mas eu posso que não sou cliente fidelizado e sendo cliente há uns meros 20 anos….digo

Que falta de coerência e respeito a provedoria da NOS aos seus clientes.

 

vodafone espera me e é realmente FIBRA

 

Reputação 7
Crachá +1

Camaradas, meus conterrâneos, este tópico é de 2018, a administração é a mesma, os pacotes são os mesmos, os routings pré definidos não vão mudar….

Digo isto com todo o respeito para não andarem prai a gastar latim e paciência. Qualquer pessoa com 2 dedos de testa vê que isto nunca vai ser resolvido na integra porque não há interesse financeiro, e porque como já foi dito não depende unicamente da nós. 

Que eu saiba a nos não vende nenhum pacote “gaming”, ou pelo menos anunciado como gaming, como a meo faz por exxemplo, por isso também não há sentido de se queixarem que o serviço não é o contratado.

ou tentam alterar o ip do router, que por vezes ajuda durante algum tempo, ou então instalam uma VPN para jogar, para saltar alguns “nós” menos lógicos que acontecem na ligação.

Um bem haja a todos

 

Boa noite @Ana Filipa Pereira, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Sugiro que faça um teste nestas circunstâncias e partilhe o resultado.

Obrigado

Boa noite. Sou gamer, jogo num desktop ligado por cabo ethernet. Tenho 1GB contratado, e mesmo assim nunca chega a essa velocidade. Até aí tudo bem. Nas últimas semanas, a partir da meia-noite a latência nos jogos onde habitualmente tenho 30/40 MS, sobe para os 120, basicamente não-jogável. Se não conseguem providenciar a velocidade contratada, simplesmente não permitam que o seja, ou resolvam o problema antes de perderem mais uma cliente de longa data, para um ISP que cumpra!

Jorge C

nao fui eu que escrevi isso,mas ok…

passando à frente 

 

sao neste momento 21h18

 

novamente com latencias altas,depois de uma tarde normal….

 

ate quando vamos ignorar o problema?

 

se calhar tenho de ir para a rua viver,junto ao mar sem equipamentos eletronicos a minha volta ou então,junto a um servidor para a distância ser menor,já que não é problema da NOS 🤷🏻

 

É o que dá lerem na diagonal, lêm aquilo que lhes interessa, como se diz no bom e velho calão português, “para encher chouriços” e depois o cliente é que passa por não esclarecer bem a situação. Lembrando que quando falei do 5G foi meramente exemplos de problemas que já estou farto de ter com a NOS, no entanto, o que o que estava a tentar resolver era o PING.

Parece que deixar informação extra é demasiado para o processamento do suporte. Enfim.

Reputação 1

Jorge C

nao fui eu que escrevi isso,mas ok…

passando à frente 

 

sao neste momento 21h18

 

novamente com latencias altas,depois de uma tarde normal….

 

ate quando vamos ignorar o problema?

 

se calhar tenho de ir para a rua viver,junto ao mar sem equipamentos eletronicos a minha volta ou então,junto a um servidor para a distância ser menor,já que não é problema da NOS 🤷🏻

Jorge C

 

com todo o respeito e humildade…

ou você não está a perceber o que se está aqui a passar e está a entender mal o caso.

ou….por favor…não diga mais asneiras.

estamos a falar de latencias,você vem com rede Wi-Fi 5g,quando ja se disse que é por cabo de rede.

vem me falar em equipamentos eletronicos que estão ao lado?

a rota dos servidores NOS depende SIM da nos,a partir do momento em que alteram valores.

1 pessoa só = caso isolado

mais de 2 pessoas= problema da NOS

 

um dia estão bons e depois não estão?

 

vai me desculpar e com todo o respeito,mas tenho ANOS de Online gaming,ANOS….

metam 25 anos minimo

nao me tentem enganar como se fosse uma pessoa que come gelados com a testa

 

Boa tarde @BrunoMx, o meu esclarecimento foi baseado no seu comentário.

Em relação ao problema de ping instável, sugiro que leia a sugestão do @Bruno Aleixo.

Caso pretenda pode também ligar ao apoio informático pelo 16991 (custo da chamada para clientes Internet é de €0,45/min), esclareço que os utilizadores do Fórum podem apenas sugerir soluções, não são o apoio oficial da NOS e mesmo que existam aqui alegados funcionários, a opinião deles não é uma resposta oficial da NOS.

Obrigado

Reputação 1

Jorge C

 

com todo o respeito e humildade…

ou você não está a perceber o que se está aqui a passar e está a entender mal o caso.

ou….por favor…não diga mais asneiras.

estamos a falar de latencias,você vem com rede Wi-Fi 5g,quando ja se disse que é por cabo de rede.

vem me falar em equipamentos eletronicos que estão ao lado?

a rota dos servidores NOS depende SIM da nos,a partir do momento em que alteram valores.

1 pessoa só = caso isolado

mais de 2 pessoas= problema da NOS

 

um dia estão bons e depois não estão?

 

vai me desculpar e com todo o respeito,mas tenho ANOS de Online gaming,ANOS….

metam 25 anos minimo

nao me tentem enganar como se fosse uma pessoa que come gelados com a testa

Compreendo a sua frustração em relação aos serviços que está a pagar e que nem sempre funcionam corretamente. Para resolver problemas de conexão como o PING, é necessário realizar uma análise técnica detalhada da sua rede e equipamentos.

Recomendo que verifique se o cabo de rede está conectado corretamente ao modem e ao seu computador. Além disso, é importante garantir que não haja interferência de outros dispositivos eletrónicos próximos, como telefones sem fio, micro-ondas e outros aparelhos que possam gerar ondas de radiofrequência.

Se o problema persistir, sugiro que entre em contacto com o suporte técnico da NOS e solicite que seja feita uma verificação remota da sua conexão e uma possível visita técnica ao local, caso necessário.

Obrigado

Se compreendeu então compreendeu mal porque vai me desculpar, se eu quisesse entender mais sobre 5G eu pesquisava ou tirava um curso referente ao mesmo, coisa que não o fiz, e se uma coisa não tem haver com a outra então vai ter que “ensinar” aos seus colegas o mesmo porque o que me disseram numa das inúmeras vezes que liguei para a vossa linha de assistência, foi que problemas referentes ao 5G era porque possivelmente o aparelho não tinha compatibilidade com o mesmo. 

 

No entanto, voltando ao tema principal, se vocês não lessem os comentários na diagonal talvez reparassem que o problema aqui tem haver com o PING, por algum motivo me dei ao trabalho até de tirar screenshots para comprovar.

Os problemas extras que apresentei são problemas que estou constantemente a ter com os vossos serviços, por algum motivo indiquei o 5G, falha do funcionamento de internet na totalidade, ping elevado, entre outros.

É lamentável ter que pagar mais de 60€ por mês e nem sequer um apoio técnico em condições se tem e depois ainda vêm culpar o cliente.

Se eu não fui claro com o meu cometário anterior talvez seja mais claro agora.


Quero que resolvam os serviços que fornecem, pela qual pago em torno de 60€ por mês e raramente funciona correctamente. Não quero saber como X, Y, Z funciona, tudo que eu quero como qualquer outro cliente quer, é ter o serviço pela qual paga, as vezes com muita dificuldade, a funcionar, sendo nesta situação específica o PING.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Obrigado

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