Está com dificuldades no seu serviço de Televisão? Saiba o que fazer
Problemas com o serviço de Televisão? Encontre, neste artigo, ajuda para resolver dificuldade no seu serviço de Televisão NOS No Fórum NOS é recorrente a criação de tópicos sobre dificuldades momentâneas no acesso a algumas funcionalidades da TV, seja UMA, Iris ou Satélite. Reunimos as mais comuns e criámos este tópico onde pode encontrar alguns despistes que o podem ajudar a resolver a situação.
BOX não responde ao comando
Saiba como emparelhar o comando da box UMA e UMA 4K em:
Resolver dificuldades com boxes de televisão
Resolver dificuldades Android TV, Apple TV ou NOS TV
Partilhe connosco qualquer dificuldade que possa surgir. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Página 6 / 11
@Rui S Bom dia, só pode ser engano ou brincadeira do Operador que o atendeu. Qual é a sua box ? Já experimentou fazer uma reposição dos parametros originais ? Se não resultar, remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para a moderação do Fórum para que o seu problema seja intervencionado o mais rápido possivel. Envie os seus dados para este perfil >>> @Fórum
Tenho que esperar pela vinda de um técnico até dia 1 de janeiro, para ver televisão decentemente? É que sendo assim são só mais 5 meses, e é mesmo quando acaba o contrato!
Olá @Carina M,
Lamentamos todo o transtorno causado. Ficamos aguardar o seu feedback nos próximos dias.
Obrigada
Boa noite @Ana P. e @C24XXXX201
Ligaram-me respondendo ao email que enviei pela Área de Cliente, no dia seguinte a marcar técnico para hoje:
Avaliação - A cablação que eu tinha em casa deveria ter sido revista pelo técnico que fez a instalação para eliminar eventuais perdas que tinha. Não o fez. À partida o problema seria aí e também no repartidor que o mesmo deixou no sotão, para distribuição. Optei por manter a CRT fora da instalação da fibra e o técnico de hoje deixou-me um repartidor com frequência adequada (segundo o que ele disse) para futuramente acrescentar uma terceira tv, fazendo hoje a ligação direta como referiu no seu último comentário o @C24XXXX201. Também colocou um atenuador de sinal. De resto, teve a colocar-me isto tudo em condições. Saiu às 19h daqui e até agora tudo ok com sinal estável.
Vou ver como corre nos próximos dias, esperando que seja desta que fique bom.
Deixo um lema que serve para muitas situações e que serve sempre para reflexão: Nunca se consegue uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão.
Obrigada pela ajuda prestada e compreensão. Votos de um bom fim-de-semana.
Cumprimentos
Carina
Olá @Carina M e @C24XXXX201,
@Carina M, lamentamos o transtorno causado. Pedimos que nos confirme por mensagem privada o seu contacto e o melhor horário para lhe ligarmos, por favor.
Obrigada
Bom, em relação à TDT que era o que tinha, o facto é que estavam todas ocupadas, antes desta instalação.
Relativamente ao repartidor da fibra, o técnico deixou como viu (faltando lá agora a da CRT que mudei) e disse: deixo uma entrada disponível para o caso de querer mais tarde adicionar outra TV. Não tapou, não fez nada e deixou aquilo ali como viu.
Não sou eu que tenho de saber esses pormenores claramente. Se não fazem as coisas bem feitas, só prejudicam duas partes: cliente que fica com um péssimo serviço e entidade que representa.
Ninguém me ligou hoje, como o outro disse ontem. (Mais um falhanço já na imensidão deles em menos de 15 dias) Isto ficou instável em vários canais, agora por volta das 23h. Agora estabilizou aqui num, mas já pedi por email revisão da situação e mencionei que se não for visto nos próximos dias, estou dentro do período de direito de rescisão (14 dias) por incumprimento de uma parte do serviço e a não resolução do problema. Nem sequer tenho de ser eu (cliente) que tenho de andar a tentar resolver coisas mal feitas pelos técnicos subcontratados.
Se é que percebe. Está como viu. Se calhar tive azar no técnico que me apareceu. Até tive de lhe dar um Benuron (é verídico....ele pediu-me) porque na noite anterior bebeu uns copitos a mais. E não o conheço de nenhum lado. Acha isto normal para quem vem fazer um serviço de montagem para a Nos? É esta a imagem a passar a um cliente?
De resto, o nível de saturação já é imenso. Depois comecei aqui a ler umas coisas interessantes sobre montagem de um sistema de fibra óptica para iniciantes e começo a perceber certas situações não conformes.
@Carina M , estive agora a ver com mais atenção a ultima foto e reparei que ambos os repartidores têm apenas uma das saídas em uso. Não sei qual seria o objectivo ou se já existiram no passado outros cabos ligados a outras das saídas. Acontece que com estas configurações está a desperdiçar potência dos sinais.
P. ex. o repartidor no circuito do sinal do operador tem uma entrada e três saídas.
O sinal em cada uma das saídas do repartidor é 6 db inferior ao sinal na entrada. Ou seja, o único cabo que está ligado a uma das saídas do repartidor tem apenas ¼ da força do sinal que chega ao repartidor. Uma perda enorme de sinal para nada… Se lá estivessem ligados outros cabos...mas só está 1 ligado. Para que serve então o repartidor? Está a funcionar como atenuador de sinal??
Prejudicial é também, o facto das saídas não usadas não estarem terminadas, ou seja, deveriam ter uma carga, um género de “tampa” que impede interferências e reflexões… e como estão “abertas” e próximas do repartidor da TDT, também ele com saídas em aberto, não me admiraria que fossem parte dos problemas.
Se não são necessários removam-se e liguem-se os cabos directamente...
Ok. Vou ver como corre hoje na hora de picos de uso. Agora está ok. Embora o sinal de ruido esteja aqui a oscilar um ou dois valores. Você está a ser bastante compreensivo comigo. Agradecida.
Assim aproveito e levo umas lições sobre fibra.
Eu, como cliente, não me importava de levar uma formação inicial, geral.
Logo já fico fula e a bufar novamente.
@Carina M , a caixa branca é apenas a interligação das fibras ópticas - a que vem da rua com a que vai para o ONT.
O ONT está provavelmente integrado no Router. Tem indicadores PON e LOS, entre outros, certo?!
Caso voltem a ocorrer as mesmas dificuldades, desligue o cabo coaxial da saída CATV do ONT/Router, ligue um televisor directamente a essa saída e teste os vários canais.
O nível de sinal da saída CATV pode ser regulado na generalidade dos ONT. Verificando-se estar abaixo do necessário para a sua rede coaxial, poderá solicitar o incremento da sua amplitude.
Não. Vejamos. No ONT, que é a tal caixa branca que recebe o sinal da fibra vinda do exterior (caixa no poste na rua), não aparece qualquer cor nessa situação de instabilidade.
Depois a TDT está separada das ligações da fibra, não estando nada ligado ao distribuidor TDT que seja da fibra. Atenção a esse pormenor. Existe a ligação na mesma, na minha casa, ativa mas que não está de todo ligada a qualquer aparelho da fibra. Espero que isso fique claro. Daí existirem os dois distribuidores. Um para uma coisa, outro para outra.
Que eu saiba a TDT usa a antena exterior. A fibra vem da caixa que está no poste. São coisas diferentes e que estão totalmente separadas.
O que o técnico fez foi aproveitar que já estava feita a cablação e mudou tudo para o distribuidor do cabo digital (fibra). Aproveitou que os cabos já estavam no sítio.
O que eu fiz agora foi reativar novamente a TDT e apenas ligar a CRT por cabo de antena. A CRT vai ficar exclusivamente ligada à TDT. As outras duas TVs estão ligadas exclusivamente ao distribuidor de cabo digital. Como pode interferir, se não existe ligação conjunta?
Ahhhhhh, espere lá, @Carina M … estamos a falar de um serviço Fibra FTTH!
É certo que nem eu perguntei nem a @Carina M o havia dito, mas isso muda tudo!!!
Nos momentos em que se verificam as dificuldades com o serviço de TV, existe algum alarme presente no ONT (LED vermelho ligado ou a piscar)?
Os canais de TV são distribuídos pela rede coaxial dentro de casa a partir do ONT. Está a dizer-me que essa mesma rede está ligada em simultâneo ao ONT (canais do operador) e à antena exterior (canais TDT)??? Se for o caso, temos aqui uma incompatibilidade que pode estar na origem das dificuldades!!!
Lá em cima, como disse, tenho o distribuidor da TDT e agora o do cabo digital. Aqui já tenho a CRT ligada, como pode verificar ao TDT novamente.
Depois tenho o repartidor dentro de casa que liga do router à box e ao outro distribuidor de sinal que se encontra no sótão da casa, para onde derivam todas as ligações por causa da TDT. O técnico aproveitou o que já está feito.
Pela descrição que fiz e ele me foi falando, caixa branca é esta a única que tenho. Até lhe falei no cabo que vem do exterior e do fio amarelo(cabo de rede) que ligam ao router. Ele disse que era essa. E questionou se estava ligada à corrente e disse para a desligar. Não entendi a lógica.
Vou fazer uma questão que poderá parecer básica mas acabei de fazer o seguinte: tinha uma CRT ligada pela distribuição do sinal e retirei e coloquei de novo no distribuidor (que felizmente ainda tenho) da TDT. As outras duas TVs estão agora a funcionar pelo cabo digital(fibra). Essa ligação que tinha, pode, de alguma forma, provocar mais instabilidade no sinal, quando ligada, dado ser um sinal mais, "primitivo"? Ou não tem correlação nenhuma?
Vou tirar fotos do que tenho e já coloco aqui. E já respondo à sua questão.
A que caixa se referia o operador de call center, @Carina M ? Será um repartidor do tipo…
Existindo à entrada da instalação algo do género, experimente trocar os dois cabos ligados às saídas de sinal (out)...
Bom dia, então nova aventura. Desta vez o lobo apareceu mais cedo! Ora, ontem pela 21, começa a trovoada nas TVs. Voltei a fazer novamente mais do mesmo: desligar/ligar box, ficou ainda pior. Liguei para o apoio, porque pelos vistos não há mais hipótese de reclamar ou reportar uma avaria a essas horas, a pessoa que atendeu fez-me perguntas estranhas: para desligar a caixa de distribuição do sinal que vem do exterior .. da corrente. Tenho uma mas não está de todo ligada à corrente, (até o rapaz ficou surpreendido com tamanha situação) e se o router dava luz azul acessa (o router dá todas as luzes menos qualquer luz azul)(lá o rapaz achou novamente estranho) ... Não sei a que versão ele se referia, mas supostamente o meu até é dos mais recentes. Depois perguntou-me se já tinha verificado se as tomadas estavam todas ligadas e os cabos ligados. Ora, o técnico, da empresa subcontratada pela Nos fez a instalação certo? Se a fez de forma correta, quem sou eu para saber? Mas os cabos estão todos ligados. Se falta alguma coisa ou se está mal feito, não vou ser eu a saber. Ele até estava com pressa para se ir embora, quanto mais para me explicar como isto funcionava. Depois disto, fez teste a TV. Nada. Pediu-me para fazer eu teste à velocidade da net no meu PC (achei cómico). Deu valores aceitáveis para ter sinal. Testei várias vezes após a chamada e realmente o sinal de internet oscilou bastante nas velocidades. A 5 GHz houve vezes que nem à 100mb chegou (e eu com 200 contratados). A 2,4 sempre entre os mesmos valores (54 e 70). Isto para taxa de download. Depois questionou se a TV não tinha dado algum erro. Deu o ID21 (por acaso tirei foto). “Ah! Espere um pouco, que vou averiguar e já falamos.” Fui mais rápida do que ele. Foi só pesquisar por isso mesmo no Google e veio parar aqui ao fórum com a possível resolução. Repor parâmetros de fábrica (já tinha feito isso no sábado) ... E eu a pensar... É para isto que serve o apoio ao cliente? Fiz a reposição novamente, disse que já tinha feito o mesmo no sábado e voltou ao mesmo, ao qual ele respondeu que agora já ia ser diferente (sim sim...)! Deu erro! Goza! Com isto, apenas me disse que teria de passar a situação para uma segunda equipa que tem acesso a outras aplicações que ele não tem para fazer o despiste do problema. P. S. O rapaz nem sequer tinha disponível a opção de pedir deslocação técnica.
Hoje de manhã, box ligada, quando a deixei desligada ontem. (Não deveria sequer acontecer)
E o sinal estava bom até agora. Já começou a instabilidade.
P. S. Fibra por cabo aéreo... ???Aquele cabo rebenta aos 70 kms/hora com vento, que é muitas vezes a normalidade aqui. As operadoras são doidas...
Agora, sem tv durante o dia tbm. Isto assim está fantástico. 7o dia de serviço. Enfim... Não vou esperar muito para tomar decisões.
Olá @Carina M e @C24XXXX201,
@Carina M, o @C24XXXX201 fez questões bastante pertinentes. Para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular, por mensagem privada, para o @Fórum, por favor.
Obrigada
@Carina M , tudo tem uma explicação, embora por vezes à vista desarmada nos possam parecer estapafúrdias…
Para descontrair, enquanto espera pela hora do lobo , conto-lhe sucintamente uma história…
Um cidadão queixou-se à marca que o seu carro novo deixava de funcionar no regresso a casa, apenas e só depois de comprar gelados de uma determinada marca, depois do jantar. Caso comprasse gelados de outra marca nada de errado acontecia com o carro.
A maioria dos funcionários riu-se da reclamação mas um especialista resolveu ainda assim investigar.
Após algumas idas aos gelados com o proprietário do carro, encontrou-se a seguinte explicação: por ser mais rápido o atendimento numa das marcas de gelados, o carro acabava por não arrefecer tanto o motor, levando a maiores dificuldades no arranque.
Esta estória conta-se, travestida das mais diversas formas, mas sempre com o propósito de lembrar que por mais ridícula que possa parecer uma reclamação, deve ser sempre tida em consideração.
Por acaso até tivemos bastante vento durante a tarde (funcionou perfeito) e nenhum à noite. E até me lembrei disso, porque isto já são muitos anos de reclamações de ADSL e conhecimentos mínimos de parte técnica e tbm pesquiso, sou sincera. Ontem, na dúvida, cheguei mesmo a ir à rua à hora que indiquei para ver se estava muito vento (brisa ou nenhum) e ainda estive a olhar, (louca...de noite) para os postes à procura de algo caído ou descaído. Não vi nada, óbvio, mas sou-lhe sincera que não descarto a possibilidade de algo não estar bem na rua na minha ligação, isto porque os meus vizinhos não se queixam de perda de sinal. O técnico viu estes valores aqui onde a box está ligada e disse que o SNR podia estar no máximo mas não fez grande alarido pelo valor.
Aliás eu até posso ir aos vizinhos e pedir para ver os valores dos sinais deles.
Também não descarto haver algum problema na cablação em casa, mas isso possivelmente daria instabilidade o dia inteiro e não apenas a partir de certa hora!???
Hoje cá vou esperar pelas 22:30. Depois indico se voltou a acontecer novamente, mas de fato é chato e para mim estranho mesmo. Porque funciona bem e quando estamos na hora do relaxa, escafedeu-se.
Obrigada pela ajuda.
Vamos ver no que dá. Se continuar a acontecer não vou ter grande hipótese e terei de pedir apoio técnico.
@Carina M , os valores de SNR podem diferir de Multiplexer para Multiplexer (as várias frequências que referiu). Uma baixa relação Sinal/Ruido é sempre MÁ, não é boa para uns e má para outros! Podem é existir canais que suportam maior numero de erros ( >%BER),
Haver um ou outro Multiplexer com valores dispares dos restantes acontece com frequência e resulta em alguns canais com problemas mais ou menos esporádicos. Quando a SNR é genericamente baixa em todos os Multiplexers, isso revela problemas na rede. Como aliás se comprova facilmente TAMBÉM pela alteração qualitativa da imagem dos canais analógicos.
Podem existir várias explicações para a recorrência das dificuldades por volta da mesma hora. P..ex. caso se trate de uma zona com distribuição via aérea, pode existir um cabo com mau contacto e o aumento da intensidade do vento a uma determinada hora despoletar o problema. Mas podem ser outras e bem diferentes as possíveis causas...
Se se for na sua box, porque acabei de fazer um scan a uns 15 canais diferentes e não seguidos e o sinal manteve-se o mesmo, sem diferenças. 🧐♀️ A minha box deve ser especial de corrida. E acredite que quando mudei de canal, mostrou a alteração de frequência etc etc etc. Enfim... Já estou a ver que daqui não pesco nada. Boa continuação.
@Carina M Boa tarde, se reparar, os valores Ber ou SNR variam de canal para canal. O que é muito Bom num determinado canal pode ser Mau noutro.
Eu já entendi isso tudo pelo que já li. Só realmente não acho nada normal isto funcionar bem durante o dia todo em todas as TVs, com sinal estabilizado e a partir das horas que mencionei o sinal desestabilizar sem qualquer interferência que se note e sempre há mesma hora, parecendo quase como se houvesse um controlo/distúrbio externo. Está todo o dia nos mesmos valores:Ber a 0 (Excelente) SNR a 42.(Bom, segundo o técnico..) Depois de um momento para outro puff??? Ah e a velocidade da net normal... Enfim...Ainda por cima agora não é nada fácil falar com apoio técnico... Hoje vou esperar e ver. Se acontecer novamente e exatamente há mesma hora, desculpem lá mas é demasiada coincidência. ♀️♀️
Normal, @Carina M . Quando o sinal se degrada, o sistema analogico (no televisor antigo com CRT) vai progressivamente deteriorando a imagem e som, aumentando a "chuva" ate nao se conseguir ver e ouvir. O "risco na imagem que vai descendo e volta a aparecer " causado por perda de sincronismo da imagem, revela bem a degradaçao do sinal.
No sistema digital a degradaçao do sinal reflecte-se logo que os dados corrompidos deixem de fazer sentido. Uma baixa taxa de erros (BER) ainda pode resultar apenas na pixelizaçao da imagem, mas assim que sair fora dos valores minimos a imagem e som sao totalmente bloqueados.
Solicite uma avaliaçao das condiçoes em que entregam o sinal na entrada da instalaçao partiular. SNR inferiores a 37 dB nao garantem um bom serviço.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.