Header

Problemas com jogos online



Mostre a primeira mensagem

519 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Situação ja reportada a uns meses. Sem solução para já.

hoje tive um tecnico em casa, bastante pontual e simpatico nada a dizer mas....
não fez nada, fez algumas medições e basicamente me informou que todo o sistema na zona esta sobrecarregado
que estão a fazer melhorias para aguardar até ao fim do ano!!
basicamente fui enganado , estou a pagar um serviço que não cumpre com o prometido.

Tenho tido nestes últimos 2 meses (mais ou menos) problemas de ping extremamente alto, chegando aos 270ms nos servidores europeus do final fantasy xiv online, já verifiquei o meu ping em todos os servidores e por alguma razão consigo melhor ping nos servidores americanos que estão todos nos 60ms ou menos, enquanto que nos Europeus é dos 180ms para cima, fiz um trace route para testar o problema

 

Tracing route to 80-239-145-83.teliacarrier-cust.com [80.239.145.83]
over a maximum of 30 hops:

  1     6 ms     1 ms     1 ms  192.168.1.1
  2     5 ms     4 ms     5 ms  a83-144-133-1.cpe.netcabo.pt [83.144.133.1]
  3     *        *        *     Request timed out.
  4     *        *        *     Request timed out.
  5   114 ms   111 ms   110 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  6   105 ms   112 ms   105 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  7   105 ms   105 ms     *     if-ae-18-2.tcore1.l78-london.as6453.net [80.231.130.4]
  8   104 ms   105 ms   105 ms  if-ae-66-2.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.106]
  9   105 ms   105 ms   105 ms  63.243.186.19
 10   105 ms   105 ms   104 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 11   174 ms     *      175 ms  ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.112.245]
 12   267 ms   247 ms   246 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 13   286 ms   287 ms   289 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.139]
 14     *        *        *     Request timed out.
 15   278 ms   279 ms   254 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 16   277 ms   284 ms     *     80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 17   275 ms   266 ms   282 ms  80-239-145-83.teliacarrier-cust.com [80.239.145.83]

Trace complete.

 

Os problemas parecem começar muito no inicio da rota, porque é que isto acontece e oque devo fazer?

Reputação 1

Percebo mas conforme lhe disse, as operadoras não verificam estas questões de ping.

A situação da instabilidade tem de acontecer em todos os equipamentos e não só quando está a jogar em algum especifico. Nesse caso recomendo contactar o apoio técnico.

Se não verificam questões de ping, então são incompetentes, porque que eu saiba no próprio teste de velocidade da NOS, está lá apresentado o ping. Tal como eu disse antes, este problema verificou-se a fazer um teste de ping para outros servidores sem ser os do jogo. O ping começa normal, por volta dos 40-50ms, mas salta regularmente para valores bem mais altos, causando instabilidade. VIsto que isto só acontece durante a noite, o mais provável é esta zona ficar sobrecarregada durante essas horas, portanto teem de verificar a situação. Eu não ando a pagar um serviço de internet apenas para ver um video no youtube ou fazer um download de um ficheiro, eu pago para ter um serviço de internet estável que não me dê qualquer tipo de problemas. A partir do momento em que não me conseguem assegurar isso, estão em incumprimento de contrato.

Vocês estão sempre a tentar empurrar a responsibilidade para a parte do cliente, quando nós apenas pedimos um serviço em condições, e que parem de mandar areia para os nossos olhos. 

Este serviço é uma vergonha.

Agora estou com 300 ms de latência.

Desde Janeiro estou com o problema, primeiro achava que era do lado do servidor, mas obviamente apenas eu e outros com a NOS têm o problema.

Já foi reportado. Já têm os dados do problema. Não é apenas uma pessoa a reclamar. Não fizeram nada e certamente não vão fazer nada.

Vou mudar para a Vodafone.

@Machuqueiro

Depende da tua placa de rede wireless, muitas das placas de rede wireless em portáteis antigos não passam dos 56Mb.
Reputação 7
Crachá +2

Não, eles não fazem nada. Apenas dizem-te para ligar para a pcmedic, que é uma empresa de informática.  Só que tem um custo a chamada que é 0,45cents/m.

Eu recomendo apenas aguardares, talvez se resolva com o tempo.

Reputação 7
Crachá +2

A operadora não verifica questões de ping. Notou algum problema relativamente á velocidade?

Quando isso estiver a acontecer pode fazer um teste aqui: speedtest.nos.pt

Para ver se no jogo e nesse speedtest o ping é o mesmo. Porque se for só no jogo nada a fazer.

Reputação 7

Boa noite @Ana Filipa Pereira, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Sugiro que faça um teste nestas circunstâncias e partilhe o resultado.

Obrigado

Eu também tive à dias um aumento considerável nos jogos, mas eu descobri o problema.
Bem, eu tenho a NOS HFC, e antes era muito lenta nas horas de ponta, mas agora com o HFC 3.1 tem estado até muito bem.
OK, a velocidade da net para mim estava muito boa, então não podia ser isso, para além que no Speedtest não tinha muito ping para Portugal. Então resolvi fazer uns tracerts para os servidores de CSGO e vi que a rota internacional que a NOS usa, neste caso a CPRM e a COGENTCO, estão a dar problemas, ou seja, parcialmente não é responsabilidade da NOS, mas mesmo assim aconselho a ir a uma loja denunciar.
Problema: rotas internacionais a dar problemas, neste caso a CPRM e a COGENTCO.


Isso seria verdade se o packet loss não estivesse já dentro da rede da NOS.
Reputação 7
Crachá +2

Existe a política de utilização responsável e depende do servidor a que te ligas, usa vpn que isso resolve. Agora se a velocidade é a contratada não há nada a fazer. O serviço é garantido e as restrições podem ser aplicadas segundo a neutralidade da rede partilhada pela comissão europeia 

Reputação 7
Crachá +2

A operadora praticamente não verifica questões relacionadas com ping.

Reputação 1

A operadora não verifica questões de ping. Notou algum problema relativamente á velocidade?

Quando isso estiver a acontecer pode fazer um teste aqui: speedtest.nos.pt

Para ver se no jogo e nesse speedtest o ping é o mesmo. Porque se for só no jogo nada a fazer.

A operadora tem de garantir a estabilidade do serviço. Já fiz vários testes de ping continuos para outros servidores, e os mesmos apresentam picos que por vezes ultrapassam os 1000ms. A mim não me interessa ter uma velocidade de download/upload decente se o ping for instável, e quando eu pago por um serviço de internet, é para este estar a funcionar a 100%. Esta operadora parece apenas querer saber de velocidades, quando a internet é bem mais complexa do que um simples download. Tal como referi, desde Março do ano passado que a internet da NOS nunca mais foi a mesma, com vários problemas de routing e várias pessoas se queixam do mesmo problema, mas a unica coisa que nos dizem é para reiniciar isto ou aquilo, ou seja, conversa da treta porque o problema não é da nossa parte.

Já ando há quase um ano a pagar por um VPN para resolver um problema da operadora que já devia ter sido resolvido há imenso tempo, e agora ainda tenho de levar com esta instabilidade do serviço durante a noite, com picos de lag, o que é inadmissível. Além disso, é simplesmente ridículo como é que um VPN de 5€ consegue resolver um problema de routing, mas a própria operadora não o consegue... deve ser a piada do século. Algo aconteceu em Março do ano passado e a operadora decidiu olhar para o lado e ignorar este problema, porque ele não existia antes.

Dito isto, já são imensos meses sempre com problemas e nada é resolvido, só enviam respostas automáticas que não ajudam em nada. Começo a pensar que para trabalhar na NOS não é preciso saber muito do assunto, basta saber dizer ao cliente meia duzia de frases pre-definidas ( reiniciar routers e afins… ). 

Portanto, se isto não for resolvido muito em breve, irei fazer de tudo para cancelar o contrato por incumprimento do mesmo, visto não me proporcionarem a estabilidade do serviço.

Boa noite. Sou gamer, jogo num desktop ligado por cabo ethernet. Tenho 1GB contratado, e mesmo assim nunca chega a essa velocidade. Até aí tudo bem. Nas últimas semanas, a partir da meia-noite a latência nos jogos onde habitualmente tenho 30/40 MS, sobe para os 120, basicamente não-jogável. Se não conseguem providenciar a velocidade contratada, simplesmente não permitam que o seja, ou resolvam o problema antes de perderem mais uma cliente de longa data, para um ISP que cumpra!

@Machuqueiro

Eu sei, tenho o mesmo problema que tu... maldita fidelização, se não a tivesse já não estava aqui no mural das lamentações, que é apenas o que este fórum é.
Reputação 7
Crachá +6

Olá @IFernandes@Jose Rodrigues@oTonyStark e @Guimas

@IFernandes, a comunidade deu uma boa ajuda! :raised_hands_tone2: De momento, verifica as mesmas dificuldades?

Reputação 1

Agradecemos, @dxnog

Sim, estamos a verificar a questão levantada. Assim que tínhamos novidades, partilharemos. 😀

Obrigado

Nenhuma novidade?

A operadora praticamente não verifica questões relacionadas com ping.

O melhor é ligar pra lá então ?

Reputação 7
Crachá +2

Percebo mas conforme lhe disse, as operadoras não verificam estas questões de ping.

A situação da instabilidade tem de acontecer em todos os equipamentos e não só quando está a jogar em algum especifico. Nesse caso recomendo contactar o apoio técnico.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Rodrigo Portalet

Compreendemos o que refere e lamentamos o transtorno, no entanto, a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Diga-nos, por favor, se nota alguma dificuldade com o serviço sem que esteja a fazer utilização de jogos online.

Obrigado

Não, eles não fazem nada. Apenas dizem-te para ligar para a pcmedic, que é uma empresa de informática.  Só que tem um custo a chamada que é 0,45cents/m.

Eu recomendo apenas aguardares, talvez se resolva com o tempo.

mas ja ta assim desde que tenho a NOS (1 ano)

Reputação 1

Boa noite, gostaria de saber o que se passa com o vosso serviço, visto que durante a noite fica extremamente instável e não consigo jogar nenhum jogo sem ter lag spikes. Durante o dia não tenho problemas nenhuns ( ou pelo menos mais raramente), mas por volta das 19/20h da noite começo a ter bastantes problemas, com o ping nos jogos a chegar acima dos 1000ms. Isto já acontece há alguns dias sem parar e agradecia que fosse resolvido o mais rapidamente possível, porque além de terem modificado as rotas para o servidor onde jogo, obrigando-me a pagar por um VPN para o corrigir, agora nem esse programa resolve este problema porque a internet está cheia de problemas á noite.

Antes que me enviem respostas automáticas para reiniciar isto e aquilo, sim já fiz isso tudo, tenho ligação por cabo e como disse não costumo ter problemas durante o dia, só durante a noite, portanto o problema não é do meu equipamento ou definições, é da vossa parte.

Reputação 1

Boa noite,

 

Sei que este assunto já está a ser parcialmente discutido no tópico "Problemas com jogos online" mas, dado que as últimas, sensivelmente, quatro páginas são dedicadas ao assunto penso que mereça um tópico próprio para discussão e chamada de atenção sobre o assunto.

 

Como demonstrado no mesmo tópico através dos trace routes lá colocados por vários utilizadores como, por exemplo, este:

Colocado aqui pelo utilizador Eira

a ligação está a atravessar uma rota estranha, fazendo Portugal - Inglaterra - Nova Iorque - França - Alemanha em vez do tradicional Portugal - Inglaterra - França - Alemanha, que é o que acontece com clientes Vodafone e MEO.

Consequentemente, os clientes NOS têm um ping excessivamente elevado exclusivamente neste jogo.

Eu não sei qual é o problema ao certo. Se soubesse já o teria resolvido. Esgotei hoje todas as minhas vias de comunicação. Comuniquei toda a informação que consegui obter dentro do meu conhecimento de redes, mas sem sucesso.

Já:

  • Falei com a Square Enix, a desenvolvedora do jogo, que me sugeriu várias soluções, todas elas sem efeito, terminando sugerindo-me o uso de VPN, que é a única solução até agora que funciona, mas uma sugestão que só por si só não devia ser necessária.
  • Falei com um técnico da NOS, que foi bastante prestável e muito profissional, ajudando-me ao que estava ao seu alcance, mas no fim tudo o que me pôde reportar foi que os colegas de redes negam que haja qualquer problema do seu lado e passam a bola para o lado da desenvolvedora do jogo.
  • Em ambos os contatos já ultrapassei todas as medidas cliché de reiniciar o router, abrir portas, por aí em diante.
  • Investiguei até o máximo de detalhes possíveis sobre o trajeto percorrido pelos pacotes, reparando que este, ainda em Lisboa, sai do domínio da NOS e passa para os data centers da Tata Communications e tentei contacta-los, mas estes apenas me pedem um número de cliente deles que eu, evidentemente, não tenho, dado que se alguém aqui é cliente deles é a NOS, não eu, e como tal a NOS é que teria de os contactar.

Da minha parte não sei mais que solução procurar, resta-me especular sobre como tudo isto parece uma rota BGP mal configurada, mas não é algo que eu, enquanto cliente, possa resolver, portanto viro-me para os fóruns, como acabou por me ser sugerido, para incentivar quem tem problemas a contactar a NOS como puder, seja por e-mail, seja por outras vias, porque, aparentemente, só mesmo com muito ruído é que vai ser possível ver a situação resolvida.

Já sou cliente NOS há muitos anos, nunca tive problemas de maior e quando tive algum problema não tenho nada a apontar. Hoje já não posso dizer o mesmo. Há claramente algum problema que afeta vários clientes, como é possível de ver nos fóruns e pelas já várias vezes que utilizadores reportaram ter contactado a NOS e esta insiste que está tudo bem.

É mesmo a única opção continuar a insistir reportar o problema?

Cumprimentos.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rikki,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset ao router e confirme se a situação se mantém.

Caso a dificuldade persista sugerimos que configure as portas dos servidores dos videojogos em causa no router, para uma maior estabilidade de ligação.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @Rikki,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset ao router e confirme se a situação se mantém.

Caso a dificuldade persista sugerimos que configure as portas dos servidores dos videojogos em causa no router, para uma maior estabilidade de ligação.

Obrigado

Continuem com as piadas, em breve já não vou ser vosso cliente. Farto desta palhaçada de empresa.

Comentário