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Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel.
Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador e pertencer à melhor rede móvel 5G do país de forma gratuita, simples e rápida.

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

 

 💢Quer fazer a portabilidade do seu número para a NOS? 💢

Faça a portabilidade de forma rápida e cómoda em my.nos.pt/portabilidade-nos. Saiba como o fazer através do nosso artigo:

 

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da página online ou da app my NOS.

Saiba como fazer a portabilidade para a NOS na página online em:

Através da página online faça login utilizando o número de contribuinte (NIF) e o número de telemóvel associado à tua conta NOS, em que recebe um SMS com o código de confirmação. Siga a explicação passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.

 

Saiba também como fazer a portabilidade para a NOS na my NOS em:

Caso o número que pretende substituir é de um tarifário pré-pago (com carregamento de saldo), que não está associado ao seu NIF, pode fazer a portabilidade através da my NOS, . Siga a explicação passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.


No site da NOS pode também fazer o pedido de portabilidade, caso seja residente nas ilhas ou cliente empresarial:

  • Cliente Açores ou Madeira:

    Caso seja residente nos Açores ou Madeira preencha o formulário de portabilidade disponível no site. O documento é preenchido automaticamente. Depois é só imprimir, assinar e juntar uma cópia do seu documento de identificação, número de contribuinte e fatura do operador atual, e enviar-nos por email ou por carta.
    Os documentos podem ser enviados através do email manter@nos.pt, por correio para a morada 
    Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa  ou entregues numa Loja NOS. 

  • Cliente empresas:

    Se é cliente empresarial o formulário de portabilidade disponível no site. O documento é preenchido automaticamente. Posteriormente imprima, assine e anexe os documentos indicados nas instruções. Os documentos podem ser enviados através do email portabilidade.empresas@nosempresas.pt ou por correio para a morada  Apartado 52 111, Loja CTT S. João de Brito, 1721-501 Lisboa.

     

Como faço para enviar o pedido?

Se optar em my.nos.pt/portabilidade-nos  ou na app my NOS não precisa de fazer mais nada. Saiba como em: 

O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
 

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação por SMS a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que o permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

  2. Se mudar para a NOS, posso manter o mesmo número?

    Sim. Se mudar para a NOS e quiser manter os seus números de telemóvel e de telefone, peça a portabilidade para a NOS.

  3. Que números podem ser portados?

    Ao mudar de operador, pode portar os seguintes números:

    • Números móveis (prefixo 9: 9xxxxxxxx);
    • Números fixos geográficos (prefixo 2: 2xxxxxxxx);
    • Números nómadas (prefixo 3: 3xxxxxxx);
    • Números não geográficos, incluindo os números de serviço de valor acrescentado (prefixos 7 e 8, incluíndo: 800 xxxxxxxxx; 808 xxxxxxxxx; 707 xxxxxx; 760 xxxxxx; 761 xxxxxx).
  4. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS ou da página online.

     

    Através da página my.nos.pt/portabilidade-nos faça login utilizando o número de contribuinte (NIF) e o número de telemóvel associado à sua conta NOS, onde recebe um SMS com o código de confirmação. Siga o passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.

    Caso o número para que queirafazer o pedido de portabilidade seja de um serviço empresarial, veja aqui como fazer.

    Se o número que pretende substituir é de um tarifário pré-pago (com carregamento de saldo), que não está associado ao seu número de contribuinte, por favor, utiliza a app my NOS.
     

     Saiba como o fazer em:

  5. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

  6. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

  7. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.
    Este código é composto por 12 dígitos e destina-se a ser apresentado ao seu novo operador sempre que pretendas portar o teu número de telefone ou telemóvel. O CVP é atribuído após a ativação ou portabilidade do número.

    Clientes Particulares:
    (clientes com primeiro dígito do n.º de contribuinte igual a 1 ou 2)
    O seu operador pode atribuir um CVP único para todos os seus números ou um CVP diferente a cada número do serviço telefónico fixo ou serviço telefónico móvel.

    Clientes Empresariais:
    (clientes com primeiro dígito do n.º de contribuinte igual ou superior a 5)
    O CVP é comum a todos os números associados ao número de identificação fiscal do Cliente.

  8. Para que serve o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Desde 11 de maio de 2019, o CVP passa a ser o principal elemento de validação dos pedidos de portabilidade de numeração, pelo que deve ser obrigatoriamente colocado no pedido de portabilidade. O pedido de portabilidade será rejeitado quando o CVP apresentado não corresponder ao CVP atribuído pelo teu operador atual.

  9. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).
  10. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade do seu número e a necessária mudança de rede, pode ficar impossibilitado de utilizar o serviço por um período máximo de 3 horas (período designado no Regulamento da Portabilidade por janela de portabilidade).

  11. O que devo confirmar antes de pedir a portabilidade?

    Antes de pedir a portabilidade, não te esqueça de confirmar alguns pontos:

    • Os seus dados pessoais no teu operador atual (nome, número de identificação e número de contribuinte);
    • Se assinou o formulário conforme o seu documento de identificação;
    • Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS 
    • Se utilizou o número no outro operador até há, pelo menos, três meses; 
    • Se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador;
  12. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

  13. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS.

    Pode ainda consultar o CVP na tua fatura, quando aplicável. A NOS disponibiliza também o número 1242 para obter o CVP associado ao seu número. Contacte este número por chamada telefónica ou enviar um SMS com o texto “CVP ” e o seu número de identificação fiscal (NIF). Se não registou o NIF, coloque o PIN original do cartão associado ao número.

    Saiba mais em:

     

  14. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

    Saiba como consulta na my NOS:

     

  15. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt  ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.
     

    Saiba como consulta na my NOS:

  1. Como posso ativar o aviso de número portado?

    Sim, pode ligar para o serviço gratuito Infoportabilidade (1242), para ativar ou desativar a audição do anúncio de portabilidade nas chamadas que fazes.

  2. Quanto tempo demora o processo de portabilidade?

    Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo de:​​​​​

    • 1 dia útil se tiver sido solicitada numa loja;
    • 3 dias úteis se tiver sido solicitada através do correio, telefone ou venda porta a porta (nos pedidos recebidos após as 17 horas, o prazo é calculado a partir do dia útil seguinte ao da receção do pedido pela NOS);
    • Nos casos em que é necessária a instalação do serviço, com intervenção física na rede, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede (se a instalação ocorrer após as 17 horas, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao 2º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída);
    • Se preferir que a portabilidade seja realizada num prazo superior, indique-nos a data pretendida quando entregar o formulário.


    Recebe uma SMS com a data prevista para a conclusão da portabilidade. Após informação de Portabilidade concluída, deve substituir o cartão do telemóvel pelo seu novo cartão NOS, ou, se já tiver o cartão NOS inserido, desligar e voltar a ligar o teu telemóvel.

     

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a my NOS em:

 

Bem-vindo ao Fórum NOS, @pedromtmartins78.

O cartão que quer introduzir no pacote é de outra operadora?


O Cartão que quero manter o número também é da NOS


Olá @pedromtmartins78,

Nesse caso trata-se apenas da troca de cartão no pacote. Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


gostaria que alguém aqui me mete se uma formulario devidamente preenchido pois estou com dificuldades, para além de ter ligado para a operadora que vai perder o numero e me dizerem que o cartão não esta registado em nome de ninguém ajudem me


gostaria que alguém aqui me mete se uma formulario devidamente preenchido pois estou com dificuldades, para além de ter ligado para a operadora que vai perder o numero e me dizerem que o cartão não esta registado em nome de ninguém ajudem me

O melhor a fazer é pedir ajuda à moderação do Fórum que pode auxiliar nesse pedido de portabilidade, enviando por mensagem privada o seu numero de cliente a um moderador @Tiago C. ou @Ana P. 


Olá @Coalho11 e @Jose Rodrigues

@Coalho11, pedimos que nos detalhe melhor qual é a sua dificuldade  no preenchimento do formulário de portabilidade, por favor. Vamos ajudá-lo!

Obrigada 


gostaria que alguém aqui me mete se uma formulario devidamente preenchido pois estou com dificuldades, para além de ter ligado para a operadora que vai perder o numero e me dizerem que o cartão não esta registado em nome de ninguém ajudem me

@Coalho11 , se é a operadora que vai perder o n.º que diz que o cartão não está registado, é essa operadora que deve contactar para rever o registo e obter o respectivo CVP.


Olá, estou com dificuldades em obter o formulário de portabilidade, já tentei preencher o formulário por diversas vezes, mas no final quando faço a transferência do mesmo ele aparece sempre vazio! Podem me ajudar?
Cumprimentos,
Paulo


Olá @Paulouser,

Lamentamos a situação que nos conta. Partilhamos sem anexo o formulário de portabilidade. 


@Tiago C. , qual a razão para que o formulário disponibilizado acima ja venha com a opçao "até 10 dias úteis" assinalada? É a unica opção admitida pelo operador?

E a data pré-preenchida em  Assinatura e Data?


Obrigado! 


Olá @C24XXXX201 e @Paulouser,

Já atualizámos o formulário. 


Olá,

No dia 26/05/2020 da parte da manhã, enviei o formulário para manter@nos.pt a pedir a portabilidade para o dia 28/05/2020, ainda não recebi qualquer contacto para quando a mesma se irá realizar, nem sei sequer, se a documentação foi recebida com sucesso.

Cumprimentos,

Paulo


Olá @Paulouser

Lamentamos a demora na nossa resposta. :sweat:

Continua sem receber qualquer informação acerca da portabilidade? Se sim, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 


Olá, já recebi a resposta. 

Obrigado


@Paulouser

Agradecemos o seu feedback. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 


Boa tarde, 

 

O formulário de portabilidade no site não funciona, alguém sabe onde posso encontrar o PDF ? 

Só encontro da Madeira e Empresas, no site ando a tentar há tres dias e depois de preencher os dados não avança.

 

Obrigado pela atenção


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Diogo Filipe Esteves.

Colocamos em anexo o formulário de portabilidade. :grinning:


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Reparámos que a Portabilidade traz algumas questões e dúvidas à nossa comunidade, e, por isso, decidimos dar uma ajuda. :)

O que é a Portabilidade?
É uma opção, gratuita, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo ou telemóvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.

O que preciso para pedir a Portabilidade?

  • preencher um formulário, anexar cópia do seu documento de identificação e enviar para a NOS
  • ter adquirido um novo cartão NOS para colocar no seu telemóvel. O novo cartão pode ser pedido através de qualquer loja NOS, nas nossas linhas (consulte aqui), ou pedindo no nosso site (aqui).


Onde posso encontrar o formulário?

  • no site da NOS há um widget que o ajuda a preencher o formulário 🙂 Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir e assinar
  • no momento da adesão aos nossos serviços, com o um comercial NOS
  • numa loja NOS


E como faço para enviar o pedido?
Pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA, usando o envelope RSF que lhe enviamos, ou num envelope normal (não precisa de selo :)).
  • entregar numa loja NOS


E depois?
Assim que o seu pedido for aceite, irá receber uma comunicação (email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário) a informar a data e hora em que a mesma será realizada. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.
Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

Antes de pedir a portabilidade, não se esqueça de confirmar alguns pontos:

  • se os dados pessoais (nome, número de identificação e número de contribuinte) com que registou o cartão da outra operadora são os mesmos que tem na NOS. É frequente um processo de portabilidade ser rejeitado por dados incorretos
  • se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador
  • se assinou o formulário como assina o seu documento de identificação
  • se utilizou o número no outro operador, até há, pelo menos, três meses

Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco. 🙂


  Boa tarde, é necessário mudar cartão SIM? O vosso formulário pede número do cartão NOS!


Olá @Anil
Sim, deverá ter um cartão NOS e colocar o número de série no mesmo para que o número que pretender portar seja associado ao cartão NOS que tem. 
Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco.

Muito obrigado,


Olá @Anil
Sim, deverá ter um cartão NOS e colocar o número de série no mesmo para que o número que pretender portar seja associado ao cartão NOS que tem. 
Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco.

Muito obrigado,


Ah… ok, é que faz alguns anos fiz portabilidade TMN (MEO) para Vodafone e mantive o mesmo SIM.

E isso têm custo certo? Ou seja, pagasse o cartão? É que eu fiz - sem querer - uma associação de um cartão ao meu pacote tv e esse assumiu um custo de €8, se não estou em erro!

@Mário P. hoje em dia os SIM já dão em todos os equipamentos? Mesmo que seja de outra operadora?


Bom dia @Anil:grinning:
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :disappointed_relieved:
Relativamente aos €8, teremos de verificar com maior detalhe para percebermos a que se refere. 

O primeiro cartão, na NOS, é gratuito e, assim, só será devida a mensalidade do tarifário que contratou. 

De momento, por exemplo, a NOS desde 4 de julho de 2016, todos os telemóveis vendidos pela NOS são desbloqueados ou podem ser desbloqueados gratuitamente a qualquer momento. 

O equipamento foi adquirido numa outra operadora? Se sim, sugerimos que consulte as condições de compra do equipamento que tem. Existem excepções que podem fazer com que tenha custo para o desbloqueio.  
Muito obrigado

 


Tendo eu adquirido um cartão NOS e pretendendo fazer a portabilidade, ao preencher o formulário e após escolher o documento Cartão de Cidadão e inserir o Numero (8 digitos) a validação efectuada no formulário indica que o numero está incorrecto.

O numero começa por “0”, já tentei com o “0”, sem o “0” e nunca passa a validação.

Por outro lado se eu escolher Bilhete de Identidade a validação é efectuada com sucesso…

Como ultrapassar esta situação sem ter recorrer a uma loja?  

Obg

 

 


Bem-vindo ao Fórum NOS @Filipe M Oliveira:grinning:

Lamentamos a situação. 

Para podermos ajudar, precisamos de alterar o tipo de documento escolhido no ato da criação da sua conta de cliente. 
Deste modo, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

 


Boa tarde,

Gostaria de anular o pedido de portabilidade, como poderei fazê-lo?obrigada


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