Header

A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000



Mostre a primeira mensagem

223 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Dany 67,

O @Bruno Aleixo deu uma boa ajuda. :relaxed:

Se tiver questões adicionais, estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +1

@Jose Rodrigues

O número funcionava se a chamada fosse feita de outra rede, e nem era suposto acontecer. Sendo rede NOS apenas dizia que não estava atribuído, mas a partir de hoje a linha ficou disponível também para clientes NOS.

Ela é "gratuita" no sentido de que não terá custos mas sendo um número 93 conta como chamada para rede nacional e portanto é descontada do plafond de minutos do seu tarifário.

Creio que mesmo que a chamada seja passada para outro departamento não haverá cobrança, porque quem começou a chamada foi você através do número 93. Aliás, nem faz sentido já que no 16990 mesmo que passe de departamento para departamento a cobrança é sempre no máximo 1,5€.

Reputação 3

Muito boa noticia pois em termos moveis sou de outra operadora e quando tinha problemas na internet ficava sem telefone e nao tinha como entrar em contacto com apoio ao cliente sem gastar dinheiro o que nao fazia qualquer sentido.

Reputação 7
Crachá +1

@Jose Rodrigues

No 16990 a opção 3 é grátis mas as outras não. Este número mantém-se disponível.

Chamadas de fixo para móvel têm custos. Não tem um tarifário móvel com minutos incluídos? Use-o para realizar futuros contactos ao apoio ao cliente.

@Jose Rodrigues

No 16990 a opção 3 é grátis mas as outras não. Este número mantém-se disponível.

Chamadas de fixo para móvel têm custos. Não tem um tarifário móvel com minutos incluídos? Use-o para realizar futuros contactos ao apoio ao cliente.

Não, não uso porque tenho outra rede, se até aqui ligava 16990, parece que terei que o continuar a fazer ou ligar 93 e pagar a chamada. Parece-me que a situação não está ainda bem esclarecida. 

É um número 93 normal. Se pagava para um 93, continua a pagar. Se não pagava para 93, continua sem pagar.

Talvez esta página esclareça os contornos da medida:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/167281002/details/maximized

A minha rede é de outra Operadora, a questão mantém-se, se eu ligar do telefone fixo rede da NOS não pagava para o 16990 opção 3. Se ligar da rede fixa NOS para o 93 continuo a não pagar ? 

Nesse caso paga a chamada, porque não tem chamadas incluídas para 93.

Reputação 7
Crachá +1

Em relação a este assunto anda tudo a lançar postas de pescada para o ar, sem pés nem cabeça. Vamos aguardar até que as operadoras se pronunciem sobre o assunto.

À partida será o próprio 16990 que será usado para efeito, mas sem cobrar qualquer valor  pela chamada, isso seria o mais lógico.

Aguardemos pelos próximos dias.

Ninguém está a mandar postas de pescada para o ar, o 931699000 é o número sem custos da NOS, que tal como é referido no site, conta como uma chamada para rede móvel nacional. O 16990 continua disponível com as mesmas características.

Não é preciso aguardar quando já temos a confirmação no site.

Reputação 7
Crachá +5

Como enviar mensagem privada para o fórum? Para qual email?
JN

Boa noite, carregue em @Fórum e envie a sua P/M, ou, carregue aqui

Reputação 7
Crachá +6

Vamos verificar a situação, @José_ Nunes
Se necessário iremos fazer o crédito da chamada. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Confirmo que a opção escolhida foi a 3, apoio técnico e foi efetuada com o telefone fixo associado ao pacote nos.

José Nunes

Reputação 7
Crachá +5

Olá sou cliente,  bairro afonso costa em Setúbal e estou sem sinal/ sinal intermitente de fornecimento de net, que me impede tds os serviços,  incluindo telefone. Alguém pode ajudar?

Boa tarde, reinicie o router desligando o cabo da corrente eletrica, aguarde alguns segundos e volte a ligar, aguarde que estabilize,  caso o problema se mantenha ligue 16990 apoio técnico opção 3 para que um técnico verifique o que se passa com o aparelho.

Reputação 7
Crachá +2

Olá sou cliente,  bairro afonso costa em Setúbal e estou sem sinal/ sinal intermitente de fornecimento de net, que me impede tds os serviços,  incluindo telefone. Alguém pode ajudar?

Boa tarde, reinicie o router desligando o cabo da corrente eletrica, aguarde alguns segundos e volte a ligar, aguarde que estabilize,  caso o problema se mantenha ligue 16990 apoio técnico opção 3 para que um técnico verifique o que se passa com o aparelho.

 

Este tópico é sobre a questão dos números de apoio, e não para pedidos de apoio específicos...

Reputação 7
Crachá +5

Estou sem chamadas...como posso fazer para me ligarem?

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Boa tarde, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum informando a moderação do motivo que o leva a pedir o contacto.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite...eu preciso que me liguem pois estou sem ligações..Paulo Fernandez 91*******

Boa noite conforme já sugerido pelo moderador @João H. já enviou a sua mensagem privada para o @Fórum ? Carregue  aqui e escolha a opção enviar mensagem.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

 

A NOS ainda não informa da existência do número 931699000 nas faturas e era obrigatório que o fizesse... Só fala lá no 16990. Sugiro que seja adicionada essa informação.

Decreto-Lei n.º 59/2021

Artigo 3.º

Dever de informação

1 - Qualquer entidade que, ao abrigo do presente decreto-lei, disponibilize linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita, o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas.

Reputação 7
Crachá +5

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

Eu da minha parte vou tentar melhorar os posts com base na sua sugestão, colocando um link para os custos das chamadas a partir de agora. O próprio atendimento telefónico informa do custo da chamada para o 16990 previamente.

A meu ver, a linha de apoio até devia ser gratuita para todas as situações (um 800). Existir estas duas linhas diferentes com preços diferentes não faz sentido.

 

Sobre os utilizadores do fórum,  ao que sei não são remunerados pela NOS e nem sequer fazem parte da NOS e não estão sujeitos a mais regras legais para além de terem de prestar informações verdadeiras. Prestam um serviço voluntário e gratuito. É impossível impor o que cada um deve ou não dizer, isso escapa do alcance de qualquer pessoa como deve compreender.

É essa a solução se as Operadoras querem disponibilizar aos seus clientes um numero gratuito, (800) e acaba-se o problema das chamadas, é todos os dias clientes a reclamarem e a pedirem o retorno do custo das chamadas.

Há uns anos atrás as chamadas entre Operadoras eram gratuitas.

@Diogo S. verdade. Acho que pelo fórum e pelas redes sociais encaminham diretamente para as linhas especializadas, enquanto no 931699000/16990 passamos sempre primeiro pela triagem do call center

Reputação 3

@Diogo S. 

 

Confesso que fiquei um pouco perplexo com o seu comentário.

Quando diz que “Tudo o que envolva contratos/renegociações eu sugiro sempre o 16990 opções 4, 2, 1 (previamente 4, 3, 1) (é pago pelo 931699000)”, parece que não leu com atenção os comentários que foram feitos neste tópico sobre este assunto.

Foi aqui discutido as vantagens entre ligar para o 16990 e o 931699000. 

Para quem tem chamadas para redes móveis incluídas é SEMPRE grátis ligar para o 931699000, qualquer que seja a opção. Para quem não tem chamadas de redes móveis incluídas, pode ser mais vantajoso um ou o outro número, conforme a opção que se pretende e o tempo da chamada. 

Dito isto, como podes ainda dizer que “sugeres sempre o 16XXX opções 4,2,1”???

Assim, se for o caso de teres chamadas de rede incluídas e ligares para o 931699000, não será necessário, como tu dizes  “pedir crédito da chamada” quando ligas para a faturação por causa de erros de faturação, porque será uma chamada grátis. 

No meu caso particular houve um erro de faturação e desde telefonemas e mensagens aqui no Fórum, ainda estou para ver ser solucionado. 

Bem, por último, confesso que não percebi o  comentário: “Também preferia um n.º 800 para terminar com esta dor de cabeça, mas e depois? A vontadinha dos clientes ia gerar um maior problema do que chamadas cobradas.” (?)

Eu claramente preferia um 800, como já vários outros utilizadores sugeriram.

Reputação 3

Podes consultar essa informação aqui:

Contacte-nos - Linhas de Apoio

 

Já agora, o custo para o 931699000 é o seguinte:

931 699 000

  • Custo de uma chamada para a rede móvel nacional.
Reputação 7
Crachá +1

@ANDRE C. F.,

Darei feedback. 🙂

Reportei pelo Messenger da NOS e fizeram a devolução do valor das chamadas como crédito na próxima fatura. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos, 

Agradecemos as vossas mensagens. 

Respondemos à sua mensagem privada @Diogo S..

Agradecemos a comunidade pela ajuda prestada a esclarecer os meios de contacto disponíveis e custos associados.

Por favor, falem connosco caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Reputação 1
Crachá

Obrigada Mário

Eu selecionei a opção 3 sempre que liguei o 16990. Assistência Técnica/Avarias. Nunca utilizo as opções pagas.

Necessito de saber se o numero 931699000 é realmente grátis para esclarecer esta questão de facturação. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JJOM

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecemos os meios que de contacto da NOS. 

Atualmente disponibilizamos duas linhas de apoio: 

  • uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional (931699000);
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, é gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas (16990)

Se entrou em contacto com o 16990 e selecionou outra opção, que não a 3, de apoio técnico. A chamada tem um custo. 

Obrigado

Reputação 5
Crachá

Boa noite @RUTE R De facto, a chamada para o 16990 apoio tècnico é cobrada entre as 2H00 e as 7H00.

16990

A partir da rede NOS:

  • Chamada gratuita para atendimento automático e vendas
  • Chamada gratuita para atendimento técnico durante o dia entre as 7h00 e as 2h00
  • Para outros assuntos ou para atendimento técnico no período das 2h00 às 7h00, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído)
  • Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, o custo é de 20 cêntimos/minuto até um máximo de €1,5 (IVA incluído).

@RUTE R Mesmo que a chamada seja a pagar ainda tem direito à devolução do valor se realmente existia um problema.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @silviavpsilva
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema é abordado como, também, esclarecido. 

Editámos o seu comentário por conter o seu número de cliente, sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais em público. 

A NOS disponibiliza duas linhas de apoio: 

  • uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional;
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas. 

O Fórum NOS é, também, igualmente, um canal de apoio ao cliente gratuito em que tem a entreajuda da comunidade e da moderação.

Creditámos o valor das chamadas. 

Obrigado.

Reputação 1
Crachá

Obrigada Mario

Já resolvi. Liguei para 931699000

Comentário