Header
Respondido

Lag com pouco ping e velocidades baixas na PS4


Há 2 meses que tenho tido bastantes problemas em jogar online na ps4. O meu serviço é de 200/20 mb e uso internet por cabo. Tenho sempre 20 de ping mas o jogo continua a travar.

Além disso, no pc as velocidades que obtenho são de 190 mbps download e 20 mbps de upload, só que na ps4 as velocidades são de 100 mbps de download e 2 mbps de upload sem subir ou descer.

Eu liguei para a NOS e disseram que podia ser um problema da PS4.

Alguém sabe como resolver este problema?

icon

Melhor resposta por wrk 5 April 2020, 23:48

Ver pergunta inicial

192 Comentários

Boa tarde

Venho por este meio reclamar com a NOS pois os mesmos bloqueam o trafego de download da PSN
Tenho ligado por cabo e as velocidades não passam dos 2mb/s

No resto tudo funciona sem problemas, apenas na PSN é que o trafic shapping esta a ser imposto
Fui a casa de uns colegas e os mesmos com vodafone e meo tem velocidades muito superiores à NOS, e tenho 200mb

Tal como referi, apenas tenho o bloqueio na PSN, no resto não sinto bloqueio
Com VPN funciona com mais velocidade, mas não com a totalidade como se estivesse com a rede da NOS

Solicito averiguação, a playstation portugal refere que não é da parte deles, e foi testado e realmente com razão

Tenho a certeza que limitam o tráfego pois sinto o mesmo. Apenas 2Mb/s nos downloads dos jogos na Ps4. Ligado por cabo cat6, teste de ligação a 120Mb/s mas os downloads não passam dos 2Mb/s. Já chega, não terei outra hipótese senão mudar se isto continuar, eu e todos os meus familiares.

Com VPN como sugeriram dá-se a volta, mas é muito truque para ter as velocidades QUE PAGO! A limitar tráfego descaradamente a NOS, certamente isto é ilegal não?

Bom saber que não sou o unico, é mesmo a NOS a limitar, pois tb não passo dos 2Mb/s no download de jogos na PS4. Com VPN resolve, é ridiculo e ilegal! Se não for ilegal tb se resolve passando para outra operadora. 

Reputação 2

Pois é o que vou fazer.. Mais um para a meo.. Por acaso até tenho boa proposta feita há dias. 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Mfpower,

 

Para percebermos o que se passa precisamos, por favor, que faça um teste de velocidade, aqui.

Relembramos que deve fazer o teste utilizando o cabo de rede.

Obrigada

Reputação 2

O que se passa é que a nos está a praticar traffic shaping. As velocidades nunca foram as que a nos contrata com os clientes.. E agora em termos dos serviços PSN pior ainda.. 2 megas?? Enfim... Mais um a fugir para a meo. 

Reputação 2

Olá @Mfpower,

 

Para percebermos o que se passa precisamos, por favor, que faça um teste de velocidade, aqui.

Relembramos que deve fazer o teste utilizando o cabo de rede.

Obrigada

 

mesmo no pc não se atingem as velocidades contratadas,

 

tenho 200 megas contratados e com sorte chego aos 90

 

o upload então´é uma desgraça. não chega aos 10 megas.

 

Rescisão em andamento, obrigado pelas sugestões.

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mfpower

Nota alguma dificuldade no tráfego através de um computador?

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mfpower
Confirme-nos, por favor, se o seu equipamento tem uma placa de rede superior a 10/100. Pedimos ainda que verifique qual a categoria do seu cabo. Pode consultar esta informação nas letras inscritas numa das extremidades do cabo.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mário Andrade

Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga se nota alguma diferença de valores ao efectuar um teste de velocidades, por cabo, com um computador. 
Obrigado

Reputação 2

Sou cliente UMA e da nos desde Maio/2020 e estou satisfeito. Na altura analisei e foi a melhor opção dentro da oferta nacional.

500mb nunca se atinge e viver numa zona urbana, num 10° andar, com muito tráfego não espero tal coisa. PC download WiFi ou cabo de rede top. PS4 é claramente abaixo. Com o mesmo cabo de rede que ligo a um PC que é excelente.

Não obstante como é recente procurei erros semelhantes mas sendo o problema da PS4, nunca da nos, nunca coloquei tal possibilidade associando essa lentidão à nos. Andava pelos foruns da PlayStation a entender qual o erro da consola ou da nuvem da sony.

Mas de facto ligar com o mesmo cabo de rede noutra operadora a velocidade triplica. Traffic Shaping só pode e acredito que depende muito da zona/localidade. É pena porque até agora tirando um ou outro percalço tudo tem sido excelente na nos. Nem estou a pensar em mudar só por uma consola em fim de vida ter 2mb de velocidade, tenho a paciência em esperar mais para um download. Sou do tempo da happy hour de madrugada em bandas largas por isso não tenho problemas.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @DANIELM
Agradecemos o seu feedback e vamos continuar a trabalhar para lhe proporcionar a melhor experiência com a NOS. 
Relativamente às dificuldades que nota, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

Reputação 2

Só para dar nota que, assim que terminar o meu contrato com a NOS é para rescindir. Uma vergonha o traffic shapping que estão a colocar sobre os servidores da Playstation Network. Não venham com a desculpa que o problema está nos servidores da Playstation porque em casa dos meus pais, com serviço da MEO, faço download na ordem dos 10/15 Mb por segundo, enquanto que na minha casa, com NOS não sai dos 2 Mb por segundo!! Também escusam de vir cá dizer para fazer testes à rede! Retirem o traffic shaping já! 

Reputação 2

Olá @Mfpower
Confirme-nos, por favor, se o seu equipamento tem uma placa de rede superior a 10/100. Pedimos ainda que verifique qual a categoria do seu cabo. Pode consultar esta informação nas letras inscritas numa das extremidades do cabo.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

 

placa 1 gb

cabo categoria 6

 

já vieram dois técnicos cá a casa e ambos disseram não conseguir resolver o problema das velocidades inferiores ao contratado no pc e lentíssimas na PS4..

 

não me resta outra opção se não mudar para outra operadora.

Reputação 2

Só para dar nota que, assim que terminar o meu contrato com a NOS é para rescindir. Uma vergonha o traffic shapping que estão a colocar sobre os servidores da Playstation Network. Não venham com a desculpa que o problema está nos servidores da Playstation porque em casa dos meus pais, com serviço da MEO, faço download na ordem dos 10/15 Mb por segundo, enquanto que na minha casa, com NOS não sai dos 2 Mb por segundo!! Também escusam de vir cá dizer para fazer testes à rede! Retirem o traffic shaping já! 

 

exatamente a mesma situação, com meo, em casa de um amigo fiz downloads na casa dos 20 mg/s

 

não me digam que os servidores da sony só estão a limitar os clientes da Nos… ridiculo..

Reputação 1

Boa tarde.

 

Sou cliente das NOS e apesar de estar satisfeito com o serviço, acho que o que TS que fazem na PS4 só degrada a imagem da NOS. Desde abril que cada vez que é preciso fazer o download de um jogo através PSN, as velocidades de download são míseras e não reflectem em nada a qualidade e imagem do serviço da NOS. Oiçam os clientes e dêem prioridade a este tópico já vastamente divulgado pelo fórum. 

Reputação 6
Crachá

Olá, está ligado através de cabo de rede ou wifi?

Reputação 1

Cabo de rede. Isto não tem nada a ver com cabo ou wifi ou até velocidade contratada. Apenas políticas de uso!

Reputação 2

Cabo de rede. Isto não tem nada a ver com cabo ou wifi ou até velocidade contratada. Apenas políticas de uso!

 

nem mais, dão a desculpa que está tudo bem pelos testes de velocidade mas sabem bem o que estão a fazer! é vergonhoso. Hoje o técnico da nos em minha casa disse-me com todas as letras “para ter melhor que isto na playstation vai ter de mudar de operadora” assim que puder mudo para meo ou vodafone, mesmo que fique a pagar um pouco mais, compensa pela qualidade dos serviços. esta jogada da nos foi o pior que vi em quase 15 anos de cliente. Não se admite. Andam os americanos a espalhar satélites no espaço e eu aqui a fazer downloads a 2 megas. ridiculo.

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

@marciofilipe e @Mfpower, para podermos ver o que se passa com a Internet, enviem-nos os vossos números de cliente, por mensagem privada, através do perfil @Fórum, por favor.

 

Obrigada

Reputação 2

Olá a todos,

@marciofilipe e @Mfpower, para podermos ver o que se passa com a Internet, enviem-nos os vossos números de cliente, por mensagem privada, através do perfil @Fórum, por favor.

 

Obrigada

 

O que se passa é o que está descrito neste tópico.. Traffic shaping que a nos está a praticar. Já vieram 3 técnicos ao local e confirmaram não poder fazer nada quanto a isso... 

 

Obrigado. 

Reputação 1

Boa tarde @Mário P. e @Inês B. 

 

Vocês não têm contacto com os outros departamentos da NOS? Esta situação já foi reportada diversas vezes por vários clientes. O problema não está nas ligações de internet, nem nas velocidades contratadas de cada cliente.

Todos os clientes HFC têm este problema porque é uma limitação imposta pela NOS.

A questão é, porque é que ainda existe esta limitação nesta altura do ano e quando é que a removem?

Boa tarde

Venho por este meio reclamar com a NOS pois os mesmos bloqueam o trafego de download da PSN
Tenho ligado por cabo e as velocidades não passam dos 2mb/s

No resto tudo funciona sem problemas, apenas na PSN é que o trafic shapping esta a ser imposto
Fui a casa de uns colegas e os mesmos com vodafone e meo tem velocidades muito superiores à NOS, e tenho 200mb

Tal como referi, apenas tenho o bloqueio na PSN, no resto não sinto bloqueio
Com VPN funciona com mais velocidade, mas não com a totalidade como se estivesse com a rede da NOS

Solicito averiguação, a playstation portugal refere que não é da parte deles, e foi testado e realmente com razão

Tenho a certeza que limitam o tráfego pois sinto o mesmo. Apenas 2Mb/s nos downloads dos jogos na Ps4. Ligado por cabo cat6, teste de ligação a 120Mb/s mas os downloads não passam dos 2Mb/s. Já chega, não terei outra hipótese senão mudar se isto continuar, eu e todos os meus familiares.


Já encontraste solução? eu tenho teste de ligação a 400mbs e não consigo sacar mais rápido que 2mbps...

Reputação 1

Luís,

As velocidades nos testes de rede da PS4 não são de confiar; Não és apenas tú que tens esse problema. 

Ligando a PS4 directamente ao equipamento da NOS com NAT Tipo 2 (usando o legalês da Sony), tenho velocidades mais baixas (entre 10 a 20% ao valor contractado), CAT7a. Ligando a PS4 em modo bridge, fico com as velocidades identicas ao contratado. Isto leva-me a pensar que o modem tem QoS juntando ao que disse mais acima, nao podes confiar nos testes da PS4.

Finalmente, se meter pelo meio um powerline (utilizando cablagem, nao WiFi), fico para aí com ¼ da velocidade contratada.

Esta é a minha experiencia pessoal… 

Relativamente ao ping é sempre uma questão complicada de analizar, passando pelas rotas que os operadores utilizam, pela tecnologia utilizada pelos jogos (ex: P2P), etc… O meu router de jogos tem funcionalidade avançada como deep packet introspection, eu consigo ver onde estão as pessoas que participam no meu jogo, quem é o host da sessao, etc (jogo Destiny 2 que é P2P)… E a unica coisa que posso dizer é que é um esparguete brutal :)

20 de ping é muito bom, é um valor que nao tenho… normalmente tenho entre 30 a 60 para a Europa, 230 para a costa este, uns 300 para a costa do pacifico, etc… parecem-me numeros normais e muito aceitaveis.

Tens que ter em consideração (sobretudo com tecnologia P2P) que o pessoal, nomeadamente o HOST, pode estar a utilizar mecanismos de lag artificial que influenciam a sessao dos restantes jogadores de forma a ter vantagem sobre os restantes. Isto é o pao nosso de cada dia dos try hards.

Reputação 1

MFPower,

Se as coisas fossem assim tão simples ;)

Em primeiro lugar não existe transparencia nas redes da Sony (e se pensar no hack de 2011 posso especular um pouco), mas uma coisa que já reparei (tenho mais de 200 jogos comprados sem contar com as cenas do plus) é que alguns jogos fazem download a velocidade muito superior a outros. Eu verifico isto, porque na maior parte dos casos quando ha um update grande eu apago o jogo e volto a fazer download que é mais rapido que sacar o update e instalar.

Isto leva-me a pensar que algumas editoras podem ter tecnologia Akamai ou semelhante para distribuirem os seus produtos…

 

Relativamente às velocidades, pega aí num cabo decente e de confiança (eu uso CAT7a, foi o que os tipos das redes me arranjaram no trabalho) e liga a PS4 em modo bridge ao router da NOS. Diz-me se faz alguma diferença ;) Estou curioso…

A minha ligaçao é suposto dar 200/100 Mbit; Em modo bridge no teste da PSN da aproximadamente 180 de download e 80/86 de uplink. Sem modo bridge o uplink cai para aproximadamente metade; Se meter um powerline pelo meio cai um bom bocado, mas isso também nao é problema da NOS :)

Testa isso com a PS4 em modo bridge e conta-nos coisas.

Comentário