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Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da app my NOS ou da página online preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade para a NOS na página online em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade na página online ou app my NOS não precisa de fazer mais nada. Saiba como em: 

O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
 

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que o permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Se mudar para a NOS, posso manter o mesmo número?

    Sim. Se mudar para a NOS e quiser manter os seus números de telemóvel e de telefone, peça a portabilidade para a NOS.

     

  3. Que números podem ser portados?

    Ao mudar de operador, pode portar os seguintes números:

    • Números móveis (prefixo 9: 9xxxxxxxx);
    • Números fixos geográficos (prefixo 2: 2xxxxxxxx);
    • Números nómadas (prefixo 3: 3xxxxxxx);
    • Números não geográficos, incluindo os números de serviço de valor acrescentado (prefixos 7 e 8, incluíndo: 800 xxxxxxxxx; 808 xxxxxxxxx; 707 xxxxxx; 760 xxxxxx; 761 xxxxxx).

     

  4. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  5. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  6. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  7. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  8. Para que serve o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Desde 11 de maio de 2019, o CVP passa a ser o principal elemento de validação dos pedidos de portabilidade de numeração, pelo que deve ser obrigatoriamente colocado no pedido de portabilidade. O pedido de portabilidade será rejeitado quando o CVP apresentado não corresponder ao CVP atribuído pelo teu operador atual.

     

  9. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  10. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  11. O que devo confirmar antes de pedir a portabilidade?

    Antes de pedir a portabilidade, não te esqueça de confirmar alguns pontos:

    • Os seus dados pessoais no teu operador atual (nome, número de identificação e número de contribuinte);
    • Se assinou o formulário conforme o seu documento de identificação;
    • Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS 
    • Se utilizou o número no outro operador até há, pelo menos, três meses; 
    • Se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador;

     

     

  12. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  13. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS

     

  14. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  15. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a my NOS em:

 

Boa noite @Diogo Rafael Soares ribeiro,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, a sua questão. 

Obrigado 


Boa noite.

Ainda a tes da data agendada para a portabilidade é possível utilizar já o cartão NOS e, depois, nessa data ficará então o número da NOS desativado e o meu serviço com o número portado do outro operador? 

Obrigado. 


Boa tarde 

Queria regressar a NOS 

Alguém me poderia informar do melhor plano para telemóvel?


Boa tarde 

Queria regressar a NOS 

Alguém me poderia informar do melhor plano para telemóvel?

Alguém que me possa ajudar??


Olá @Nuno OA,

Conheça os tarifários NOS a que pode aderir, aqui e escolha o que mais se adequa às suas necessidades.

Se tiver questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada


Boa noite. Pedi um cartão wtf mas queria manter o mesmo numero. Já pedi a portabilidade do mesmo. Mas agora estou na dúvida se tenho que ativar já o cartão wtf ou não.

Obrigado


Bem-vindo ao Fórum NOS @filipe soares1022

Se pretender, pode começar já a utilizar os benefícios associados ao cartão WTF, no entanto, encontrar-se-á com um número provisório até ser agendada a portabilidade ou pode aguardar e apenas ativar quando tiver conhecimento da data da portabilidade :)

Obrigado


Obrigado nós, @filipe soares1022.

Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco. 


Boa noite. 

Solicitei a portabilidade da Vodafone para a NOS, recebi a mensagem que a portabilidade foi concluída com sucesso, mas continuo com o cartão da Vodafone ativo e com rede e o cartão da NOS também ativo e já a fazer chamadas via 91... Recebe chamadas e SMS de todas as redes menos a Vodafone. Já contactei a NOS por via telefónica que disse para aguardar - mas o problema mantém-se e a Vodafone que diz que quem tem de resolver a portabilidade é a NOS.

Peço resolução da questão.

 


Bom dia @Daniel Martinho Ferreira Dias

Vamos ajudar ao verificar esta situação juntamente com a vodafone, uma vez que a portabilidade foi realizada com sucesso. Mas não consegue receber comunicações dos número da operadora em questão. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum 

Ficamos a aguardar a sua mensagem.

Obrigado


Pedi  portabilidade do numero associado à minha conta, 934006515, para outro operador, já está ativo nesse operador mas no entanto ainda se encontra associado à minha conta. Quanto tempo mais precisam para desassociar o numero? uma semana já passou, será um mês? Um ano? Mexam-se e sejam pro ativos, responsáveis e profissionais para quem contribui para vos pagar o ordenado!!!!

 


Pois eu pedi portabilidade para a Nos e dão comigo rm doido! O 1.o que atente não dá todos os detalhes. O 2.º acrescenta umas coisas e esquece outras e manda mail para enviarmos documentos nas não diz tamanho máximo do mail e daí o mail não entra no sistema deles. Depois recebo mail dizendo q são 8 mb máximo e mando outro com apenas 4 mb e já por duas vezes insisti que digam se esse mail resolveu nas ninguém responde !!! Já tenho os novos cartões mas desespero pela portabilidade concluida e ando nisto vai para duas semanas!!!!!  Incompetência pura. 


Boa tarde @AHCA e @FAV
Movemos os vossos comentários para o artigo sobre:

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

A portabilidade é feita com base na informação indicada no formulário. 

Obrigado


Mas o mais importante, resolveram a minha questão? Ou apenas mudaram para outro sítio até esquecer?


 Boa tarde @FAV

Movemos o seu comentário para o artigo onde o mesmo tema é abordado. 

Para verificarmos a sua questão, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Obrigado


Bom dia Agradecia que me informassem como Portabilizar um numero telemovel de outra operadora. E que ja solicitei a portabilidade e até hoje nada me disseram. Obrigado


entregaste o formulario numa loja ou enviaste por email? quando e que fizeste? veja aqui Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre | Forum NOS


Boa tarde @luis Mourinha e @Olaf

Movemos os vossos comentário para garantir a boa organização da informação e do Fórum. 

@luis Mourinha, o @Olaf fez questões pertinentes, pelo que pedimos que nos dê mais detalhe quanto ao pedido. 
Obrigado


Boa tarde 

Eu solicitei a Portabilidade do Cartão de Nowo para a Nos para juntar ao me pacote de Tv.

Preenchido do Formulário junto enviei a documentação inclusive o CC por mail para o mail manter@nos.pt.

Ate a data não recebi nenhum contacto. 

O que pretendia saber é se será necessário mais alguma coisa.

Obrigado  


Muito obrigado pelo seu feedback, @luis Mourinha 

Reenvie, por favor, o formulário de portabilidade para o email enviar.docs@nos.pt, @luis Mourinha

Obrigado


Boa tarde. Esta questão da portabilidade também se aplica aos números fixos? Sou cliente NOS a pouco tempo e queria saber se é possível manter o mesmo número na rede fixa. Obrigada!


Boa tarde @ElisaCosta, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Sim. Pode manter um um número móvel ou fixo ao realizar o pedido de portabilidade. 
Obrigado


Olá,

Assinei há 2 meses um contrato de NOS com uma vendedora porta-a-porta. Eu tinha-lhe pedido portabilidade.

Estou há alguns dias à espera que isto seja feito (2 mês), mas não foi feito. Resta-me agora 2 contratos e 2 números de telefone...

Posso fazer o pedido de portabilidade online? E recuperar o número do meu antigo operador? Isto significaria que o número que me foi atribuído pelo NOS seria eliminado.

Se alguém me puder guiar, obrigado.


Boa tarde @JoaoFernandespt, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Pedimos desculpa pela situação. 

Sim, pode realizar o pedido de portabilidade, diretamente, na App NOS. Saiba como o fazer em: 

Se precisar de ajuda, por favor, diga-nos. 

Obrigado


Obrigado pela resposta rápida!

No meu caso é um contrato para uma linha fixa.
É este o mesmo processo que na sua link web?


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