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Problemas com jogos online



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Usa vpn? é o router 5.0 v2?

Durante o ano de 2021, foi-nos feita a atualização do router de internet para um GiGA Router (Router Wi-Fi 5.0), e se, por um lado, ficamos com sinal de internet mais forte em mais divisões da casa, por outro, e principalmente nos últimos dois meses, a latência da internet tem estado significativamente alta, o que tem levado a várias quebras do serviço (com contacto para a assistência), além de graves dificuldades na realização de videochamadas através do Zoom. Mesmo com a ligação através de cabo de rede, a latência tem estado significativamente alta (o último registo que tenho é de 1.9s). Entre constantes reboots ao router e contactos com a assistência, e mesmo seguindo as várias orientações que já encontrei aqui no fórum, a situação mantém-se sem justificação aparente. Estas constantes oscilações de serviço têm impactado o desempenho da minha atividade profissional em regime de teletrabalho, e a única solução que começo a ver é a alteração de fornecedor…
Tendo em conta que a utilização de internet que temos é bastante standard, há alguma sugestão que me possam dar para tentar mitigar estas dificuldades?

Espero que tenha melhorado ao fim de 4 anos. Ping de 24 a 26? Livra!

Gostaria de me dar ao luxo de ter o ping de 24 a 26.

O meu ping situa-se dos 70 ou 1700 (tendo já atingido a casa dos 400.000) independentemente da hora do dia, ele só sobe e desce quando lhe apetece.

Espero que tenha melhorado ao fim de 4 anos. Ping de 24 a 26? Livra!

 

 

Boa noite,

 

Após contacto com a Riot Games e tentativas de resolução chegaram à conclusão que o problema é da parte do ISP, como já tinha sido reportado por outros utilizadores.

 

 

Mais um com o mesmo problema.

 

 

Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.

Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido. 

Boas, eu acho que o problema tem haver com RIOT Direct é um sistema de peering (como Guimas disse e muito bem), para quem não sabe esta aqui o video.

 

Mas por alguma razão a NOS pode não ser o ISP PARTNERED na EUW e por isso estamos a ser prejudicados, pelo menos não esta aqui na lista 

https://support-leagueoflegends.riotgames.com/hc/en-us/articles/115004146508-EUW-EUNE-Peering-Partners-and-Internet-Exchange-Points-IXs-#top

 

 

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Bem-vindo ao Fórum NOS @João Filipe Estrela
Indique-nos, por favor, nota alguma dificuldade com o serviço de internet sem ser a jogar?

Obrigado

Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.

Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido. 

O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.


O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.

RIOT usa os serviços da cloudflare é normal.

 

O problema tem haver com o que chama-se “routing issues”, já aconteceu anteriormente.

 

https://twitter.com/RiotZiegler/status/1262849284010938368?s=20

 

Abres um ticket no suporte do valorant, explicas o caso (com informações do teu provedor e IP).

Seria bom ter pelo menos uma resposta de alguem da NOS acerca deste problema mas ja estou a ver que por este andar vai estar complicado

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O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.


O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.

O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.

ainda está com problemas.

Olá, hoje continua igual?

 

sim, 

https://www.reddit.com/r/VALORANT/comments/k1cnpc/madrid_server_just_disappeared_and_i_have_70ms_on/

 

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Olá, hoje continua igual?

 

Aqui também está assim…

Mesmo assim com WTFast ligado consigo ter uma redução para metade mas torna-se injogavel com o aumento do packet loss 

 

Igual aqui...

Reputação 7
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É aguardar :/

Boas eu tenho o router ligado por cabo e até uma semana atrás jogava Valorant com ping de aproximadamente 20ms no servidor de Madrid, no entanto nos últimos dias este disparou para 100+ ms. Chegou ao ponto de ter um ping mais baixo no servidor em Varsóvia do que em Madrid. Um dos meus amigos que usa a NOS teve exatamente o mesmo problema enquanto um outro colega nosso cliente da MEO tem 16ms de ping no servidor de Madrid. Gostava de saber se mais alguém teve esse problema e se é possível arranjar uma solução. Deixo abaixo um screeshot para demosntrar a situação. Muito obrigado pela atenção.

 

Reputação 7
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Boa tarde @Sofia Silva2491

Já respondemos à sua mensagem privada. 
Obrigado

Ola bom dia

 

Os valores dos meus testes por cabo variam desde os 483download com 40.8 de upload, para 16 download com 689 kb de upload

 

Quando tento jogar alguns jogos recebo a seguinte msg " encontramos um problema na tua rede doméstica "

 

Estas variações que tornam impossível jogar naturalmente não são devidas a nenhuma das questões que os senhores alegam

 

 

Melhores cumprimentos

Reputação 1

Tenho verificado que desde há um ou dois meses a conexão com alguns servidores do jogo Rocket League têm tido um ping por volta dos 150ms(normalmente anda por volta dos 60ms), sempre com cabo de rede e em servidores da Europa. Eu sei que o problema é exclusivo da NOS, e até diria que é exclusivo do router “GIGA Router” porque sempre que eu tenho esse ping alto um amigo que joga comigo e que tem também o “GIGA Router” tem também o ping alto. Pessoas com quem jogo e não são da NOS têm um ping normal nestas situações. Inclusive ja apanhei portugueses aleatorios no jogo com uma ping por volta dos 150ms e quando questiono se são da NOS a resposte é sempre um sim.

 

Dúvido que alguém te leve a sério com base em asserções feitas ‘a olho’ quando falamos em milisegundos. Podes arranjar uma ferramenta qualquer para medir, latência e packet loss para o servidor a que te ligas, assim como um traceroute para esse IP. Não acredito que alguém da NOS vá testar seja o que for sem dados em concreto.

Isto verifica-se com certos servidores, normalmente no jogo a seguir o ping está normal, mas quando se verifica dura o jogo todo com um ping alto e constante, tornando a experiência de jogo horrível. Parece que por alguma razão aleatoria o GIGA router decide atrasar o trafico de pacotes com alguns servidores deste jogo.

 

Gostaria que esta situação fosse resolvida porque sinceramente é inaceitavel em pleno 2020 alguém não poder entrar num jogo sem saber se vai ter um ping decente ou não.

Devias ver a thread do reddit do Rocket League. Parece que os clientes da NOS no Reino Unido, Suécia e outros países da Europa também andam com o mesmo problema há 6 meses (pelo menos) ;)

 

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