Pergunta

Ping alto nos servidores de Madrid do jogo Valorant

Boas eu tenho o router ligado por cabo e até uma semana atrás jogava Valorant com ping de aproximadamente 20ms no servidor de Madrid, no entanto nos últimos dias este disparou para 100+ ms. Chegou ao ponto de ter um ping mais baixo no servidor em Varsóvia do que em Madrid. Um dos meus amigos que usa a NOS teve exatamente o mesmo problema enquanto um outro colega nosso cliente da MEO tem 16ms de ping no servidor de Madrid. Gostava de saber se mais alguém teve esse problema e se é possível arranjar uma solução. Deixo abaixo um screeshot para demosntrar a situação. Muito obrigado pela atenção.

17 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

É aguardar :/

Igual aqui...

Aqui também está assim…

Mesmo assim com WTFast ligado consigo ter uma redução para metade mas torna-se injogavel com o aumento do packet loss 

Reputação 6
Crachá

Olá, hoje continua igual?

Olá, hoje continua igual?

sim, 

https://www.reddit.com/r/VALORANT/comments/k1cnpc/madrid_server_just_disappeared_and_i_have_70ms_on/

ainda está com problemas.

O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.

Reputação 7
Crachá +2

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.

O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.

Seria bom ter pelo menos uma resposta de alguem da NOS acerca deste problema mas ja estou a ver que por este andar vai estar complicado

O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.

RIOT usa os serviços da cloudflare é normal.

O problema tem haver com o que chama-se “routing issues”, já aconteceu anteriormente.

https://twitter.com/RiotZiegler/status/1262849284010938368?s=20

Abres um ticket no suporte do valorant, explicas o caso (com informações do teu provedor e IP).

Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.

Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido. 

Reputação 7
Crachá +5

Bem-vindo ao Fórum NOS @João Filipe Estrela
Indique-nos, por favor, nota alguma dificuldade com o serviço de internet sem ser a jogar?

Obrigado

Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.

Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido. 

Boas, eu acho que o problema tem haver com RIOT Direct é um sistema de peering (como Guimas disse e muito bem), para quem não sabe esta aqui o video.

Mas por alguma razão a NOS pode não ser o ISP PARTNERED na EUW e por isso estamos a ser prejudicados, pelo menos não esta aqui na lista 

https://support-leagueoflegends.riotgames.com/hc/en-us/articles/115004146508-EUW-EUNE-Peering-Partners-and-Internet-Exchange-Points-IXs-#top

Mais um com o mesmo problema.

Boa noite,

Após contacto com a Riot Games e tentativas de resolução chegaram à conclusão que o problema é da parte do ISP, como já tinha sido reportado por outros utilizadores.

Comentário